Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Primário, Básico, Secundário e Exames Nacionais

Publicações recomendadas

Não!

Quando os ácidos são fortes, ionizam-se completamente. Por exemplo, o ácido clorídrico.

HCl (aq) + H2O (l) -> H3O+(aq) + Cl- (aq)

Como é um ácido forte, 1 mol de HCl dá origem a 1 mol de H3O+ e de Cl-, ou seja, as quantidades químicas estão nas proporções estequiométricas.

E isto vale, tanto para as bases como para os ácidos. Na dissociação do NaHO, por exemplo:

NaHO (aq) + H2O (l) -> Na+ (aq) + HO-(aq)

1 mol de NaHO dá origem a 1 mol de Na+ e 1 mol de HO-.

Nos ácidos fracos é que se calculam as concentrações no equilíbrio.

HF (aq) + H2O (l) <-> F- (aq) + H3O+ (aq)

Aqui já não podes dizer que 1 mol de ácido dá origem a 1 mol de F-, porque a reacção de ionização do HF é incompleta, ou seja, é um ácido fraco (só algum é que se ioniza). Para calcular a concentração de H3O+ ou de F-, precisas de saber a constante de acidez a uma determinada temperatura. Aí é só usar a fórmula. O que sabes é que a concentração de F- vai ser igual à concentração de H3O+ pois têm o mesmo coeficiente estequiométrico.

E outra coisa, quando o ácido é fraco, a seta que divide os reagentes e os produtos tem de ser escrita nos dois sentidos, pois é uma reacção reversível (ou seja, dá-se nos dois sentidos). ´

Espero ter ajudado ;)

Compreendi, muito obrigado! :compinchas:

Na altura até tinha percebido esta matéria, mas com tanto estudo já começo a confundir-me em tudo :lol:

Já agora, mais alguém vai fazer de Filosofia amanhã? Preciso de um 15 no mínimo para manter a nota mas não estou muito confiante.

Editado por Adryan

Compartilhar este post

Link para o post

Não é difícil mas é uma seca do crl :lol:

O que eu acho mais importante é saberes como funcionam o microfone e o altifalante (indução eletromagnética) e entender os fenómenos de reflexão/refracção. O resto é para a máquina :mrgreen:

btw, fica aqui este link para quem quiser passar cenas para a máquina:

http://www.resumos.net/fisicoquimica_calculadora.html

a cena é que os ficheiros são .8xp e o programa que instalei não está a reconhecer este tipo de ficheiro...

Eu acho que eles também raramente põem perguntas dessa parte. É mais isso da indução e talvez aquilo da lei de Snell-Descartes, mas até acho isso fácil.

Compartilhar este post

Link para o post

microfone saiu no último exame, por isso duvido que repitam neste.

Compartilhar este post

Link para o post

O que eu acho mais importante é saberes como funcionam o microfone e o altifalante (indução eletromagnética) e entender os fenómenos de reflexão/refracção. O resto é para a máquina :mrgreen:

a cena é que os ficheiros são .8xp e o programa que instalei não está a reconhecer este tipo de ficheiro...

A cena é que o pessoal só posta cenas para Texas e eu tenho Casio :mrgreen:

Se alguém conseguir passar esses resumos para ficheiros txt ficava-lhe eternamente agradecido.

Juntando-me à conversa de à pouco, eu era gajo de 19 (tive até 20 no intermédio do 10º) e tirei um miserável 12.

O exame quando o fiz achei trabalhoso, mas não difícil por aí além. Quando o fiz para a segunda fase já o achei mais fácil. Sinceramente nem consigo explicar muito bem o que se passou, nem sou de me sentir pressionado nem nada que se pareça mas é a única explicação que encontro para o que fiz no exame.

E também acho a parte do micro um seca do crl. Lembro-me perfeitamente de adormecer a fazer o relatório sobre a AL disso :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Agora vou dormir, mas vou ter que conseguir passar as m*rda senão até fico f*dido.

Compartilhar este post

Link para o post

http://www.sendspace.com/file/fcrdcl

Fiz este resumo para o exame de 6ª. Ainda não estudei nada e falta aí 2 capitulos, mas esses tinha feito o resumo à mão. Aguardo feedsbacks doq devo acrescentar ou tirar, é urgente malta!

Vai ter que ser, desleixei-me nos dias anteriores, devia ter estudado com mais tempo, 2ª vi Economia 11º e ontem exames de Eco; amanhã vai ter que ser Geo toda + exames :mrgreen:

Same here. :medinho: :mrgreen: :mrgreen:

Preciso pelo menos de 11,5 neste exame.

Editado por TomasCorreia

Compartilhar este post

Link para o post

Afinal o exame de 2012 de FQ nao era assim tão difícil. Conseguia tirar o 15,5 que preciso. Mas claro, sem a pressão é outra coisa.

Vamos lá ver como é este ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Estou revoltado comigo mesmo, estudei como o crl para economia, fiz exames desde 2009 (1ª e 2ª Fase) e o maximo que errava era 5 ou 6 questões multiplas. Chego ao exame e erro 9!!

Lá se foi a minha esperança de tirar boa nota, ontem que tinha de estudar para matematica não consegui, fiquei mesmo desiludido.

Editado por master

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho História e já fiz o exame

Apenas me inscrevi para tentar fazer Geografia sem estudar, na brincadeira. Se passar faço 3 disciplinas específicas e se não passar é normal. E nunca se sabe se no futuro a uso como Prova de Ingresso. E também para tentar ter melhor nota que alguns amigos/as :mrgreen:

És parvo, basicamente :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

És o maior Solero, obrigado :prayer:

Editado por Nanas

Compartilhar este post

Link para o post

Que programa é que é preciso ter na calculadora para pôr esses ficheiros?

Editado por Bernas

Compartilhar este post

Link para o post

Que programa é que é preciso ter na calculadora para pôr esses ficheiros?

ti notefolio creator

Compartilhar este post

Link para o post

Vou passar a tarde toda a passar a matéria do 10° para a calculadora... Do 11° fui fazendo ao longo do ano, "só" me falta o 10° :-|

Compartilhar este post

Link para o post

pedropereir, se estás a falar do exame de português 9º ano não tens de te preocupar muito com isso, eu que nunca foi um grande aluno da disciplina achei o exame bastante acessível

pedropereir vais fazer o exame de Português do 9º? Se não precisas da nota de Português para passar c*ga nisso

não preciso da nota, mas se tirar má nota no exame depois tenho de aturar a minha mãe :mrgreen:

eu vi-me à rasca para tirar 3, tou para ver no exame...

eu tenho medo é que saia Gil Vicente :lol: estive praticamente 3 meses sem professor e só pude dar o Fidalgo e o Onzeneiro

Compartilhar este post

Link para o post

Já pus a Química de 11º na máquina. O link do Solero não deu :-|

Tive de encontrar um resumo global da matéria e fazer copy paste. Deu trabalho mas já está :biggrin:

Agora fazer os exame que derem até amanhã

Compartilhar este post

Link para o post

Muita bem, acho que me dá entre 13,5 e 16,5. Errei só 2 EM. :D

Muito bem, o exame nem era complicado, a segunda parte correu-me bem, nas de desenvolvimento enchei quase sempre uma folha de prova, agora as escolhas multiplas nao pensava errar tanto. Enfim.

De volta a matematica:

16jj9ld.jpg

Para calcular o valor de K não é fazer o Lim para 0+?

Compartilhar este post

Link para o post

E alguém já viu o que meti aí de geografia?

Muito bem, o exame nem era complicado, a segunda parte correu-me bem, nas de desenvolvimento enchei quase sempre uma folha de prova, agora as escolhas multiplas nao pensava errar tanto. Enfim.

As EM valem boé e são meio caminho andado para se ter boa nota. A mim também correu e espero tirar a nota que preciso (14 para cima).

Editado por TomasCorreia

Compartilhar este post

Link para o post

O resultado é a B certo master?

Tens de calcular o limite por valores positivos, vês o que dá. Depois dás o valor ao k consoante o limite que calculaste para esses serem iguais

Compartilhar este post

Link para o post

As EM valem boé e são meio caminho andado para se ter boa nota. A mim também correu e espero tirar a nota que preciso (14 para cima).

Sim eu sei, mas nao estava a espera de errar tantas, eu fico bue nervoso com esta m*rda dos exames, e não é desculpa. Entrei na sala tipo a tremer bue e cheio dores de barriga.

O resultado é a B certo master?

Tens de calcular o limite por valores positivos, vês o que dá. Depois dás o valor ao k consoante o limite que calculaste para esses serem iguais

Nop, é a D

Compartilhar este post

Link para o post

Uma dúvida pessoal: Eu a Geografia, vou com 16 a exame, para continuar com o 16, tenho que tirar no mínimo 14,4? Não percebo muito as contas.

Já agora, boa sorte a todos que vão fazer exame a Geografia e a FQ amanhã.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...