Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Black Hawk

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

Gostava de perceber qual é o critério que se usa para ridicularizar o Custódio e, ao mesmo tempo, colocar o William Carvalho nos píncaros. É que, tirando as óbvias diferenças morfológicas, são essencialmente o mesmo tipo de jogador. Uma coisa é preferir um ao outro, outra são exageros. Mas enfim, são as modas.

Para concordares comigo é porque temos mesmo razão. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Lá fui a correr e só perdi uns 5 minutos do jogo. Alguma coisa correu mal, quando cheguei ao estádio estavam à vontade 3 ou 4 mil pessoas na rua, metade numa fila que não percebi para que seria mas que imagino fosse para bilhetes (ainda espreitei para ver até onde ia mas como estava com pressa para entrar no estádio desisti, só para se ter uma noção da dimensão do bicho) e a fila para o sector onde comprei bilhete era tão grande (cheguei a 10 minutos do início do jogo) que tiveram de abrir outro portão de propósito para dividir o pessoal.

Foi o primeiro jogo completo que vi do Sporting este ano e a primeira oportunidade para ver a equipa a jogar a sério, sem ser através de resumos que pouco servem para se ver o comportamento dos rapazes. A primeira coisa que vi foi que o Leonardo Jardim me fez a vontade recuando o Adrien no terreno e colocando outro médio a procurar o espaço entre linhas naquela posição 9,5. Como consequência o meio-campo ganhou outra dimensão, tanto porque o Adrien vem pescar jogo atrás mais vezes e raramente perde uma bola, como porque o André Martins é fantástico a ler o jogo sem bola e surge imensas vezes sozinho de frente para os defesas adversários, permitindo à equipa chegar mais vezes com bola controlada às imediações da área adversária - mesmo que tenha estado mal em muitas decisões que tomou no momento de "soltar a bola".

Continuamos porém com algumas deficiências a corrigir - o que acaba por ser normal nesta fase da época. A equipa continua a engasgar-se demasiado a sair a jogar de trás, principalmente quando sob pressão. O Rojo é o central onde a bola acaba invariavelmente por ir parar nesta fase e na maior parte das vezes lança bola comprida na frente, o que é como dizer que são lances perdidos. Quando o Adrien e/ou o Jefferson dão apoios a coisa até se faz, mas falta maior critério nesta fase.

Por outro lado, o William Carvalho treme demasiado quando pressionado e nota-se que parece querer livrar-se da bola o quanto antes. Não excluo a possibilidade de ser a pressão de estar a ser titular no Sporting e estar algo nervoso em campo, até porque com espaço ele executa quase sempre bem e até o vi a fazer passes verticais para o Wilson, o André Martins, o Carrillo ou o Montero em diversas ocasiões, mas quando sob pressão treme demasiado e procura logo passar para trás. Isto tem de ser corrigido pois pode tornar-se um problema contra adversários mais complicados.

Foi também o primeiro jogo que vi do Jefferson com atenção e gostei do apoio que dá ao ataque e de ser capaz de tanto transportar jogo como oferecer linhas de passe. Tinha receio que fosse um daqueles laterais "kick and run" mas não me pareceu nada disso.

Se acho que a equipa se engasga demasiado na saída desde trás, também me pareceu que ultrapassada esta fase as coisas já começam a estar bem alinhavadas. Tudo muito básico ainda mas no bom caminho. O meio-campo nesta fase já sabe trabalhar para criar rupturas, os extremos apoiam bem a dar largura ao jogo para que se explorem esses espaços e há realmente movimentação sem bola para desorganizar a defesa adversária.

Continuo a achar, porém, que o Montero está demasiado desapoiado e parece uma ilha lá na frente. Ele bem tenta, mas não parece conseguir ligar-se aos colegas. O que é pena, pois aquele trio Carrillo-Adrien-Montero que se pode formar naquela zona à entrada da área tem muito potencial para criar pesadelos aos defesas.

Tinha mais umas considerações a fazer mas o post vai longo. Não gostei do Slimani, não necessariamente por não se enquadrar com os colegas, o que é normal que aconteça nesta fase, mas porque me pareceu algo trapalhão com a bola. O Capel foi imensamente aplaudido quando entrou e fui o único naquela bancada que não se levantou para lhe bater palmas ( :mrgreen: ), e conseguiu não tomar uma única decisão boa todo o jogo (a surpresa!). O Wilson jogou bem, eu que digo que ele não é jogador para o Sporting, e posso admitir que está muito melhor do que era na Académica, porém continua a esconder-se do jogo em longos períodos de tempo; preferia um jogador que dê outro tipo de garantias para ser titular, mesmo concordando que ele está a jogar bem.

Resumindo, parece-me que vamos bem encaminhados mas há ainda muito por onde melhorar. Espero sinceramente que não saia ninguém do onze que entrou em campo, em especial o Adrien. E o Carrillo foi uma delícia de se ver.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando o Puro diz que está a gostar do que está a ver, só posso estar seguro quanto ao que estamos a jogar e ao resto da época.

E digo isto porque ele, nas épocas anteriores, ele foi o primeiro a chamar à atenção da calamidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Jone agora é sinónimo de Wilson Eduardo? :mrgreen:

Ainda bem que associam sempre a ti, assim ninguém me chateia.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando o Puro diz que está a gostar do que está a ver, só posso estar seguro quanto ao que estamos a jogar e ao resto da época.

E digo isto porque ele, nas épocas anteriores, ele foi o primeiro a chamar à atenção da calamidade.

:mrgreen:

A questão é que eu não me guio pelos resultados - ou pelo menos não apenas por eles. Fui para este jogo mesmo naquela base do "vamos lá ver" se o último jogo não foi uma coincidência, que isto de uma goleada qualquer equipa pode conseguir uma vez por festa.

Por acaso vi uma equipa a jogar com alegria. Comparando por exemplo com o último exemplo de um Sporting que ganhou vários jogos seguidos, o do Domingos, aqui os lances não surgem da carolice de um ou dois jogadores que criam um lance individual e com isso levam a equipa em frente. Os lances até podem surgir de uma iniciativa do Adrien ou do Carrillo, mas houve envolvimento para que o jogador tivesse espaço para executar e há movimentação sem bola para oferecer alternativas de jogo. Ainda tudo muito básico, é verdade, mas há, e se se seguir a tendência natural de as melhorar e sistematizar, então acho que vamos bem.

No fundo a equipa está a fazer, ou pelo menos a tentar fazer, tudo aquilo que eu dizia que faltava ao Sporting do Domingos. Lembras-te das nossas discussões? Jogo sem bola, colectivo, dinâmicas, etc? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Cala-te senão meto o meu avatar igual ao teu outra vez 8)

Da última vez deu bom resultado não deu? Imitou tudo o meu avatar mas ganhámos um presidente.

Pode ser que assim o Wilson meta uma batata ao Benfica. Rejubilava.

E como tive de ver o jogo a espaços porque tava numa festa de anos, vou vê-lo agora outra vez. Que pena não estarmos na Europa, via-nos a fazer um brilharete este ano, conto todos os minutos para o nosso próximo jogo e depois sabe sempre a pouco apesar das goleadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o sistema de jogo do Domingos era muito rígido. Até posso usar a comparação com o FM mas os jogadores tinham menos liberdade criativa e não tinham instruções para fugir do plano de jogo. Ao mesmo tempo, a equipa era demasiado dependente das investidas individuais de muitos jogadores, apesar de não achar que jogássemos mal. O Domingos falava e fartava-se de falar nas transições, mas a equipa era péssima nas transições.

No entanto, quando comparo este Sporting com o de Domingos, tenho de concordar contigo principalmente nas dinâmicas que a equipa tem. Nota-se que há um sistema de jogo, que os jogadores sabem o que fazer em diversas situações de jogo, onde e como se posicionarem na segunda bola, que o extremo recebe a bola e quando a acaba de receber o lateral do mesmo lado está a 20 metros dele para fazer o overlap e causar uma situação de 2 para 1 e que dá vantagem ao extremo para decidir. Que quando um extremo cruza, o extremo do outro tem de estar a aparecer em zonas de finalização. Coisas básicas, como dizes, mas que com jogadores com a nossa qualidade fazem a diferença. A equipa ainda emperra um pouco na primeira fase de construção, quando o Adrien não pega na bola ou quando a bola não chega ao Carrillo/Jefferson à entrada do último terço, mas já é positivo o que estamos a conseguir fazer.

Além disso, como dizes, a equipa está alegre, está motivada. E quando assim é, até estes movimentos básicos funcionam às mil maravilhas.

O Leonardo Jardim foi o nosso melhor reforço!

(logo a seguir ao Wilson Eduardo, claro)

Compartilhar este post

Link para o post

Nem sei até que ponto não foi melhor para vocês o Benfica ter ganho. Foram à Srª dos Aflitos na mesma, ganharam sem saber como (embora merecessem, pelo que jogaram) e o próximo jogo acaba por não ser de vida ou de morte (embora seja quase).

Btw, o vosso meio campo tem tudo para partir o do Benfica ao meio, se a equipa continuar a jogar descomplexada. Esse é que me parece o ponto chave. O Sporting começou a época sem pressão nenhuma e isso notou-se. Não sei como reagirá a equipa se sofrer um golo relativamente cedo. É certo que aconteceu isso com o Arouca, mas é completamente diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim o jogador chave vai ser o Carrillo. Os laterais do Benfica são muito fraquinhos a defender e se ele tiver em dia sim é gajo para partir tudo.

E vou passar a semana toda a rezar para que cá venham buscar o Matic. O Salvio e o Garay até podem ficar que se lixe!

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim o jogador chave vai ser o Carrillo. Os laterais do Benfica são muito fraquinhos a defender e se ele tiver em dia sim é gajo para partir tudo.

E vou passar a semana toda a rezar para que cá venham buscar o Matic. O Salvio e o Garay até podem ficar que se lixe!

Se os vierem buscar melhor, continua a não entrar dinheiro ( Vieira ) e ficam sem jogadores chaves.Passei agora no serbenfiquista, sou infiltrado :mrgreen: , com cada bazofia, tudo a dizer que vamos ganhar etc, que somos os maiores, vamos ser campeoes, epa nao vejo isso em lado nenhum, simplesmente acreditamos que podemos vencer, graças a alguma debilidades e por estarmos finalmente a jogar futebol. Alguns ai nao sei que, vamos golear, pelo menos 3 ou 4 de diferença, Patricio? Nem na equipa B :funny:

E sim o Carrillo pode abusar do Maxi que está muito lento e do Cortez, talvez do Luisão também, tentei é não puxar para o Garay... Tenho medo é de um Markovic/Lima/Cardozo/Até Emerson x Rojo ou Mauricio, tenho muito medo...

Compartilhar este post

Link para o post

Continuamos porém com algumas deficiências a corrigir - o que acaba por ser normal nesta fase da época. A equipa continua a engasgar-se demasiado a sair a jogar de trás, principalmente quando sob pressão. O Rojo é o central onde a bola acaba invariavelmente por ir parar nesta fase e na maior parte das vezes lança bola comprida na frente, o que é como dizer que são lances perdidos.

1097949_510258622383707_1589683022_n.png

:cool:

Compartilhar este post

Link para o post

Vou escrever aqui para mais sportinguistas lerem.

Viram a entrevista do Bruma ao trio de ataque ?

Se viram...

Podem traduzir-me o que ele disse ?

Compartilhar este post

Link para o post

Não vi mas pelo que sei fala mal , é uma coisa tipo Carrilo a falar russo com o Farnerud a falar Português.

Compartilhar este post

Link para o post

Não me pareceu que o Willam Carvalho tremesse, sinceramente. Pareceu-me muito calmo e seguro até.

Gostava era de o ver mais participativo na 1ª fase de construção (já que tem capacidade para tal), assim como o Adrien.

Editado por marte

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que o sistema de jogo do Domingos era muito rígido. Até posso usar a comparação com o FM mas os jogadores tinham menos liberdade criativa e não tinham instruções para fugir do plano de jogo. Ao mesmo tempo, a equipa era demasiado dependente das investidas individuais de muitos jogadores, apesar de não achar que jogássemos mal. O Domingos falava e fartava-se de falar nas transições, mas a equipa era péssima nas transições.

No entanto, quando comparo este Sporting com o de Domingos, tenho de concordar contigo principalmente nas dinâmicas que a equipa tem. Nota-se que há um sistema de jogo, que os jogadores sabem o que fazer em diversas situações de jogo, onde e como se posicionarem na segunda bola, que o extremo recebe a bola e quando a acaba de receber o lateral do mesmo lado está a 20 metros dele para fazer o overlap e causar uma situação de 2 para 1 e que dá vantagem ao extremo para decidir. Que quando um extremo cruza, o extremo do outro tem de estar a aparecer em zonas de finalização. Coisas básicas, como dizes, mas que com jogadores com a nossa qualidade fazem a diferença. A equipa ainda emperra um pouco na primeira fase de construção, quando o Adrien não pega na bola ou quando a bola não chega ao Carrillo/Jefferson à entrada do último terço, mas já é positivo o que estamos a conseguir fazer.

Além disso, como dizes, a equipa está alegre, está motivada. E quando assim é, até estes movimentos básicos funcionam às mil maravilhas.

O Leonardo Jardim foi o nosso melhor reforço!

(logo a seguir ao Wilson Eduardo, claro)

ng29C05348-58AD-4F39-AFF4-078E1FD182BB.JPG?type=big

Quanto à equipa, finalmente um treinador de futebol, e a equipa, por consequência, joga em equipa. Até estou surpreendido com este início, porque as equipas do LJ nunca começam muito bem, mas se ele conseguir ainda mais melhorias, isto vai ser giro.

Adoro o meio-campo(tenho é imensa pena de não termos conseguido o Rafa, era um jogador com aquelas caraterísticas que eu queria para fechar o meio-campo(não digo que fosse titular, atenção), a frente de ataque tem estado bastante bem(o Wilson tem me calado, e os outros 2, Carrillo e Montero, são pura classe). Também goato bastante dos laterais titulares, aquela zona central é que... Já defendi muito o Rojo, até chegar um ponto em que percebi que ele não dava para mais, muito devido à falta de inteligência, apesar de tudo esteve menos mal no Sábado, e o Maurício tem algumas lacunas graves, sendo, no entanto, bem mais consistente que o Rojo. É o Ilori deixar-se de m*rdas e renovar, e ia Ilori--Dier all the way. De resto, era arranjar um extremo e tentar reintegrar, lentamente, o Bruma. É essa a intenção da direção, e cada vez mais acho que o Bruma é, mentalmente, uma criança de 7 anos. O que é estranho é que, em campo, até é um jogador bastante lúcido e coletivo(para a posição), vê-se mesmo que nasceu para jogar à bola, não o vejo a fazer mais nada. Claro que tinha que pedir desculpas aos sócios, mandando o Bebiano para o crl(o Baldé é mais difícil, a maneira como ele "moldou" a mente do Bruma mete-me nojo, mas é quase impossível virá-lo contra o Baldé). Isto mandando embora o Capel.

Compartilhar este post

Link para o post

Não me pareceu que o Willam Carvalho tremesse, sinceramente. Pareceu-me muito calmo e seguro até.

Gostava era de o ver mais participativo na 1ª fase de construção (já que tem capacidade para tal), assim como o Adrien.

Quem pôs a bola no Wilson no 1º golo? Foi o La Culebra certo? O Carrillo se tiver sorte e estiver em dia sim tem tudo para partir tudo na ala em que estiver... Tenho medo é dos cruzamentos e contra-ataques...

Compartilhar este post

Link para o post

Quem pôs a bola no Wilson no 1º golo? Foi o La Culebra certo? O Carrillo se tiver sorte e estiver em dia sim tem tudo para partir tudo na ala em que estiver... Tenho medo é dos cruzamentos e contra-ataques...

Sim acho que foi. O Carrillo, se quiser, faz show todos os jogos, vamos ver é se ganha alguma consistência.

Duvido que contra-ataques sejam problemas, mas os cruzamentos... com os avançados do Benfica e as deficiências posicionais do Rojo é perigoso.

Não percebi o que isso tem a ver com o meu comentário, mas pronto :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim acho que foi. O Carrillo, se quiser, faz show todos os jogos, vamos ver é se ganha alguma consistência.

Duvido que contra-ataques sejam problemas, mas os cruzamentos... com os avançados do Benfica e as deficiências posicionais do Rojo é perigoso.

Não percebi o que isso tem a ver com o meu comentário, mas pronto :mrgreen:

Tá tudo ligado , fase de construção , etc.

Senão em engano, o Adrien que recuperou a bola, quando a briosa ia para um ataque rapido e deu origem ao golo do Carrillo.

Temos tudo para montar uma valente equipa para os próximos anos, e num periodo de 4 ou 5 anos ou menos , lutarmos pelo titulo...

Ao fim de contas, vá façam-nos a vontade e ganhem o jogo.

Voltando À defesa, o problema do Mauricio é a sua agressividade e falta de consciência nas faltas... O Rojo... É o Rojo.

Compartilhar este post

Link para o post

7 anos André? Eu diria 7 meses.

O Bruma é o clássico caso do fora-de-série que nasceu com um dom e que está como peixe dentro de água quando está dentro das 4 linhas e com uma bola no pé. Fora dessas 4 linhas é que a porca torce o rabo.

Compartilhar este post

Link para o post

O Bruma é o clássico caso do fora-de-série que nasceu com um dom e que está como peixe dentro de água quando está dentro das 4 linhas e com uma bola no pé. Fora dessas 4 linhas é que a porca torce o rabo.

Insultar o meu primo não . Compará-lo a essa gente... Só se for pela ganância de dinheiro. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Ele até diz umas palavras(frases é que já é pior), mas realmente a minha irmã tem esses 7 anos e fala melhor que ele.

Mas sinceramente não pensei que fosse assim tão "burro"(o William, por exemplo, nasceu em Luanda mas parece ser um tipo inteligente fora de campo), deve ter sido completamente influenciado, o que não terá sido nada complicado.

Por mim é tentar aproveitar o talento dele para fazer dinheiro(renovando e valorizando), que parecendo que não ainda temos um passivo enorme para pagar.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...