Kanye Publicado 3 Fevereiro 2014 Espero que paguem bem pelo Otamendi, se não for agora, duvido que venhamos a sacar algum bom negócio com ele no futuro. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 3 Fevereiro 2014 O Valência não conseguiu libertar uma vaga de extra-comunitário para inscrever Otamendi, mas a transferência falhada para Espanha não significa que o argentino continue no plantel do FC Porto. Aliás, de acordo com o jornal O Jogo, o defesa deverá seguir por empréstimo para o campeonato russo (a Turquia, outra teórica possibilidade, encerrou anteontem), já que o interesse do Valência (que espera a entrada de Peter Lim no capital e estará na disposição de pagar 20 milhões de euros no final da época) conheceu apenas um adiamento.Certo é que Otamendi é para transferir nos próximos meses, porque o FC Porto não quer que o argentino entre no último ano de contrato com o futuro por definir. Com três épocas e meia no Dragão, o defesa também desespera por uma saída imediata, já que voltou à seleção argentina em novembro e ainda não perdeu a esperança de estar no Mundial do Brasil, a que só poderá aspirar se conseguir uma boa sequência até maio. Compartilhar este post Link para o post
Kratosthegod Publicado 3 Fevereiro 2014 20 M pelo Otamendi era bom demais. Compartilhar este post Link para o post
A l b o r o s i e Publicado 3 Fevereiro 2014 (editado) Se rejeitamos 35+5 pelo Mangala... E 15M pelo Otamendi era muito bom, digo eu, claro que quanto mais melhor. Editado 3 Fevereiro 2014 por A l b o r o s i e Compartilhar este post Link para o post
Augusto Publicado 3 Fevereiro 2014 vai sair por empréstimo e não vamos acabar por ganhar nada de relevante Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 3 Fevereiro 2014 1616 Como o prometido é devido aqui fica a minha interpretação sobre a situação atual da gestão na SAD e as relações entre os principais intervenientes . Tentarei apenas aqui expor uma visão da atualidade do clube , sem estar a referir casos concretos que poderia tornar este texto demasiado focado em situações particulares . O que pretendo é apenas partilhar alguma informação que contribua para uma reflexão sobre o presente e o futuro do clube . Os factos que eu e outros users temos divulgado em diversas áreas do fórum, não serão aqui repetidos , embora vos diga que sempre os suportei com nomes , números e datas. Considerandos : 1) Sou um adepto de 47 anos, “doente” pelo clube ,com 31 anos de sócio ,acionista ,sponsor , assíduo nos estádios e sem nenhuma ligação a qualquer dos intervenientes que irei comentar. 2) Nunca tive , não tenho e nunca terei qualquer interesse em fazer parte de qualquer cargo de dirigente desportivo no Porto , ou em qualquer outro clube. 3) Não procuro notoriedade em fóruns de “bola” ou em quaisquer outros , já a tenho devido á minha atividade em locais como D Económico , Expresso , TV`s , Exame … 4) Tenho experiência de gestão como responsável de um grupo de empresas com um orçamento quase idêntico ao do nosso clube . 5) As minhas opiniões baseiam-se em factos relatados direta ou indiretamente por elementos do grupo de trabalho, empresários de futebol, dirigentes, jornalistas e muitos amigos portistas . É minha convicção que na Indústria do Futebol ( assim como em outras ) sempre existiu e vai continuar a existir corrupção e benefícios individuais ilícitos . Portanto sempre admiti com alguma naturalidade que o NGP e outros tivessem tido ao longo dos anos alguns proveitos próprios em algumas transferências e noutros negócios paralelos ao Clube e á SAD . Sempre fui um dos milhares de portistas que dizia “ enquanto o Porto for ganhando não me importo de saber para onde vai o dinheiro …” . O que mudou então ? O que mudou claramente, é que começa-se a inverter a ordem natural do principal objetivo que é ter a melhor equipa e ganhar . Ou seja : Enquanto a prática antiga era identificar o jogador a comprar ou a vender, e no negócio existia uma comissão que podia ter alguns destinatários ( normalmente só na venda) , no modelo atual muitas vezes deixa-se de comprar ou vender o jogador que interessa em 1º lugar devido ao agente/intermediário do negócio , para se optar por alternativas com menos qualidade e com custos superiores, mas com o empresário certo. Conclusão : desviamo-nos do objetivo principal , invertendo as prioridades do clube com os interesses pessoais de determinados dirigentes . Outra das práticas atuais que não posso aceitar é o pagamento de comissões de intermediação escandalosas por compra de determinados jogadores , ou muitas vezes o empolamento do preço original na origem , gerando depois comissões invisíveis e não declaradas no relatório de contas . Existem alguns casos destes nos últimos 2/3 anos. Tenho dado vários exemplos com nomes , datas e números destes negócios sujos que vamos fazendo . Por último os fundos , nada tenho contra fundos até porque sou participante em alguns ( não de futebol) ,desde que sejam bem utilizados para beneficio do clube e não em beneficio próprio. Aqui o problema é algumas percentagens que vão ficando , e que depois dão origem a compras e recompras que normalmente geram maus negócios para o clube sem haver o mínimo risco para os detentores dos referidos fundos . Outro problema grave é quem são realmente os detentores dos fundos , havendo em algum deles ligações muito diretas a alguns dos atores principais deste filme . Esta politica muito estruturada e profissional de criar uma rede de empresários/intermediários para controlar o máximo possível dos ativos , leva depois a várias situações de conflito com jogadores que não querem, e resistem á mudança exigida . Temos vários casos já muito falados como Iturbe , Rolando , A Pereira , Atsu etc … Em alguns destes casos os jogadores foram sujeitos a várias torturas dignas de um excelente filme de suspense sempre com final pouco digno para os jogadores e com prejuízo com o clube . Nesta altura existe uma rede de três empresários que fazem mais de 80% das transferências/intermediações com o nosso clube. Por outro lado nos últimos 2 ou 3 anos foi sendo montada uma teia complexa ,com a colocação de várias pessoas em determinados lugares chave do clube e da SAD, em que tudo é controlado de uma forma organizada e pré estabelecida com a finalidade de cada vez mais ir controlando todos os mecanismos que contribuem para a gestão do dia a dia. Quem quer manter alguma independência própria como V Baia ou outros , pura e simplesmente são atirados para fora da carruagem , muitas vezes por esvaziamento das funções .Que mal temos tratado os nossos símbolos …. Um dos maiores exemplos é toda a formação , onde hoje em dia passam-se situações verdadeiramente escandalosas (algumas delas relatadas aqui por vários users).Luís Castro é o pião certo neste jogo.Não posso deixar de salientar algumas transferências e vencimentos escandalosos na equipa B , que vão contra o que deve ser uma verdadeira estratégia de formação que suporte o futuro. Outro dado importante é que ao longo deste período vários diretores que tinham um papel muito ativo no clube foram sendo afastados dos centros de decisão ,sendo nesta altura quase meras figuras de decoração e entretenimento . Está então na altura de introduzir a principal questão : Como permite o NGP que tudo isto aconteça ? Porque não muda os gestores que contribuem para esta situação ? Tudo começa com o processo apito dourado onde o NGP sofre claramente uma exposição mediática muito negativa , ficando a partir dai muito condicionado a tratar de muitos dos assuntos mais sigilosos e determinantes que existem na gestão de um clube profissional de futebol . Esta ocorrência originou que nos anos seguintes a 2004 PDC começasse a delegar grande parte desses assuntos em três dirigentes ; Adelino Caldeira , Fernando Gomes e Antero Henriques que em 2005 é nomeado Diretor Geral do Futebol . Embora fossem ocorrendo durante esses anos ( 2005-2009) alguns poucos episódios já preocupantes , as coisas foram correndo bem e Antero Henriques foi ganhando protagonismo muito por culpa da suas reconhecidas capacidades de gerir o grupo de trabalho e tudo o rodeia. Com uma notável sobriedade e eficácia foi tratando cada vez mais dos dossiers mais complicados como arbitragem ,transferências e dia a dia da equipa de futebol. Adelino Caldeira com as vitórias jurídicas alcançadas foi ganhando “peso” junto de PDC e tornou-se joker em várias transferências , meio onde ele sempre se movimentou bem fruto da grande proximidade que teve até determinada altura com o empresário JM. Fernando Gomes começou a discordar da politica de contratações deste duo e em 2010 bateu com a porta sendo o seu lugar ocupado pelo regressado Angelino Ferreira a pedido expresso de PDC. Ou seja , PDC começou cada vez menos a tratar de dossiers muito importantes do dia a dia e distribuiu cada vez mais competências ao DG e AC , ficando o DG com as partes mais interessantes de gerir. A partir de 2010 -2011 com a época de enorme sucesso desportivo, começou verdadeiramente a existir uma politica de contratações em muitos casos ruinosa para o clube conforme atrás explicado , e PDC tem cada vez menos intervenção nos processos de transferências de jogadores dando aprovação aos mesmos sem conhecer em muitos os pormenores mais picantes. Claro que confia plenamente no DG e não deixa de ser o responsável máximo pelo clube , mantendo unicamente Presidencial a escolha do treinador. A partir do inicio da época 2011-2012 começam-se claramente a formar duas fações dentro do clube , os que fazem parte da teia montada e os que estão contra essa forma de gerir o clube. Este último grupo cada vez mais numeroso , mas ao mesmo tempo silencioso e com medo das constantes represálias de que é alvo . Esta é uma “ guerra” em surdina na qual muitas vezes as duas partes tem de se aguentar uma á outra mantendo uma ideia de união para fora como aliás se exige em qualquer sociedade cotada em bolsa . A escolha de treinador é claramente um fator importante neste jogo de poder , e VP era claramente um ” yes man “ apesar de nas últimas semanas se ter zangado com o DG . Isto porque tinha descoberto que o mesmo DG já tinha apalavrado Lj . PDC tratou então pessoalmente de contratar PF para tentar manter alguma independência … O problema é que cada vez PDC está cada vez mais ausente ( por vários motivos que não vão mudar) , e o DG com toda a sua inteligência e persuasão falando como responsável da SAD no seio do grupo , vai cada vez mais manietando e condicionando algumas opções logo no inicio da época. Atendendo á proximidade que vão tendo no dia a dia ( estágio inicio época , estágios jogos , treinos , jogos etc…),é com alguma naturalidade que algumas coisas foram acontecendo, como por exemplo lista de dispensas e Champions ,diferentes das primeiras do próprio PF. ( alguns users falaram nisso). Interessa também aqui focar o papel de APDC – Depois de vários anos de zanga familiar pai e filho voltam a conviver e logo de uma forma quase diária e muito intensa . APDC acaba por rapidamente se juntar aos diretores mais antigos que em silêncio contestam esta atuação da SAD á já algum tempo , só que ao ter conhecimento de vários destes negócios começa a relatá-los ao pai provocando uma nova fase de todo este relacionamento ( esta fase começou á cerca de 1 ano ) ; A fase do “ toda a gente desconfia de toda a gente e cada um tenta fazer os seus negócios á custa do clube “ A partir daqui PDC começa a questionar algumas contratações , ou a fazê-las diretamente ele com os clubes em questão ou a dar mandatos á empresa do filho para as fazer . É importante aqui referir que apesar de nestas contratações as comissões serem normais , discordo completamente de isto acontecer e acentua que os motivos de toda esta guerra sejam em grande parte os milhões que se movem no mundo do futebol . Aqui tenho uma opinião um pouco dura com PDC , pois acho que ele se julga em tal patamar de inquestionável , que não se importa que o clube faça negócios com o filho ás claras de todos . Outra leitura ,é que isto também pode não ser inocente , dado que ele sabe o que isso ia provocar em parte da SAD …. Esta última fase tem sido penosa em termos de relações entre pessoas e cada vez mais existe um contar de espingardas . Acho que PDC vai gerindo com muita mestria este saco de gatos sem que saia cá para fora grandes questões , e acima de tudo mantendo uma tradição de vitórias . E ai desculpem , mas se os dois últimos títulos não tivessem caído do céu não sei se PDC não teria escrito pelo menos mais um capitulo no livro . Conclusão da resposta á pergunta principal : Em nenhuma sociedade se pode pura e simplesmente despedir , ou dispensar um diretor( ou vários) que tenha tido conhecimento dos dossiers sigilosos e principais durante vários anos . Não é assim que se faz. Se alguma dia isso acontecer , vai ser com acordos milionários de confidencialidade e de uma forma a não deixar a imagem das pessoas em causa prejudicadas. Nunca se poderia passar para o mercado a ideia que somos um clube mal gerido e com problemas de legalidade que prejudicam os acionistas e o próprio clube. Para além disso imaginam o que cada um sabe de podres dos outros destes anos todos com apitos pelo meio ! Devem conseguir imaginar . Portanto esta é uma questão que não vai ser fácil de resolver , até porque no fundo ninguém quer largar o osso . Todos vão convivendo entre eles enquanto a galinha der ovos para todos …. O que mais me preocupa ? Claramente a falta de disponibilidade física do NGP e que começa a limitar bastante as suas ações . Mais do que nunca precisava de estar no pleno das suas capacidades para por ordem na casa . Só não sei como , mas tenho a certeza que ele não vai querer deixar o clube em alguém que ponha os interesses pessoais acima dos do clube . Isso ele nunca fez . Apesar de tudo é sempre o máximo responsável por tudo o que tem acontecido e foi ele que escolheu diretamente as pessoas que lá estão . Percebo que mesmo ele não pode acertar em tudo, e em algumas dessas pessoas a partir de determinada altura falhou. A ideia atual mais importante a reter é que o NGP é claramente nesta altura o elo de sustentação do pouco equilíbrio que existe em toda a estrutura ( SAD e Clube) O meu desejo é que o NGP tenha saúde por mais uns anos e tente retomar coletivamente uma politica de ; primeiro o Porto , depois o Porto e só depois o Porto . Não me vou alongar mais , apenas peço desculpa por alguma imprecisão em alguma data , pois todo o texto foi feito recorrendo em exclusivo á minha memória. Volto a reafirmar que não tenho qualquer objetivo que não seja o melhor para o “nosso Porto” e que nada me move pessoalmente contra nenhuma das personalidades aqui referidas . Optei por aqui não repetir os factos que sustentam toda esta opinião , para que este texto sirva para um debate não centralizado neste ou naquele negócio . Tento assim contribuir de forma construtiva para o esclarecimento de muitas perguntas que por aqui legitimamente tem sido feitas. Quero aqui resguardar de toda esta confusão um portista e dirigente exemplar ; Angelino Ferreira . Espero que mesmo que discordem do que aqui escrevo , não entrem no insulto e na falta de respeito como várias vezes tem acontecido, e que contribuam explicando onde faço uma leitura errada da situação e dando exemplos se for caso disso . Respeito todas as opiniões , mesmo as com que não concordo. Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 3 Fevereiro 2014 Com isto, ando para aqui a dar numa de stalker a ver se descubro quem é o homem. 1616 No record diz que ele ha acordo com o valencia, e que como nao chegou a tempo a inscrissao, o Otamendi passa a ser do Valencia que pode escolher se fica no Porto ou se vai para mercados abertos. Alguem confirma? acho muito estranho mas pronto ----- É quase tudo verdade , é jogador do Valência. Compartilhar este post Link para o post
RAG Publicado 3 Fevereiro 2014 Se for verdade os dados pessoais, não deverá ser muito difícil Compartilhar este post Link para o post
Klebergol Publicado 3 Fevereiro 2014 inscrissao oh god quanto ao post do 1616, não li com toda a atenção que merece, portanto não posso tirar muitas ilações. A única coisa que consegui tirar foi: de um lado há o DG, do outro os que não vão à bola com ele (ou com os propósitos negociais). Sendo que estava tudo bem para o DG até aparecer o APdC, que veio mudar um bocado o jogo. A TVI podia pegar nisto, pqp. Compartilhar este post Link para o post
Bernas Publicado 3 Fevereiro 2014 É evidente que o PdC não pode mandar embora toda a gente que se está a aproveitar do clube. Sabem demais uns dos outros, está tudo ligado. Ou ele consegue dar uma volta muito grande à situação, ou a solução só poderá passar por uma eventual saída dele. Nesse caso, provavelmente muita da malta que está nesta teia tentaria agarrar o lugar, mas acredito que possa aparecer alguém independente e competente (estilo Bruno de Carvalho no Sporting, que apesar de ser um perfeito idiota quando fala à imprensa, está a fazer um grande trabalho). Seria complicado essa pessoa ganhar as eleições, mas acredito que se muitos destes podres começassem a sair cá para fora os sócios abririam os olhos e perceberiam que é preciso inverter o rumo do clube. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 4 Fevereiro 2014 Então, por esse relato, o Alexandre Pinto da Costa afinal é dos "bons"... supostamente, foi então ele que alertou o pai para a gestão de Antero Henrique. Ainda que com benefícios próprios, sobretudo na parte das comissões. Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 4 Fevereiro 2014 tudo escumalha e se votarem em mim para presidente do Porto juro que os meto todos na rua e começo a escrever todos os meus textos com siglas Compartilhar este post Link para o post
Plastikman Publicado 4 Fevereiro 2014 E se esse gajo é alguém da equipa do filho do PdC? O Alexandre pode muito bem ser o vilão da história e estar a tentar incriminar o Antero para chegar ao poder, usando o potencial viral da internet para atingir os seus planos. Essa reaproximação com o pai é muito estranha. O PdC tem tido problemas de saúde fruto da idade e está fragilizado, o filho aproveitou para se fazer de bonzinho e o velho que perdeu capacidades e está mais mole não vê a marosca Compartilhar este post Link para o post
Carson Wentz Publicado 4 Fevereiro 2014 "o FC Porto não quer que o argentino entre no último ano de contrato com o futuro por definir." - empréstimo :maluco: Compartilhar este post Link para o post
Rei_Patricio Publicado 4 Fevereiro 2014 Com uma notável sobriedade e eficácia foi tratando cada vez mais dos dossiers mais complicados como arbitragem ,transferências e dia a dia da equipa de futebol. :confuso: Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 4 Fevereiro 2014 É perfeitamente normal. Ou achas que as críticas aos árbitros saem a quente e de repente? É tudo pensado, seja no Porto ou noutro clube qq. Compartilhar este post Link para o post
tiago gavina Publicado 4 Fevereiro 2014 Ao que isto chegou. Ou a situação é resolvida com urgência, ou pelo menos atenuada ao máximo, ou vamos jogar com Licás em todas as posições no futuro. :facepalm: Compartilhar este post Link para o post
Tio Hans Publicado 4 Fevereiro 2014 Se for verdade os dados pessoais, não deverá ser muito difícil As minhas capacidades de stalking levam-me acreditar que ele é do grupo Ibersol. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 4 Fevereiro 2014 Antes do 1616, ainda houve dois posts do Esquerdinha que serviram de mote à discussão. Aqui ficam: Sendo este tópico sobre os homens do presidente vou dizer o que penso sobre o CEO Antero Henrique. Não esperem de mim ataques pessoais pois nada me move contra o Antero. Critico e criticá-lo-ei sempre que não servir o Fc Porto da maneira que este clube merece ser servido, ou seja, sempre que não exercer as funções inerentes ao cargo que ocupa, CEO, com a competência que se exige e com a seriedade que se impõe. Quando escrevi a carta aberta a PdC fiz questão que AH recebesse via e-mail o que eu escrevera. E assim foi, graças a um seu amigo com quem tinha boas relações, AH pôde ler e pôde conhecer o meu endereço de e-mail. Não preciso do anonimato para esconder seja o que for. Neste fórum muitos me conhecem pessoalmente, até da moderação. E foi com muito gosto que participei em diversos jantares e outras iniciativas do fórum. Repito, não me escondo no anonimato. Por outro lado, aos que querem escolher o local e a forma como um portista pode e deve exercer o seu direito à crítica, digo-lhes que comigo isso não pega. A única assembleia geral em que tenciono participar, assim que tiver oportunidade, é a Assembleia Geral de accionistas, pois que, é regulada pelas normas do código das sociedades e permite uma análise técnica aos documentos e às decisões que me agrada particularmente. Aos que pedem provas do que aqui se afirma, também posso descansá-los. Já pedi, até a pessoas que aqui escrevem, que me facultassem documentos que me permitiriam, com o seu suporte, elaborar uma participação ao DIAP do Porto. Ou seja, dentro das minhas poucas possibilidades tudo tenho feito para ajudar o meu clube. E continuarei a fazer o que posso, aqui e noutras instâncias, custe a quem custar. Dito isto, vamos ao tema. AH aproveitou muito bem as oportunidades que lhe foram dadas e com todo o mérito conseguiu ascender na hierarquia do Fc Porto. Hoje por hoje AH é o Cardeal Richelieu do Fc Porto. O presidente, principalmente após a época 2005/06, em que AH foi determinante no acompanhamento de Adriaanse e na reorganização do departamento de futebol, foi delegando nele cada vez mais competências e, graças à confiança depositada, AH foi-se ocupando dos dossiers mais importantes. AH foi inteligente e à medida que ia removendo responsáveis dos seus pelouros, o caso de JPinheiro é só um exemplo, dava-lhes, melhor, permitia-lhes certos ganhos para os compensar da perda de poder. Ou seja, AH sem hostilizar quem o antecedia foi somando poderes e colocando nos diversos pelouros pessoas da sua confiança. Amigos que conhecem muito bem a SAD dizem-me que é um pecado que alguns estejam sem nada fazer apenas porque não são da confiança pessoal de AH. Caso contrário, há muito que AValentim não seria team manager. AH também soube gerir muito bem a relação com ACaldeira que, antes da ascenção do CEO punha e dispunha em quase todas as contratações e tinha enorme influência sobre PdC. Isto era assim, antes do apito dourado, pois, ao contrário do que se diz a influência de ACaldeira não nasceu com o papel por ele desempenhado, e nesse aspecto mt bem,no apito dourado. Por outro lado, AH também foi hábil na forma como articulava com PdC. E não é por acaso que o genro do presidente trabalha com o ex-cunhado do CEO, o Afzal, que é empresário,entre outros, do LJardim. O problema foi quando o poder começou a subir à cabeça do CEO. Percebeu que tinha o poder real nas mãos, que tinha homens que lhe obedeciam cegamente em lugares-chave e que por isso podia fazer o que bem lhe apetecia. Daí às compras milionárias no brasil, em que o amigo caldeira tb participou e ao protocolo com o BMG foi um passo. E tudo foi tratado por AH como quis e da forma que melhor entendeu. O valor das contratações disparou e consequentemente também os das comissões. Esse dinheiro paga a jogadores, empresários e aos que participam e advogam a contratação de danilos,alex sandros etc.etc O mal-estar foi-se acumulando, porque apesar das vitórias as pessoas não vislumbravam lógica e sentido nas compras que se iam fazendo e na forma como iam sendo concretizadas. Muitos dos vice-presidentes do clube começaram a levantar a voz e não por acaso, o Dr Póvoas começou a ficar no ponto de mira, tal como ficou JMagalhães, pois o CEO queria uma pessoa da sua confiança no Porto Canal. Com o agudizar do mal-estar surge AlexPdC que começa,sistematicamente,a denunciar ao pai as comissões pagas e a inflacção artificial dos preços dos futebolistas contratados. Um aparte, também não é por acaso que AH se aproximou dos líderes da claque e tb não é por acaso que após os jogos deixou de ir ao terra, ao shis etc e começou a jantar nos restaurantes frequentados pelos SD, capa negra e cufra. Em conclusão, PdC apercebendo-se das deslealdades começa a reagir, AH apercebendo-se que o seu estatuto começa a ser afectado não se ficou e tenta aumentar a sua rede de influência dentro e fora da SAD. É neste ambiente de guerrilha que vivemos e só peço que PdC tenha a força necessária para pôr ordem na casa. Sobre o Alexandre da PdC, o Esquerdinha detesta-o, mesmo, e mesmo o 1616 já se insurgiu contra ele, penso eu. Não é nome que recolha admiração por aqueles lados Ainda houve um post de outro user, que recebeu elogios do Esquerdinha e Draconem: O líder da claque é um fantoche do DG e pior do que isso é um fantoche muito bem REMUNERADO e tudo às custas do NGC.A realidade da claque conheço-a eu bem e infelizmente é, neste momento, mais um dos cancros do NGC. Atente-se ao "alpinismo social" de alguém cuja sua ocupação a tempo inteiro é líder de claque. Desde que assumiu a liderança dos SD mais concretamente em 2006 após o ataque a Co adrianse e por exigência expressa de AH, para os mais desatentos nestes assuntos posso contar a história mas ela é publica, basta uma simples pesquisa, o Madureira acumulou riqueza que lhe permite manter vários carros topo de gama, casas, bares e ginásios... A troco da não contestação, o Madureira ganha muito dinheiro com a revenda de bilhetes que são patrimonio do NGC e que são cedidos a custo 0, são distribuidos a uma rede de pessoas que os revende, dando assim de ganhar a muita gente, tudo suportado pelo NGC. Qualquer contestação no seio dos SD é imediatamente reprimida pelo líder e suportada pelo seu circulo, AH acabou com um foco de contestação, ganhando uma objecto de propaganda e repressão. O único interesse de circulo que dirige os SD é dinheiro, ponto. Dali não virá qualquer constestação, qualquer tentativa será imediatamente reprimida pelo Madureira e companhia. Alguém esteve na bilheteira de Paços o ano passado?Jogo do titulo?Alguém aqui viu a vergonha que por lá se passou? Em Paris, o ano passado, houve portistas que ficaram cá fora, enquanto membros da claque entravam com 10 e 20 bilhetes de jogo no bolso, tudo porque não aceitaram baixar o preço de venda dos bilhetes, esses preço era 350 euros por bilhete... Duas perguntas que gostava de ver respondidas por quem está dentro do assunto: 1.ª Se o DG controla os SD porque razão não existe contestação a um treinador que foi escolhido CONTRA a vontade do DG e está a prejudicar o modelo de sucesso desportivo do FC Porto que FAVORECE o DG e todos aqueles que a ele estão ligados (directa e indirectamente)? 2.ª Há contestação dentro dos SD? Se há, vislumbra-se algum nome para suceder ao Madureira na liderança da claque? É que o dinheiro não favorece todos, certamente, apenas uma minoria. ______ Ora bem vamos por partes, são várias as questões relativas à claque, portanto, irei começar pelo inicio. Em 2006, a claque tinha uma liderança tri-partida, Rui Teixeira, Paulo Trilho e Fernando Madureira. Todos tinham igual intervenção nos destinos da claque embora com funções diferentes. Acontece que nesta altura a claque era de certa forma imprevisivel, tanto apoiavam como contestavam algo que aos olhos deles não estava correcto. Eram protestos de vária ordem, desde tarjas no estádio, a alguns mais "desordeiros"... O DG geral achava-os um problema que tinha de ser resolvido, provavelmente pela tal contestatação mais ou menos frequente à SAD mas julgo que também teve bastante peso nesta equação, o facto de os SD nunca terem respeitado AH(como ainda hoje não respeitam, ou pelo menos não todos), este era conhecido por mouro(como ainda o é, hoje em dia). Havia apenas 2 pessoas que "controlavam" os SD. O NGP e Reinaldo Teles( conhecido ainda hoje no seio da claque por Tio Reinaldo) em diversas ocasiões o PdC e RT "enfrentaram" a multidão e foram respeitados. Na derrota de Coimbra este ano, AH tentou fazer algo semelhante, enfrentar a multidão e conversar com eles, teve de recuar, foi imediatamente insultado e apupado, foi então que resolveu fazer a sua reunião privada com aqueles que são responsáveis por "segurar" todos os outros. A forma encontrada pelo DG para resolver o problema da claque era simples, colocar na liderança alguém que fosse manipulável, a pessoa indicada era Fernando Madureira, o então conhecido como líder de bancada, como a liderança era tri-partida o papel do Madureira na altura era a liderança da claque no estádio, era responsável por manter a claque a cantar e na execução das coreografias.Era a pessoa ideal pelo simples motivo que era o mais corruptivel, menos inteligente e extremamente popular nos SD pois vinha do bairro e era a liderança visivel na bancada. Faltava arrumar com os outros 2. A situação perfeita surgiu com o ataque ao carro do Co adriaanse, a história que corre como verdadeira é que foi orquestrado pelo Madureira e Co, com conhecimento e anuência do DG, com o objectivo de levar o NGP a agir contra a claque, o que acabou por acontecer, a claque perdeu imediatamente qualquer apoio institucional que detinha enquanto não fossem apurados e devidamente afastados os responsáveis por tal acto. É aqui que entra novamente AH, exige a saída dos 2 elementos da liderança da claque sob ameaça de a mesma perder definitivamente todos os apoios até então dados, abrindo assim caminho à liderança isolada do madureira. Posto isto e para responder às questões colocadas pelo Apocalypto, começo pelo 2º ponto, pois em relação ao 1º apenas posso especular. Há contestação dentro dos SD e muita, a começar pelos 2 antigos lideres, mas estes ao longo dos anos foram perdendo força acabando por desaparecer completamente do estádio, várias foram as confrontações na bancada, a oposição aos novos destinos da claque sempre existiu e existe mas com pouca força pois o madureira e o seu circulo dizimam qualquer oposição. O modelo actual dá-lhe grande controlo pois o madureira controla os chefes de nucleo com a venda de bilhetes( quem não está com ele, não recebe bilhetes logo não ganha dinheiro) e os chefes de nucleo controlam os seus nucleos claro está( o nucleo tem de seguir o líder doutra forma não há bilhetes pra ninguém e o núcleo extingue-se...) assim desta forma a oposição é dizimada e sem voz expressiva. Não há, nem se vislumbra haver nomes para suceder ao madureira pela simples razão que ninguém se chega à frente, ninguem lhe faz frente pois se o fizer terá problemas. Sobre o 1º ponto e especulando como disse, se há alguém que nunca poderá ser contestado na claque esse alguém é o NGP, portanto não puderá haver contestação a PF a não ser que o NGP assim o queira. Como é lógico, PdC sabe que os SD estão controlados em favor da DIREÇÃO, apesar da influência de AH se a claque começar a contestar provavelmente será ao DG que o NGP vai recorrer, perguntando porque razão não estão os SD controlados como deveriam estar. E mesmo que não fosse a favor da contratação de PF tenho duvidas que agora seja a favor do seu afastamento, afinal de contas o treinador está cada vez mais isolado e descridibilizado logo menos possibilidades tem de ir contra o que quer que seja, como está neste momento é apenas mais um fantoche sem voz nem opinião, mas mais uma vez repito aqui já sou eu a especular. Peço desculpa se me alonguei demasiado, haveria ainda bastante mais a contar mas penso que o que fui dizendo já dá para ter uma imagem de como vão funcionando as coisas nos SD neste momento e o porquê de por estes nunca poder passar uma solução para o momento actual no NGC. Quanto ao possivel peso que os SD poderão ter numa futura eleição( seja do madureira ou alguém por ele apoiado) esse será minimo pelo menos ao nivel de votos(ao nivel de pressão a história é outra...) pois não andarei longe da verdade se disser que cerca de 70/80 % dos elementos não são sócios, nem convem que o sejam de outra forma o monopolio dos bilhetes terminava. Muitos prefeririam ir à bilheteira comprar o seu bilhete que ser "chulados" pelos da claque. Sócios da claque sempre(15 euros por época) pois assim mais dinheiro entra, agora sócios do clube?Aos olhos deles é irrelevante. E depois há sempre essa contestação ao líder que existe em surdina e que na boca das urnas se virará contra ele, quem está contra o madureira na hora de votar não votará no escolhido, ou no próprio madureira. Sendo sincero, nem gosto muito que se abra tanto o jogo num fórum generalista, que já se sabe que chega a olhos benfiquistas e sportinguistas, e posteriormente é provável que tb chegue aos respetivos fóruns... mas é importante passar a mensagem, o clube não está nada bem. Há coisas que são facilmente visíveis, são "palpáveis", estes relatos (para quem lhes der credibilidade, claro) só confirmam a crise instaurada Compartilhar este post Link para o post
Guest trz Publicado 4 Fevereiro 2014 Manchester City esquece Fernando e vai tentar Alex Song what Compartilhar este post Link para o post
Mendx Publicado 4 Fevereiro 2014 Se isto o que eles contam é verdade, parece retirado de um filme fdx Compartilhar este post Link para o post