Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Varela

FC Porto 13/14 - Rumores & Transferências

Publicações recomendadas

claro que não deve ser levado 100% à letra, mas sempre ouvi dizer que um acordo de cavalheiros vale mais que qualquer outro acordo, e neste caso o sr. Reges foi tudo menos um cavalheiro, que passe bem, aproveite para descansar e não faça nenhum movimento brusco não vá encravar uma unha quando estiver quase a ir para o City.

Compartilhar este post

Link para o post

claro que não deve ser levado 100% à letra, mas sempre ouvi dizer que um acordo de cavalheiros vale mais que qualquer outro acordo, e neste caso o sr. Reges foi tudo menos um cavalheiro, que passe bem, aproveite para descansar e não faça nenhum movimento brusco não vá encravar uma unha quando estiver quase a ir para o City.

Ai, ui não cumpriu o acordo de cavalheiros...

wtf? Cavalheiros? Sobre o Fernando não digo nada, agora a outra parte...

Compartilhar este post

Link para o post

A confirmar-se a transferencia, é muito bem vindo. Yaya, Fernandinho, Fernando e Javi. Ainda há Rodwell.

Muito bom. Double-win

Compartilhar este post

Link para o post

Ai, ui não cumpriu o acordo de cavalheiros...

wtf? Cavalheiros? Sobre o Fernando não digo nada, agora a outra parte...

Que vontade de picar :lol:

Acordo de cavalheiros é uma expressão utilizada com regularidade, e não passa disso mesmo, uma expressão. Se eu disser que não vou à bola contigo tu pensas que não vou contigo ver o Farense - Tondela ou que não simpatizo com a tua pessoa?

Compartilhar este post

Link para o post

Não era mais fácil ter convocado 20 jogadores?

Há 10 anos, Fernando era encostado. Agora..

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não critico o Fernando. Fico triste por ele sair mas não desce na minha consideração. O Porto é que tinha obrigação de cuidar melhor dos seus bons jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

Acordo de cavalheiros é uma expressão utilizada com regularidade, e não passa disso mesmo, uma expressão. Se eu disser que não vou à bola contigo tu pensas que não vou contigo ver o Farense - Tondela ou que não simpatizo com a tua pessoa?

Para responder à primeira linha jogo a carta da moral... :mrgreen:

Basicamente o acordo de cavalheiros é suposto assentar na honra das duas partes. Se está mais do que provado que ela não existe numa das partes é suposto que a outra cumpra só porque sim? A isso eu chamaria ser ótario.

Calha o Fernando ter uma lesão que lhe acaba a carreira acreditas que o Pinto da Costa alguma vez lhe ia dar todo o guito que tinham acordado?

Se tinham chegado a acordo, que renovassem logo o contrato. Se não passou da boca para o papel por nobres motivos não foi. O mais provável é que fosse suposto o Fernando sair antes do final do contracto actual e aquando da saída acertavam contas e acabavam por poupar em impostos.

Compartilhar este post

Link para o post

Este mercado de inverno foi o culminar de mais uma série de erros que têm sido feitos pela SAD.

Desde 2011 que se erra consecutivamente nas vendas dos jogadores, sobretudo nos timings. Rolando e Álvaro são dois casos gritantes disso mesmo, principalmente o uruguaio, que acabou por sair por uma verba bem abaixo do que se podia ter conseguido se tivesse saído no verão de 2011.

A não renovação do Fernando advém disso mesmo. Foi-se adiando tudo, renovação e venda. Agora acaba por sair a custo zero depois de 6 excelente épocas. O Otamendi vai para o mesmo caminho. Só se o Zenit ainda quiser juntar o Garay-Otamendi, e levem os 2. Não acredito.

Na próxima época tem de haver vassourada. Jackson, Mangala e Otamendi. Estes 3 têm de terminar o ciclo Porto. Sempre (ou quase) se viveu de ciclos por cá, chegada, valorização e venda. Ultimamente nota-se uma mudança de paradigma que não tem sido o melhor. Contratações caras e vendas falhadas. Se temos vendido logo alguém no inicio do mês, quem sabe não teria chegado mais alguém. Enfim...

Agora é espremer ao máximo os recursos humanos que temos. Quero acreditar que ainda vamos ser capazes de ser Tetra Campeões.

Compartilhar este post

Link para o post

À tarde estava tudo a insultar a sad por emprestar o otamendi, que negócio ridículo. O empréstimo não se realiza, e pqp a sad que vamos ficar com jogadores contrariados.

O lucho sai e perdeu-se titulares indiscutiveis. Há uma semana(s) atras, era tudo a reclamar que ele tinha que ser encostado.

Não contratamos ninguém de jeito, último dia sem contratações de última hora, que desilusão de sad. Não arranja nenhum pitbull, leandro bofim, liedson, janko...

Temos uma direção ridícula, ainda bem que nos ultimos 20 anos fomos 15 vezes campeões, senão...

Compartilhar este post

Link para o post
À tarde estava tudo a insultar a sad por emprestar o otamendi, que negócio ridículo. O empréstimo não se realiza, e pqp a sad que vamos ficar com jogadores contrariados.O lucho sai e perdeu-se titulares indiscutiveis. Há uma semana(s) atras, era tudo a reclamar que ele tinha que ser encostado.Não contratamos ninguém de jeito, último dia sem contratações de última hora, que desilusão de sad. Não arranja nenhum pitbull, leandro bofim, liedson, janko... Temos uma direção ridícula, ainda bem que nos ultimos 20 anos fomos 15 vezes campeões, senão...

Ok, agora um bocadinho de capacidade interpretativa para a mesa 2 por favor.

Compartilhar este post

Link para o post

O DN diz que o Porto lhe oferecia 5M brutos/ano, pqp :prayer:

Isso não faz sentido nenhum.

1616

Sim, o City é o mau da fita agora.

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não critico o Fernando. Fico triste por ele sair mas não desce na minha consideração. O Porto é que tinha obrigação de cuidar melhor dos seus bons jogadores.

Tudo dito.

O City deve ter oferecido um salário do crl e era impossível ele ficar cá. A culpa é toda da SAD que já devia ter renovado à muito tempo com ele.

E mais, por mim continuava a jogar pelo clube, está a receber salário nosso e está, e ainda por cima ele sempre foi um jogador bastante profissional e que sempre deu tudo pelo clube.

Compartilhar este post

Link para o post

O Fernando estava no seu direito de não querer renovar e de assinar pelo clube que quisesse, ate aí não critico. Agora, depois de dar a palavra que renovava, mudar de ideias já não me parece atitude de um bom profissional.

Compartilhar este post

Link para o post

O Fernando estava no seu direito de não querer renovar e de assinar pelo clube que quisesse, ate aí não critico. Agora, depois de dar a palavra que renovava, mudar de ideias já não me parece atitude de um bom profissional.

Isto

Compartilhar este post

Link para o post

E porque é que já tendo chegado a acordo o contrato não foi assinado?

Compartilhar este post

Link para o post

Pq é q isso faz dele mau profissional?

Se o Porto queria tanto renovar com ele e ele até queria pq é q n lhe puseram lg o contracto á frente pra ele assinar? Estavam à espera de q?

O Porto também se calhar deu a palavra q ia renovar com ele ano passado ou q o ia vender, e n o fez.

Não o critico, o Porto que não fosse burro.

Compartilhar este post

Link para o post

E porque é que já tendo chegado a acordo o contrato não foi assinado?

É isto que eu também não percebo. Chegam a um acordo (clube, jogador e empresário) e fica tudo numa de "acordo de cavalheiros" em vez de assinarem e confirmarem a renovação? É que puseram-se a jeito de no final do mercado o jogador ser tentado por outro clube que acabou por se verificar.

Compartilhar este post

Link para o post

À tarde estava tudo a insultar a sad por emprestar o otamendi, que negócio ridículo. O empréstimo não se realiza, e pqp a sad que vamos ficar com jogadores contrariados.

O lucho sai e perdeu-se titulares indiscutiveis. Há uma semana(s) atras, era tudo a reclamar que ele tinha que ser encostado.

Não contratamos ninguém de jeito, último dia sem contratações de última hora, que desilusão de sad. Não arranja nenhum pitbull, leandro bofim, liedson, janko...

Temos uma direção ridícula, ainda bem que nos ultimos 20 anos fomos 15 vezes campeões, senão...

Razao total força porto e quem nao salta e lampiao 5-0 minuto 92 pinto da costa allez

No minimo 2 negocios ruinosos so em Janeiro e assim continua a super estrutura

Compartilhar este post

Link para o post

Pq é q isso faz dele mau profissional?

Se o Porto queria tanto renovar com ele e ele até queria pq é q n lhe puseram lg o contracto á frente pra ele assinar? Estavam à espera de q?

O Porto também se calhar deu a palavra q ia renovar com ele ano passado ou q o ia vender, e n o fez.

Não o critico, o Porto que não fosse burro.

Foram ingénuos claro e muito burros. Já podíamos e devíamos ter renovado o contrato ao Fernando há muito tempo, ele era um dos jogadores mais importantes da equipa e merecia. Mas o facto de a direcção só fazer borrada e de estar cheia de incompetentes não desculpa o facto do Fernando ter faltado à sua palavra. E um bom profissional e alguém que goste do clube não tem uma atitude destas, na minha opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

Por muito que critiquem o Fernando de ele não ter cumprido um acordo de cavalheiros ou que lhe queiram chamar, não se sabe realmente em que condições é que eventualmente isso aconteceu e se lhe prometeram alguma coisa ou não.

E também para um processo assim se arrastar durante muito tempo, as coisas não deviam estar lá muito bem feitas.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Draconem

Vou alongar-me um pouco. 1/2

O balanço de um mês, que é representativo do acumular de erros ao longo dos últimos três anos.

Eu fui um dos portadores do optimismo dos planos da SAD para janeiro. Confiei no preenchimento de lacunas, nas saídas não mais do que necessárias. Mas importa sempre começar por lembrar o que foi dito e repetido: para haver entradas, tem que haver saídas. Para haver dinheiro para investir, é preciso primeiro vender. Foi assim no verão, foi assim agora. Foi assim que o Varela esteve lesionado nos últimos dias de agosto, foi assim que agora o Otamendi e Fernando devem ter escorregado no sabão e sido impedidos de ir à Madeira por isso.

Recuperando uma das poucas frases acertadas de PF nos últimos tempos, não podemos ser anjinhos. Podemos ser campeões? Podemos. Vamos entrar em fevereiro com melhores condições para isso? Muito provavelmente não. A SAD preparou bem a época? Não. Corrigiu esses erros em janeiro? Lamento, mas não.

Anunciava que este seria o inverno mais caro da história do clube. Basta pensar um bocado. Éverton Ribeiro, Salah ou o miúdo Neílton, só para citar 3 nomes para saíram na imprensa e que estavam definidos antes de se avançar pelo Quaresma. Se comprássemos qualquer um destes jogadores já teríamos tido o inverno mais caro de sempre. Bastava. Um, dois, três, e segue a contagem, reforços falhados pela SAD. Tanto escolhe, tanto filtra e acaba por falhar uma série de nomes. Para quê encurtar o raio de acção se isto não aumenta a probabilidade de concretizar transferências?

Ninguém pode ficar preso a uma frase dita há três meses. É preciso seguir a sequência do que foi dito há dois, do que foi dito há um. Dois avisos foram feitos insistentemente: para comprar, é preciso vender; o Quaresma entra logo para levantar areia e, se correr bem, acontece o mesmo no caso Bernard vs Licá. Dito e feito.

No meio disto tudo, muitos ainda acreditavam que era possível vir reforços. Não sei se por desespero, se por ainda confiarem na competência da SAD ligada a uma década dourada da nossa história. Um misto das duas, digo eu. Certo é que a SAD procurava mais do que um lateral e falhou todas as alternativas. Mais, tudo jogador low profile, como pode agora ser dito o caso do William, revelação do Goiás, que era o favorito. Já tem destino, é para esquecer.

Médios houve análise, especulação mas nada concreto. No meio disto, para equilibrar a balanço, que treinador consegue trabalhar com estabilidade sabendo que usa o Defour para fazer de Lucho contra o Marítimo e, passado 1 semana, usa o Defour para fazer de Fernando contra o mesmo Marítimo? E o Josué, que já foi extremo, 10 e um perdido em campo no deserto de ideias, tem agora que ser aposta no meio-campo com o Fernando e o Carlos Eduardo.

Reparem: as duas contratações mais baratas é que têm que ser titulares, depois de sair Moutinho por 25 milhões e deixarmos sair o capitão a meio da época. Herrera? Calma, está em processo de adaptação. O problema é que isto não é adaptação, é aprendizagem. Se pagámos 8 milhões ele não tinha que aprender, tinha era que chegar e ensinar aos Josués e aos Carlos Eduardos. (Isto não é nada contra o Herrera, ele é o último culpado disto). Saíram Fucile, Izmailov e Lucho do plantel principal. Entra Quaresma. Se o plantel no início da época já era desequilibrado, que dizer agora?

Chamei jogador à Porto ao Mangala pelas razões já conhecidas. Pode sair no fim do ano, mas demonstrou alguma maturidade e não quis abandonar o barco. Ninguém pode desmentir que a questão da titularidade no Mundial e de saber que vai continuar a ter mercado têm influência, mas contam-se pelos dedos os jogadores que recusavam ou adiavam tamanha possibilidade.

2/2

Com isto chegamos ao Fernando, que passou de herói em vilão em poucos dias, através do que conhecemos no portal. Reagimos a quente com a revelação de um user de grande credibilidade. O problema é que nestas histórias há sempre duas versões, dois lados. Ouvimos o lado que defende o presidente todos adoramos. Ouvir o do Fernando se calhar seria bom. Não se podem atirar 6 anos para trás. De certa forma pode ter sido isso que ele fez, mas...

O presidente falou num acordo salvaguardado entre as 3 partes, que servia os interesses de todos. Não quero criar discórdias, mas se já temos na balança a história em que Fernando é vilão e traidor, tentemos equilibrar os pratos, discutir isto sobre todos os ângulos possíveis.

Entra a segunda versão: nesse acordo estaria previsto que se chegasse X valor em janeiro o Porto teria que abrir mão do Fernando, deixá-lo sair, independemente do acordo que estava feito para renovar, até ao momento da oficialização. E surge a versão que diz que aconteceu o inesperado: o City apresentou esse valor. Ninguém, ninguém estava preparado para perder o Fernando, muito menos o presidente, que já tinha dito, em praça pública, que ninguém tinha que estar preocupado. Disse o mesmo sobre o Lucho e saiu. Duas falhas gritantes numa mesma aparição podia ser pesado demais...

Que fazer com isto? O City apresenta o que esteve combinado entre emprésario, clube e Fernando. Fernando aceita, compromete-se com o City. Afinal eles oferecem o combinado com o FC Porto. Mas ninguém estava preparado. Se o Fernando quer sair já e o FC Porto não quer vender... Agora equilibremos os pratos. Não será mais fácil para os adeptos aceitarem que o Fernando fique a treinar à parte com a imagem de traidor, de homem que rompeu o acordo para renovar, do que sendo o FC Porto quem não aceitou o acordo que tinha feito com jogador e empresário?

Não estou a acusar nem contrariar ninguém, vamos considerar tudo isto especulação. Para ser justo, há que ver os dois lados. Eu tenho a total convicção que o Fernando não vai ser encostado, vai cumprir o contrato, jogar e depois vai sair. Com o City, negócios, dificilmente outra vez. Mas a imagem de vilão do Fernando não seria conveniente para manter o jogador encostado? Se não soubessem o que sabem hoje do Fucile, será que aceitariam tão bem que ele estivesse sozinho a treinar? Fernando, o traidor, não dá um certo jeito para justificar uma falha gritante na renovação do contrato do nosso mais importante jogador?

Estou convencido que o Fernando vai voltar a ser opção. A SAD que aprenda com os erros, que saiba vender os seus activos a tempo, a renovar quando for preciso, que ainda agora temos um preocupante caso Otamendi para resolver. Talvez possa ir para o Zenit, se não preferirem o Garay, caso contrário ficamos em maus lençóis.

Um internacional argentino titular no clássico ser emprestado poucos dias depois? Mas isto cabe na cabeça de alguém? Rolando, Álvaro Pereira, Guarín, uma série de jogadores que temos falhado o timing de venda. Não podemos acertar em tudo, claro que não, mas se a SAD se vangloriza por ter os ciclos de três anos tem que fazer o possível para os cumprir. Ter um círculo próximo para exercer negócios pode ser positivo, mas deixar que esse ciclo próximo limite a acção do FC Porto no mercado é lesar o clube.

Eu quero acreditar numa vassourada no fim da época. As pessoas não têm que ser afastadas, têm é que colocar o FC Porto à frente dos interesses pessoais e remar todos para o mesmo lado. Fernando vai sair, Mangala e Jackson vão ter que ser vendidos, é a altura. No meio disto, ficamos apenas com dois laterais de topo, Danilo e Alex Sandro, que muito têm aguentado a jogar no FC Porto sabendo que isso os impede de ir ao Mundial. É preciso grande carácter para aguentar isto. É por isto que elogio estes jogadores, são estas coisas que me fazem acreditar que é possível inverter o rumo.

É com estes que ficamos, é com estes que temos que atacar o tetra. No final, nova avaliação. A partir daqui, os jogadores e o treinador têm que pagar a fatura por mais uma má preparação da SAD. Que seja a última.

Uma coisa é saber que há a possibilidade de chegar a tal proposta para o Fernando antes do mercado abrir (lembrar quando foi anunciado o acordo para a renovação) ou até no início de janeiro, outra é a poucos dias de fechar, sem termos substituto para ele e já depois do Lucho, contra todas as expectativas, ter saído.

Independentemente da promessa de renovar para sair, ter o Fernando a jogar, talvez a valorizar-se e a ir à montra do Mundial, é uma coisa... Agora, ter o Fernando sabendo que ele já não vai valorizar-se, pois já tem acordo com outro clube, é outra.

Mas como eu te disse, não acredito que vá ficar encostado. Sabia-se que não ia à Madeira, independentemente do dia de hoje, mas quero acreditar que no próximo jogo já estará connosco, com a dedicação que lhe foi característica ao longo de todos estes anos.

Pelo menos dentro de campo que continue a ser o Fernando e que cumpra a única promessa que ele fez aos adeptos: «Podem contar comigo para lutar pelo tetra». Podemos sentirmo-nos, com maior ou menor intensidade, traídos, mas ele ainda pode cumprir parte do que prometeu.

Mas digo mais uma vez, que esta versão não é para criar choque de conflitos, nem para se sobrepor à primeira. É para equilibrar a balança e lembrar que em cada história há dois lados. Infelizmente para nós, seja qual for o lado nesta história quem perde é o FC Porto.

E se eu estou a tentar atenuar isto, é mesmo pela convicção de que ele vai ser reintegrado. Vamos partir do princípio que é: que vão fazer os adeptos? Continuar a chamá-lo traidor, assobiá-lo, ou apoiá-lo enquanto defende as cores do nosso clube? Manter a mente aberta é o mínimo que se pode pedir enquanto o clube não assumiu posição.

Areia é uma coisa, inventar uma lesão de 4 meses é chamar estúpidos aos adeptos. Já para não falar que, se por acaso correr mal algum jogo ao Defour, não hão-de ser poucos a começar a suspirar pelo Fernando.

Conto com ele, tenho dito.

_

Esquerdinha

Para mim a única coisa que não bate certo é o comportamento da SAD ao longo das três últimas épocas, e em particular no último defeso,bem como, agora em janeiro.

É mau demais. Mais um exemplo?? Não deixaram sair Varela em junho e depois teve que ser o treinador a pedir-lhe para jogar porque ele não estava disposto a isso e recusava-se a ir para estágio.

Proclamam ciclos de três anos mas depois recusam as propostas que chegam. Jogadores e empresários sentem-se defraudados e assim nascem os conflitos que fazem do Fc Porto vítima desportiva e financeira.

No entanto a maioria aplaude, qual orquestra do titanic , e só abrirá os olhos quando os resultados da equipa forem tão maus quanto a gestão desportiva das últimas épocas

Gostava que o CEO explicasse a razão de ter proclamado ao mundo que os jogadores contratados cumpririam ciclos de três anos e depois seriam transferidos,quando isso não depende dele,mas sim dos movimentos do mercado. E mais, ao tê-lo anunciado não se pôs nas mãos dos compradores?

A vaidade cega e tolda o raciocínio....

Vende essa ideia a jogadores e seus empresários e depois estes é que são os maus da fita.Enfim....

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post

A ser verdade esse acordo entre o clube e o Fernando para ele sair caso chegasse um determinado valor, e tendo esse valor chegado não o deixar ir iliba o jogador de qualquer culpa. Nesse caso, quem não cumpriu a sua palavra foi o clube e retiro o que disse sobre o Fernando não ter sido um bom profissional. Caso isso seja verdade, claro.

Editado por Bernas

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...