Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mister Master

Infantário CMPT

Publicações recomendadas

Os meus de 4 e 2 anos viravam isso em 2 segundos.

Tive algo assim mas em torre ficava numa cadeira. Nem sabia que ainda havia coisas assim, já que isso era algo com 70anos.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dúvida sobre a licença. No site da SS refere "O pai tem direito a 28 dias de licença, seguidos ou alternados, de no mínimo de 7 dias, após o nascimento do bebé. Os primeiros 7 dias são seguidos e gozados imediatamente a seguir ao nascimento. Já os outros 21 têm de ser gozados nas 6 semanas (42 dias) após o nascimento."

Isso quer dizer que os 21 dias podem ser só úteis?

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TukTuk, há 51 minutos:

Uma dúvida sobre a licença. No site da SS refere "O pai tem direito a 28 dias de licença, seguidos ou alternados, de no mínimo de 7 dias, após o nascimento do bebé. Os primeiros 7 dias são seguidos e gozados imediatamente a seguir ao nascimento. Já os outros 21 têm de ser gozados nas 6 semanas (42 dias) após o nascimento."

Isso quer dizer que os 21 dias podem ser só úteis?

São sempre dias úteis. Tanto os 7 como os 21.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 37 minutos:

Obrigado! 🙂

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, Em 23/11/2023 at 10:30:

Torre de aprendizagem Step N Sit

Não me lembro onde comprámos, mas deixo aqui um link que encontrei no Google com imagens

5311581668616063-LG.jpg 

O meu pai fez uma para a minha filha. Usou uns degraus do Ikea e construiu uma estrutura por cima com bocados de madeira. Já tem anos e a miúda adora "ajudar" na cozinha.

Compartilhar este post

Link para o post

Adorava ser capaz de fazer uma m*rda dessas 😅

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma para o grupo das bronquiolites.

O que me incomoda é os sinais de alerta serem basicamente nenhuns exceto a tosse. Sendo que a própria pediatra referiu que a tosse pode aparecer por 1001 motivos diferentes e demora sempre a desaparecer.

Nos casos mais graves pode haver falta de ar, mas a miúda não tinha febre, nem estava abatida, nem com perda de apetite, e mesmo assim a pediatra mandou-nos para as urgências porque lá é que têm os equipamentos xpto...

Se sempre que ela tiver tosse nos mandarem para as urgências, estou bem f*dido.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de verY, há 34 minutos:

Adorava ser capaz de fazer uma m*rda dessas 😅

É fácil. Também fiz e o meu até só tem 3 parafusos que o 4 partiu (só para veres a minha qualidade de bricolage) e só com 3 aguentou bem este tempo todo. 

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 1 hora:

Mais uma para o grupo das bronquiolites.

O que me incomoda é os sinais de alerta serem basicamente nenhuns exceto a tosse. Sendo que a própria pediatra referiu que a tosse pode aparecer por 1001 motivos diferentes e demora sempre a desaparecer.

Nos casos mais graves pode haver falta de ar, mas a miúda não tinha febre, nem estava abatida, nem com perda de apetite, e mesmo assim a pediatra mandou-nos para as urgências porque lá é que têm os equipamentos xpto...

Se sempre que ela tiver tosse nos mandarem para as urgências, estou bem f*dido.

que equipamentos XPTO têm nas urgências? Numa bronquiolite ligeira-moderada não há evidência científica de benefício em usar as bombinhas nem sequer fazer RX indiscriminadamente, imensos casos acabam por ir às urgências e as recomendações para alta são apenas medidas sintomáticas e esperar que passe. Só em casos graves se acaba a fazer suporte ventilatório e hidratação endovenosa.

A tosse não é um sinal de alerta da bronquiolite, é um sintoma/sinal mais do que expectável nessa doença assim como ranho no nariz, nariz congestionado, febre baixa e de curta duração e diminuição do apetite.

Os sinais de alerta da bronquiolite são os seguintes:

- Febre alta: >39°C que não cede a paracetamol (confirmem que a dosagem é a correcta para o peso atual e diria para esperarem umas 2 tomas para ver como vai respondendo)

- Recusa alimentar (recusa mesmo, é normal mamar/comer menos porque como respiram pela boca por ter o nariz tapado e é muito incómodo durante a refeição)

- Falta de ar, tiragem costal/alejo nasal: "covinhas" nas costelas durante a respiração e batimento das asas do nariz, respectivamente. Tiragem subcostal (abaixo das últimas costelas) é relativamente comum nas ligeiras e por norma não se faz nada mas aí já recomendo observação médica just in case. Quanto mais costelas afectadas "para cima" no tórax, mais rápido devem ir à urgência. Alejo nasal é uma EMERGÊNCIA.

- Cianose (pele azulada) dos lábios e extremidades

- Prostração evidente/ar doente: é normal estarem um pouco abatidos porque estão doentes; se apesar de estar doente brinca ou dá atenção aos desenhos animados então é porque não tem prostração grave, provavelmente. Se não responde a estímulos, Urgência logo.

O tratamento da bronquiolite ligeira-moderada é apenas sintomático:

- Poifraccionamento de refeições (poucas quantidades e mais vezes ao dia)

- Hidratação sempre que possível

- Elevar a cabeceira da cama (o ranho do nariz "cai" na garganta e dá tosse irritativa e não deixa dormir), alivia também a tosse pelas secreções brônquicas

- Lavagem nasal com soro fisiológico [pôr a criança em posição sentada, uma seringa ± adaptador da Narizinhos e botar aquela m*rda pelo nariz acima com força crl para sair o ranho todo e desobstruir o nariz], esta é provavelmente a medida que mais os alivia.

- Paracetamol SOS se febre

As únicas bronquiolites ligeiras que devem ser observadas em Urgência são nos bebés com menos de 3 meses, prematuros e com patologia congénita pulmonar, cardíaca, neurológica etc etc.

Não conheço as vossas crianças nem o vosso contexto mas já vi TANTA criança na Urgência Pediátrica com bronquiolites ligeiras, com óptimo estado geral e cujos pais estão completamente exaustos de todas as horas de espera na sala e no final acabamos por literalmente não fazer nada porque é apenas a evolução natural da doença e damos alta com as recomendações que aqui escrevi, que nunca ninguém lhes ensinou.

Disclaimer isto não substitui observação médica etc etc blah blah mas espero que ainda vos safe de umas madrugadas no hospital

Editado por Apple
algumas alterações
  • Like 14

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Apple, há 1 hora:

que equipamentos XPTO têm nas urgências? Numa bronquiolite ligeira-moderada não há evidência científica de benefício em usar as bombinhas nem sequer fazer RX indiscriminadamente, imensos casos acabam por ir às urgências e as recomendações para alta são apenas medidas sintomáticas e esperar que passe. Só em casos graves se acaba a fazer suporte ventilatório e hidratação endovenosa.

A tosse não é um sinal de alerta da bronquiolite, é um sintoma/sinal mais do que expectável nessa doença assim como ranho no nariz, nariz congestionado, febre baixa e de curta duração e diminuição do apetite.

Os sinais de alerta da bronquiolite são os seguintes:

- Febre alta: >39°C que não cede a paracetamol (confirmem que a dosagem é a correcta para o peso atual e diria para esperarem umas 2 tomas para ver como vai respondendo)

- Recusa alimentar (recusa mesmo, é normal mamar/comer menos porque como respiram pela boca por ter o nariz tapado e é muito incómodo durante a refeição)

- Falta de ar, tiragem costal/alejo nasal: "covinhas" nas costelas durante a respiração e batimento das asas do nariz, respectivamente. Tiragem subcostal (abaixo das últimas costelas) é relativamente comum nas ligeiras e por norma não se faz nada mas aí já recomendo observação médica just in case. Quanto mais costelas afectadas "para cima" no tórax, mais rápido devem ir à urgência. Alejo nasal é uma EMERGÊNCIA.

- Cianose (pele azulada) dos lábios e extremidades

- Prostração evidente/ar doente: é normal estarem um pouco abatidos porque estão doentes; se apesar de estar doente brinca ou dá atenção aos desenhos animados então é porque não tem prostração grave, provavelmente. Se não responde a estímulos, Urgência logo.

O tratamento da bronquiolite ligeira-moderada é apenas sintomático:

- Poifraccionamento de refeições (poucas quantidades e mais vezes ao dia)

- Hidratação sempre que possível

- Elevar a cabeceira da cama (o ranho do nariz "cai" na garganta e dá tosse irritativa e não deixa dormir), alivia também a tosse pelas secreções brônquicas

- Lavagem nasal com soro fisiológico [pôr a criança em posição sentada, uma seringa ± adaptador da Narizinhos e botar aquela m*rda pelo nariz acima com força crl para sair o ranho todo e desobstruir o nariz], esta é provavelmente a medida que mais os alivia.

- Paracetamol SOS se febre

As únicas bronquiolites ligeiras que devem ser observadas em Urgência são nos bebés com menos de 3 meses, prematuros e com patologia congénita pulmonar, cardíaca, neurológica etc etc.

Não conheço as vossas crianças nem o vosso contexto mas já vi TANTA criança na Urgência Pediátrica com bronquiolites ligeiras, com óptimo estado geral e cujos pais estão completamente exaustos de todas as horas de espera na sala e no final acabamos por literalmente não fazer nada porque é apenas a evolução natural da doença e damos alta com as recomendações que aqui escrevi, que nunca ninguém lhes ensinou.

Disclaimer isto não substitui observação médica etc etc blah blah mas espero que ainda vos safe de umas madrugadas no hospital

Muito obrigado pelo teu post fantástico.

A pediatra mandou ir para as urgências porque lá é que têm equipamento para medir a saturação de oxigénio, para nos ensinarem a fazer a lavagem nasal, e para fazer o Ventilan com "bomba de asma" + adaptador da boca e nariz. Não fizeram raio X.

Mas de facto a sensação com que fico de um ponto de vista completamente ignorante e inexperiente (é o primeiro filho e foi a primeira vez que fui às urgências) é que não fui ao hospital fazer nada que não me pudesse ter sido indicado na consulta anterior pela pediatra ou até por telefone, com a agravante de ter levado a miúda para um ambiente de doenças respiratórias, e ainda contribuir para o engarrafamento nas urgências.

O que nos foi receitado foi o Ventilan em bomba durante 7 dias (1 dia 6-6 horas + 3 dias 8-8 + 3 dias 12-12) + lavagem nasal com soro fisiológico, que temos feito bastante mas ultimamente parece já quase nem sair ranho + 2 gotas de Neo-Sinefrina para as secreções, sem periodicidade recomendada, que temos feito 1 ou 2 vezes por dia.

O que me causa alguma ansiedade é saber que à mínima merdinha (ex.: temperatura retal 38,0°C) a creche chama a mãe, com impacto significativo em termos profissionais, e agora também a sensação de que ao mínimo sintoma de qualquer coisa nos mandam para as urgências.

Editado por Quan Chi

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Quan Chi, há 1 hora:

O que me causa alguma ansiedade é saber que à mínima merdinha (ex.: temperatura retal 38,0°C) a creche chama a mãe

E fazem eles muito bem, não o fazer seria negligenciar todas as outras crianças que lá estão e expôs-las ao contágio.

Faz parte de ter filhos.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 7 horas:

Já não é assim. São dias de calendário agora.

@TukTuk, o que podes fazer é separar esses 21 dias em vários blocos. No site da SS dizem que esses dias têm de ser tirados em blocos de pelo menos 7. Portanto, imaginando que começam a uma segunda, podes colocar o primeiro bloco a acabar na sexta da semana seguinte (12 dias) e o segundo bloco a começar na segunda feira da semana seguinte.

Com sorte nas datas, feriados, etc. com os 28 dias de calendário (mais os 7 extra) consegues tirar um mês e meio.

Só tens de ter em atenção que, ao contrário do salário, a licença da SS divide o valor mensal por todos os dias da semana, incluindo fds. Portanto, se usares esta forma de gerir o calendario e interromperes a licença ao sábado e/ou domingo, vais receber menos.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lurker, há 34 minutos:

@TukTuk, o que podes fazer é separar esses 21 dias em vários blocos. No site da SS dizem que esses dias têm de ser tirados em blocos de pelo menos 7. Portanto, imaginando que começam a uma segunda, podes colocar o primeiro bloco a acabar na sexta da semana seguinte (12 dias) e o segundo bloco a começar na segunda feira da semana seguinte.

Com sorte nas datas, feriados, etc. com os 28 dias de calendário (mais os 7 extra) consegues tirar um mês e meio.

Só tens de ter em atenção que, ao contrário do salário, a licença da SS divide o valor mensal por todos os dias da semana, incluindo fds. Portanto, se usares esta forma de gerir o calendario e interromperes a licença ao sábado e/ou domingo, vais receber menos.

Obrigado pela correcção, não me tinha apercebido que já não eram dias úteis.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lurker, há 55 minutos:

Muito obrigado!! Falta pouco mais de 1 mês para as 40 semanas e é altura de pensar em algumas destas coisas 😃

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TukTuk, há 2 minutos:

Muito obrigado!! Falta pouco mais de 1 mês para as 40 semanas e é altura de pensar em algumas destas coisas 😃

Quando fores á SS após o nascimento dele, eles explicam tudo bem. 

O registo dele, podes fazer online, nao precisas fazer no hospital.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de TukTuk, há 33 minutos:

Muita força nisso e boa sorte!

Estas últimas semanas são do caraças. Parece que ficamos com a vida em stand by. Aproveita para abastecer a despensa, o congelador e poupar para Uber Eats 😁

A propósito de Uber Eats, eles estão com uma promo de 1 mês de Uber One de borla. Espera que a criança nasça e aproveita se puderes. Eu tenho vergonha de dizer quantas vezes mandei vir comida no primeiro mês mesmo com refeições dos avós congeladas...

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lurker, há 1 hora:

Muita força nisso e boa sorte!

Estas últimas semanas são do caraças. Parece que ficamos com a vida em stand by. Aproveita para abastecer a despensa, o congelador e poupar para Uber Eats 😁

A propósito de Uber Eats, eles estão com uma promo de 1 mês de Uber One de borla. Espera que a criança nasça e aproveita se puderes. Eu tenho vergonha de dizer quantas vezes mandei vir comida no primeiro mês mesmo com refeições dos avós congeladas...

Já tenho uma segunda arca congeladora na arrecadação e acho que vou começar a abastecer 😅

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Lurker, há 2 horas:

Quando mudou?

A última nasceu em Abril do ano passado e eu ainda meti 25 dias úteis e não dias de calendário.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, há 1 hora:

Quando fores á SS após o nascimento dele, eles explicam tudo bem. 

O registo dele, podes fazer online, nao precisas fazer no hospital.

Também podes fazer o pedido de licença online na SS direta.

É bastante simples.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 15 minutos:

Quando mudou?

A última nasceu em Abril do ano passado e eu ainda meti 25 dias úteis e não dias de calendário.

O meu nasceu agora em novembro e foram seguidos, já não há úteis.

Citação de Frank, há 10 minutos:

Também podes fazer o pedido de licença online na SS direta.

É bastante simples.

No meu caso não deu, porque a Maria vai ficar 4 meses e eu 2, e ela disse que tinha mesmo de me dirigir lá, senão não ia conseguir fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Vision, há 7 minutos:

O meu nasceu agora em novembro e foram seguidos, já não há úteis.

Devem ter mudado em 2023, que foi quando passaram de 25 para 28 dias para o pai.

Se assim for, e se percebi bem, aumentaram o número de dias no papel mas na prática o pai acaba por gozar menos dias do que quando eram dias úteis 🙄

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Ego Sum, há 3 horas:

E fazem eles muito bem, não o fazer seria negligenciar todas as outras crianças que lá estão e expôs-las ao contágio.

Faz parte de ter filhos.

A pediatra dela e o Hospital da Luz discordam (do ponto específico dos 38,0º). https://www.hospitaldaluz.pt/pt/dicionario-de-saude/febre-criancas-que-significa

image.png.2029c2677584e5d0994acded776c33b2.png

Claro que concordo que a creche tem que fazer tudo o necessário para proteger a saúde de todas as crianças. Só fiquei frustrado por mandarem a miúda para casa aos 38,0ºC, a miúda ficar ali nos 37-9-38,1 (retal) sem qualquer medicação e toda bem disposta, e depois no dia seguinte acontece outra vez, e no seguinte outra vez.

Mas pronto, ficar frustrado também faz parte de ser pai. Já passou.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...