Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ghelthon

Tópico Oficial de Linux & Software open source

Publicações recomendadas

Não se vêem muitas distribuições a pedir 2GB de memória. Mas dificilmente consome mais do que o Ubuntu. Qualquer computador com menos de 7 anos deve ser capaz de executar isso sem grandes problemas, portanto estamos a falar de um Core 2 Duo, gráfica dedicada e 2GB de RAM, no mínimo.

Compartilhar este post

Link para o post

Não se vêem muitas distribuições a pedir 2GB de memória. Mas dificilmente consome mais do que o Ubuntu. Qualquer computador com menos de 7 anos deve ser capaz de executar isso sem grandes problemas, portanto estamos a falar de um Core 2 Duo, gráfica dedicada e 2GB de RAM, no mínimo.

Aquele só tem 1GB RAM. Nem sei se experimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Existe uma forma simples de alterar o DNS do linux?

Compartilhar este post

Link para o post

Aquele só tem 1GB RAM. Nem sei se experimento.

Para uma distro bonita e completa com 1GB de RAM, eu ia para o Linux Mint 17.3 MATE. Em alternativa, Xubuntu.

@Fidel Castro, isto ajuda: https://www.rackspace.com/knowledge_center/article/changing-dns-settings-on-linux ?

Usei um tutorial idêntico nas aulas há 2 anos atrás, funcionou.

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Já vi que não é 'fácil'. icon_mrgreen.gif

Quando o DNS é alterado, conseguimos a aceder a sites bloqueados pela operadora, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda há malta no Linux neste fórum? 8)

Recentemente converti-me completamente ao Debian XFCE, já ao tempo que andava atrás de uma distribuição baseada em Debian que fosse rolling release, ie. que com um simples apt-get upgrade && apt-get dist-upgrade estivesse sempre na berra. Consegui isso com o Debian Testing. Super estável, super rápido e faz tudo o que eu queria que fizesse. A única coisa que me faltava no Linux era conseguir fazer OC à gráfica, no Ubuntu nunca consegui nem alterando config's, aqui foi à primeira. Recomendo vivamente a quem quiser estar sempre atualizado :)

eR1ABmM.png

(O Numix não podia faltar, claro :p)

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

mica, o lubuntu mesmo perdendo a validade, continua funcional, certo? deixa é de haver os updates, deduzo.

o meu mint é mais macio que a pele de um bebé. agora tenho um portatil aqui mais fraquinho mas com o lubuntu também deve ficar ferrari. ou então meto aquele linux que só ocupa 2mb de ram.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, continua funcional :)

Para o caso do 14.04, deduzo que perca os updates a partir de abril de 2017.

Compartilhar este post

Link para o post

qual é melhor, na tua opinião: lubuntu, xubuntu ou puppy? o puppy é para lá de leve. para usar e ir apenas à net deve ser a melhor opção, não achas?

Compartilhar este post

Link para o post

Mesmo para ir apenas à net prefiro o Lubuntu. O Xubuntu é uma coisa mais madura que dá até para grandes PCs...

Compartilhar este post

Link para o post

Linux para gaming? Claro que sim!

steam.png

Ainda existem mais jogos de topo para Linux, estes são alguns dos que tenho. Para quem tinha receio de mudar para Linux por causa do gaming, já começa a ter aqui um bom motivo para o fazer! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Arranjei de borla um desktop HP que tem um Core2Duo e vou meter o meu pai a mexer em computadores. Que Linux recomendam para lá?

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de eu dificilmente voltar a pegar nele (mas também porque faço parte de um tipo de público diferente), recomendo o Linux Mint com interface MATE. Mesmo que tenha apenas 1GB de memória, não se irá portar mal!

Editado por Mica

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que vou optar por um xubuntu. Tem 4GB de RAM, apesar de serem 4 x 1GB das antigas.

Compartilhar este post

Link para o post

Se estás preocupado com o desempenho, é ela por ela. O Mint MATE está incrivelmente otimizado. Só não uso porque vem cheio de software que não preciso e porque acho o ambiente Unity mais produtivo. Para "brincar" prefiro o Debian Testing.

Compartilhar este post

Link para o post

Mica, pelo que vejo percebes muito do mundo Linux.

Eu queria passar para linux, mas por motivos profissionais tenho que utilizar o Visual Studio. Uma máquina virtual windows em linux aguenta com isso.

Tenho 8 Gb de ram e um SSD de 256Gb. Qual a distro que aconselhas no caso de ser possível correr o VS no Virtual Box?

Compartilhar este post

Link para o post

Eles tem apenas o Visual Studio Code, que não é mais que um Atom/Sublime Text com outra interface. O Visual Studio ficou agora disponível para Mac, talvez apareça em breve no Linux.

Até lá, e muito honestamente, não recomendo correr uma ferramenta poderosa como essa numa VM, pensa antes numa solução dual-boot.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, o que recomendam para um principiante em programação em C?

O meu SO é o Ubuntu 16.04 e não estou a usar nenhum IDE, apenas uso o Sublime como editor de texto e o gcc como compilador. Já agora, estou a ter uma cadeira de Sistemas Operativos aka Plataformas de Software. Recomendam algum livro? O prof recomendou estes dois:

A. Silberschatz et al., Applied Operating System Concepts, John Wiley & Sons, 2000.

Sistemas Operativos, Alves Marques et al, FCA Editora Informática, 2009.

E já agora, quando fiz dual boot apenas reservei cerca de 15Gb para o Ubuntu, mas agora vejo-me muito mais tentado a usar este em detrimento do Windows e quero aumentar o espaço no disco. Qual a melhor maneira de fazer isto, sem f*der isto tudo? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, o que recomendam para um principiante em programação em C?

Pah, programar em C é na linha de comandos :mrgreen:

E já agora, quando fiz dual boot apenas reservei cerca de 15Gb para o Ubuntu, mas agora vejo-me muito mais tentado a usar este em detrimento do Windows e quero aumentar o espaço no disco. Qual a melhor maneira de fazer isto, sem f*der isto tudo? :mrgreen:

O melhor que tens a fazer é, no Windows, usar a ferramenta de gestão de discos e tentar libertar espaço. Com esse espaço, crias uma partição nova EXT4.

Compartilhar este post

Link para o post

Ora bem, qual é a forma mais fácil de intalar o Sarah MATE num laptop de 64-bit? Saco a distro, gravo num DVD e meto numa partição "livre"? Essa partição precisa de estar formatada em fat32, ntfs ou é indiferente?

Obrigado, malta- aka Mica! :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não precisa de estar em formato nenhum, o instalador do Linux Mint trata disso tudo e até deixa claro em que partes do disco vai mexer, para que saibas se está a fazer algo de mal.

E sim, saca a distro e grava num DVD. Eu costumo fazer boots pela pendrive mas é exatamente a mesma coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...