Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mister Master

Infantário CMPT

Publicações recomendadas

Citação de Ego Sum, há 9 minutos:

Devem ter mudado em 2023, que foi quando passaram de 25 para 28 dias para o pai.

Se assim for, e se percebi bem, aumentaram o número de dias no papel mas na prática o pai acaba por gozar menos dias do que quando eram dias úteis 🙄

Foi em Junho deste ano.

Citação

A licença inicial do pai passa de 20 dias úteis para 28 dias consecutivos, o que significa que não ficará mais longa, podendo até ficar mais curta em períodos de feriados. O Governo tem dito no entanto que o subsídio a pagar pela Segurança Social ao pai será mais alto, na medida em é diário e que se terão agora em conta 28 dias (em vez de 20) num total de 30 dias.

Acaba por não ser menos porque não têm de ser consecutivos ao contrário do que diz a notícia. Os primeiros 7 dias sim, os restantes 21 só têm de ser em blocos de pelos menos 7 dias e ainda tem mais 7 dias extra que podem ser gozados quando o pai quiser.

Além disso, as condições remuneratórias ficaram muito mais competitivas para os pais. Um pai que faça dois meses da licença total em exclusivo recebe a 90%.

Compartilhar este post

Link para o post

E foi uma confusão tramada essa mudança de lei, de gente que mudou para o novo sistema, da segurança social que em alguns contactos dizia que ainda tinha que fazer da maneira antiga, noutros da maneira nova, etc

Compartilhar este post

Link para o post

Por aqui vamos para a segunda criança. Está de 8 semanas, tem passado muito mal com náuseas, teve 3 dias sem comer e quando foi ao hospital teve quase para ser internada, entretanto tem conseguido gerir melhor essa situação. 

Já a "obriguei" a filmar um pequeno vídeo para se lembrar se quiser ir tentar o terceiro depois 😁

• Like 12
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Jimpo, há 1 minuto:

Por aqui vamos para a segunda criança. Está de 8 semanas, tem passado muito mal com náuseas, teve 3 dias sem comer e quando foi ao hospital teve quase para ser internada, entretanto tem conseguido gerir melhor essa situação. 

Já a "obriguei" a filmar um pequeno vídeo para se lembrar se quiser ir tentar o terceiro depois 😁

Muitos parabéns e as maiores felicidades. 

Tenho inveja, da boa, de vocês. 

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 2 horas:

Devem ter mudado em 2023, que foi quando passaram de 25 para 28 dias para o pai.

Se assim for, e se percebi bem, aumentaram o número de dias no papel mas na prática o pai acaba por gozar menos dias do que quando eram dias úteis 🙄

Citação de Lurker, há 2 horas:

Foi em Junho deste ano.

Acaba por não ser menos porque não têm de ser consecutivos ao contrário do que diz a notícia. Os primeiros 7 dias sim, os restantes 21 só têm de ser em blocos de pelos menos 7 dias e ainda tem mais 7 dias extra que podem ser gozados quando o pai quiser.

Além disso, as condições remuneratórias ficaram muito mais competitivas para os pais. Um pai que faça dois meses da licença total em exclusivo recebe a 90%.

Principalmente isto, os 2 pais ganham a 90% durante o periodo, o que acaba por compensar.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, há 3 minutos:

Principalmente isto, os 2 pais ganham a 90% durante o periodo, o que acaba por compensar.

É verdade mas também diga-se que é uma violência dizer à maioria das mães que ao fim de 4 meses têm de ir trabalhar.

Compartilhar este post

Link para o post

Para um bebe (1M) que tem gases o que aconselham? Tenho visto por aqui infacol e devo comprar amanhã que o meu pirralho está aflito, mas gostava de saber se alguém tem experiência com esse ou com outros

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 2 horas:

Para um bebe (1M) que tem gases o que aconselham? Tenho visto por aqui infacol e devo comprar amanhã que o meu pirralho está aflito, mas gostava de saber se alguém tem experiência com esse ou com outros

Colimil todos os dias, foi o que fez a maior diferença para nós. Mas há n produtos diferentes e que funcionam de forma muito diferente de bebé para bebé. Por exemplo o Biogaia resultou muito mal para a nossa.

Caso lhe deem algum suplemento de vitamina D, vejam com o pediatra qual deve ser porque alguns potenciam as cólicas. Notámos muita diferença quando mudámos para Vitade, já não me recordo qual é que usávamos antes.

Massagens tipo "bicicleta" quando se muda a fralda também ajudam. E pegar ao colo em modo "cadeirinha", com os joelhos do bebé bem para cima junto ao peito/barriga. Era muito habitual a miúda borrar-se sempre que eu lhe pegava dessa forma (a mãe não estava muito à vontade).

E não deixar demasiado tempo sem fazer cocó, 2-3 dias no máximo de acordo com o que disser o pediatra. Há uns géis (ex.: Bebegel) que são uma maravilha para soltar o presente.

Tudo isto são conselhos de amador com base em experiência própria e algumas dicas da pediatra.

Editado por Quan Chi
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post

Medicamentos tens o infacol ou o coliprev mas fala primeiro com o pediatra.

Quando estiver calmo, é fazer as massagens tipo bicicleta e aquelas que acompanham o intestino sempre da direita para a esquerda.

Nos momentos de crise e em SOS, uma coisa que ajuda a soltar-lhe os gases é colocar um termómetro de ponta mole no rabo (idealmente no do bebé).

• Like 1
  • Haha 3

Compartilhar este post

Link para o post

Compra bebegel ou a marca que haja aí de clisteres para o bebé. Deita fora o gel, corta a parte que está fechada e usa a cânula para soltar os gases. É o melhor.

• Like 1
  • Concordo! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 50 minutos:

Colimil todos os dias, foi o que fez a maior diferença para nós. Mas há n produtos diferentes e que funcionam de forma muito diferente de bebé para bebé. Por exemplo o Biogaia resultou muito mal para a nossa.

Caso lhe deem algum suplemento de vitamina D, vejam com o pediatra qual deve ser porque alguns potenciam as cólicas. Notámos muita diferença quando mudámos para Vitade, já não me recordo qual é que usávamos antes.

Massagens tipo "bicicleta" quando se muda a fralda também ajudam. E pegar ao colo em modo "cadeirinha", com os joelhos do bebé bem para cima junto ao peito/barriga. Era muito habitual a miúda borrar-se sempre que eu lhe pegava dessa forma (a mãe não estava muito à vontade).

E não deixar demasiado tempo sem fazer cocó, 2-3 dias no máximo de acordo com o que disser o pediatra. Há uns géis (ex.: Bebegel) que são uma maravilha para soltar o presente.

Tudo isto são conselhos de amador com base em experiência própria e algumas dicas da pediatra.

Por acaso cocó ainda vai fazendo frequentemente, acho que é mesmo soltar os peidinhos que ele tem mais dificuldade. Acredito que ainda não esteja no ponto "mau" que muita gente se queixa, mas sinto que as crises estão a durar mais tempo agora e quero prevenir. Por acaso estamos a dar vitamina D mas aqui só encontrei da ddrops. Quero evitar pôr o termômetro no rabiosque sem perguntar á pediatra, mas talvez ligue e pergunte disso e do infacol.

Obrigado a todos!

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., há 6 horas:

Citação de Quan Chi, há 3 horas:

Isto é importante. Nada é 'universal'. É ter sorte e ver o que funciona. No meu caso ao inicio quis a opinião de um osteopata a nivel geral e ele acabou por ensinar algumas massagens. Eu não tinha muito jeito para a coisa, mas ele mal o osteopata mexia nele cagava-se todo.

Gostava também desta posição:

bebe-com-colica-09122019-768x509.jpg

Possivelmente porque lhe fazia alguma pressão na barriga.

Em relação à vitamina D, o mais usual é ser receitado o Vigantol, mas quando passamos para a VItaDê notamos melhoria. Na altura cheguei a encontrar um estudo que fazia a correlação entre o Vigantol e as cólicas mas vale o que vale. De relatos de outros pais a passagem do Vigantol para outro foi sempre positiva (nesse aspeto das colicas).

De resto, saquinho quente de sementes na barriga, piscina (quer pela aguam quentinha quer pela liberdade de movimentos deles), massagens. 

Tudo vai ajudar, nada vai ser milagroso. Acho q o que importa reter é isso.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Bashir, há 1 hora:

Em relação à vitamina D, o mais usual é ser receitado o Vigantol, mas quando passamos para a VItaDê notamos melhoria. Na altura cheguei a encontrar um estudo que fazia a correlação entre o Vigantol e as cólicas mas vale o que vale. De relatos de outros pais a passagem do Vigantol para outro foi sempre positiva (nesse aspeto das colicas).

Era esse, também mudámos de Vigantol para Vitade e a diferença doi notória.

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui vigantol não resultou, tentámos outra Vitamina D e também não resultou, só com Vitade notamos melhorias.

Outra coisa que resultou muito bem, foi o que o @smashing_pumpkin  referiu da canuca de bebegel cortada, era a melhor coisa para o ar sair.

Demos Infacol durante uns tempos e também funcionava bem.

Compartilhar este post

Link para o post

Ele está a tomar o Vigantol, mas so noto que faz cara feia, de resto nao tenho notado nada demais.

Compartilhar este post

Link para o post

Por aqui tirei Vigantol por Vitade, aliviou ligeiramente. Mas foi um filme nessa fase, 4 meses bem duros. Infacol, biogaia, alteração do suplemento (só com o Nan Total Conforto é que melhorou de forma superior), canula do bebegel para retirar os gases... Não é uma fase para recordar 😅

Compartilhar este post

Link para o post

Por aqui a que melhor resultou foi a Nancare. Todas as outras provocavam cólicas.

Na miúda que tem 2 meses, começamos logo com esta e para já 0 cólicas.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Sandes., Em 28/11/2023 at 06:00:

O bebé está a ser alimentado somente com leite materno? Se sim, antes de enveredares por medicamentos, convém que a tua mulher veja o que anda a comer de diferente. Muitas vezes, pequenas alterações na alimentação da mãe, têm consequências no trato intestinal dos bebés.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vaart10, há 13 minutos:

O bebé está a ser alimentado somente com leite materno? Se sim, antes de enveredares por medicamentos, convém que a tua mulher veja o que anda a comer de diferente. Muitas vezes, pequenas alterações na alimentação da mãe, têm consequências no trato intestinal dos bebés.

Sim, tem sido só leite materno! Devemos ter uma consulta com o nosso médico para breve e falaremos sobre isso, sem duvida. Já comprei o infacol mas por acaso esta noite até se passou bem antes de o usar, por isso deve ser só mind games do pirralho 😁

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, se é leite materno a mãe que evite couve e leguminosas, e também o chocolate. Depois também é ir vendo quando é que fica pior e o que é que a mãe comeu nesse dia.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 18 minutos:

Sim, se é leite materno a mãe que evite couve e leguminosas, e também o chocolate. Depois também é ir vendo quando é que fica pior e o que é que a mãe comeu nesse dia.

No caso do nosso segundo filho, conseguimos perceber o que lhe causava mal-estar através deste tipo de situação de tentativa-erro. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 26 minutos:

Mmmm nos realmente ultimamente tem sido um regabofe de chocolate cá em casa haha e andamos a comer sopa quase todas as noites durante um mês (a sogra estava cá e é a rotina dela)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...