Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Red

[Benfica] Futebol

Publicações recomendadas

O Ferguson também devia ter saído quando ganhou tudo, melhor já não podia fazer, então mudava-se de treinador, nem que fosse pela #pica.

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebi porque raio a equipa não foi festejar com os adeptos. Valeu mais uma boa atitude do Luisão a esclarecer que alguém falhou e que não foi por vontade dos jogadores.

Venha daí a nova época. Depressa!

Editado por 13thReverend

Compartilhar este post

Link para o post

O Porto já fez triplete também na época do AVB :(

Não. Supertaça, Liga, Liga Europa e Taça de Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

Dando um bocadinho de uso ao tempo livre:

Equipa A

Oblak, Paulo Lopes, Varela

Maxi, Cancelo e Sílvio (empréstimo)

Siqueira e Edimar (em final de contrato, pelo que dizem, era engraçado)

Luisão, contratação, Jardel e Lisandro

Contratação, Fejsa e André Almeida

Enzo, Amorim e Bernardo

Gaitán, Salvio, Markovic, Sulejmani e Ola John(?)/Pizzi(?)

Contratação, Lima e Nélson(?)

Equipa B

Varela, Miguel Santos e Thierry

Cancelo, Nelsinho e Rafael Ramos

Rebocho e Bruno Gaspar

João Nunes, Fábio Cardoso, Alexandre Alfaiate e João Lima/Rúben Dias

Dawidowicz e Estrela

João Teixeira, Guzzo, Rochinha, Kevin e Renato/Guga

Hélder Costa, Nuno Santos, Romário e Guedes

Rui Fonte e Lolo

Juniores

André Ferreira e Rafael Lopes

João Coelho, Hugo Santos e Isaac (?)

Yuri Ribeiro, Pedro Amaral e Kike (?)

Rúben Dias, Francisco Ferreira, João Lima e Ricardo Carvalho

Pedro Rodrigues e Gilson

Guga, Renato e João Carvalho

Buta, Diogo Gonçalves e Hildeberto

Diogo David e Fábio Novo

É necessária uma interligação entre os plantéis deste tipo. Depois, só contexto da situação em si poderá ajudar a responder a determinadas questões. Existirão lesões, suspensões, baixas de forma...

Na equipa A, a ideia seria montar um onze semelhante ao desta época. Oblak, Maxi/Sílvio, Luisão, contratação e Siqueira; Contratação/Fejsa, Enzo, Gaitán e Markovic; Contratação e Lima, com o Nélson a fazer as vezes de um ou de outro.

É arriscado, principalmente em relação à frente de ataque. O papel das contratações seria fundamental, porque são em posições chave do modelo de jogo. Era preferível apostar em duas "trutas", porque não vejo grande necessidade de investimento para o resto do plantel.

O Paulo Lopes seria o suplente, mas o Varela seria, na prática, o segundo guarda-redes. Titular na B e pronto para ser utilizado na A, caso acontecesse algum infortúnio com o Oblak. O Cancelo dividiria o lugar com o Maxi, até chegar o Sílvio. Haveria ainda o André Almeida, que com a sobrelotação do meio campo, seria hipótese para o lado direito, também. Pré-época com muitos minutos para o Cancelo, já que o Maxi vai estar no Mundial, de forma a ganhar o lugar e tornar-se uma opção válida para o lado direito da defesa. O Edimar, em final de contrato, era uma boa opção. É sólido defensivamente e ofensivamente também é competente. A custo zero, seria uma excelente contratação para fazer as vezes do Siqueira que, já se viu, não aguenta uma época inteira em alta rotação, como é natural.

O resto, seria tentar replicar o que se fez este ano, com o bónus da inclusão do Bernardo, que tem de ser aposta. Meio campo com Gaitán na esquerda, Markovic na direita, ambos bastante importantes a nível defensivo, com o Enzo a jogar a 8. O trinco depende das ideias de cada um. Gostava de ver um jogador que nos transportasse para outro nível, apesar de não desgostar do Fejsa. Mas não é totalmente fiável, porque tem alguma tendência para lesões.

Emprestaria o Ivan, que está numa fase onde precisa de minutos nas pernas, num nível onde ainda não demonstrou muito (primeira liga). No caso de algum infortúnio, como aconteceu este ano, haveria matéria prima na equipa B a ser trabalhada para fazer o mesmo que fez o Ivan (subir à equipa A), com mais qualidade individual à disposição, tipo o Nuno Santos. Não esquecer o Hélder, juntamente com o Guedes e o próprio Romário.

Na frente do ataque, retornaria o Nélson, para fazer a pré-época e, quiçá, fazer um pouco o que o Rodrigo fez esta época. Começar na sombra, ganhar o lugar, ter um bom momento de forma e fazer disso o mote para o começo de uma carreira noutro nível. Gostava de ter um jogador que fosse garantia de rendimento imediato, porque o retorno do Nélson quase que implicaria isso. Ter duas incógnitas seria arriscado, principalmente quando na B não há grande matéria prima para potenciar (Lolo e Rui Fonte).

Na B, Varela na baliza, com Miguel Santos e Thierry. Alguma problema com o Varela e tanto um como o outro seriam apostas legítimas.

Nelsinho a fazer o lado direito, apesar de achar que é jogador de corredor central, e que poderia ser uma surpresa do caraças mesmo ao nível da primeira liga, com o Cancelo na equipa A. Rafael Ramos como suplente. Rebocho titular, com o Bruno Gaspar a fazer mais um ao de equipa B. Jogador importante, com algum peso dentro da equipa, e que poderia muito bem ser mantido, porque não há necessidade de libertar espaço para dar minutos a alguém mais jovem, como acontece com o Rúben Pinto, que na equipa júnior tem uma data de médios com qualidade. Para o lado esquerdo da defesa, há Yuri Ribeiro, Amaral e Kike, três jogadores que serão juniores de primeiro ano e que não tiveram épocas muito felizes. O Yuri regrediu, e o Amaral e o Kike pouco jogaram.

Na defesa, o João Nunes terá de ser aposta. Gosto do Alfaiate, mas não sei se terá a qualidade individual suficiente para singrar ao mais alto nível. Seria de apostar, porque o risco é praticamente nulo. A dúvida, aqui, será mesmo o Cardoso. Já leva época e meia de equipa B. Não sei até que ponto não seria benéfico um empréstimo para uma equipa de outro nível. À imagem do Hélder Costa, qualquer uma das realidades poderia ser-lhes benéfica, até porque são jogadores que ainda não se conseguiram afirmar na equipa B/segunda liga. Importante ter em atenção a sobrelotação da posição nos juniores, com imensa qualidade individual, daí apenas três jogadores neste plantel.

O Dawidowicz, tendo em conta que vem de um contexto completamente diferente, muito dificilmente não começará por aqui. O Estrela, pelo campeonato que fez, e apesar de não lhe reconhecer qualidade por aí além, seria a outra opção para o lugar.

Para o meio campo, muita qualidade. O João Teixeira toca na situação do Cardoso e do Hélder, embora me pareça menos acentuado, apesar de ter mais qualidade. Depois, há Guzzo e Rochinha, juntando ainda o Kevin e outro médio dos juniores. Tendo em conta o número elevado de jogos, parece-me suficiente para dar muitos minutos a todos.

Nas alas, é fazer uma rotação entre os quatro. A suspensão do Nuno Santos irá ajudar, pelo que deve começar por haver Hélder Costa + um. Espero que apostem nos miúdos para a B, mas estou em crer que haverá mais uma surpresa daquelas, tipo Urreta ou Ivan na B.

Para o ataque, e porque não temos grandes opções internamente, seria de aproveitar para colocar um jogador mais desenvolvido para dar alguma experiência à equipa. O Rui Fonte é opção e o Lolo, pela boa época que fez, merece continuar a ser aposta.

Nos juniores, é simples. André Ferreira na baliza. Tem potencial, apesar da má época que fez. Na direita, não sei em que estado está o João Coelho, depois de não ter tido muito minutos nesta época pelos juvenis. O Hugo Santos é o titular e há o Isaac, que poderá retornar do Oeiras. Para qualquer destes, principalmente os dois primeiros, o Nacional de juniores será um bom estímulo competitivo. Pelo menos na primeira metade da época. Para o lado esquerdo também não haverá grande problema. O Yuri não mostrou nada de especial, o Amaral não tem jogado e o Kike também não teve minutos, praticamente.

Os centrais é que... Rúben Dias, Ferro, João Lima e Ricardo Carvalho, irá obrigar a que pelo menos dois não tenham muitos minutos. Era importante colocar um na rotação da B, mas com Cardoso, João Nunes e Alex, será complicado. Sem contar com um hipotético central da A.

Para o meio campo, o Gilson e o Pedro serão boas opções. Gostava de apostar no Pedro, que é classe por todos os poros. O Gilson também tem qualidade, mas é muito diferente.

No meio campo, o João Carvalho tem de ser titular. Obrigatoriamente. O Guga e o Renato também poderão ser opções. Consoante isto, o que se mostrar melhor preparado, deverá fazer alguns jogos pela B.

Nas alas, o Diji, o Buta e o Hildeberto darão conta do recado. Alguma coisa, pode-se colocar o Joãozinho numa ala e usar mais um médio.

Para a frente, que apostem no Diogo David. Tive pena que tenha ido embora este ano, reconheço-lhe qualidade.

De uma forma mais geral, é isto. Também não dá para estabelecer planos muito mais claros que isto, porque há inúmeros factores que não se controlam. A ideia base é esta, mas quase que aposto que será algo completamente diferente.

Compartilhar este post

Link para o post

Sousa tens de ir trabalhar para a formação do Benfica. Conheces cada jogador do clube ao pormenor, fantástico.

Esqueceste o Candeias, mas penso que não curtes muito o rapaz portanto ia para a lista de emprestados.

Eu estou curioso para ver qual o ponta de lança que o Benfica vai buscar. Michy, Vossen ou Damião são as minhas apostas.

Compartilhar este post

Link para o post

E o Lindelof e o Fariña, juntamente com o Sidnei.

Já estava cansado de escrever, confesso. O Djuricic era mais uma opção de plantel, para juntar aos três da frente ou aos três do meio campo, tanto faz. Depois é conforme o que o contexto pedir.

Compartilhar este post

Link para o post

Vamos lá ver então, de uma forma mais analítica.

BALIZA:

Parece-me óbvio que não dura cá muito tempo, mas enquanto cá durar a baliza é dele: Oblak. É o titular por direito.

O que eu espero é que o Artur não seja vendido e permaneça enquanto segundo guarda-redes. Apesar de tudo, com a pressão reduzida, o Artur é um guarda-redes capaz, mais que capaz de ser a nossa segunda opção e jogar os jogos das Taças e de menor exigência na Europa.

O Paulo Lopes, porque é português e formado no clube, fica com a 3ª vaga (1/4 FC; 1/8 FP).

O Varela deverá continuar na B. Até porque não me parece que alguma vez terá nível para a titularidade por cá, pelo que não faz sentido uma aposta mais séria.

LATERAL DIREITA:

Foi pouco óbvio esta época se a 1ª escolha seria o Silvio ou o Maxi, mas sendo o Silvio formado no clube e por tudo o que se passou este ano, que se aposte na sua permanência, por mim como titular, acreditando que mantém a qualidade após esta lesão grave. (2/4 FC; 2/8 FP). Maxi como 2ª escolha. É um dos capitães e não faz sentido sair nesta fase. O Cancelo devia ser emprestado a uma equipa de 1ª Liga, de preferência, uma que envolvesse bastante os laterais e onde ele pudesse crescer num contexto que emulasse ao máximo e dentro do possível aquele que viverá no Benfica. Talvez para o estrangeiro. Mas convinha que jogasse. O Lindelof como lateral não é bem aquilo que o futebol do Jesus pede.

CENTRAIS:

Aqui a referência é o capitão Luisão e assim deve continuar. Ainda tem gás para pelo menos mais uma época, sobretudo se bem apoiado com um parceiro competente. A saída do Garay parece-me óbvia. Desta vez não deve haver nada a fazer e a verdade é que com dois centrais a mostrar uma evolução muito positiva como o Lisandro e Mitrovic, esta será provavelmente a melhor altura para ele sair.

Agora, como treinador, parece-me que aquilo que faz mais sentido, ao contrário do senso comum, será apostar no Jardel para a dupla com o capitão. Fez por merecer a oportunidade, sobretudo esta época, onde esteve sempre excelente quando chamado e provou inclusivé, na ausência dos habituais ter capacidade para liderar a linha. A pré-época será definidora aqui, mas eu apostava primeiro no Jardel, como um prémio e caso o Lisandro assim o justifique, estará sempre na calha para lhe ganhar o lugar.

Neste contexto o melhor a fazer, para que ele não estagne, será emprestar novamente o Mitrovic. O Steven não tem nível para o Benfica, nem de perto e espero que saia.

Na B há Cardoso, em quem muitas esperanças deposito e apostava nele para 4º central, para poder ir fazendo uns jogos nas Taças e ir crescendo num ambiente de 1ª equipa, continuando a jogar na B quando possível. E assim se preenche mais uma vaga para a Europa (3/4 FC; 3/8 FP).

LATERAL ESQUERDA:

Depois de declarar a vontade de ficar e deste final de época fulgurante o clube TEM de confirmar o Siqueira. É um gajo que vive o clube, que está neste momento a viver o topo da sua carreira aqui, que é, na minha opinião, o melhor lateral esquerdo da liga e o mais próximo que temos de uma lateral de excelência desde o Coentrão. E para o ano, com pré-época, tem tudo para render ainda mais. 7M€ por metade do passe, ya, quero lá saber. Desde que chegue para jogar por nós, paguem o que tiverem que pagar. Aqui não vejo necessidade de trazer mais ninguém. O Silvio faz a esquerda, o André Almeida, de quem falarei mais à frente também e sinceramente, parece-me que vem cá parar o Fucile, que também faz este lado, mas nem necessidade havia disso. Os da B não têm nível, só eventualmente o Rebocho daqui a uns tempos, mas ainda não entra para as contas.

MÉDIOS-DEFENSIVOS:

Depois da saída de Matic e da afirmação positiva do Fejsa este lugar é dele. Nem pode haver muita discussão aqui. É o que faz sentido sobre o ponto de vista de manter a estrutura e premiar o mérito. A segunda opção para aqui é o André Almeida, até porque não me parece que o Airton alguma vez volte, com muita pena minha e o menino dá mais que conta do recado quando chamado e é mais um para as inscrições. (3/4 FC; 4/8 FP). Na B o Ruben Pinto não chega como verdadeira aposta para aqui.

MÉDIOS-CENTRO:

Enzo, o Deus do meio campo continua, assim espero e o semi-Deus Amorim é o suplente. Não sei se o Amorim conta como formado no clube, mas acho que sim, o que também abona a seu favor. (4/4 FC; 5/8 FP) Aqui nada a dizer. O Bernardo não é para esta posição no modelo do Jesus e o Carlos Martins parece estar fora das contas. O Fariña, como o Djuri também não será para esta posição.

EXTREMOS:

O indiscutível aqui terá de ser o Gaitán. É daqueles que espero que fique muitos anos e seja um dia capitão. O Salvio recuperando a 100% das suas lesões é um dos melhores no clube e tem de ser outra das opções firmes para o lugar. O Marko, com a previsível saída do Rodrigo tem de passar para os dois da frente, até porque um puto com o seu potencial não convinha ser banco. Sobram Sulejmani, Iván, Ola John, Pizzi e Candeias. Muita gente para duas vagas. O Ola John deverá ter selado o fim no Benfica, depois do empréstimo desta época. O Iván convinha ser emprestado a um clube de Primeira Liga onde pudesse jogar. O Suki é para manter, até porque foi uma aposta competente nesta época, com espaço para crescer bastante, assim vá recuperando o ritmo competitivo que lhe foi faltando ao longo destes anos com lesões e que tais. A chegada do Candeias é-me um bocado incompreensível e cheira-me que vai daqui emprestado para Espanha ou coisa que o valha, até porque já foi dito pelo Vieira (não é que seja fiável) que o Pizzi era aposta para esta época. Logo, Pizzi é a 4ª opção para o lugar, com Candeias a ir emprestado e o H. Costa a seguir o mesmo caminho ou a continuar na B. Também não chega para a 1ª equipa na minha óptica. O Urreta é que é um caso estranho no clube, mas também não deve contar. Ora com Pizzi: (4/4 FC; 6/8 FP)

AVANÇADOS:

O Lima é o ponto de referência aqui. O Djuri que seja emprestado e que se faça o mesmo com o Bernardo até se conseguir uma vaga directa para ele no plantel. Com a anunciada saída do Rodrigo, espero que o Marko agarre o lugar do dito e continue a crescer tendo jogos nas pernas. O Cardozo desta forma faz sentido que permaneça no plantel, pelos anos de casa que tem e porque acredito que com a pausa do Verão consiga recuperar para um nível aceitável o seu jogo para a próxima época. A 4ª vaga que seja do Funes Mori, pelo que fez na B e porque eu acredito nele, sobretudo para jogar mais envolvido e menos na área. O Nélson espero que não fique. É fraco. Não chega para estas andanças. Primeiro que vá aprender a fazer uma recepção.

Ou seja:

PLANTEL A (22 Jogadores [4 Formados no Clube; 6 Formados em Portugal]) - O resto é mediação com a equipa B.

GR: Oblak; Artur; Paulo Lopes

DD: Silvio; Maxi

DC; Luisão; Jardel; Lisandro; F. Cardoso

DE: Siqueira

MDC: Fejsa; André Almeida

MC: Enzo; R. Amorim

MAD: Salvio; Pizzi

MAE: Gaitán; Suki

AV: Marko; Funes Mori

PL: Lima; Cardozo

A emprestar: Mitrovic; Cancelo; Candeias; Djuricic; Bernardo.

Saídas: Garay; André Gomes; Rodrigo.

Entradas: Silvio e Siqueira (Definitivo [ou que se tente segundo empréstimo do Silvio]), Lisandro e Pizzi (regressos de empréstimo), F. Cardoso e Funes Mori (promoção da B).

Oblak

Silvio (Maxi)

Luisão

Jardel (Lisandro)

Siqueira

Fejsa

Enzo

Salvio

Marko

Gaitán

Lima

Mudam 2 ou 3 peças no onze só.

Isto tudo porque depois do discurso do Vieira durante esta época não acredito que vendamos meia equipa no inicio da época. Talvez em Janeiro saia um ou outro tipo Matic.

Editado por infinito

Compartilhar este post

Link para o post

Isto tudo porque depois do discurso do Vieira durante esta época não acredito que vendamos meia equipa no inicio da época. Talvez em Janeiro saia um ou outro tipo Matic.

O discurso do Vieira é o mesmo de sempre. Dificilmente a equipa sairá mais valorizada do que depois desta época, portanto vai haver debandada e depois vem o mesmo discurso de sempre: É o último ano, para o ano já não vendemos mais". Acho que os relatórios financeiros ainda são mais credíveis do que os discursos do Vieira.

Compartilhar este post

Link para o post

Pizzi vai para o Valência (penso eu) com o resto da trupe.

Compartilhar este post

Link para o post

O Silvio ja nem volta. O Siqueira depende dos clubes que o quiserem. Se forem buscar o Coentrao ao Real, as coisas complicam-se. Senao, provavelmente, fica. A coisa do Granada ter descido beneficia-nos e estamos a trabalhar nisso.

Editado por nuno claro

Compartilhar este post

Link para o post

A mim disseram-me, após a meia final com a juve, que o coentrão ia para itália.

e o real vinha buscar o siqueira.

Compartilhar este post

Link para o post

La esta. Tal como a negociata dos treinadores dependia muito do Mendes, a permanencia do Siqueira, depende do Coentrao. Sei que estamos a tentar.

Editado por nuno claro

Compartilhar este post

Link para o post

O discurso do Vieira é o mesmo de sempre. Dificilmente a equipa sairá mais valorizada do que depois desta época, portanto vai haver debandada e depois vem o mesmo discurso de sempre: É o último ano, para o ano já não vendemos mais". Acho que os relatórios financeiros ainda são mais credíveis do que os discursos do Vieira.

O ano passado também e só saiu gente em Janeiro.

O Sílvio só volta lá para Outubro. E o Amorim só conta como formado em Portugal.

TY

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que o Coentrão encostou o Marcelo não tinha a minima lógica ele sair.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o Marcelo não está lesionado, ou fez uma rotura muscular, ou coisa parecida?

Compartilhar este post

Link para o post

O ano passado também e só saiu gente em Janeiro.

Para apostar forte nesta época. Acontece que a aposta foi um sucesso, a equipa saiu mais valorizada que nunca e agora vão aproveitar para vender e retirar os dividendos.

Compartilhar este post

Link para o post

Confesso que esse cenário assusta-me um bocado. Gosto imenso do Jardel, e devo ser o que mais o defendeu, mas para titular parece-me curto. Qualquer central parecerá curto ao lado do Garay, pelo menos enquanto não se adaptar, mas tenho dúvidas que o Jardel dê para mais que isto. Ainda para mais no lugar do Garay. Gostei mais de vê-lo no lado direito, a fazer dupla com o argentino.

O Fejsa tem alguma tendência para lesões. Esta época é um exemplo. Tivemos de andar com o Amorim e com o André Gomes na posição. E foi só durante meia dúzia de jogos, porque na primeira metade houve Matic.

Para a frente, saindo Rodrigo, optar pelo Cardozo seria um passo atrás no modelo de jogo. Gosto imenso dele e é um imortal do clube, mas preferia que fosse vendido, porque se sair só o Garay, o Benfica realiza, no máximo, 8 milhões em vendas.

Artur e Cardozo podem dar mais algum.

Ah! E não queria perder o Cancelo. Tenho algum receio que se perca, ao apanhar um treinador que não esteja disposto a aturar as m*rda dele.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...