kareca Publicado 10 Abril 2024 Tenho duas colegas do país de Gales que vão ficar 12 meses em casa, pelo menos. 1 Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 10 Abril 2024 Citação de Ego Sum, há 8 minutos: Há quase 10 anos que em Portugal trabalhadores com filho com idade até 3 anos têm direito a exercer a actividade em regime de teletrabalho desde que seja compatível com a atividade desempenhada (tipo toda a gente que trabalha em escritório e não tem serviço ao cliente cara a cara). Na minha empresa há imensa malta nesse regime, principalmente depois de terem cortado no remote e obrigarem a terem uma presença mínima por semana. devem de existir bem mais gente sem trabalhar no escritório, como se faz com esses? Compartilhar este post Link para o post
Tiago1921 Publicado 10 Abril 2024 Citação de smashing_pumpkin , há 4 horas: 2 horas por dia. Obrigado pela correcção. Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 11 Abril 2024 (editado) Citação de Lurker, há 14 horas: E mesmo assim há uma discriminação horrível das mulheres em idade reprodutiva no mercado de trabalho. Nunca me hei de esquecer de uma chefia que estava com a equipa understaffed porque não conseguiam segurar os miúdos que contratavam e tinha duas raparigas de licença. Disse aos RH com toda a seriedade do mundo para filtrarem nas entrevistas tudo o que não fossem mulheres em inicio de carreira que não pudessem/quisessem ter filhos. Pormenor nada relevante mas "engraçado", ela própria era mãe. Aqui é igual, a antiga empresa da minha mulher teve de despedir umas pessoas e os alvos foram todas mães de filhos pequenos.. Eu até "percebo" o ponto de vista da empresa, a minha mulher quase todos os meses metia uns dias de baixa quando a nossa filha ficava doente, mas mesmo assim é um filha da putice. E devia meter também um aviso que isto não foi a razão dada oficialmente 😄 foi so uma conclusão baseada nas pessoas que sairam. Citação de Ego Sum, há 11 horas: Porque dizes isso? Pela minha experiência acho uma duração adequada, quanto muito podia se meter mais um mês. Acho um exagero e desnecessário ficar 1 ano em casa com as crianças como é prática na Alemanha. Eu não tenho nenhuma razão cientifica para te responder e ambos sabemos que as crianças se conseguem adaptar a cenarios completamente novos, mas a impressão que me dá ao ter visto a minha filha a crescer é que "cortar" o contacto com a mãe tão cedo (<6meses) e durante o periodo em que ainda amamenta não me parece ser ideal. Isto claro no ponto de vista da criança. No ponto de vista da mulher, 9 meses de gravidez, seguidos de 6 meses intensos (provavelmente com noites mal dormidas) de maternidade e depois começar logo com a rotina do trabalho parece-me overkill. Aqui é um ano também e creio que na maioria dos paises desenvolvidos também é por volta de um ano. A unica coisa que a Polonia falha e onde paises mais desenvolvidos são melhores é a na licença de paternidade mais prolongada. Editado 11 Abril 2024 por a.lopes Compartilhar este post Link para o post
Lurker Publicado 11 Abril 2024 Citação de Ego Sum, há 12 horas: Porque dizes isso? Pela minha experiência acho uma duração adequada, quanto muito podia se meter mais um mês. Acho um exagero e desnecessário ficar 1 ano em casa com as crianças como é prática na Alemanha. A recomendação da OMS é que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno até aos 6 meses, o leite extraído perde valor nutricional vs a amamentação e leva a que as mães tendencialmente diminuam a produção de leite. Eu estou de acordo, 4 meses de licença ou 5 a 80% é insuficiente. A questão do teletrabalho não acho que seja solução porque a esmagadora maioria das pessoas não consegue trabalhar verdadeiramente com um bebé de 6 meses ao lado. 3 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 11 Abril 2024 Citação de Lurker, há 4 minutos: A recomendação da OMS é que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno até aos 6 meses, o leite extraído perde valor nutricional vs a amamentação e leva a que as mães tendencialmente diminuam a produção de leite. Eu estou de acordo, 4 meses de licença ou 5 a 80% é insuficiente. A questão do teletrabalho não acho que seja solução porque a esmagadora maioria das pessoas não consegue trabalhar verdadeiramente com um bebé de 6 meses ao lado. E não esquecer que a licença para a mãe começa antes do bebê nascer em vários casos, porque é impossível trabalhar com a gravidez no último mês. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 11 Abril 2024 Citação de Sandes., há 12 minutos: E não esquecer que a licença para a mãe começa antes do bebê nascer em vários casos, porque é impossível trabalhar com a gravidez no último mês. Mas não deveria começar antes. Se não pode trabalhar por estar grávida, o médico devia passar a baixa. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 11 Abril 2024 Citação de smashing_pumpkin , há 4 minutos: Mas não deveria começar antes. Se não pode trabalhar por estar grávida, o médico devia passar a baixa. Pronto, isso se calhar já é experiência de ter tido o filho no UK, aqui acho que não há nada disso 😁 1 Compartilhar este post Link para o post
Lurker Publicado 11 Abril 2024 Citação de Sandes., há 2 horas: E não esquecer que a licença para a mãe começa antes do bebê nascer em vários casos, porque é impossível trabalhar com a gravidez no último mês. Aqui em Portugal isso não se aplica como o @smashing_pumpkin disse. Se não está em condições de trabalhar, é baixa. E sendo por gravidez até tem o mesmo valor de subsidio da maternidade. E acho que em cada 10 mães que conheço, só para aí uma ou duas trabalhou nos últimos dois meses da gravidez. Não temos o mesmo nível de protecção de maternidade que muitos países mas graças a Deus que ainda não chegamos ao ponto da adaptação britânica do distopia americana 😅😅 Compartilhar este post Link para o post
Vision Publicado 11 Abril 2024 Citação de Lurker, há 3 horas: A recomendação da OMS é que as crianças sejam alimentadas exclusivamente com leite materno até aos 6 meses, o leite extraído perde valor nutricional vs a amamentação e leva a que as mães tendencialmente diminuam a produção de leite. Eu estou de acordo, 4 meses de licença ou 5 a 80% é insuficiente. A questão do teletrabalho não acho que seja solução porque a esmagadora maioria das pessoas não consegue trabalhar verdadeiramente com um bebé de 6 meses ao lado. 5 meses a 90% Compartilhar este post Link para o post
Lurker Publicado 11 Abril 2024 Citação de Vision, há 22 minutos: 5 meses a 90% Se o pai tirar também. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 11 Abril 2024 Por acaso tenho que ver isso da licença, mudou desde que nasceu o primeiro. Compartilhar este post Link para o post
TukTuk Publicado 16 Abril 2024 Ca em casa a minha mulher vai extender a licença mais 3 meses pagos a 25%. como 6º mês termina em julho, e só temos vaga na creche em setembro, tivemos de arranjar uma solução. Ajudou a decidir quem ficava mais tempo o facto dela ser enfermeira e impactar 0 em termos de carreira extender a licença Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 16 Abril 2024 Citação de TukTuk, há 9 horas: Ca em casa a minha mulher vai extender a licença mais 3 meses pagos a 25%. como 6º mês termina em julho, e só temos vaga na creche em setembro, tivemos de arranjar uma solução. Ajudou a decidir quem ficava mais tempo o facto dela ser enfermeira e impactar 0 em termos de carreira extender a licença Eu também fiz isso há 4 anos, mas financeiramente é um rombo grande não dá para voltar a fazer isso 😅 1 Compartilhar este post Link para o post
TukTuk Publicado 16 Abril 2024 Citação de Fajo, há 3 horas: Eu também fiz isso há 4 anos, mas financeiramente é um rombo grande não dá para voltar a fazer isso 😅 É o primeiro. Vamos ver como corre e como acabam as finanças no final dos 3 meses 😅 no meio disto conseguir vaga de creche feliz foi um alívio 1 Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 16 Abril 2024 Qual é que acham que é o melhor regime de creche para um bebê de quase 1 ano com os dois pais a trabalhar? 5 "meio dias" ou tipo 3 dias inteiro por semana? Nós estamos dividos, por um lado 5 meio dias era possível de talvez conseguirmos não mudar muito o nosso horário de trabalho, mas ficaríamos demasiado cansados talvez...3 dias saía um bocadito mais caro porque tanto um como o outro ia ter que deixar de trabalhar 1 dia por semana. Não queríamos passar a ter o puto 5 dias completos por semana porque 1. É caro e 2. Iria custar muito emocionalmente também Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 16 Abril 2024 Citação de Sandes., há 53 minutos: Qual é que acham que é o melhor regime de creche para um bebê de quase 1 ano com os dois pais a trabalhar? 5 "meio dias" ou tipo 3 dias inteiro por semana? Nós estamos dividos, por um lado 5 meio dias era possível de talvez conseguirmos não mudar muito o nosso horário de trabalho, mas ficaríamos demasiado cansados talvez...3 dias saía um bocadito mais caro porque tanto um como o outro ia ter que deixar de trabalhar 1 dia por semana. Não queríamos passar a ter o puto 5 dias completos por semana porque 1. É caro e 2. Iria custar muito emocionalmente também Conheço alguns casos em que fizeram isso de levar a meio tempo e a miuda depois nunca queria ir. Tambem tava receoso, mas ele gostou logo nos primeiros dias. O que optamos foi por leva-lo perto das dez, sabendo que ele dormia do meio dia até às 2:30~3, e iamos busca-lo às 4. Mas volto a dizer, funcionou para nós pq ele gostou bastante das 2 educadoras e fez sempre um sono ótimo lá (em casa já foi o crl) 1 Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 16 Abril 2024 Também depende do que é consideram meio dia ou o dia inteiro. Há pais para quem o dia inteiro é deixá-los lá às 7h30 ou 8h e ir buscá-los às 18h ou 19h. Para outros é das 10h às 16h (exemplo do Bashir). Da minha experiência (caso ele se adapte bem) acho que o ideal é das 10h até às 16h/16h30. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 16 Abril 2024 Citação de challenger, Agora: Também depende do que é consideram meio dia ou o dia inteiro. Há pais para quem o dia inteiro é deixá-los lá às 7h30 ou 8h e ir buscá-los às 18h ou 19h. Para outros é das 10h às 16h (exemplo do Bashir). Da minha experiência (caso ele se adapte bem) acho que o ideal é das 10h até às 16h/16h30. Tanto para ti como o @Bashir E o resto das horas do dia? Trabalham com o puto em casa? Deixam com alguém? Como fazem resultar? Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 16 Abril 2024 Citação de Sandes., Agora: Tanto para ti como o @Bashir E o resto das horas do dia? Trabalham com o puto em casa? Deixam com alguém? Como fazem resultar? O meu fazia um horário parecido com esse quando a mãe tinha as 2 horas de licença diária. Como não amamenta, desde há 1 mês e meio, quando ele fez um ano, que faz horário normal. Agora está lá desde as 9h/9h e pouco até perto das 18h. Para o meu filho como gosta da creche, é brincalhão e gosta de companhia não é muito problemático, mas claro que nos custa deixá-lo lá tanto tempo. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 16 Abril 2024 Citação de Sandes., há 25 minutos: Tanto para ti como o @Bashir E o resto das horas do dia? Trabalham com o puto em casa? Deixam com alguém? Como fazem resultar? No nosso caso, a minha Maria estava sempre em meetings então eu ia buscá-lo, ficava com ele até às 5 e ela saia a essa hora. Ai eu trabalhava mais um bocado. Tens que gerir a tua vida, se o teu trabalho dá para ser adiantado na noite anterior, se consegues marcar as reuniões para os horários em que ele não estava. Tens sempre o 'conforto' que se não puderes ir busca-lo as 16h e tiveres de ir às 17h que ele não vai começar a chorar porque não tás a horas. Partindo do principio que ele está bem na escola, que come e dorme lá, geres como precisas. Não sei como é ai, mas neste caso a licença de amamentação ajudou um pouco. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 17 Abril 2024 Citação de Bashir, há 7 horas: No nosso caso, a minha Maria estava sempre em meetings então eu ia buscá-lo, ficava com ele até às 5 e ela saia a essa hora. Ai eu trabalhava mais um bocado. Tens que gerir a tua vida, se o teu trabalho dá para ser adiantado na noite anterior, se consegues marcar as reuniões para os horários em que ele não estava. Tens sempre o 'conforto' que se não puderes ir busca-lo as 16h e tiveres de ir às 17h que ele não vai começar a chorar porque não tás a horas. Partindo do principio que ele está bem na escola, que come e dorme lá, geres como precisas. Não sei como é ai, mas neste caso a licença de amamentação ajudou um pouco. Aqui infelizmente não há nada disso. Temos horários flexíveis mas é só, temos os dois que trabalhar as tais 7.5 horas por dia... Acho que sinceramente os 5 meio dias (6 horas) poderia funcionar, mas também tenho receio do meu trabalho, neste momento estou num projeto que tenho só reuniões da parte da tarde mas quando o miúdo tiver na creche não sei...além disso acho que a mãe precisa de algum descanso, e os 3 dias completos iam ajudar mais nisso Vamos conversar um bocado entre nós e ver o que faz mais sentido. Obrigado malta Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 17 Abril 2024 (editado) Citação de Sandes., há 1 hora: Aqui infelizmente não há nada disso. Temos horários flexíveis mas é só, temos os dois que trabalhar as tais 7.5 horas por dia... Acho que sinceramente os 5 meio dias (6 horas) poderia funcionar, mas também tenho receio do meu trabalho, neste momento estou num projeto que tenho só reuniões da parte da tarde mas quando o miúdo tiver na creche não sei...além disso acho que a mãe precisa de algum descanso, e os 3 dias completos iam ajudar mais nisso Vamos conversar um bocado entre nós e ver o que faz mais sentido. Obrigado malta Em termos de rotinas diria que os 5 meio-dia fariam mais sentido, pois eu acho que q a rotina é algo essencial às crianças. Mas claro que depois a vida não é assim tão simples e nem sempre o melhor é possível, e acho que o que faz mais sentido depende demasiado de como é a vida de cada um. Os meus andam na escola das 8h às 17h-18h (e faria sempre algo assim independentemente do meu horario) sempre correu bem. E ajudou imenso quando a mais velha começou a ter horários e outras atividades. Editado 17 Abril 2024 por smashing_pumpkin 1 Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 17 Abril 2024 Eu nem sabia que se podia contratar meia dose de creche... Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 17 Abril 2024 Citação de verY, há 1 hora: Eu nem sabia que se podia contratar meia dose de creche... E pagas metade só. Quer dizer, pré creche feliz Compartilhar este post Link para o post