FCPFORCE Publicado 19 Outubro 2015 Já lá vão 3 anos, mas diz o que precisas Só vi agora. Entretanto já entreguei o trabalho, mas é sempre bom saber mais por isso aqui vai: Fiz este script: Program Nota ; label inicio; var nota: integer; Begin inicio: Write ('Escreve a tua nota: '); Read (nota); if (nota < 0) or (nota > 20) then begin WriteLn ('Estás-me a tentar enganar, seu malandro. Deixa de ser mentiroso.'); ReadKey; ClrScr; goto inicio; end; if nota <= 7 then WriteLn ('Tenho duas palavras para ti: ÉS BURRO.'); if (nota > 7) and (nota <= 9) then WriteLn ('Estudasses.'); if (nota > 9) and (nota <= 15) then WriteLn ('Desta vez passas.'); if (nota > 15) and (nota <= 18) then WriteLn ('Está bom...'); if nota = 19 then WriteLn ('Deves estar um pouco aziado, mas vê o lado positivo: pelo menos estás melhor que muitos burros.'); if nota = 20 then WriteLn ('Sim senhor, temos aluno.'); ReadLn; End. O objetivo era criar um programa em que o utilizador inseria a nota de um teste/exame/wtv e aquilo dizia aprovado ou reprovado. Até aqui tudo bem, muito simples. No entanto, quando o input não é um número, o programa dá erro. O que eu queria era que o programa, quando o input não fosse um número, mostrasse uma mensagem de erro e voltasse ao início (tipo como fiz para notas inválidas logo no início). Sabes como se faz isso? Compartilhar este post Link para o post
rozas Publicado 19 Outubro 2015 Não percebo nada de R e preciso de um ombro amigo para chorar. Eu choro pelo JS enquanto tu choras pelo R. E metemos swans a tocar. Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 19 Outubro 2015 Já não me lembro nada de Pascal mas aquele goto.... se eu estivesse a avaliar isso era um redondo zero :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
FCPFORCE Publicado 19 Outubro 2015 Pq? O setor não implicou. Aliás a minha turma fez toda assim. Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 19 Outubro 2015 Porque é uma má prática de programação e torna o código muito pouco legível. Além disso a sua manutenção iria ser complicada. Claro que nesse caso é simples perceber, mas num programa extenso é impraticável. Além disso, existem muitas formas de fazer isso funcionar sem usar goto (mas se calhar ainda não sabes, é normal). Como professor, preferia ter isso a rebentar sem validações do que ver um goto :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Erwin Publicado 20 Outubro 2015 Se não gotas é poblema teu. :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
FCPFORCE Publicado 20 Outubro 2015 (editado) Devido às implicações de alguns dos membros (:mrgreen:), decidi modificar o script, tirando o goto. Ficou assim: Program nota ; var nota: integer; exitLoop: boolean; Begin Write ('Escreve a tua nota: '); Read (nota); exitLoop := false; repeat Write ('Nota inválida. Por favor inserir um valor entre 0 e 20 valores. '); Read (nota); if (nota >= 0) and (nota <= 20) then begin exitLoop := true; ClrScr; end; until exitLoop; if nota <= 7 then WriteLn ('Tenho duas palavras para ti: ÉS BURRO.'); if (nota > 7) and (nota <= 9) then WriteLn ('Estudasses.'); if (nota > 9) and (nota <= 15) then WriteLn ('Desta vez passas.'); if (nota > 15) and (nota <= 18) then WriteLn ('Está bom...'); if nota = 19 then WriteLn ('Deves estar um pouco aziado, mas vê o lado positivo: pelo menos estás melhor que muitos burros.'); if nota = 20 then WriteLn ('Sim senhor, temos aluno.'); ReadKey; End. Que tal? Já tinha 20 agora? :mrgreen Editado 20 Outubro 2015 por FCPFORCE Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 20 Outubro 2015 "Sim senhor, temos aluno." :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 3 Novembro 2015 Pessoal da programação no geral (desenvolvimento web, mais particularmente), sentem necessidade de ter/usar Linux como SO, ou é perfeitamente possível trabalhar com Windows? Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 3 Novembro 2015 Não deves ter problemas em usar windows, os ou unix. Vais desenvolver com que tecnologias? Compartilhar este post Link para o post
kareca Publicado 3 Novembro 2015 Estas a falar de servidores? Compartilhar este post Link para o post
rozas Publicado 3 Novembro 2015 Pessoal da programação no geral (desenvolvimento web, mais particularmente), sentem necessidade de ter/usar Linux como SO, ou é perfeitamente possível trabalhar com Windows? Por norma só trabalho em Windows se for em C# (por causa do Visual Studio). Gosto demasiado do terminal do Linux e das várias ferramentas que existem. Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 4 Novembro 2015 Pessoal da programação no geral (desenvolvimento web, mais particularmente), sentem necessidade de ter/usar Linux como SO, ou é perfeitamente possível trabalhar com Windows? É possível trabalhar com Windows, embora eu prefira trabalhar com Linux especialmente se usar frameworks. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 4 Novembro 2015 Não deves ter problemas em usar windows, os ou unix. Vais desenvolver com que tecnologias? Estas a falar de servidores? É possível trabalhar com Windows, embora eu prefira trabalhar com Linux especialmente se usar frameworks. Disclaimer: não sou da área, tudo o que sei é auto-didacta, portanto se disser m*rda não se espantem. :mrgreen: Basicamente vou desenvolver uma plataforma, tipo backoffice, onde chegará informação enviada de uma série de aparelhos no campo para uma base de dados. Comecei a desenvolvê-la "à unha", com HTML, PHP e SQL, mas disseram-me que seria melhor usar uma framework. Posto isto, analisei um bocado esse "mundo" e vejo uma data de softwares que, tendo versões para Windows, me parecem ser desenvolvidos para Linux, daí a pergunta. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 4 Novembro 2015 Até agora, das duas frameworks que usei, Cakephp e Laravel não vem com nenhum software per se. É usar o Terminal ou no caso do Windows usar a linha de comandos et voila. Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 6 Novembro 2015 Se calhar nem de PHP precisas.. AngularJS e Node.js e consegues fazer tudo. Pelo menos foi o que me disseram, porque eu também não percebo muito dessas coisas. Compartilhar este post Link para o post
lastdance Publicado 7 Novembro 2015 Não sou grande fã de angular. A pouca experiência que tive não foi lá muito satisfatória. Aproveita para aprender php que é uma cena muito fixe de se saber mas podes ver se há alguma framework direccionada para o que queres. Compartilhar este post Link para o post
ZeroZeroPeras Publicado 10 Novembro 2015 Eu trabalhei com PHP em 2006 e não fiquei grande fã :lol: Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 12 Novembro 2015 (editado) Para já, e até porque tenho alguma urgência em ter algo funcional, vou fazer "à unha", e depois dedico-me ao Laravel ou assim. Editado 12 Novembro 2015 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
Keyser Publicado 12 Novembro 2015 Para já, e até porque tenho alguma urgência em ter algo funcional, vou fazer "à unha", e depois dedico-me ao Laravel ou assim. É muito complexo? Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 12 Novembro 2015 Eu não consigo fixar-me a uma framework, acabo sempre por preferir fazer à unha isto porque também não programo com grande regularidade. No entanto o que está agora a 'dar' é Django e Laravel se quiseres puro server side. Depois com JS tens muitas mas sinceramente a mim ainda ninguém me as conseguiu explicar de maneira a que elas me facilitem o trabalho e não o contrário. Compartilhar este post Link para o post
Ghelthon Publicado 13 Novembro 2015 (editado) É muito complexo? Sem dar grandes detalhes, tenho aparelhos que estarão no terreno a enviar dados para uma BD. O que estou a desenvolver é uma plataforma backoffice que agregue toda a informação existente, de todos os aparelhos, de todos os locais, etc., para ser consultada por nós, pessoas da empresa. Posteriormente, quero desenvolver um frontoffice para os clientes se logarem e poderem consultar os dados dos "seus" aparelhos. Convém que, além de sólido, tudo isto seja seguro, porque a base do negócio é o acesso à informação e não os aparelhos em si. Editado 13 Novembro 2015 por Ghelthon Compartilhar este post Link para o post
rozas Publicado 13 Novembro 2015 Eu não consigo fixar-me a uma framework, acabo sempre por preferir fazer à unha isto porque também não programo com grande regularidade. No entanto o que está agora a 'dar' é Django e Laravel se quiseres puro server side. Depois com JS tens muitas mas sinceramente a mim ainda ninguém me as conseguiu explicar de maneira a que elas me facilitem o trabalho e não o contrário. Acho que ele só quer PHP, o Django é Python. Compartilhar este post Link para o post