Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mica

[Guia] Hardware

Publicações recomendadas

Eu esperava é pelas GPU e CPU da AMD, mas não faço ideia quando estão previstas sair. Nem que seja só para ver a relação qualidade/preço, porque o Ryzen 5 3600 por exemplo, por menos de 200€ que foi o que eu arranjei é excelente.

Btw, water cooling meeeeh. Not a fan. Literally. 😂

Editado por Claudiojp

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do que queres fazer com o PC, mas em Desktop o i7 e o Ryzen 7 são um bocado overkill. E quando um Ryzen 5 de uma determinada série fica obsoleto, o Ryzen 7 da mesma geração também fica. Pelo meio, uma diferença de 100€ ou 150€.

Quanto a ti não sei, mas se é para gaming, Ryzen 5 3600 ou ver o que estes 5600 realmente valem.

Nos portáteis já não digo o mesmo, pois tendencialmente a capacidade de processamento desce imenso e por vezes arranja-se um i7 com o mesmo TDP de um i5, mas com bastante mais performance.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Azevedo, há 14 horas:

Boas pessoal.

Qual a vossa opiniao desta build?

pppp.png

metia mais ram, tipo se cortares ai no cpu, water cooling e tal, que n compensa muito, por esse preço deves poder meter um dos novos até, mas se meteres o 3600(X) por exemplo que é quase igual a esse, sobra-te suficiente para meteres 32GBs de ram.

Compartilhar este post

Link para o post

O PC é essencialmente para gaming. Acontece que não percebo muito sobre componentes... 

Então, na vossa opinião quais componentes trocavam e porquê?

Obrigado desde ja pela ajuda!

Compartilhar este post

Link para o post

Se é para gaming, começava logo por arrumar com o Ryzen 7 em detrimento de um Ryzen 5 e usava esse dinheiro para meter um disco de 1TB, hoje em dias os jogos são sanguessugas.

Trocava o water cooling por um bom Hyper 212 Evo, a versão mais recente é muito bacana e bonita.

Não tenho opinião formada sobre a RTX3070, mas concerteza será uma excelente placa gráfica.

De resto, nada a apontar. Sobre os 32GB de RAM, para gaming não vale a pena, sinceramente.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Se é para gaming, começava logo por arrumar com o Ryzen 7 em detrimento de um Ryzen 5 e usava esse dinheiro para meter um disco de 1TB, hoje em dias os jogos são sanguessugas.

Trocava o water cooling por um bom Hyper 212 Evo, a versão mais recente é muito bacana e bonita.

Não tenho opinião formada sobre a RTX3070, mas concerteza será uma excelente placa gráfica.

De resto, nada a apontar. Sobre os 32GB de RAM, para gaming não vale a pena, sinceramente.

Epa ya, eu tou a pensar no meu caso, que tenho sempre browser com 40 tabs abertas, fora skypes, discords e essas m*rda, e as vezes varios jogos ao mesmo tempo. Normalmente ja ando ali perto dos 16.

Já refiz o setup, tendo em consideração mais umas m*rda, depois meto aí.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 1 minuto:

Epa ya, eu tou a pensar no meu caso, que tenho sempre browser com 40 tabs abertas, fora skypes, discords e essas m*rda, e as vezes varios jogos ao mesmo tempo. Normalmente ja ando ali perto dos 16.

Já refiz o setup, tendo em consideração mais umas m*rda, depois meto aí.

Ok, 40 tabs no Chrome mais um jogo aberto acredito, agora eu quando atualizei o meu setup andei a fazer a experiência para ver quanta RAM era consumida nos meus jogos mais exigentes e o vencedor foi o Rust, com tudo no máximo, que fez com que tivesse 11GB de RAM usados. GTAV por exemplo, Ultra settings, ficou-se pelos 10GB. Para uso profissional sim, 32GB é o alvo.

Compartilhar este post

Link para o post

Também sou da opinião que para um pc gaming 16GB chega e sobra. Para edição e outro tipo de software mais pesado já dá mais jeito. Até podes pensar em comprar 32GB para ficares servido num futuro upgrade mas tens o problema da velocidade que possivelmente fica ultrapassada.

Além disso num pc gaming faz mais sentido gastar mais orçamento na gpu do que no processador. Com o dinheiro que poupas na RAM já consegues uma gpu melhor. 

Editado por vidz

Compartilhar este post

Link para o post

https://pcpartpicker.com/list/vZYF8J

Ta assim, mas GPU posso mudar quando sairem os novos da amd. E já ta caro demais até.

Mudei a MB porque depois o socket vai mudar na proxima gen de cpus, nao vale a pena investir numa coisa a longo prazo, e assim meto esse dinheiro num cpu com arquitetura mais recente, que em principio os ganhos por causa da reduçao de latencia serão significativos ainda, e porque assim nao quero mudar tao cedo como pensava antes, este deve-se aguentar mais tempo.

Compartilhar este post

Link para o post

A cena porreira das B550 é suportarem SSD PCIe 4.0. São SSDs que conseguem coisas loucas como 5 a 7GB/s tanto de leitura como escrita. Daqui a um ou dois anos vão ser uma pechincha e com essas velocidades praticamente deixa de haver problemas relacionados com falta de RAM ou assim, todo o bottleneck irá para a GPU e processador.

Acho que faz sentido apostar nas B550. Com sorte, ainda apanhas a 6th gen da AMD, penso que houve uma série de chipsets que conseguiu 3 gerações com update de BIOS.

Eu comprei uma B550, aliás foi a primeira peça que adicionei ao carrinho.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 24 minutos:

A cena porreira das B550 é suportarem SSD PCIe 4.0. São SSDs que conseguem coisas loucas como 5 a 7GB/s tanto de leitura como escrita. Daqui a um ou dois anos vão ser uma pechincha e com essas velocidades praticamente deixa de haver problemas relacionados com falta de RAM ou assim, todo o bottleneck irá para a GPU e processador.

Acho que faz sentido apostar nas B550. Com sorte, ainda apanhas a 6th gen da AMD, penso que houve uma série de chipsets que conseguiu 3 gerações com update de BIOS.

Eu comprei uma B550, aliás foi a primeira peça que adicionei ao carrinho.

As 450 ainda suportam com o tal update, a cena é que eu nao quero mini-atx, e epa acresce logo bastante o preço, nem tinha noçao disso. Essa 550 parece que suprime as necessidades, tipo wireless, 3200 de ram, m.2 no disco, etc, 3rd gen amd. O disco para usar o pci express 4.0 tem que ser alguma coisa em especial ou esse serve?

Edit: ja vi, sao aqueles PRO e o crl que custam logo o dobro. Para já vou folgar.

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, há 5 minutos:

As 450 ainda suportam com o tal update, a cena é que eu nao quero mini-atx, e epa acresce logo bastante o preço, nem tinha noçao disso. Essa 550 parece que suprime as necessidades, tipo wireless, 3200 de ram, m.2 no disco, etc, 3rd gen amd. O disco para usar o pci express 4.0 tem que ser alguma coisa em especial ou esse serve?

Tem que ser mesmo um disco PCIe 4.0. Neste momento ainda são caros.

A minha é ATX, é uma MSI B550-A Pro. Custou praí 120€, mas não tem wireless. Também não gosto de micro ATX.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, Agora:

Tem que ser mesmo um disco PCIe 4.0. Neste momento ainda são caros.

A minha é ATX, é uma MSI B550-A Pro. Custou praí 120€, mas não tem wireless. Também não gosto de micro ATX.

Eu quando montei o que tenho agora, que aproveitei a MB e CPU que já tinha, epa tive que desmontar tudo quando foi a hora de montar a grafica e tava a ver que não conseguia metê-la lá com o resto das peças, f*da-se.

Compartilhar este post

Link para o post

A idéia é jogar essencialmente Call of Duty e depois um ou outro jogo tipo cyberpunk, etc. Com a build que mostrei gastaria mais ou menos uns 1400€. Acham que por menos conseguia montar um PC sem ter que daqui a um ano voltar a gastar dinheiro? Têm  alguma sugestão de componentes?

Desculpem la estar a ser chato mas não percebo nada disto lol

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Azevedo, há 7 minutos:

A idéia é jogar essencialmente Call of Duty e depois um ou outro jogo tipo cyberpunk, etc. Com a build que mostrei gastaria mais ou menos uns 1400€. Acham que por menos conseguia montar um PC sem ter que daqui a um ano voltar a gastar dinheiro? Têm  alguma sugestão de componentes?

Desculpem la estar a ser chato mas não percebo nada disto lol

Vê o que eu meti aí, se n precisares de 32GBs de ram, podes meter uma gráfica melhor ainda, provavelmente ja das novas. O CPU diria que é a melhor opção para esse budget, board se n precisares de wifi, ainda consegues poupar mais aí também. Portanto 1400 dá perfeitamente para teres um pc rijo, até menos dinheiro, mas quem percebe mais disso pode-te aconselhar melhor que eu.

MAS, espera pelas reviews a serio do cpu, e pelas novas gpu da amd que devem sair este mês uns benchmarks, e depois decides.

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post

https://www.guru3d.com/

Reviews dos novos Ryzen.

tl;dr: wtf AMD, tornaste as coisas tão cringe para a Intel

E sim, o Ryzen 5 5600X vale os 100€ a mais em relação ao Ryzen 5 3600. Que bomba fds

___

Se se confirmar que as novas gráficas AMD batem-se bem de frente com as da nVidia, mesmo a RTX3090, então aquela Lisa Su merecia aparecer na capa da Time. Checou lá e a AMD estava quase na bancarrota, com CPUs a gastar 200W e com menos performance que um i5. A evolução da AMD tem sido absolutamente extraordinária, e eu, como antigo fanboy hardcore da ATI/AMD dos anos 2000, fico feliz com esta m*rda.

Editado por Mica
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 16 minutos:

https://www.guru3d.com/

Reviews dos novos Ryzen.

tl;dr: wtf AMD, tornaste as coisas tão cringe para a Intel

E sim, o Ryzen 5 5600X vale os 100€ a mais em relação ao Ryzen 5 3600. Que bomba fds

___

Se se confirmar que as novas gráficas AMD batem-se bem de frente com as da nVidia, mesmo a RTX3090, então aquela Lisa Su merecia aparecer na capa da Time. Checou lá e a AMD estava quase na bancarrota, com CPUs a gastar 200W e com menos performance que um i5. A evolução da AMD tem sido absolutamente extraordinária, e eu, como antigo fanboy hardcore da ATI/AMD dos anos 2000, fico feliz com esta m*rda.

Na verdade são quase mais 150€ por causa do cooler e isso, mas parece que sim, compensa. Uma alteração tão "simples" e que fez uma diferença gigante, faz-me alguma confusão porque não fizeram logo assim ou pelo menos uma POC disso.

Ah, não foi a única alteração, se clahar testaram mas com o modelo antigo n funcionava tao bem.

Em relaç~ºao às gpus, tudo indica que sim, será para cascar nas geforce valentes, a cena é que essas ficam logo fora de orçamento de uma pessoa normal. Isto tendo em conta o pouco que li e os benchmarks que vi deles (podem ser biased, mas mostra a intençao).

Editado por lastdance

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Azevedo, há 1 hora:

Acham que os componentes da ps5 conseguem ombrear com um PC?

Claro que sim, enquanto a PS5 é nova até pode dar coça a um PC de média gama, mas depois saem componentes novos e a PS5 ficará sempre igual.

Isso nunca foi um problema para quem gosta de consolas. Podes ver as coisas por outra perspetiva. O jogo que dava bem irá dar sempre bem. Em PC, com atualizações do Windows e assim, não é muito difícil um jogo ficar muito diferente ou até deixar de dar.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 minuto:

Claro que sim, enquanto a PS5 é nova até pode dar coça a um PC de média gama, mas depois saem componentes novos e a PS5 ficará sempre igual.

Isso nunca foi um problema para quem gosta de consolas. Podes ver as coisas por outra perspetiva. O jogo que dava bem irá dar sempre bem. Em PC, com atualizações do Windows e assim, não é muito difícil um jogo ficar muito diferente ou até deixar de dar.

A minha maior duvida é essa: se valera a pena dar tanto dinheiro por um PC quando tenho a consola por 400 euros. Sei que para jogos tipo CoD o pc nem se compara a uma consola mas na verdade jogo CoD na ps4 e divirto me na mesma

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Azevedo, há 11 minutos:

A minha maior duvida é essa: se valera a pena dar tanto dinheiro por um PC quando tenho a consola por 400 euros. Sei que para jogos tipo CoD o pc nem se compara a uma consola mas na verdade jogo CoD na ps4 e divirto me na mesma

Se te vês num sofá a jogar e gostas dos jogos que saem para a PS5 ou XBox, porque não? São mais caros acho eu, mas se queres um PC só para jogar, talvez faça sentido.

E uma coisa é certa, uma PS5 bem estimada pode ser usada agora, daqui a 5 anos e daqui a 20. Tenho uma NES que o meu pai me trouxe da Alemanha em 1990 e de vez em quando ainda a ligo. E se tivesse uma Playstation original viciava fácil no Gran Turismo 2.

Editado por Mica
  • Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Mica, há 1 hora:

Se te vês num sofá a jogar e gostas dos jogos que saem para a PS5 ou XBox, porque não? São mais caros acho eu, mas se queres um PC só para jogar, talvez faça sentido.

E uma coisa é certa, uma PS5 bem estimada pode ser usada agora, daqui a 5 anos e daqui a 20. Tenho uma NES que o meu pai me trouxe da Alemanha em 1990 e de vez em quando ainda a ligo. E se tivesse uma Playstation original viciava fácil no Gran Turismo 2.

Desculpem se ja começo a fugir do objetivo do topico! Mas que acham deste monitor para jogar com a PS5?

Compartilhar este post

Link para o post

https://pcpartpicker.com/list/Bk7LPV

mudei a ram para 3600 e essa é mais barata até. Pelo que vi o CL18 em 3600 é basicamente o mesmo que CL16 em 3200.

Diria que só falta decidir a gráfica, confirmar o suporte da motherboard para o 5600x (deve ser em janeiro) e confirmar o cooler do cpu.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de lastdance, Em 07/11/2020 at 12:03:

https://pcpartpicker.com/list/Bk7LPV

mudei a ram para 3600 e essa é mais barata até. Pelo que vi o CL18 em 3600 é basicamente o mesmo que CL16 em 3200.

Diria que só falta decidir a gráfica, confirmar o suporte da motherboard para o 5600x (deve ser em janeiro) e confirmar o cooler do cpu.

Sim, é praticamente a mesma coisa.

O melhor para um AMD até é um bom kit 3200, idealmente CL14, mas custam muito mais e o ganho de performance é de 2 ou 3% a correr bem, por isso é esquecer. Tenho 2x8GB 3200MHz CL16 e estou muito satisfeito, mas também não te sei dizer a diferença que isso tem em relação ao meu PC antigo. A CPU e a GPU é que fazem realmente a diferença.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...