Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mister Master

Infantário CMPT

Publicações recomendadas

Citação de bug, há 4 minutos:

Pagar pela língua é uma coisa extraordinária.

Sabem aquelas cenas "quando o meu nascer não vai dormir no meio", "quando o meu nascer não vai ver bonecos no telemóvel nem no tablet".

Está a acontecer aqui. Vá os bonecos só às vezes, que ainda só tem 10 meses.

Nunca vi um bebé que gostasse tanto de comer. Come a sopinha, fruta e depois ainda está sempre a pedinchar o nosso. 😶

Expliquem-me como é que toda a gente à minha volta caiem como nabos em dar o tablet a miudos.

Eu estou a pensar enfiar brinquedos como todos nós tivemos quando tinhamos meses de idade, mas depois vejo que ninguém consegue seguir isto e não sei se os miudos nascem com algum poder de controlo da mente 😄

Compartilhar este post

Link para o post

Muitos parabéns @Petar MusaMusa 😎 agora aproveita para dormir antes do nascimento, a sério 😂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 5 minutos:

Expliquem-me como é que toda a gente à minha volta caiem como nabos em dar o tablet a miudos.

Eu estou a pensar enfiar brinquedos como todos nós tivemos quando tinhamos meses de idade, mas depois vejo que ninguém consegue seguir isto e não sei se os miudos nascem com algum poder de controlo da mente 😄

A minha tem para aí uns 15 bonecos/peluches, mas prefere o comando na televisão.

Depois se calhas mexer no tlm ao pé, presumo que as animações e as luzes os atraiam.

• Triste 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Fajo, há 12 minutos:

Muitos parabéns @Petar MusaMusa 😎 agora aproveita para dormir antes do nascimento, a sério 😂

Obrigado ❤️

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 45 minutos:

A minha mais velha via muito o tablet porque era um terror a comer. E era o único modo de comer minimamente bem a partir de certa altura. Fora das refeições via às vezes mas era raro. Agora de vez em quando deixo-os verem telemovel quando estão mais chatos para comer, mas fora disso nunca deixo (e nem pedem). Ecrãs só tv e a mais velha muito raramente joga patrulha pata na ps5.

Dar tablets facilita muito. Seja na rua ou quando uma pessoa está cansada em casa. Quando saio ao fim de semana ando carregado com coisas deles mas ao menos brincam e interagem com o meio à volta deles. Mas uma boa parte das pessoas prefere levar o tablet. Na escola da minha filha há uma miudinha que ainda cabe no ovo (deve estar a fazer 2 anos) e de manhã já vem no carro a ver tablet.

Editado por smashing_pumpkin
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Parabéns @Petar Musa, não fosses açoriano e tinhas tirado a tempo 😁😘

Citação de Sandes., há 2 horas:

@Petar Musa já metes uns fones na barriga da mãe para a miúda ouvir já a rádio observador? 😁

Parabéns pá!

Aproveito para trazer aqui uma pergunta. O meu miúdo está numa fase muito fixe...durante o dia. À noite o rapaz é impossível de deitar e está a deixar a minha mulher estafada porque basicamente está a dar de mamar a cada 1/2h após um sono mais longo de 3/4h que é o inicial. Acreditamos que é porque está a crescer dentes (baba-se que é uma coisa louca e mete tudo á boca), mas também não queremos estar a dar benuron nem nada disso. Também pensamos que pode estar a ter alguma separation anxiety, visto que dorme bem na cama connosco mas não aceita ser deitado no next2me a não ser que esteja mesmo KO. Alguma coisa que se possa fazer para ele e nós termos noites mais descansadas?

Que idade tem? Já tentaste dar lhe banho antes da última mamada?

• Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 3 horas:

@Petar Musa já metes uns fones na barriga da mãe para a miúda ouvir já a rádio observador? 😁

Parabéns pá!

Aproveito para trazer aqui uma pergunta. O meu miúdo está numa fase muito fixe...durante o dia. À noite o rapaz é impossível de deitar e está a deixar a minha mulher estafada porque basicamente está a dar de mamar a cada 1/2h após um sono mais longo de 3/4h que é o inicial. Acreditamos que é porque está a crescer dentes (baba-se que é uma coisa louca e mete tudo á boca), mas também não queremos estar a dar benuron nem nada disso. Também pensamos que pode estar a ter alguma separation anxiety, visto que dorme bem na cama connosco mas não aceita ser deitado no next2me a não ser que esteja mesmo KO. Alguma coisa que se possa fazer para ele e nós termos noites mais descansadas?

Quando é dentes não há muito a fazer. Aqui também teve fases assim, de só querer a mama, e em periodos mais curtos de tempo. Não descobrimos como resolver. Só com o tempo é que começou a atinar.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, há 4 horas:

5 meses, e sim, é essa a nossa "rotina"

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 9 horas:

Parabéns pá!

E como é durante o dia? Só bebe leite da mãe? Fala com o pediatra, quando isso aconteceu com os meus foi porque o leite da mãe já não era suficiente.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, há 7 horas:

Obrigado ❤️

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 3 horas:

5 meses, e sim, é essa a nossa "rotina"

Citação de smashing_pumpkin , há 35 minutos:

E como é durante o dia? Só bebe leite da mãe? Fala com o pediatra, quando isso aconteceu com os meus foi porque o leite da mãe já não era suficiente.

O meu faz 5 meses hoje, e pode ser como o smash diz, pode ter fome. Dependendo do peso dele, tenta dar biberão á noite com a quantidade recomendada pelo pelo pediatra, porque assim sabes que ele mamou bem

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Thierry Henry, Em 04/04/2024 at 22:03:

Malta, ideias para prendas de batizado para um rapaz. Os pais dizem que brinquedos não. Acho que nunca fui a um batizado, estou completamente à nora. 😂

já dei um cachecol do Sport Rio Tinto num batizado

Citação de Petar Musa, há 20 horas:

Yep, de uma menina. Nasce em julho 😄

!remind me 18,5 years

parabéns 😎

• Like 2
  • Haha 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Su1, há 2 horas:

já dei um cachecol do Sport Rio Tinto num batizado

!remind me 18,5 years

parabéns 😎

Obrigado ❤️

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 4 horas:

Durante o dia tem sido tranquilo, tem tido realmente períodos acordados mais longos, mas só se baba muito. Não tinha pensado nisso por acaso, e este mês ainda não o pesamos.

Citação de Vision, há 3 horas:

O meu faz 5 meses hoje, e pode ser como o smash diz, pode ter fome. Dependendo do peso dele, tenta dar biberão á noite com a quantidade recomendada pelo pelo pediatra, porque assim sabes que ele mamou bem

Ele tem seguido sempre bem o peso médio ,mas pelo menos interesse na comida mostra. Nós já lhe damos a provar coisas aqui e ali, mas vamos ver se temos que dar mais comida

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 9 minutos:

Durante o dia tem sido tranquilo, tem tido realmente períodos acordados mais longos, mas só se baba muito. Não tinha pensado nisso por acaso, e este mês ainda não o pesamos.

Ele tem seguido sempre bem o peso médio ,mas pelo menos interesse na comida mostra. Nós já lhe damos a provar coisas aqui e ali, mas vamos ver se temos que dar mais comida

O meu bebê 180 de leite, e dorme normalmente entre 5 a 6 horas. As vezes 7 😁

Durante o dia vai fazendo umas destas de 1/2h de manhã e outra á tarde, e nem sempre as faz.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 13 horas:

Qualquer ecran facilita, especialmente para comer, porque hipnotiza e eles nem sabem o que tão a fazer. É normal cair na tentação mas é um limite que tens que impor a ti mesmo, ou não.

Enfiar brinquedos parece boa ideia, mas depois na prática o que acontece é que eles veem os pais sempre agarrados ao telemóvel, e como autênticas esponjas que são, achas que vão querer os brinquedos? Claro que não. Mas isso faz parte da sociedade em que vivemos, mais cedo ou mais tarde vão-se agarrar aos ecrans, cabe-te a ti impor os limites.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de stelfans, há 4 minutos:

Qualquer ecran facilita, especialmente para comer, porque hipnotiza e eles nem sabem o que tão a fazer. É normal cair na tentação mas é um limite que tens que impor a ti mesmo, ou não.

Enfiar brinquedos parece boa ideia, mas depois na prática o que acontece é que eles veem os pais sempre agarrados ao telemóvel, e como autênticas esponjas que são, achas que vão querer os brinquedos? Claro que não. Mas isso faz parte da sociedade em que vivemos, mais cedo ou mais tarde vão-se agarrar aos ecrans, cabe-te a ti impor os limites.

Foi o que se discutiu hoje na aula de preparação. Que é impossível nos dias de hoje esconder telemóveis, TVs, etc dos miúdos 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 14 horas:

Parabéns pá!

Tentem desabituá-lo de dormir na vossa cama. Implica aguentarem ouvi-lo chorar bastante nos primeiros 2 ou 3 dias, mas compensa muitíssimo no longo prazo.

Em relação ao leite, as opiniões variam bastante entre pediatras, mas algo que funcionou bem connosco é mamar no máximo dos máximos 15min e dar biberão a seguir. Por um lado consegues perceber se tinha ficado com fome, por outro tiram-lhe o vício de ficar por tempo indeterminado a brincar com a maminha (quem é que não gosta).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Petar Musa, há 14 horas:

Ser pai é uma experiência globalmente fantástica e arrebatadora, mas pontuada por momentos de profunda frustração, depressão, ansiedade e desespero. As mulheres só falam na parte boa, e por isso algumas têm problemas severos de saúde mental após o nascimento. É importante falar nos momentos menos bons também para poder valorizar devidamente os bons, que são muito mais valiosos.

Em relação ao telemóvel/tablet, não usamos à frente dela e durante muitos meses conseguimos nunca usar em qualquer circunstância. A única vez que usei foi para fazer introdução a System of a Down num dia em que ela acordou muito cedo e ficámos os 3 na ronha na cama. Até ao dia em que ela teve a sua primeira grande amigdalite e esteve quase 24 horas a rejeitar comida. E aí pronto, o desespero entra em ação, vale tudo para a criança comer e evitar um potencial internamento, e claro, o telemóvel salvou o dia. Hoje nem sempre come com telemóvel, mas na maioria das vezes sim, não conseguimos desabituar. Até porque com a entrada na creche as doenças tornam-se bastante recorrentes sobretudo nos primeiros 3 meses de frequência.

Mas antes de chegares à linha vermelha do telemóvel, há muitas formas não tecnológicas de entreter uma criança a comer. Deixá-la mexer num comando antigo de televisão é top, show de malabarismo também funciona bem, striptease, mexer em molas da roupa (melhor brincadeira de sempre, esteja ou não a comer), rasgar guardanapos de papel em tiras compridas e fininhas e dar-lhe para a mão para ela agarrar, etc.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de bug, há 17 horas:

Pagar pela língua é uma coisa extraordinária.

Sabem aquelas cenas "quando o meu nascer não vai dormir no meio", "quando o meu nascer não vai ver bonecos no telemóvel nem no tablet".

Está a acontecer aqui. Vá os bonecos só às vezes, que ainda só tem 10 meses.

Nunca vi um bebé que gostasse tanto de comer. Come a sopinha, fruta e depois ainda está sempre a pedinchar o nosso. 😶

O meu quando tivesse 3 meses já ia para o quarto dele dormir sozinho, que assim ficava habituado cedo, telemóvel/tablet só quando for para o 5°ano...foi dormir sozinho com 9 meses ou assim, tem agora 5 anos e dorme quase sempre connosco, telemóvel/tablet já vê desde cedo 😐 são teorias que rapidamente vão por água a baixo, e sinceramente com o tablet/telemóvel já aprendeu tanta coisa que seria difícil aprender tentando ensinar. Acho que desde que não seja em demasia e se controle o que estão a ver, não tem mal nenhum. A tecnologia está em todo o lado, para quê estar a evitar se vai ser um dos métodos de trabalho/estudo que vão ter mais tarde.

Quando vamos ás compras por exemplo, ele vai com o tablet, por vezes lá pede para sair do carro e anda lá com aqueles carros de compras pequenos, ou então vai vendo o tablet e vendo o que o rodeia na mesma, mas no outro dia passou um colega meu por nós nas compras e mandou logo a boca de ele ir com o tablet, não liguei, mas curioso que andava lá ele e a mulher, a filha nem vê-la.

Editado por Mafia_SCP
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mafia_SCP, há 59 minutos:

O meu quando tivesse 3 meses já ia para o quarto dele dormir sozinho, que assim ficava habituado cedo, telemóvel/tablet só quando for para o 5°ano...foi dormir sozinho com 9 meses ou assim, tem agora 5 anos e dorme quase sempre connosco, telemóvel/tablet já vê desde cedo 😐 são teorias que rapidamente vão por água a baixo, e sinceramente com o tablet/telemóvel já aprendeu tanta coisa que seria difícil aprender tentando ensinar. Acho que desde que não seja em demasia e se controle o que estão a ver, não tem mal nenhum. A tecnologia está em todo o lado, para quê estar a evitar se vai ser um dos métodos de trabalho/estudo que vão ter mais tarde.

Quando vamos ás compras por exemplo, ele vai com o tablet, por vezes lá pede para sair do carro e anda lá com aqueles carros de compras pequenos, ou então vai vendo o tablet e vendo o que o rodeia na mesma, mas no outro dia passou um colega meu por nós nas compras e mandou logo a boca de ele ir com o tablet, não liguei, mas curioso que andava lá ele e a mulher, a filha nem vê-la.

Sim, não vejo mal.

Mas convém ter alguma atenção porque excesso de TV/tablet pode acabar por prejudicar o desenvolvimento, além de fazer mal à vista.

Como tudo, há que ter regras e bom senso.

Compartilhar este post

Link para o post

Telemóvel / tablet é algo que depois de fazer dificilmente se deve conseguir voltar atrás, como qualquer outra coisa com prazer imediato e efémero.

Nunca fiz, no início mais por fundamentalismo do "nunca irei fazer isso", agora mais por convicção de que perderia demasiado com isso.

Programas infantis na TV comecei a meter no último ano porque a mais velha começou a pedir consequência da escola. Meto algo pedagógico - tipo a Bluey - e definido com início e fim, não deixo em loop um canal ou YouTube.

Cada caso é um caso e certamente que há situações que podem levar a isso - por exemplo a filha de um familiar parece uma drogada agarrada ao tablet e foi consequência do período Covid em que ficaram presos em casa.

Alguns pontos das nossas rotinas que terão ajudado a evitar:

1. A TV nunca está ligada às refeições (meto música) - excepção quando o Porto joga a Champions, ou a seleção nacional
  2. Às refeições deixamos o telemóvel no aparador
  3. Quando vamos a um restaurante e está a demorar sacamos de um livro de pintar da mochila e entretêm-se
  4. Ter um irmão de idade próxima para brincar - esta é a mais eficaz, evita sermos nós o entretém constante da criança 😅

Não sou fundamentalista nisto, eventualmente vai acontecer da mesma maneira que eu tb me colava na Mega Drive, na Gameboy, etc.

Quando chegar lá espero que já tenham solidificado mais as bases do seu ser, e que consigam evitar isso como reflexo no primeiro minuto em que estão aborrecidas. Sem essa capacidade de saberem esperar e se entreterem nunca na vida teria conseguido ir 3 semanas para a Tailândia no mês passado.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Boas dicas @Ego Sum, excluindo a do 2° filho. O preço da creche faz-me pensar 2x em querer ir ao 2° filho 

Compartilhar este post

Link para o post

Os meus maiores 'medos' neste segundo filho, é precisamente gerir essas coisas com o mais velho. Deixo-o ver bonecos de manhã, ele fica calminho a beber o leite no sofá enquanto a mãe prepara o pequeno almoço e algumas lides domésticas antes de ir para a escola. Quando o mais novo tiver meio ano, o mais velho terá 2 anos. Gostava e quero que eles estejam na sala os dois, mas o curto tempo que o mais velho poderia ver tv, é demasiado para o mais pequeno.

Bom, preocupam-me mais essas coisas do que propriamente todo o trabalho que a canalha dá.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...