Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Black Hawk

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

O Wilson Eduardo é muito limitado, mas há uma coisa em que é muito bom, que são os cruzamentos. :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o jogo de hoje, no que toca ao nosso plantel, deixou claro as posições que temos de reforçar com maior prioridade. Falta um extremo de outro nível em relação aos que temos, falta um central de outro nível em relação aos que temos, e falta um 10 criativo e que, como o Montero, por exemplo, seja forte a proteger a bola e a entregá-la quase sempre jogável.

Se em Janeiro conseguirmos pelo menos 2 destes 3 jogadores, acho que temos qualidade individual e colectiva para nos batermos com qualquer equipa no panorama nacional.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho de o dizer, o trabalho do Leonardo Jardim com esta equipa é fantástico. É fácil criticar pois não mostramos grande imaginação em campo, é tudo muito previsível, não há jogo interior, são demasiadas as vezes que procuramos a linha para centrar ou até em que os cruzamentos são feitos a 30 metros da área. Mas depois olho para o que a equipa faz com a "mão-de-obra" que temos, vejo o Leonardo Jardim a olhar para dentro de campo e não consigo deixar de admirar o homem por conseguir fazer sumo com laranjas praticamente secas.

Falando apenas da primeira parte, aquela que vi integralmente, o resultado foi bem enganador. O Benfica tem, individualmente falando, uma equipa muito superior, porém não o foi, pelo menos não ao ponto de chegar aos 3-1. Aquilo que inclinou o jogo para esse resultado foram as falhas individuais. O livre do primeiro golo nasce de uma falta desnecessária do Rojo, num lance em que o André Almeida nem ia para a baliza; minutos antes, o mesmo Rojo já tinha feito uma falta desnecessária sobre um adversário que estava de costas para a baliza do Rui. Quando o adversário tem um jogador como o Cardozo, fazer estas faltas em zona frontal é uma idiotice tremenda, e o Rojo aos 10 minutos já tinha feito duas. Já no segundo golo, e mesmo tendo em conta que o Enzo ganhou uma segunda bola no meio-campo defensivo do Sporting após alívio julgo que do Rojo, quando o Enzo surge na zona frontal da área lá foi o Maurício a correr contra ele feito estúpido; bastou ao Enzo puxar a bola para o lado e lá ficou o xerife fora do lance e a defesa do Sporting (ainda mais) esburacada.

Ainda vi mais uns disparates, como por exemplo um lance que começa porque o Rojo decide sair da defesa para ir pressionar o portador da bola e quando chega a meio caminha arrepende-se e volta para trás. Resultado, nem pressionou, nem ficou com o Cardozo. Ficou fora do lance porque é fraco a ler o jogo e só não pagámos por isso porque o Rui nos safou. O pior é que lances destes acontecem aos pontapés em jogos do Sporting, ora cometidos pelo Rojo, ora pelo Maurício, ora pelo William Carvalho, que também tem muito ainda para aprender nesse capítulo.

O Rojo e o Maurício são bons rapazes, têm as suas qualidades, mas no cômputo geral são fracos: não sabem, tanto o Rojo como o Maurício, jogar à zona, são impetuosos, entram à queima demasiadas vezes, cometem demasiadas faltas em zona frontal e não sabem definir os momentos de manter posição ou sair à bola. Isto foram tudo críticas feitas aos dois no início da época, e a verdade é que só não vê o quão limitados são quem não quer. E se para a maioria dos jogos do Sporting, nesta versão exclusivamente interna a que estamos votados este ano, eles desenrascam, quando o nível do adversário melhora um pouco... já nao dá. Hoje foi o que se viu; no Dragão todos vimos o festival dado pelo Maurício. E isto vai continuar a acontecer porque eles não sabem mais que isto. Tão simples como isso.

Virando agulhas para outras discussões, o meio-campo do Sporting é levado ao colo pelo Adrien. Impressionante que o rapaz compensa os desposicionamentos do William Carvalho, vem atrás para pegar no jogo, dá linhas de passe aos laterais e aos extremos e ainda vai procurar apoiar o Fredy Montero. Por outro lado, o nosso meio-campo é demasiado agressivo e, como em tudo, o que é demais é prejudicial. Não sei se são essas as instruções, mas corremos demasiado atrás da bola, cheguei a ver um lance em que estavam os três a pressionar o mesmo homem junto à linha lateral, não estando absolutamente ninguém na zona central. Por vezes basta que uma equipa faça um-dois e ficamos logo com o nosso trio fora do lance. Não pode ser.

Ainda assim, foi bom ver o Sporting a discutir a eliminatória com este Benfica que é claramente superior nas suas individualidades. O Sporting necessita de melhorar pelo menos cinco peças no seu onze para ambicionar outros vôos (os centrais, um médio criativo e os dois extremos) porque isto que temos é limitado. Não é grande novidade, aliás acho que ninguém esperava tanto Sporting como aquele que estamos a ter, o plantel é frágil e sabemos porquê. É partir desta base, fazer o máximo que for possível, temos um bom treinador, temos um lote de sete ou oito jogadores bons, temos de melhorar aos poucos o que temos de menos bom e em breve poderemos encarar os nossos objectivos de outra forma. O futuro parece-me claramente mais risonho hoje do que há oito meses.

Compartilhar este post

Link para o post

Grande texto, Puro. Só não diria dois extremos, acredito que basta contratar apenas um.

Editado por saidex

Compartilhar este post

Link para o post

Bom post, Puro. Eu no post de cima só falei num extremo porque acredito muito no Mané, e ainda acredito mais no Iuri, já para serem apostas a curto/médio-prazo. Porque a verdade é que actualmente, não temos nenhum extremo com qualidade suficiente para ser titular num clube como o Sporting.

E nos centrais igual. Só "peço" 1, porque para mim o outro é o Dier. Que, além de precisar de ser aposta mais regular, só pode evoluir se tiver ao lado um central com quem ele possa aprender.

De resto, apenas destacar outro pormenor: dá-me imensa satisfação ver-nos marcar golos em bolas paradas de forma regular esta época. Já não me lembrava do que era ver isso no Sporting. E mesmo nas bolas paradas defensivas ainda cometemos alguns erros, mas melhoramos imenso em relação a outros anos e até mesmo em relação aos primeiros jogos desta época.

Cada vez mais se vê uma equipa em campo, na verdadeira ascensão da palavra.

Compartilhar este post

Link para o post

Realmente, jogo após jogo o Adrien relembra a falta de discernimento de quem está por trás das convocatórias para a selecção. É o único do nosso meio-campo titular que não está na selecção, e simplesmente não se compreende porquê. Exibição brilhante, apenas inferior ao abuso do Cardozo na primeira-parte.

Como disse, o Slimani mostra que cumpre. O seu papel é o de oferecer alternativas no ataque, na posição de ponta-de-lança, e pelo 3º jogo consecutivo consegue marcar. E tivesse aquele remate ao poste ido ligeiramente para a esquerda, e bisava.

Capel... gostei. Esteve pouco interveniente, porque o jogo caiu quase sempre para o lado do Wilson, mesmo não estando a funcionar. Teve bastante mérito no grande remate que deu o nosso primeiro golo. Para mim, o nosso melhor extremo, porque a excelente exibição do Carrillo de hoje, é coisa rara. Capel cumpre. Acho que mesmo que se compre em Janeiro, o que é sem dúvida recomendável, jamais o Capel deva sair. A não ser que o ordenado o force a isso, o que duvido. Ele adora o Sporting e as suas pessoas, e portanto acho-o mais que bem-vindo.

Gostei do trabalho defensivo do Piris, mas desgostei do seu ofensivo. Como se esperava. Não percebi a razão do Cédric sentar. Ou talvez sim, pelo que o Piris oferece à defesa...

Sei que o Cédric teria oferecido muito mais, podendo mesmo ser decisivo no ataque, que o Piris, mas não sei se não comprometeria a nível defensivo. Um case study.

O Jefferson é que me desiludiu. Exibição horrenda defensivamente. Simplesmente desastroso. Acho que teve culpas nos 3 golos do Cardozo, sem certezas. Péssimas abordagens aéreas. Aquele lance na segunda-parte em que o Cardozo fica isolado frente ao Patrício (que defende muito bem), foi demais. Tem de trabalhar MUITO o tipo de abordagens aéreas, as marcações apertadas. Comprometeu imenso, como nunca o tinha visto. Mesmo ofensivamente, foi apenas decente. Algo novo, porque sempre esteve bastante competente... não duvido que Piris na esquerda, e Cédric na direita, tivesse sido melhor para este jogo. Mas não apoio que se queime o Jefferson por causa de um jogo, pelo que gostava de o ver a titular novamente.

É sim de salientar o quão bem sucedida foi a contratação do Piris. Oferece qualidade nas 2 laterais, e já vai sendo titular.

Por fim, voltei a não gostar do André Martins. Falta-lhe qualquer coisa ao seu jogo. Se bem que o Wilson esteve muito mal hoje, mas não pode desculpar tudo.

Basicamente, a equipa melhorou imenso com a sua saída, para a entrada do Slimani. Não me surpreenderia se muito em breve se começasse a usar o 4-4-2 de início. Idealmente, prefiro o meio-campo com 3 jogadores, mas... mesmo com o Vítor, não tem rendido tanto. E pela segunda ou terceira vez consecutiva que se opta pelo 4-4-2, a coisa corre muito bem. Escusado será ser que não correu melhor por manifesta falta de sorte na bola ao poste, e pelo 2º penalty perdoado. 4-4-2 a ganhar pontos, para benefício do Slimani (e possivelmente do Cissé).

De referir que o Adrien e o William aguentaram o meio-campo. Apenas estes. Uma situação curiosamente semelhante à do Benfica, que também oscila entre 4-4-2 e 4-3-3.

É pena esta pausa para as selecções... ficar a remoer na derrota. O próximo jogo é em Guimarães, e temos tudo para lá ir ganhar. Até à Taça da Liga, só há campeonato, e há que lutar por tudo o que ainda nos é possível, começando já em Guimarães.

Sporting!!

Compartilhar este post

Link para o post

Grande texto, Puro. Só não diria dois extremos, acredito que basta contratar apenas um.

Não ficaria satisfeito só com um. Seria um upgrade bem-vindo, claro, mas ficaríamos sempre com um flanco "coxo" durante grande parte dos 90 minutos. É que olho para as opções actuais e torço o nariz a todas. O Wilson Eduardo esforça-se, e surpreendeu-me pela positiva, mas continua a ser sempre a mesma coisa, a apresentar o mesmo recurso (mesmo que de vez em quando saque de uns cruzamentos jeitosos), a mesma "finta" de tentar ultrapassar o defesa em velocidade, e não passa disso. O Capel também é capaz de sacar de coelhos quando nem sabíamos que ele tem uma cartola, quanto mais coelhos, mas é capaz de passar 90 minutos a estragar tudo o que mexe à sua volta. O Carrillo, enfim, tanto o defendo e ele nada faz para o justificar.

A não ser que alguém da B apareça e se torne opção constante, a equipa precisa mesmo de dois extremos. Ou isso, ou um extremo e um médio criativo. Ainda hoje calhou passar os olhos por um jogo argentino e deparei com o Romagnoli. Assentava nesta equipa que nem uma luva.

Bom post, Puro. Eu no post de cima só falei num extremo porque acredito muito no Mané, e ainda acredito mais no Iuri, já para serem apostas a curto/médio-prazo. Porque a verdade é que actualmente, não temos nenhum extremo com qualidade suficiente para ser titular num clube como o Sporting.

E nos centrais igual. Só "peço" 1, porque para mim o outro é o Dier. Que, além de precisar de ser aposta mais regular, só pode evoluir se tiver ao lado um central com quem ele possa aprender.

De resto, apenas destacar outro pormenor: dá-me imensa satisfação ver-nos marcar golos em bolas paradas de forma regular esta época. Já não me lembrava do que era ver isso no Sporting. E mesmo nas bolas paradas defensivas ainda cometemos alguns erros, mas melhoramos imenso em relação a outros anos e até mesmo em relação aos primeiros jogos desta época.

Cada vez mais se vê uma equipa em campo, na verdadeira ascensão da palavra.

Ou isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Para tal, temos que nos reforçar no Natal em 4 posições, a meu ver.

Em termos de qualidade individual, somos inferiores a Benfica e Porto, mas somos muito mais equipa. E ter melhores jogadores, às vezes não é tudo.

Eu sei que é muito difícil e não peço o campeonato, mas acho que não é uma coisa assim tão descabida de acontecer. Apesar deste ano, ser o ano zero e estarmos a exceder as expectativas, sinto que ainda nos subestimam bastante.

Compartilhar este post

Link para o post

O Mané ao menos consegue fintar um cone, já é uma evolução em relação ao Wilson Eduardo.

A assistência para o golo do Capel é soberba.

Compartilhar este post

Link para o post

@Puro

Tendo em conta a nossa situação financeira e a aposta evidente na formação acho que seria desnecessário contratar dois extremos, continuo a acreditar no talento/potencial do Carrillo e que o Capel e o Wilson Eduardo servem perfeitamente para o campeonato português, especialmente se corrigirem as suas fragilidades.

Sendo que ainda acredito mais no talento do Iuri... o último jogo dele não me sai da cabeça :mrgreen: e do Mané.

De qualquer das maneiras, um extremo de qualidade para o imediato seria mesmo muito bem vindo.

Editado por saidex

Compartilhar este post

Link para o post

A assistência para o golo do Capel é soberba.

Se ele viu realmente o Capel a aparecer e não centrou sem olhar, como me pareceu, então foi uma assistência muita boa, de facto.

Compartilhar este post

Link para o post

Se ele viu realmente o Capel a aparecer e não centrou sem olhar, como me pareceu, então foi uma assistência muita boa, de facto.

Sendo assim estás a dizer que 85% das assistências do Capel são ao acaso?

Compartilhar este post

Link para o post

Não são? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Em termos de qualidade individual, somos inferiores a Benfica e Porto, mas somos muito mais equipa. E ter melhores jogadores, às vezes não é tudo.

Eu sei que é muito difícil e não peço o campeonato, mas acho que não é uma coisa assim tão descabida de acontecer. Apesar deste ano, ser o ano zero e estarmos a exceder as expectativas, sinto que ainda nos subestimam bastante.

Eu não vou dizer que não acredito. Apenas não meto 'podem quotar'. Como alguém disse há uns tempos atrás, podemos não ter as individualidades que FC Porto e Benfica têm. Mas tirando esse facto, temos uma equipa unida, que luta até ao último minuto e orgulha qualquer adepto de ser do Sporting. Temos pelo menos 3/4 individualidades que podem decidir um jogo a qualquer momento, o que também ajuda. Podemos não ter capacidades para vencer FC Porto e Benfica, mas com certeza temos capacidade para vencer os outros 26 jogos. E nisso, só falhamos frente ao Rio Ave até agora. Eventualmente, agora fora da Taça, também temos a vantagem de ter menos jogos. Eventualmente isto será uma grande vantagem, ao contrário do que muitos pensam. O Benfica e o FC Porto são mais fortes, mas vejam lá que se eles não se reforçarem devidamente, são um plantel extremamente curto. E o plantel do Benfica vai sofrer uma razia em 1 ou 2 jogadores importantes por volta do Natal. Se ficarem fora da CL, é certinho. Apesar de terem mais profundidade de plantel que o FC Porto, a meu ver.

Sim, eu confesso que também sinto o bichinho da possibilidade de ser campeões a crescer. Mas para tal, temos de continuar a pensar como estamos a pensar: manter as expectativas abaixo do zero, jogo após jogo, fazer o nosso caminho. Além disso, temos de arranjar 4 jogadores, a meu ver: um central, um médio criativo ao estilo do Matías e dois extremos. Um desses extremos tem de ser algo estilo Quaresma, capaz de desbloquear o resultado num lance de génio. Podia ser o Carrillo, mas já sabemos o que a casa gasta. Temos de continuar a acreditar em cada um destes jogadores, mesmo aqueles que menos gostamos ou aqueles que repudiamos pelos erros sucessivos que fazem, ou por alguma falta de qualidade em vestir a camisola do Sporting disfarçada com uma equipa extremamente bem organizada e com processos bem definidos. Mérito do Leonardo Jardim nisso.

Acho que os jogos até final da primeira volta vão ser muito decisivos para aquilo que esta equipa realmente é capaz de fazer em termos de campeonato. Depois dos compromissos internacionais, vamos a Guimarães, que é sempre complicado, e o Rui Vitória organiza bem a sua equipa. Depois recebemos o Paços que deverá estar com algum crescendo porque o Calisto sabe o que faz. Vamos a Barcelos a seguir, num jogo onde se ganharmos, começo mesmo a acreditar em muitos mais. Passar pela equipa do João de Deus vai ser um enorme desafio. Depois, recebemos o Belenenses que já tirou pontos a Benfica e Porto e acabamos Dezembro em casa frente a um Nacional que sabe contra-atacar extremamente bem, mas tem dificuldades frente aos grandes, típico das equipas do M. Machado. Temos depois, em Janeiro, um jogo fora frente ao Estoril enquanto FC Porto e Benfica jogam entre eles.

E fazendo as contas, as piores equipas para jogar ainda estão por jogar contra nós. Gil Vicente e Estoril, principalmente, vão ser verdadeiros desafios à nossa equipa. Se os superarmos, seja com facilidade ou dificuldade, enquanto conseguirmos ganhar grande parte dos outros que referi, estaremos com certeza no bom caminho para algo mais.

Editado por Jone Queiroz

Compartilhar este post

Link para o post

Não são? :mrgreen:

Eu não preciso de olhar para a area para saber que o jogador x está lá. Isto serve para um cruzamento ou passe. Mas sim o Capel por vezes parece que enterra os olhos no chão.

O Benfica caso seja eliminado da Liga dos Campeões não tem a necessidade de vender em Janeiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não preciso de olhar para a area para saber que o jogador x está lá. Isto serve para um cruzamento ou passe. Mas sim o Capel por vezes parece que enterra os olhos no chão.

O Benfica caso seja eliminado da Liga dos Campeões não tem a necessidade de vender em Janeiro.

ai não que não tem.

Compartilhar este post

Link para o post

Essa percentagem é exagerada, mas não tenho dúvidas de que muitas assistências do Capel e do Cédric, sobretudo estes, são completamente fortuitas. E sim, eu sei que não é preciso olhar para saber onde é que um determinado jogador vai aparecer, mas é preciso ter alguma noção periférica do que se passa à volta e eu duvido que eles a tenham, pela forma como correm e colocam o corpo em algumas situações.

Compartilhar este post

Link para o post

Concordo com tudo.

O 'podem quotar' foi a brincar. :mrgreen:

Editado por Rei Wilson

Compartilhar este post

Link para o post

O Maurício é limitado, mas é barato, vem da segunda divisão brasileira, e tem cumprido (exceptuando o jogo no Porto).

O Rojo... confesso que também nunca gostei muito dele. É limitado, caro, mas é internacional argentino. Ou seja, não deve ser tão difícil arranjar colocação para ele.

Uma hipotética saída em Janeiro podia ser bem positiva. Se se sacasse mais que os 4 milhões que custou, perfeito. Mas qualquer coisa já serviria.

Teríamos o Dier com mais espaço, e possivelmente um outro central a vir como reforço, alguém que garanta qualidade. A nossa situação financeira tem vindo a melhorar, decerto será possível que algo se arranje.

Até lá, certamente continuará a luta Dier-Maurício-Rojo.

Neste momento, Maurício-Dier parece-me a melhor dupla.

Compartilhar este post

Link para o post

O Maurício é limitado, mas é barato, vem da segunda divisão brasileira, e tem cumprido (exceptuando o jogo no Porto).

O Rojo... confesso que também nunca gostei muito dele. É limitado, caro, mas é internacional argentino. Ou seja, não deve ser tão difícil arranjar colocação para ele.

Uma hipotética saída em Janeiro podia ser bem positiva. Se se sacasse mais que os 4 milhões que custou, perfeito. Mas qualquer coisa já serviria.

Teríamos o Dier com mais espaço, e possivelmente um outro central a vir como reforço, alguém que garanta qualidade. A nossa situação financeira tem vindo a melhorar, decerto será possível que algo se arranje.

Até lá, certamente continuará a luta Dier-Maurício-Rojo.

Neste momento, Maurício-Dier parece-me a melhor dupla.

Tipo, vendemos o Gelson. O Rojo ia ser canja.

Compartilhar este post

Link para o post

Dos melhores dérbies que já vi, mas mais uma vez a arbitragem a estragar tudo.

Confirmem-me só uma coisa, o Duarte Gomes não foi aquele àrbitro que à uns anos admitiu publicamente ser do Benfica? Se sim, como é que é permitido que ele ainda arbitre jogos do Benfica, quanto mais dérbies?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...