Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
andriy pereplyotkin

Ensino Primário, Básico, Secundário e Exames Nacionais

Publicações recomendadas

Calculas o volume de 100g de solução para facilitar os cálculos. Sabendo o volume em 100g de solução (82 cm3), sabes que 20% dessa massa é de NaOH, sendo portanto 20g. Como queres a concentração molar, calculas o número de moles de NaOH (20g/40g/mol=0,5mol). A concentração molar é o número de moles a dividir pelo volume, portanto: [NaOH] = 0,5mol/82cm3 = 6,1*10-3mol/cm3 = 6,1 mol/dm3

Obrigado! Estava completamente bloqueado porque não sabia como começar :compinchas:

Nanas quanto da nas soluçoes? 2,05* 10^-3 dm... ?

Calculas o volume de 100g de solução para facilitar os cálculos. Sabendo o volume em 100g de solução (82 cm3), sabes que 20% dessa massa é de NaOH, sendo portanto 20g. Como queres a concentração molar, calculas o número de moles de NaOH (20g/40g/mol=0,5mol). A concentração molar é o número de moles a dividir pelo volume, portanto: [NaOH] = 0,5mol/82cm3 = 6,1*10-3mol/cm3 = 6,1 mol/dm3

Editado por Nanas

Compartilhar este post

Link para o post

A radiação solar nem é muito complicado, pois a variação da radiação solar está diretamente relacionada com a temperatura e tens falar dos 4/5 fatores. Percebes bem a matéria dos anti-ciclones, ciclones e frentes?

Yup, isso já percebo bem e metade logo dos recursos hídricos está relacionada com isso, por isso estou safo só aí.

Compartilhar este post

Link para o post

No exame de Economia meti como um dos factores determinantes da Procura, a publicidade.

Será que aceitam? É mais que claro que a publicidade afecta a Procura.

Acho que não. Pelo que dei, a Publicidade(tal como Modos de Vida, Tradição, etc) são os fatores extra-económicos que afetam o consumo. As determinantes da procura são o preço do bem, preço dos outros bens, Gostos e Preferências dos Consumidores e Rendimento

Compartilhar este post

Link para o post

Uno acho que falta ai o valor do trabalho (W), sem essa valor não consegues descobrir o Q.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não. Pelo que dei, a Publicidade(tal como Modos de Vida, Tradição, etc) são os fatores extra-económicos que afetam o consumo. As determinantes da procura são o preço do bem, preço dos outros bens, Gostos e Preferências dos Consumidores e Rendimento

A sazonalidade também não dava?

Compartilhar este post

Link para o post

O valor da entalpia da reacção davam-te em cima no enunciado certo?

Era esse o valor que faltava

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, também estava a achar estranho. O valor da entalpia tem de vir no enunciado.

Compartilhar este post

Link para o post

A sazonalidade também não dava?

Está incluído na Tradição

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal de FQ, uma ajudinha:

jq1uyfz.jpg

Falta aí a equação :mrgreen:

Suponho que seja CH4 + 2O2 -> CO2 + 2H2O

E falta a variação de entalpia que é -802kJ/mol

Portanto tu queres saber quanto é a variação de temperatura da água na combustão de 1g de metano. Para isso tens de saber quanta energia é libertada por mol de CH4 que reage (802 kJ/mol (a variação é negativa, porque como deves saber quando um sistema cede energia expressa-se com um sinal menos)). Logo, tens de saber a quantas moles equivale 1g de CH4 (n= 1g/16,05g/mol = 6,23*10-2 mol). Agora usas uma regra de três simples: Se uma mol de CH4 que reage cede 802kJ, então 6,23*10-2 mol cedem 50kJ. No entanto, o rendimento da transferência de energia é de 65%, portanto a energia que vai ser transferida para a água será 65% * 50kJ = 32,5kJ = 32,5*103 J.

Usando a fórmula da capacidade térmica mássica, tens que:

32,5*103 J = 0,500 Kg * 4,186*103 J/Kg*ºC * T

Daí tens que: T = 15,5ºC

Logo a água aquece 15,5ºC por cada grama de metano que reage com o oxigénio. (Nota que T é uma variação de temperatura e idilicamente deverias usar "deltaT", mas não me foi possível utilizar)

Desculpa lá, já vim tarde xD

Compartilhar este post

Link para o post

Ele ligou-me à pouco a dizer que acabou a composição mesmo nos minutos de tolerancia a acabar, a 1º ja tem mal, ficou 5 minutos depois de a fazer parado a ver, a ler a pergunta mas continuou, rasteira, mas pronto diz que correu bem, quando sai os criterios , alguem sabe? ( 9ºano)

Compartilhar este post

Link para o post

Está incluído na Tradição

Segundo a minha stora eles aceitavam mais fatores daqueles que referis-te incluindo a sazonalidade. Mas ela também errou a 2 de EM, eu sempre a dizer que era intermédio e ela estava a teimar comigo a dizer que era final. :mrgreen:

Editado por Corppiz

Compartilhar este post

Link para o post

Não me estou a conseguir concentrar muito bem, as cenas que consegui decorar de tudo foram mt poucas, estou completamente lixado. Não sei o que fazer agora que o tempo vai apertando.

Estou a ficar preocupado porque depois erro no maximo 4/5 EM. Tenho é medo do desenvolvimento, ajudem-me. :(

Editado por TomasCorreia

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje já tenho o tema dois assim com alguns noções e já me safo, a UE e população uma vi para economia e outra e mais ou menos senso comum, fica-me a faltar ver as áreas rurais, urbanas e vou dar uma vista de olhos nos transportes. Ainda tenho fazer exames.

O que acham com mais probabilidade de sair?

Editado por Corppiz

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje já tenho o tema dois assim com alguns noções e já me safo, a UE e população uma vi economia e outra e mais ou menos senso comum, fica-me a faltar ver as áreas rurais, urbanas e vou dar uma vista de olhos nos transportes.

O que acham com mais probabilidade de sair?

Eu 10º ano vou estudar todo, todo porque é o que me lembro menos. Depois de 11º vou só rever as cenas porque é saber conseguir ligá-las. A correcção no exame de Geografia é menos seguido à pratica do que Geografia né? Porque o meu estudo hoje está mesmo à nora, vou ter de ir à 2ª Fase, cheira-me mas espero que não.

Compartilhar este post

Link para o post

voltei agora do exame

correu bem melhor do que antecipava :grin:

meter lá 2 versos da mensagem para comparar com um poema do Miguel Torga :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal de FQ, confirmem-me só uma coisa.

Na nossa resposta, o número de algarismos significativos com que temos de apresentar um resultado é igual ao da medida que menos algarismos significativos tiver certo?

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, realmente faltava mesmo o valor da entalpia. Mas já consegui entender, muito obrigado :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal de FQ, confirmem-me só uma coisa.

Na nossa resposta, o número de algarismos significativos com que temos de apresentar um resultado é igual ao da medida que menos algarismos significativos tiver certo?

O meu explicador disse-me hoje que eles não ligam muito a isso, a menos, claro, que peçam para apresentar o resultados com o número de algarismos significativos. Mas se pedirem, sim acho que é como disseste.

Editado por Tikz

Compartilhar este post

Link para o post

O meu explicador disse-me hoje que eles não ligam muito a isso, a menos, claro, que peçam para apresentar o resultados com o número de algarismos significativos. Mas se pedirem, sim acho que é como disseste.

A minha professora disse-me exatamente o contrário. Disse que cortavam pontos se os algarismos significativos não estivessem em concordância com os dos critérios.

Compartilhar este post

Link para o post

FQ: Naqueles exercícios que pede para determinar o declive da reta através da calculadora o que temos de fazer ao certo?

Sou muito fraquinho com a gráfica :facepalm:

Compartilhar este post

Link para o post

FQ: Naqueles exercícios que pede para determinar o declive da reta através da calculadora o que temos de fazer ao certo?

Sou muito fraquinho com a gráfica :facepalm:

Se for na Texas, vais a STAT>Edit>1:Edit e editas os valores em L1 e L2.

Depois, para arranjar o declive, fazes STAT>Calc>4:LinReg(ax+b). Vai-te aparecer um LinReg (ax+b) e à frente metes "L1 , L2" (Para selecionares L1 e L2 tens de carregar no 2nd e em 1 para L1 e em 2 para L2, e convém separar-los por uma vírgula). Depois é só carregar Enter,

Vai-te aparecer algo do género.

"Lin Reg

y=ax+b

a=1

b=2

r^2 = ,99

r = ,99"

Neste caso, o valor de a é o declive.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...