Petar Musa Publicado 10 Abril 2024 Citação de Tiago1921, há 3 horas: @Petar Musa muitos parabens...Que corra tudo pelo melhor. Obrigado ❤️ Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 10 Abril 2024 Citação de Petar Musa, Em 07/04/2024 at 11:57: Boas dicas @Ego Sum, excluindo a do 2° filho. O preço da creche faz-me pensar 2x em querer ir ao 2° filho Tens o programa Creche Feliz com a creche a custo 0. Não sei de quanto tempo está a tua Maria, mas vão já inscrever o rebento em tudo o que é creche na zona. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 10 Abril 2024 Citação de challenger, há 3 minutos: Tens o programa Creche Feliz com a creche a custo 0. Não sei de quanto tempo está a tua Maria, mas vão já inscrever o rebento em tudo o que é creche na zona. Nem me fales nesse programa que vou já ali fazer o cartão de militante da IL e ingressar na ala radical! Em janeiro inscrevi-me em 19 "Creches Feliz". As unicas respostas que obtive foram "por causa dos seus ordenados irão para o fim da lista". A Creche Feliz é uma boa ideia, mas mal implementada e muito, muito injusta. Compartilhar este post Link para o post
challenger Publicado 10 Abril 2024 Citação de Petar Musa, há 53 minutos: Nem me fales nesse programa que vou já ali fazer o cartão de militante da IL e ingressar na ala radical! Em janeiro inscrevi-me em 19 "Creches Feliz". As unicas respostas que obtive foram "por causa dos seus ordenados irão para o fim da lista". A Creche Feliz é uma boa ideia, mas mal implementada e muito, muito injusta. Já analisaram os critérios de seriação? Eu e a Maria não ganhamos mal e conseguimos. Não sei se é em todas as creches, mas pelo menos na que o nosso filho está havia uns 12 critérios, mas a seriação não era feira pela ordem de critérios mas pela quantidade. Alguém que tivesse 5 critérios ficaria à frente de alguém com 3. E quem tivesse 5 critérios poderia ganhar muito bem e a pessoa com 3 estar desempregada. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 10 Abril 2024 Citação de challenger, há 25 minutos: Já analisaram os critérios de seriação? Eu e a Maria não ganhamos mal e conseguimos. Não sei se é em todas as creches, mas pelo menos na que o nosso filho está havia uns 12 critérios, mas a seriação não era feira pela ordem de critérios mas pela quantidade. Alguém que tivesse 5 critérios ficaria à frente de alguém com 3. E quem tivesse 5 critérios poderia ganhar muito bem e a pessoa com 3 estar desempregada. Dessas 19 que me inscrevi na lista de espera, falei mesmo com 4 e, em todas elas, davam prioridade a quem tinha um escalão mais baixo e a quem estava desempregado. Caguei e fui para uma privada que nos agradou bastante. Compartilhar este post Link para o post
Vision Publicado 10 Abril 2024 Só os podes inscrever quando ele nascer, antes não dá. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 10 Abril 2024 Citação de Vision, há 3 minutos: Só os podes inscrever quando ele nascer, antes não dá. Houveram 2 que me disseram isso. Ainda torna tudo pior. Se com 1 ano de antecedência não há vagas, com 6 meses pior será. Compartilhar este post Link para o post
Lurker Publicado 10 Abril 2024 Citação de Petar Musa, há 8 minutos: Houveram 2 que me disseram isso. Ainda torna tudo pior. Se com 1 ano de antecedência não há vagas, com 6 meses pior será. Antes de mais, parabéns e bem vindo ao mundo de parentalidade de uma menina! Aqui tens o teu preview gratuito: https://www.instagram.com/reel/C4zZnJ_teMa/?igsh=NWozOGYxeGRibzZt Em relação ao programa da Creche Feliz, candidataste-te diretamente na App? E só aos estabelecimentos públicos, certo? Nos privados arranjar vagas para berçário é milagre, tens de reservar ainda antes de a mãe estar a pensar engravidar... Mas para as salas dos 12 meses/24 meses consegues arranjar (com alguma dificuldade mas se tratares já não deves ter problema). Há muitos estabelecimentos que aderiram ao programa mas que conseguiram reservar o direito de admissão e esses fazem quase delete automático aos pedidos que chegam via app. Tens de ligar, dizer que queres visitar. Muito provavelmente vão dizer-te que não têm vagas e vais precisar de ir insistindo quase semanalmente. Se conseguires a visita (e eles gostarem da tua pinta), é quase garantido que tens vaga. Depois é a SS aprovar a tua candidatura. Mas, neste momento, a falta de colocações é tanta que o difícil é rejeitarem... 1 Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 10 Abril 2024 Citação de Lurker, há 1 minuto: Antes de mais, parabéns e bem vindo ao mundo de parentalidade de uma menina! Aqui tens o teu preview gratuito: https://www.instagram.com/reel/C4zZnJ_teMa/?igsh=NWozOGYxeGRibzZt Em relação ao programa da Creche Feliz, candidataste-te diretamente na App? E só aos estabelecimentos públicos, certo? Nos privados arranjar vagas para berçário é milagre, tens de reservar ainda antes de a mãe estar a pensar engravidar... Mas para as salas dos 12 meses/24 meses consegues arranjar (com alguma dificuldade mas se tratares já não deves ter problema). Há muitos estabelecimentos que aderiram ao programa mas que conseguiram reservar o direito de admissão e esses fazem quase delete automático aos pedidos que chegam via app. Tens de ligar, dizer que queres visitar. Muito provavelmente vão dizer-te que não têm vagas e vais precisar de ir insistindo quase semanalmente. Se conseguires a visita (e eles gostarem da tua pinta), é quase garantido que tens vaga. Depois é a SS aprovar a tua candidatura. Mas, neste momento, a falta de colocações é tanta que o difícil é rejeitarem... Tive durante 3 dias em janeiro a visitar creches em Gondomar e Valongo, por isso, já aí tens a minha resposta 😄 Não sei se isto é uma zona de gente muito fértil, se eu é que fui mal vestido, mas como dissse para trás, toda a gente do programa da Creche Feliz que falei, me diziam que era quase impossível vaga para Janeiro25. No privado tive sorte, até. Havia vaga numa no berçário para o ano letivo 24/25 e paguei logo a inscrição; e na que eu queria mesmo, em março ligaram a confirmar que tinha vaga. Voltei a pagar uma 2º inscrição 😄 Compartilhar este post Link para o post
Hammerfall Publicado 10 Abril 2024 Citação de Vision, há 1 hora: Só os podes inscrever quando ele nascer, antes não dá. Já me disseram para inscrever a criança quando esta ainda estivesse na barriga! Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 10 Abril 2024 Citação de Hammerfall, há 6 minutos: Já me disseram para inscrever a criança quando esta ainda estivesse na barriga! E foi isso que fiz. Quer dizer, nas Creche Feliz foi inscrever na lista de espera. 1 Compartilhar este post Link para o post
Lurker Publicado 10 Abril 2024 Citação de Petar Musa, há 1 hora: Tive durante 3 dias em janeiro a visitar creches em Gondomar e Valongo, por isso, já aí tens a minha resposta 😄 Não sei se isto é uma zona de gente muito fértil, se eu é que fui mal vestido, mas como dissse para trás, toda a gente do programa da Creche Feliz que falei, me diziam que era quase impossível vaga para Janeiro25. No privado tive sorte, até. Havia vaga numa no berçário para o ano letivo 24/25 e paguei logo a inscrição; e na que eu queria mesmo, em março ligaram a confirmar que tinha vaga. Voltei a pagar uma 2º inscrição 😄 Valongo e Gondomar é mesmo falta de vagas. Então no berçário é para esquecer. Estás a gozar mas eu tive um caso desses. Um amigo fez a visita no mesmo dia que eu, a ele disseram que não tinham vaga até 2026, para mim tinham já para 2024. 1 Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 10 Abril 2024 Eu tive sorte, a minha mais velha nasceu em 2020 (Covid), foi para a escola exatamente na semana em que reabriram sendo que foi um período em que muita malta tirou miúdos da escola seja por receio seja por estarem a trabalhar de casa e a escola ser perto do trabalho (por vezes a vários kms). Nos filhos seguintes é fácil ter vaga, já estamos dentro do esquema e só por serem irmãos têm prioridade e desconto. Os meus amigos que tiveram primeiros filhos este ano estão a ver-se à rasca, as mães voltam ao trabalho este mês e só têm vaga em Setembro. 1 Compartilhar este post Link para o post
a.lopes Publicado 10 Abril 2024 A licença de maternidade é incrivelmente pequena em Portugal Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 10 Abril 2024 Citação de a.lopes, há 1 minuto: A licença de maternidade é incrivelmente pequena em Portugal Concordo, mas existe outra coisa que poderia ajudar, ficar em casa o tempo que for (no caso do pai 1 mês +-) mas, quando fosse para regressar ter redução de horário, por ex. as primeiras 2/3 semanas, ter menos 2/3horas por dia etc etc. No meu caso tinha ajudado bastante. Compartilhar este post Link para o post
Tiago1921 Publicado 10 Abril 2024 Citação de Adriano17, há 6 minutos: Concordo, mas existe outra coisa que poderia ajudar, ficar em casa o tempo que for (no caso do pai 1 mês +-) mas, quando fosse para regressar ter redução de horário, por ex. as primeiras 2/3 semanas, ter menos 2/3horas por dia etc etc. No meu caso tinha ajudado bastante. Para a mae esta previsto um tempo para amamentar. Se nao estou em erro 1h por dia do horário normal de trabalho. Compartilhar este post Link para o post
smashing_pumpkin Publicado 10 Abril 2024 Citação de Tiago1921, há 8 minutos: Para a mae esta previsto um tempo para amamentar. Se nao estou em erro 1h por dia do horário normal de trabalho. 2 horas por dia. Compartilhar este post Link para o post
Lurker Publicado 10 Abril 2024 Citação de a.lopes, há 30 minutos: A licença de maternidade é incrivelmente pequena em Portugal E mesmo assim há uma discriminação horrível das mulheres em idade reprodutiva no mercado de trabalho. Nunca me hei de esquecer de uma chefia que estava com a equipa understaffed porque não conseguiam segurar os miúdos que contratavam e tinha duas raparigas de licença. Disse aos RH com toda a seriedade do mundo para filtrarem nas entrevistas tudo o que não fossem mulheres em inicio de carreira que não pudessem/quisessem ter filhos. Pormenor nada relevante mas "engraçado", ela própria era mãe. Compartilhar este post Link para o post
Donnie Publicado 10 Abril 2024 Parabéns @Petar Musa! Bem vindo ao mundo encantado das meninas! A minha já fez um aninho este mês de Março e é só a melhor cena de sempre. Um abraço amigo e tudo a correr bem. Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 10 Abril 2024 Citação de Donnie, há 15 minutos: Parabéns @Petar Musa! Bem vindo ao mundo encantado das meninas! A minha já fez um aninho este mês de Março e é só a melhor cena de sempre. Um abraço amigo e tudo a correr bem. Obrigado ❤️ Tens que aparecer mais vezes por cá! Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 10 Abril 2024 Citação de a.lopes, há 3 horas: A licença de maternidade é incrivelmente pequena em Portugal Porque dizes isso? Pela minha experiência acho uma duração adequada, quanto muito podia se meter mais um mês. Acho um exagero e desnecessário ficar 1 ano em casa com as crianças como é prática na Alemanha. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 10 Abril 2024 Em espanha penso que é 4 meses para cada um. Compartilhar este post Link para o post
Sandes. Publicado 10 Abril 2024 No UK, pelo menos no nosso caso, foi 4 semanas para mim e basicamente meio ano para a mãe. Acabamos por tirar mais uns tempos de licença não paga, porque estamos sozinhos cá, mas acho que no limite faria era mais sentido o pai ter a mesma licença que a mãe. Depois também temos horários flexíveis, mas sempre indexados ao salário: quanto menos trabalhas menos recebes. E além disso, porque temos salários acima de um certo limite, não há benefício fiscal nenhum, zerinho mesmo. Só mesmo quando pusermos o puto no infantário Compartilhar este post Link para o post
Adriano17 Publicado 10 Abril 2024 Citação de Tiago1921, há 3 horas: Para a mae esta previsto um tempo para amamentar. Se nao estou em erro 1h por dia do horário normal de trabalho. Sim mas para o pai também devia ser possivel estar mais presente em casa. (redução de horário gradual durante 5/6 semanas) Compartilhar este post Link para o post
Ego Sum Publicado 10 Abril 2024 Citação de Adriano17, há 6 minutos: Sim mas para o pai também devia ser possivel estar mais presente em casa. (redução de horário gradual durante 5/6 semanas) Há quase 10 anos que em Portugal trabalhadores com filho com idade até 3 anos têm direito a exercer a actividade em regime de teletrabalho desde que seja compatível com a atividade desempenhada (tipo toda a gente que trabalha em escritório e não tem serviço ao cliente cara a cara). Na minha empresa há imensa malta nesse regime, principalmente depois de terem cortado no remote e obrigarem a terem uma presença mínima por semana. Compartilhar este post Link para o post