Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghelthon

Tópico Oficial de Linux & Software open source

Publicações recomendadas

Ah,

Volta a correr a instalação. No ecrã onde escolhes a partição vai a "Mais uma coisa". Vais ver lá a partição de 15GB e provavelmente uma de 3GB (ou 2GB) onde diz "swap". Se vires esta última, pega apenas na de 15GB, formata como ext4 e escolhe o ponto de montagem "/", se não existir nenhuma partição de swap, elimina a de 15GB, cria uma de 3GB para ser usada como swap e o resto dos 12GB usas como ext4 com ponto de montagem "/". De seguida prossegue com a instalação.

Aviso já, que se isso deu erro a instalar o SO pode não ter ficado bem na pen, recomendo sacar outra ISO e instalá-la com o Rufus na pen,

Compartilhar este post

Link para o post

Na virtual box instalou super bem, sem crises. Não sei se é pelo facto de estar a fazer dual boot ou não que deu erro desta vez.

Entretanto voltei a formatar a PEN, voltei a meter no Rufus com todo o cuidado do mundo e vou tentar mais logo essa dica.

Editado por Doce

Compartilhar este post

Link para o post

não é possivel instalar o GRUB

bah. desisto.

Compartilhar este post

Link para o post

Já saiu o Elementary OS.

Editado por Trenza

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, podiam dar os créditos a esta página ao menos, os conselhos são precisamente os mesmos...

E não deram o conselho mais importante, que é desinstalar o Midori e instalar o Firefox, o Midori ainda está muito fraquinho.

Eu já tinha a beta2 e nem se notou a atualização para a versão final, foi muito subtil.

Para já nota negativa para a barra de topo que perde a transparência frequentemente, de resto está tudo cinco estrelas...

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca tentei, mas pesquisei agora mesmo e parece que ainda não funciona no 0.3.

É uma das coisas que me vai interessar, por acaso, se o painel continuar a ficar preto com frequência. Com a janela maximizada até faz sentido, mas assim não.

Compartilhar este post

Link para o post

Suponho que esse vídeo me responda, mas só para confirmar: dá para meter o sistema em Português depois de instalar o Freya, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Sim. Definições do Sistema > Idioma e Região.

Rain Dog, algumas tweaks já não funcionam no Freya, mas o SO em versão final saiu ontem e por isso em breve devem aparecer outros métodos.

Btw já descobri qual era o problema com a minha placa gráfica, pus "preferir melhor desempenho" e o ambiente gráfico nunca mais crashou. Eu tenho uma 820M, que é bastante reles apesar de atual, mas corre o CS: GO com gráficos médios e 1366x768 de resolução com 60 fps, o que eu acho incrível. É uma prova da maturidade do Linux e também dos drivers da nVidia. Julgo que o mesmo não se pode dizer da AMD, pessoalmente não recomendo muito AMD com Linux.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a ter alguns problemas para instalar o Elementary Os... :estrelas:

initramfs unable to find a medium containing

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre que te der algum erro no Ubuntu ou derivados (como o eOS), faz copy paste do erro no Google e em 90% dos casos há um tópico sobre isso num fórum do Ubuntu com imensas soluções. Neste caso é este: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1850520

Também sou um aprendiz e acredita que muitas vezes o que me salva a vida são eles, porque há imensas situações com que me deparo que não faço ideia qual possa ser a solução. No teu caso parece ser problemas com o controlador SATA, mas vê lá as sugestões.

Compartilhar este post

Link para o post

O GRUB deve ser instalado no mesmo sítio do Mint, certo? Ou na swap?

Isso tá na cara, pelo resultado do comando, o seu Ubuntu está instalado no disco /dev/sdb e você quer instalar o Grub na /dev/sda, nela nem tem o Window$.

Faça assim, inicie a instalação do Ubuntu novamente, vá no particionamento avançado e defina as partições raiz e swap no disco /dev/sdb, e lá em baixo, tem uma caixa de texto perguntando onde instalar o Grub, selecione no disco /dev/sdb, ou seja tem o Ubuntu instalado, siga esses passos, lembrando que seu Ubuntu está na /dev/sdb

Achei isto, a ver se testo amanhã. Desde que não estrague o boot do W7 vou andando à porrada com o Mint. Quero mesmo ter esta porra no pc.

Compartilhar este post

Link para o post

Na swap não, a partição swap é uma partição especial só para o ficheiro de paginação.

O GRUB não fica em nenhuma partição mas sim na raiz no disco, ou seja em /dev/sda, /dev/sdb, /dev/sdx....etc., não pode ficar em /dev/sda1, /dev/sda2, /dev/sdb1, isso sim são as partições. No Windows por acaso é isso que acontece, mas com o GRUB não funciona assim.

Compartilhar este post

Link para o post

Captura_de_ecr_de_2015_04_13_15_23_52.png

Talvez falte uma coisa ou outra mas no geral já tenho tudo o que preciso tanto para trabalho como para entretenimento, e pela 1ª vez na história dos meus PCs principais, não há uma única partição FAT/NTFS, tenho neste momento tudo EXT4 e nem um resíduo do Windows. Kudos para a Canonical que conseguiu desenvolver um Sistema Operativo de enorme qualidade e talvez o primeiro Linux com capacidades reais de combater o Windows em todos os níveis. Depois era só pegar nisso e fazer outro ambiente mais apelativo, que basicamente foi o que a equipa do elementaryOS fez.

Mais logo ou amanhã vou postar uma lista de coisas a fazer depois de instalar o elementaryOS, mais completa que o vídeo que o Trenza postou. Basicamente é uma lista de programas e alterações que tornam a migração do Windows para o Linux mais simples, sem necessidade de adaptação a outro software.

Compartilhar este post

Link para o post

JTNAzxJ.png

Também já tenho tudo operacional.

Office Suite: Libreoffice

Browser: Chrome e Midori (achei interessante, mas como disse o Mica está pouco desenvolvido)

Visualizador de vídeo: VLC

Cliente torrent: Deluge

Outros: Skype, Steam, Clip Grab e pouco mais.

Compartilhar este post

Link para o post

Na swap não, a partição swap é uma partição especial só para o ficheiro de paginação.

O GRUB não fica em nenhuma partição mas sim na raiz no disco, ou seja em /dev/sda, /dev/sdb, /dev/sdx....etc., não pode ficar em /dev/sda1, /dev/sda2, /dev/sdb1, isso sim são as partições. No Windows por acaso é isso que acontece, mas com o GRUB não funciona assim.

Tipo, se a partição onde vou instalar for, por exemplo: /dev/sda1

então o GRUB tem que ser instalado em /dev/sda, certo?

Se calhar é daqui que vem o erro ao instalar.

Compartilhar este post

Link para o post

@Doce, exatamente. sda é o teu disco, sda1 é uma das suas partições.

@Trenza, bonito e simples :) Já tirei algumas coisas ao meu conky, nomeadamente o relógio porque é redundante (já tem um em cima), precisamente porque prefiro simplicidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre que te der algum erro no Ubuntu ou derivados (como o eOS), faz copy paste do erro no Google e em 90% dos casos há um tópico sobre isso num fórum do Ubuntu com imensas soluções. Neste caso é este: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1850520

Também sou um aprendiz e acredita que muitas vezes o que me salva a vida são eles, porque há imensas situações com que me deparo que não faço ideia qual possa ser a solução. No teu caso parece ser problemas com o controlador SATA, mas vê lá as sugestões.

A dificuldade está em aceder á bios :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Quais são as vantagens do ElementaryOS em relação ao windows? Por exemplo, no meu caso que só uso o pc para ir à net, jogar FM e trabalhar (office e programar).

Compartilhar este post

Link para o post

Desempenho. Cheguei a um ponto em que disse "Ah, isto é que é um Core i5 com 6GB de RAM?".

@Bashir, tecla ESC, F2, F10 ou DEL. Uma destas deve levar-te lá :)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tento todas e nunca dá. Vou montar o fixo, acabei de chegar a casa e ja digo algo.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive que instalar uma ceninha para flashar a BIOS, desde que meti o Windows 8 que não me deixa aceder pelo f2, delete, anything.

Não tenho nenhuma opção para mudar de o Sata Controller de IDE para AHC na Bios, e isto continua a não dar.

Fiz isto e também não resolveu nada.

Bela m*rda, assim não é fácil uma pessoa largar o Windows x,x

Compartilhar este post

Link para o post

elementaryOS 0.3 "Freya" - Guia

Antes de mais, quero reforçar que muitos dos programas que vou indicar são de gosto pessoal e provavelmente existem melhores soluções no mercado, tanto conhecidas por vocês como não. Também não me responsabilizo se alguma coisa der para o torto, mas vou até ao fim para vos ajudar se alguma coisa de errado acontecer.

Bem, vou fazer um pequeno guia sobre instalação e personalização do elementaryOS 0.3, para que fique num nível que faça esquecer o Windows com bastante facilidade.

1. Análise do estado de arte do PC

O mais importante de tudo é saber em que estado se encontra o PC, assim como as suas caraterísticas. Para uma experiência ótima com o elementaryOS, recomendo:

Processador Dual Core

1GB de memória RAM

40GB de disco

Se o vosso computador não atinge esses requisitos, recomendo a instalação do Lubuntu, versão 32 bits preferencialmente.

Uma vez definidos os requisitos, convém saber em que estado está o nosso computador. É preciso saber responder às seguintes perguntas: (para quem não tem Windows e quer formatar todo o disco, pode passar à frente)

> Quantas partições tem o meu disco?

> Qual partição não me importaria de perder?

> Não queria perder nenhuma partição, mas e então como vou instalar o elementaryOS ao lado do Windows?

Se não te importas de perder uma partição em particular, desde que tenha pelo menos 40GB, então instalamos o elementaryOS aí. Se precisas de todas elas, mas há uma que podes "emagrecer", ie. que tem algum espaço disponível que podes usar para o Linux, então podes usar um utilitário do Windows chamado "diskmgmt.msc". Para tal, vais a Iniciar>Executar, digitas diskmgmt.msc e entretanto abrirá uma janela com informações sobre os teus discos. Clicas com o botão direito sobre a partição que pretendes emagrecer e de seguida clicas em "Reduzir Volume...", ou "Shrink Volume". Introduzes a quantidade de espaço a reduzir (recomendo 40000MB no mínimo) e voilá, tens uma nova partição no disco que podes usar para o teu Linux. Está na hora de:

> Fazer o download da imagem do elementaryOS 0.3 de 64 bits (a não ser que tenhas menos de 2GB de memória, aí recomendo a de 32 bits);

> O Rufus ou outro utilitário para colocar a imagem do elementaryOS numa pendrive

> ...ou então gravar a imagem num DVD.

Posto isto, vamos para a instalação:

2. Instalação

A instalação é super simples, ainda mais do que a instalação do Windows, mas vamos complicar um bocado as coisas porque o que vos vou recomendar pode muito bem vos salvar os dados e facilitar a vida no futuro.

Primeiro, vão-se deparar com um ecrã para escolher a língua. Quando eu tinha a mania que era geek punha sempre Inglês mas fdx, sou Português portanto quero o Sistema Operativo no meu idioma, Após isso é recomendado que se liguem à internet para fazer o download de updates enquanto instalam. Recomendo também que instalem software de terceiros para poderem reproduzir músicas e isso, assim já ficam com os codecs.

E agora, a parte mais importante: a formatação do disco ou escolha da partição. Neste ecrã recomendo que optem pela opção "Mais uma coisa". Aqui serão listados todos as partições que a vossa máquina tem, vejam bem quais são as partições em que podem mexer e quais não podem mexer, se tẽm dúvidas cancelem, voltem ao Windows e vejam o tamanho da partições que não querem mexer.

Ok, já identificaram a partição que querem usar para o Linux? Então está na hora de a dividir em 3:

> Uma partição para o swap, convém que seja do mesmo tamanho da vossa memória RAM, ou seja, se têm 1GB de RAM, escolham 1024MB como espaço para esta partição, se têm 4GB, escolham 4096, e por aí fora. Eu aqui vou escolher 2048MB. Esta pic é do Ubuntu mas no elementaryOS o ecrã é igual, se não for avisem-me por favor.

Captura_de_ecr_de_2015_04_13_23_35_14.png

> De seguida vem a partição da /, que é a partição onde os ficheiros do sistema vão estar. Só com alguma imaginação é que conseguem ocupar mais de 50 ou 60GB nesta partição, por isso dêem um pouco menos a esta partição e um pouco mais à partição /home que vou falar de seguida. Sei lá, imaginando que vocês têm uma partição de 100GB, eu diria 2GB para a swap (se tiverem 2GB de RAM), 30GB para a / e 68GB para /home. E usem o sistema de ficheiros EXT4! O sistema de ficheiros ReiserFS prometia ser o melhor mas o criador matou a mulher e foi para a prisão, ou seja o desenvolvimento ficou comprometido. True story.

Captura_de_ecr_de_2015_04_13_23_41_13.png

> Agora a seguinte partição é a /home, que se faz exatamente como a anterior mas em vez de escolherem "/", escolhem "/home". Usem, portanto, o espaço que faltava gastar para esta.

Em baixo diz "Dispositivo para a instalação do gestor de arranque". Deixem estar como está! se aquilo está a dizer tipo /dev/sda e depois aparece o nome do vosso disco e o tamanho real do vosso disco (não da partição, mas do disco todo), entáo é porque está certo. Em 99,9% dos casos o Ubuntu/elementaryOS escolhe o local certo para o boot, por isso é algo que não devem mexer. É só clicar em "Instalar Agora" e esperar até que o processo conclua.

Porquê criar duas partições, uma /home e outra /? Porque se um dia o vosso Linux for com o crl e tiverem de reinstalar de raiz, basta formatar a partição com ponto de montagem /, que é onde está o Sistema Operativo, o que significa que os vossos dados (Documentos, Imagens, etc), que estavam na /home estão salvaguardados. Hell, até ficheiros de configuração dos vossos programas e isso, normalmente vai tudo para a home por isso tecnicamente não perdem grande coisa se der para o torto.

3. Personalização

O elementaryOS, tal como vem, não traz grande funcionalidade. O reprodutor de vídeos é bonito e até funcional, mas há bem melhor. O mesmo digo do reprodutor de música, do cliente de email e sobretudo, do browser.

Fica aqui a minha lista de coisas a fazer após instalar o elementaryOS:

1 -> Atualizar o sistema

É a primeira coisa a fazer sempre que se instala um SO, seja Linux, Windows ou MacOS. Abram uma linha de comandos (terminal) com a tecla Windows+T ou pesquisando em "Aplicações" e digitem:

sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

Quando acabar:

sudo reboot

ou

sudo shutdown -r now

ou

sudo init 6
(diz ao init para desencadear o conjunto de comandos/processos que fazem o sistema reiniciar. sudo significa Super User Do, é auto-explicativo)

2 -> Instalar o Firefox

É ao gosto pessoal, se preferirem o Chrome podem ir à página da Google sacá-lo, eu acho que o Firefox é superior e no Linux é ainda mais.

sudo apt-get install firefox

3 -> Instalar suite de produtividade

O elementaryOS traz de origem um processador de texto muito simples (Scratch), precisamos de algo mais decente, como o LibreOffice, que em termos de funcionalidade é praticamente tão bom como o Microsoft Office e tem uma curva de aprendizagem pequena.

sudo apt-get install libreoffice

4 -> Instalar drivers proprietários

De origem o elementaryOS só traz ativos drivers open-source, mas muitas vezes os proprietários oferecem uma melhor performance, como os da placa gráfica. Para os ativarem, vão a "Aplicações", escrevam "Software & Updates", entrem aí e no separador Additional Drivers ativem os drivers proprietários, se é que tem algum. No caso de aparecer mais do que um, ativem o recomendado (normalmente diz, no meu caso não diz).

Captura_de_ecr_de_2015_04_13_23_56_22.png

5 -> Ubuntu restricted extras

Isto contém alguns pacotes que vos facilitam a vida, seja leitor de PDFs online, Flash Player, tipos de letra da Microsoft, etc. É altamente recomendado:

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

(nota: para copiarem os comandos, selecionem o comando com o rato (só selecionar, mesmo) e no Terminal cliquem com o botão do meio do rato. Muito porreiro o copy paste do Linux, não? :)

6 -> Elementary Tweaks

Uma ferramenta que vos permite personalizar algumas coisas no elementaryOS, como a disposição dos botões das janelas, o formato e posição da dock, o facto de poderem entrar nas pastas não clicando uma vez mas sim duas, etc.

sudo apt-add repository ppa:versable/elementary-update

sudo apt-get update

sudo apt-get install elementary-tweaks

(depois têm de ir a Definições do Sistema e clicar em Tweaks)

7 -> VLC

Para mim o VLC é o melhor reprodutor de vídeos que há, se não o quiserem instalar é convosco, se quiserem é só digitar o seguinte num terminal:

sudo apt-get install vlc

8 -> Cliente de torrents

O nome diz tudo. O transmission é um uTorrent mas melhor, porque além de mais simples é ainda mais rápido.

sudo apt-get install transmission

9 -> Cliente de emails

Eu uso o Thunderbird, mas se quiserem dar uma oportunidade ao Geary, que já está instalado, força! :)

sudo apt-get install thunderbird

10 -> Dropbox

Mais uma vez, depende das necessidades de cada um...

sudo apt-get install dropbox

(notem que podem instalar muitos destes programas através do Software Center, mas por vezes as versões mais atualizadas não se encontram lá, é por isso que recomendo que o façam pela linha de comandos)

11 -> Popcorn Time

Para ver uns filmes e tal...

O programa em si não é warez nem faz nada de ilegal, o conteúdo que através dele podem aceder é que pode ser (ou não), ilegal. Estão por vossa conta e risco, fica também a informação para os moderadores que não estou a incentivar o uso de warez no fórum.

sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/popcorntime

sudo apt-get update

sudo apt-get install popcorn-time

12 -> Steam

É só ir ao site da Steam e baixar o cliente de lá.

13 -> Wine

Windows Emulator. Permite correr quase todas as aplicações que foram originalmente desenhadas para correr no Windows. Dar-vos-á jeito quase de certeza.

sudo apt-get install wine

14 -> Spotify

É só seguir as instruções nesta página.

15 -> Conky Manager

Para pores um relógio e dados do sistema todos catitas no ambiente de trabalho, tipo o Object Dock.

sudo apt-add-repository -y ppa:teejee2008/ppa

sudo apt-get update

sudo apt-get install conky-manager

16 -> GRUB Customizer

Se usas o Windows também, e queres que seja a primeira opção no boot, instala o GRUB (GRand Unified Bootloader) Customizer. Dêem uma olhada neste artigo do Pplware, é antigo mas ainda funciona uma vez que o elementaryOS também usa o GRUB 2.

That's it!

Mais umas dicas...

(Antes de experimentares isto, lembra-te sempre do Ctrl+Alt+F7, é o comando que te vai tirar do mundo a preto e branco).

O ambiente de trabalho crashou completamente? Não consegues mexer o rato nem nada? Faz Ctrl+Alt+F1, insere o teu login e password e depois faz

sudo service lightdm restart

Ah, Ctrl+Alt+F1 também não funciona? Faz Alt+SysRQ+O (para encerrar o sistema) ou Alt+SysRq+B para reiniciar. Isto é o chamado truque do martelo, mas com classe. O SysRq está na tecla do Print Screen, significa System Request e podes ler algumas das suas funcionalidades aqui. É um comando que normalmente funciona mesmo quando o Linux parece ter crashado de vez, é caso para dizer que aqui um soldado depois de morto ainda faz 10 flexões.

Queres desligar um processo em particular que te está a crashar o PC por completo, e nem o System Monitor (sudo apt-get install gnome-system-monitor) abre? Faz Ctrl+Alt+F1, insere os teus dados, de seguida digita

ps -aux | grep [nome do programa]

...e vê qual o id que está associado a ele. Para o terminar é só fazer

kill -9 [id do programa]

O "-9" é para forçar o encerramento do programa. Quando estiver concluído façam Ctrl+Alt+F7 para voltar ao ambiente gráfico.

A listagem é tipo isto:

micael@micael-X552LD:~$ ps -aux | grep firefox

micael 4335 22.8 10.3 1521584 618256 ? Sl Abr13 21:42 /usr/lib/firefox/firefox

micael 6740 0.7 1.0 439596 63096 ? Sl Abr13 0:31 /usr/lib/firefox/plugin-container /usr/lib/flashplugin-installer/libflashplayer.so -greomni /usr/lib/firefox/omni.ja -appomni /usr/lib/firefox/browser/omni.ja -appdir /usr/lib/firefox/browser 4335 true plugin

micael 8124 0.0 0.0 12988 2080 pts/2 S+ 00:45 0:00 grep --color=auto firefox

Ou seja o ID do Firefox é 4335. Para o "matar" é só meter kill 4335, se for teimoso e não encerrar, kill -9 4335.

Queres que o PC se desligue numa determinada altura?

sudo shutdown -P 04:00

Sendo que 04:00 representa 4 da manhã.

Ah, mais uma coisa igualmente importante: mantenham o kernel atualizado ao nível do Ubuntu LTS, isto pode ser especialmente útil para a máquina ter melhor desempenho, pois versões mais recentes normalmente melhoram o desempenho do hardware e resolvem problemas de compatibilidade.

sudo apt-get install --install-recommends linux-generic-lts-utopic

Reiniciem, e depois façam:

uname -r

Em princípio deve estar a versão 3.16, que é a mais recente que está a ser utilizada no Ubuntu 14.04. Em breve vai sair o Ubuntu Vivid Vervet com o kernel 3.19, nessa altura eu venho cá atualizar o comando.

Qualquer coisa que esteja em falta ou não esteja claro, perguntem :)

EDIT: Learn to love open source

É um excelente documentário, 85 minutos bem gastos. Um pouco antigo mas passa bem a ideia.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

És genial, Mica! :)

Eu a ver se me consigo safar com esta instalação da Rebecca. Depois instalo o desktop do eOS. Curto e grosso!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...