Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
doom_master

Tópico da Programação

Publicações recomendadas

Citação de Bashir, há 8 horas:

Culpa tua tbh. Devemos sempre prioritizar o nosso desenvolvimento, especialmente nessa fase da carreira. Ninguém te vai pagar o dobro do teu salário atual para continuar a fazer CRUD's ou tarefas que estão cada vez mais a ser automatizadas. É uma m*rda porque é uma área que evolui bastante (especialmente vocês que referem as AI como intrumento de trabalho) e parando por vezes ficam num nivel inferior a alguém que está a entrar no mercado.

Eu culpo-me a mim também, uns anos de experiência mais à frente, mas que devia ter evoluido mais.

Estou nesta fase agora, mesmo já não sendo junior, de todo (8 anos e meio de experiência). Comecei a sentir que estava bastante outdated em termos de software/tecnologias a ser usadas na minha área, então agora que consegui entrar há quase um ano numa empresa que me tem dado a oportunidade de me fazer evoluir nesse campo, não saio tão cedo a não ser que algo que me desagrade muito aconteça. Era, e ainda é, o calcanhar de aquiles do meu CV. Vou recebendo mensagens aliciantes no LinkedIn, mas nem penso em mudar neste momento.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 1 hora:

Culpa tua tbh. Devemos sempre prioritizar o nosso desenvolvimento, especialmente nessa fase da carreira. Ninguém te vai pagar o dobro do teu salário atual para continuar a fazer CRUD's ou tarefas que estão cada vez mais a ser automatizadas. É uma m*rda porque é uma área que evolui bastante (especialmente vocês que referem as AI como intrumento de trabalho) e parando por vezes ficam num nivel inferior a alguém que está a entrar no mercado.

Eu culpo-me a mim também, uns anos de experiência mais à frente, mas que devia ter evoluido mais.

Opah eu também estou a exagerar um bocado a minha posição. Acho que desenvolvimento técnico estou completamente ultrapassado mas evolui e muito na componente com o cliente e é possível que tenha uma transição para business analyst este ano. Como o projecto em que me meteram era em palantir não podia ter feito muito mais no ramo técnico. Ao longo do caminho já fui aumentado algumas vezes e promovido, sendo que acho que mereço outra promoção este ano, por isso também não estou a ficar muito prejudicado nesse lado

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Acabou por aparecer uma vaga, mesmo à porta de casa, para Técnico de Informática,  Redes e Software de Gestão. Tbh nem sei bem o que é isto e se vale a pena para o que quero fazer. Será uma boa opção para iniciar? 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, há 1 minuto:

Acabou por aparecer uma vaga, mesmo à porta de casa, para Técnico de Informática,  Redes e Software de Gestão. Tbh nem sei bem o que é isto e se vale a pena para o que quero fazer. Será uma boa opção para iniciar? 

Epá não. Isso tem toda a cara de ser Helpdesk, é trabalho de escravo 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 31 minutos:

Pois, foi algo do género que pensei...

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 4 horas:

Yup, é basicamente o que o meu pai faz. Gere redes, faz actualizações de software nos pcs, ajuda utilizadores a ter acesso a contas locked out, coisas assim do género.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 43 minutos:

Yup, é basicamente o que o meu pai faz. Gere redes, faz actualizações de software nos pcs, ajuda utilizadores a ter acesso a contas locked out, coisas assim do género.

E foi o que fiz no início de carreira. Foram anos muito duros 😁

Compartilhar este post

Link para o post

A questão aqui é - mesmo não sendo o ideal, não seria "relativamente" bom para depois dar um passo em frente?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, há 3 minutos:

A questão aqui é - mesmo não sendo o ideal, não seria "relativamente" bom para depois dar um passo em frente?

Se estás mesmo a precisar de emprego, força.

Mas se fazes programação, ao fim de 2 semanas estás super aborrecido e a sentir que estás a andar para trás.

• Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

É uma questão de mentalidade, podes entrar nesse emprego para teres algum dinheiro em caixa. Depois tens duas opções. Ou te acomodas e ficas a fazer isso, ou dás o litro fora de horas a praticar programação. Escolhe um ou outro website e tenta recriar, com boas práticas etc. Fazes 1 projeto, concorres a empregos de programação e continuas com projetos até arranjares na área. A parte boa do helpdesk é que possivelmente podes ter contacto com malta de programação que te pode ajudar, seja em dúvidas da linguagem, de software ou dicas de carreira. Há sempre alguém que sabe que empresa X ou Y está à procura de alguém.

A rede de contactos é muito underrated pelo developer em geral, e digo isso como alguém que sempre descurou essa parte.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, Em 04/02/2024 at 16:30:

Ao mesmo tempo tens gente com 2~3 anos de experiência que não consegue trocar porque começaram a ganhar minimamente bem, tiveram numa função de macaco nesse tempo e evoluiu pouco ou nada para dar o próximo passo.

Citação de Sandes., Em 04/02/2024 at 16:35:

🙋‍♂️

🙋‍♂️

Mas eu não ganho minimamente bem, 4 anos de experiência e tirei a m*rda de um Certificado de Salesforce Platform Developer I em Maio do ano passado e desde então que não mexo em Salesforce lol. Essa foi a melhor, tiveram 1 ano a f*der-me a cabeça para tirar aquilo, mas assim que tiro metem-me em projectos de Jhipster com Angular e o crl.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, Em 11/02/2024 at 21:15:

Vai depender muito de ti, há 10 anos atras fiz igual e tinha exatamente a mesma ambição de ser programador e nunca cheguei lá 😄

Depois de 8h não tinha vontade nenhuma de fazer nada em casa e como tal nunca evolui nesse ramo.

Nem tudo é negativo claro, cresci noutras areas e atualmente estou muito bem, mas se o teu sonho é programação ou continuas à procura ou tens que trabalhar muito fora de horas

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

@Unclouded sei que o mercado não está famoso, mas se realmente queres algo que envolva bater código mais tarde ou mais cedo hás de encontrar. Há sempre consultoras à procura de devs, mesmo que as condições não sejam famosas e a empresa não seja a melhor, acho que vai ser sempre mais benéfico para ti e para a tua carreira do que tirar cursos e certificações online. 1 ano de experiência no terreno valem mais do que 10 cursos no Udemy, pelo menos para mim.

Dito isto, trabalhar nas tuas competências fora do horário de trabalho é importante, sobretudo numa fase inicial da carreira. Até porque vais descobrindo realmente o que te entusiasma mais dentro da área.

Posso-te dar o meu exemplo, também tirei Engenharia Biomédica e no meu emprego estava a trabalhar com Oracle (PL/SQL, Forms, etc.) e não era de todo o que me via a fazer durante muitos anos. Aproveitei para aprender ao máximo e desenvolver competências que fossem transversais a quem desenvolve software e no meu caso, mais especificamente sobre bases de dados. Foi essa exposição que me permitiu passar numa entrevista que me garantiu uma vaga como Data Engineer, área na qual estou a trabalhar há sensivelmente 4 anos.

Editado por Solero
  • Like 2

Compartilhar este post

Link para o post

Meanwhile apresentaram-me uma proposta se estaria interessado para Consultor Informático Júnior. Vamos ver que tal correm as entrevistas e se é o que realmente quero.

Editado por Unclouded
  • Like 5

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, há 1 hora:

Meanwhile apresentaram-me uma proposta se estaria interessado para Consultor Informático Júnior. Vamos ver que tal correm as entrevistas e se é o que realmente quero.

Mesmo que não seja exactamente o que queres, e desde que não vás para ser escravizado, avança. Como já disseram aí, depois de teres experiência, a formação e afins passam para um plano relativamente secundário.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 3 horas:

@Unclouded sei que o mercado não está famoso, mas se realmente queres algo que envolva bater código mais tarde ou mais cedo hás de encontrar. Há sempre consultoras à procura de devs, mesmo que as condições não sejam famosas e a empresa não seja a melhor, acho que vai ser sempre mais benéfico para ti e para a tua carreira do que tirar cursos e certificações online. 1 ano de experiência no terreno valem mais do que 10 cursos no Udemy, pelo menos para mim.

Dito isto, trabalhar nas tuas competências fora do horário de trabalho é importante, sobretudo numa fase inicial da carreira. Até porque vais descobrindo realmente o que te entusiasma mais dentro da área.

Posso-te dar o meu exemplo, também tirei Engenharia Biomédica e no meu emprego estava a trabalhar com Oracle (PL/SQL, Forms, etc.) e não era de todo o que me via a fazer durante muitos anos. Aproveitei para aprender ao máximo e desenvolver competências que fossem transversais a quem desenvolve software e no meu caso, mais especificamente sobre bases de dados. Foi essa exposição que me permitiu passar numa entrevista que me garantiu uma vaga como Data Engineer, área na qual estou a trabalhar há sensivelmente 4 anos.

1º bold: para ti e para qualquer empresa. Experiência profissional é sempre o mais procurado, daí que o mais difícil, e importante, é entrar no mercado.

2º bold:

wolf-of-wall-street-jordan-belfort.gif

Citação de Unclouded, há 3 horas:

Pensa que mais que qualquer título ou job role, o que mais importa é o que realmente vais fazer e com que tecnologias/ferramentas vais trabalhar. Se for preciso deixa aqui a lista daquilo que dizem que vais fazer e a malta dá o seu parecer.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Segundo o que me apresentaram, fui "escolhido" para entrevista por ter conhecimentos de desenvolvimento de software , conhecimento de bases de dados e conhecimentos de programação SQL. Mais agora só na entrevista ahah

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, há 39 minutos:

Segundo o que me apresentaram, fui "escolhido" para entrevista por ter conhecimentos de desenvolvimento de software , conhecimento de bases de dados e conhecimentos de programação SQL. Mais agora só na entrevista ahah

Tiveste algum exercício técnico? Se sim, e se quiseres claro, podes partilhar que tipo de perguntas te fizeram?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de frederico.dr, há 1 minuto:

Tiveste algum exercício técnico? Se sim, e se quiseres claro, podes partilhar que tipo de perguntas te fizeram?

Ainda só foi o screening. Tenho a entrevista daqui a uns dias só.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, há 1 minuto:

Ainda só foi o screening. Tenho a entrevista daqui a uns dias só.

Boa sorte então! Estava curioso com o que se anda a perguntar nas entrevistas técnicas, apesar de existir um repositório enorme deste tipo de perguntas,  leetcode ou mesmo codewars.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Unclouded, há 48 minutos:

Vai-nos mantendo atualizados 😁

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de doom_master, há 1 hora:

2º bold:

wolf-of-wall-street-jordan-belfort.gif

Nice!

Por curiosidade, qual é a stack com que estás a trabalhar?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Solero, há 40 minutos:

Nice!

Por curiosidade, qual é a stack com que estás a trabalhar?

Até esta última mudança de trabalho, que referi ali atrás que foi quando me comecei mais a focar em melhorar nesse nível, estava muito outdated. Fazia SQL e pouco mais, tinha começado a aprender Python por mim mesmo, mas praticamente sem aplicabilidade a nível profissional. Aqui tenho essas duas componentes e tenho andado a adquirir conhecimentos em ferramentas/tecnologias mais state of the art, como dbt ou Airbyte.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de kareca, há 12 minutos:

Quero saber o que faz um consultor

Consulta

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...