Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Primário, Básico, Secundário e Exames Nacionais

Publicações recomendadas

Obrigado pelas as respostas que deram.

Estou ciente que tenho que me aplicar bastante em Física mas, sinceramente, acho que consigo fazer a disciplina. Se bem que Humanidades seria bem mais fácil para mim.

Tenho ainda algum tempo para refletir sobre a questão. :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

eu fiz isso depois de 2 anos em ciências e é verdade

para se ser bom a qlq coisa é preciso esforçares-te.

Lá porque passaste a Humanidades e pq nao te esforçaste muito, não te serve de nada ...

Mas enfim, se a pila dos meninos de ciencia fica maior por acharem Humanidades mais fácil, so be it. Há coisas que não se percebem ...

Compartilhar este post

Link para o post

obviamente crl

humanidades é uma brincadeira de crianças comparado com ciências e tecnologias. E podem criticar dizendo que me estou a basear na minha experiência pessoal mas eu sempre fui bom aluno até ao secundário (fazendo média, diria que tinha 4,5 em 5) e quando entrei em Ciências e Tecnologias no 10º foi um choque brutal. Depois para recuperar a média que ficou praticamente f*dida no 10º foi um trabalho dos diabos. Enquanto isso, andou pessoal que era mediano no básico a tirar notas bastante razoáveis no secundário sem se esforçar um crl e entram na faculdade com média de 16 como quem não quer a coisa.

Se fosse hoje, tinha feito o secundário em humanidades, tinha uma média 2 ou 3 valores superior à que tive e depois marrava como gente grande para o exame de biologia e geologia. Ia lá pelo caminho mais fácil, basicamente.

Fui naquela ilusão (fui muito mal aconselhado no 9º) de ser o curso com mais saída e o crl, mas não disseram que era 2 vezes mais f*dido.

ah, e sempre tive 4s e 5s a FQ e MAT. Mas línguas sempre foi o meu forte

Compartilhar este post

Link para o post

pá era mais uma provocação e n é ofensa nenhuma. É óbvio que é uma opinião baseada apenas na minha experiência e no facto de eu não ser bom a ciências. Um gajo que seja uma máquina a Matemática se calhar não vai sentir tantas facilidades em História.

Mas eu estive 2 anos em ciências (o último dos quais assisti a aulas de Humanidades tb) e 1 em humanidades e o grau de dificuldade nem é comparável. Mas lá está, em Humanidades decoras, em ciências resolves problemas. E eu sou bom a decorar coisas e péssimo a resolver problemas. Isto não se aplica a todos, claro.

Eu esforcei-me muito mais a ciências do que a Humanidades e as notas sempre foram muito piores. Quando fui para humanidades caguei completamente, tanto q era conhecido na escola como 'O Turista' pq só lá punha os pés de vez em quando...

Acho que o bold diz tudo. O resto é só ridículo.

obviamente crl

humanidades é uma brincadeira de crianças comparado com ciências e tecnologias. E podem criticar dizendo que me estou a basear na minha experiência pessoal mas eu sempre fui bom aluno até ao secundário (fazendo média, diria que tinha 4,5 em 5) e quando entrei em Ciências e Tecnologias no 10º foi um choque brutal. Depois para recuperar a média que ficou praticamente f*dida no 10º foi um trabalho dos diabos. Enquanto isso, andou pessoal que era mediano no básico a tirar notas bastante razoáveis no secundário sem se esforçar um crl e entram na faculdade com média de 16 como quem não quer a coisa.

Se fosse hoje, tinha feito o secundário em humanidades, tinha uma média 2 ou 3 valores superior à que tive e depois marrava como gente grande para o exame de biologia e geologia. Ia lá pelo caminho mais fácil, basicamente.

Fui naquela ilusão (fui muito mal aconselhado no 9º) de ser o curso com mais saída e o crl, mas não disseram que era 2 vezes mais f*dido.

ah, e sempre tive 4s e 5s a FQ e MAT. Mas línguas sempre foi o meu forte

Do 5º ao 9º tinha 5 a tudo menos EVT/EV/ET e Música. Tive sempre no quadro de honra, era muito a bom a todas as disciplinas. Portanto que fique aqui ciente que tanto podia ir para um lado como para outro e era igual.

Depois, o que te aconteceu foi que não tinhas método, plano de estudo e, como é lógico, ressentiste-te. Talvez os professores fossem mais exigente e a matéria até essa seja mais complicada (por precisamente necessitar de estudo diário e de ser mais avultada).

Agora quem tenha método de estudo, quem saiba planear as coisas e esteja atento às aulas, consegue boas notas. Seja aqui, na China, ou no crl que te f*da.

Portanto se não tinhas isto ... Bem te f*deste.

E depois a questão das 'humanidades ser mais fácil' é só mais um mito para criar facilitismo nas pessoas, levando a que a malta não se preocupe com o seu futuro e com a excelência do mesmo.

Secalhar este user Rain Dog acabou Humanidades com média geral de 17v e eu acabei com 15v e sei muito mais de História, Geografia, Sociologia, Português, wtv que ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo com o Boo, e eu até fiz o Secundário em Ciências e no fim apercebi-me que deveria ter ido para Humanidades, acho que teria mais sucesso, não por Humanidades ser mais fácil mas porque acho que teria mais apetência e interesse. Isso de Humanidades ser mais fácil é mais mito que outra coisa, conheço génios das Ciências, alunos de 20's Matemática e FQ que tenho plena certeza que em Humanidades seriam apenas alunos medianos. Até porque nessa área puxam bastante pela capacidade argumentativa e de desenvolvimento de respostas, que muita gente de Ciências não tem. Felizmente agora em Marketing posso usar essas apetências que até acho que tenho nas áreas mais humanas e sociais :)

Compartilhar este post

Link para o post

lol

'não concordo é ridículo'

eu tb tinha 5 a tudo e também pensava que podia ter ido para qualquer lado e que ia ser igual

Se calhar sabes mais do que eu, e depois? O que é que isso tem a ver com a facilidade do curso?

E o que é que o bold tem de errado? Eu fiz as disciplinas de humanidades a decorar. Decorei o que havia para decorar e fazia os testes com boa nota.

que mania que o pessoal de humanidades tem com estas coisas. Ninguém está a dizer que os de Humanidades são burros, só que o curso é mais fácil de fazer para o estudante comum.

pá, tu decoras em Humanidades .. lol Não só devias ter vergonha em dizer isso, como devias tar caladinho por sequer teres lata para dizeres isso. Mas o problema se calhar não é teu, é mesmo da escola...

Testes, frequências e exames que são facilitados e convenientes para a malta despejar matéria. Nem é preciso pensar, é só saber decorar e pronto.

Eu por acaso não sou mt bom a decorar, tinha amigas minhas no secundário que era limpinho, com 17v a Historia no 10º ano... Depois apanhamos outro professor e começaram a sacar 13 e 14, e elas todas indignadas "oh professor eu sei a materia toda decorada na ponta da lingua nao percebo a minha nota" e ele "pois, eu pedi para relacionar o texto com a matéria, não pedi para me explicar o que é a História pq eu sou o professor e sei mais que a menina" .

E talvez esse seja o problema ...

A facilidade do curso está relacionada com isso mesmo: tu "decoravas e tinhas boas notas" e eu não decorava e tinha notas razoáveis. E secalhar tu sabes menos que eu. O ensino foi fácil para ti, mas não te serviu de muito ...

O problema também é que o facilitismo está estritamente embrenhado na nossa sociedade e no sistema de ensino. Depois temos pessoas jovens, formadas e interessadas, a dizerem barbaridas destas ....

Compartilhar este post

Link para o post

O grande problema é que a maioria do pessoal pensa nas boas notas sem primeiro pensar na formação, na aquisição de conhecimento. Isso reflecte-se por exemplo no 12º ano, onde dão a possibilidade de escolher 1 ou 2 disciplinas. A maioria do pessoal escolhe o mais fácil (na altura era Inglês, que as aulas era ver filmes sem legendas e analisar), eu por acaso nisso escolhi Psicologia. Tive notas piores (e nem foram assim tão baixas, mas nunca tive mais de 16) mas foi a disciplina mais interessante que tive no Secundário e ainda aprendi matéria que me é útil agora no curso de Marketing.

De qualquer forma, sou um claro exemplo de óptimo aluno até ao 9º mas que se espalhou ao comprido no Secundário, o terror mesmo :lol: mas sou o primeiro a admiti-lo e a dizer para o pessoal se esforçar e dar sempre o máximo esteja em Ciências, Humanidades, Economia, Artes, wtv.

Editado por jay-jay okocha

Compartilhar este post

Link para o post

Nunca fui aluno de tirar tudo 5, aliás, tirava 5 a Inglês, 4 a Matemática e Geografia, e o resto era tudo 3.

Cheguei ao Secundário, e fiz o curso de Ciências e Tecnologias sem grandes dificuldades, confesso. Nunca tive de estudar muito para conseguir chegar aos meus objetivos, simplesmente estava atento ás aulas e acima de tudo, tentava "compreender" a matéria. Por isso é que nunca tirei notas fantásticas, eu não estudava para a maioria dos testes, preferia compreender as coisas em vez de as decorar. Mas isso sou eu, que sempre tive alguma apetência para a Matemática e para as Ciências. Se fosse para Humanidades tava bem f*dido, já que sou péssimo a Portugues, Filosofia e essas cenas, assim como se fosse para Artes estava f*dido visto que sou um 0 a desenhar, e nesses cursos, já tinha de me aplicar a sério em casa.

Posto isto, não acho que Humanidades seja mais fácil, depende das capacidades de cada um. Mas pronto, se o objetivo só for ter uma média alta, provavelmente é mais fácil em Humanidades, lá se estudares pa crl safas-te, em Ciências não é bem assim.

Próximo ano vou para o 10º e estou em dúvidas em que curso seguir.

- Podia ir para Ciências e Tecnologias ( Sou relativamente bom a Matemática, bom a Ciências e satisfatório em FQ. Podia ir depois para Engenharia Informática)

- Humanidades, sou muito bom a História (Sem estudar um chavelho, os testes são de sempre de 75-85), sou bom a Geografia, bom a Inglês e satisfatória em Português.

Mas também me agrada o curso de Economia. :lol: Como podem ver, está aqui uma confusão do crl.

Um conselho, aposta na Engenharia Informática só se já tiveres grandes competências em Informática. Senão é tempo perdido.

E confirmo o que o outro user disse, pelo menos para mim, FQ no básico, era bem fácil. Quando cheguei ao Secundário... :lol: disciplina mais díficil que tive, sem dúvida.

:lol:

Falar é fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu por acaso não sou mt bom a decorar, tinha amigas minhas no secundário que era limpinho, com 17v a Historia no 10º ano... Depois apanhamos outro professor e começaram a sacar 13 e 14, e elas todas indignadas "oh professor eu sei a materia toda decorada na ponta da lingua nao percebo a minha nota" e ele "pois, eu pedi para relacionar o texto com a matéria, não pedi para me explicar o que é a História pq eu sou o professor e sei mais que a menina" .

Eu não estudava um crl, distraía-me imenso nas aulas mas quando se iniciava alguma matéria ligava as antenas e safava-me. Não eram muitas as vezes, mas quando sacava melhores notas que as marronas era mesmo um sentimento de fuck yeah :lol: Opa eu achei o secundário realmente fácil, não me esforçava minimamente (é verdade, não é arrogância :mrgreen:) e acabei com média de 16 e tal...

Editado por Plastikman

Compartilhar este post

Link para o post

E confirmo o que o outro user disse, pelo menos para mim, FQ no básico, era bem fácil. Quando cheguei ao Secundário... :lol: disciplina mais díficil que tive, sem dúvida.

Achei que Biologia e Geologia foi bastante mais difícil, pelo menos as perguntas no exame requerem sempre mais pensamento e conhecimento de conceitos "estranhos" (que muitas vezes nem estão assim muito explícitos nos livros de texto) do que as de FQ, especialmente na parte de geologia.

Eu não sei se Humanidades é mais fácil que Ciências, mas quando ouço regularmente gente a dizer que precisou de várias folhas para responder a um exame de Geografia, fico bem grato de não ter seguido esse rumo. Odeio escrever. Também tenho o feito algo dúbio de, até agora, ter melhor média na universidade que no secundário.

Editado por totava

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Alonso.

Achei que Biologia e Geologia foi bastante mais difícil, pelo menos as perguntas no exame requerem sempre mais pensamento e conhecimento de conceitos "estranhos" (que muitas vezes nem estão assim muito explícitos nos livros de texto) do que as de FQ, especialmente na parte de geologia.

Eu não sei se Humanidades é mais fácil que Ciências, mas quando ouço regularmente gente a dizer que precisou de várias folhas para responder a um exame de Geografia, fico bem grato de não ter seguido esse rumo. Odeio escrever. Também tenho o feito algo dúbio de, até agora, ter melhor média na universidade que no secundário.

Isso é mito, exames de Geografia devem ser os exames mais fáceis de todos, pelo menos para mim foi.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal eu tenho uma apresentação de ingles e tenho duas opções : Tema Livre ou fazer uma campanha ambiental e defende-la .

Podem me dar ideias quer para um lado quer para outro ?

Compartilhar este post

Link para o post

Decorar em humanidades (e em qualquer disciplina que seja) é a maior barbaridade que se pode fazer.

Eu nem a Sociologia quero decorar, recuso-me, quero perceber as coisas.

Mas agora que penso, nunca tive Geografia A, fui a exame sem estudar na brincadeira e tive 14 :lol:

Mas decorar nunca é conhecimento, aliás é por isso que sempre fui o melhor a História da minha turma, era o único que não decorava.

Editado por marte

Compartilhar este post

Link para o post

Decorar em humanidades (e em qualquer disciplina que seja) é a maior barbaridade que se pode fazer.

Eu nem a Sociologia quero decorar, recuso-me, quero perceber as coisas.

Mas agora que penso, nunca tive Geografia A, fui a exame sem estudar na brincadeira e tive 14 :lol:

Mas decorar nunca é conhecimento, aliás é por isso que sempre fui o melhor a História da minha turma, era o único que não decorava.

Isso nao pode ser posto dessa maneira, como e mais que obvio.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso nao pode ser posto dessa maneira, como e mais que obvio.

Sim, claro. Mas acho que decorar nunca é o caminho para o conhecimento.

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal eu tenho uma apresentação de ingles e tenho duas opções : Tema Livre ou fazer uma campanha ambiental e defende-la .

Podem me dar ideias quer para um lado quer para outro ?

Nos meus tempos de secundário, eu improvisava na hora :lol:

Já fiz essa da campanha ambiental, eu apostava no tema livre, tens mais liberdade criativa para fazeres o que queres.

Compartilhar este post

Link para o post

:lol:

Falar é fácil.

Pois é, quando se sabe do que fala. E eu neste caso sei.

Já o fiz duas vezes e vou voltar a fazê-lo este ano e sei que não é nada fácil. Mas se, durante 2 meses só estudares para isso e não sofreres de paralisia cerebral, acabas por conseguir tirar boa nota.

Editado por Taj Burrow

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Rumpas

Já o fiz duas vezes e vou voltar a fazê-lo este ano e sei que não é nada fácil. Mas se, durante 2 meses só estudares para isso e não sofreres de paralisia cerebral, acabas por conseguir tirar boa nota.

Estuda, menino!

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, mas se tiveres que estudar as outras disciplinas de Humanidades torna-se muito complicado. A não ser que passes o tempo todo nisso.

De qualquer das formas, boa sorte ;) Eu também tive um 9 no meu exame de Biologia :(

Compartilhar este post

Link para o post

Alguém que tenha Economia C, me pode explicar brevemente esta questão:

" Explicar a necessidade de regulação internacional face à globalização "

Obrigada

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...