Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Boa tarde, vou partilhar aqui uma táctica que fiz hoje e que até gosto mas gostaria de a ver melhorada em certos pormenores.

1) sofrer golos parvos como ressaltos consecutivos em cantos

2) embora tenha pedido para a defesa subir um bocado, penso sofrer muitos golos pelas costas da defesa que penso serem estúpidos

3) remato sempre do angulo da area ou de bastante longe quando por exemplo, no canto da area tendo o lateral a desmarcar-se eles rematam em vez de abrir em desmarcaçao para cruzamento na linha

4) equipa nao pressiona o bastante

5) estou a vossa disposiçao e gostaria de manter este esquema tactico, vou passar aos spoilers que ja devem estar fartos de me ouvir xD

esquema

kKSBPbG.jpg

defender cantos

e8iMfjy.jpg

marcar cantos

X8XFoGa.jpg

a ideia da táctica é ter uma equipa unida e com isto quero dizer o que? que em defesa todos defendam inclusive o pl desça um bocado até ao meio campo pelo menos e que em ataque suba também tudo mas controladamente. alas o normal, defesas a nao passar o meio campo, medio defensivo acompanhar sempre os centrais e subir mais um bocado que eles, alas virarem extremos e o resto é sabido. jogar um bocado de mistura de jogo de posse com transiçoes rapidas. Gosto de dominar as partidas e impor o meu estilo de jogo.

Editado por diioguiinhoo

Compartilhar este post

Link para o post

Boa tarde, vou partilhar aqui uma táctica que fiz hoje e que até gosto mas gostaria de a ver melhorada em certos pormenores.

1) sofrer golos parvos como ressaltos consecutivos em cantos

2) embora tenha pedido para a defesa subir um bocado, penso sofrer muitos golos pelas costas da defesa que penso serem estúpidos

3) remato sempre do angulo da area ou de bastante longe quando por exemplo, no canto da area tendo o lateral a desmarcar-se eles rematam em vez de abrir em desmarcaçao para cruzamento na linha

4) equipa nao pressiona o bastante

5) estou a vossa disposiçao e gostaria de manter este esquema tactico, vou passar aos spoilers que ja devem estar fartos de me ouvir xD

esquema

kKSBPbG.jpg

defender cantos

e8iMfjy.jpg

marcar cantos

X8XFoGa.jpg

a ideia da táctica é ter uma equipa unida e com isto quero dizer o que? que em defesa todos defendam inclusive o pl desça um bocado até ao meio campo pelo menos e que em ataque suba também tudo mas controladamente. alas o normal, defesas a nao passar o meio campo, medio defensivo acompanhar sempre os centrais e subir mais um bocado que eles, alas virarem extremos e o resto é sabido. jogar um bocado de mistura de jogo de posse com transiçoes rapidas. Gosto de dominar as partidas e impor o meu estilo de jogo.

Na minha opinião, se queres ter a equipa toda unida, essa formação não é a mais indicada, claro que com as dinâmicas certas e treino podes consegui-lo ( como adicionar "jogar mais fechado"), mas é mais dificil.

1º - As bolas paradas, serão sempre as bolas paradas, é uma questão de bom esquema de defesa de bolas paradas, muito treino, jogadores com boa marcação e alguma sorte ( por acaso eu marco muitos golos de bola parada e em nas "segundas bolas".

2º - Para jogares com a defesa subida, tens que ter em atenção várias coisas, o comprimento do campo ( queres jogar em posse e defesa subida, campo largo e curto, se por outro lado quiseres jogar em transições o campo tem que ser comprido para aproveitares o espaço nas costas do adversario ou o minimo possível para chegares rapidamente à baliza adversaria quando recuperas a bola, prefiro este último e que me tem dado muito sucesso), jogadores rápidos e com bom posicionamento na defesa, enquadrados uns com os outros para jogarem em linha ( meio caminho andado para o descalabro defensivo é quereres jogar com defesa subida e com 2 centrais novos e sem rotinas), etc.

3º - Adiciona a instrução " rematar menos" nos jogadores que pretendes, treina-os para "passar em vez de chutar"

4º - A que pressão te referes ? Pressão individual ou colectiva ? Pressão alta ou baixa ?

Compartilhar este post

Link para o post

boa tarde companheiro, desde ja agradeço a disponibilidade, que dizes entao? recuar um medio atacante para medio centro para tapar mais o meio campo e subir um extremo a cobrir a lateral?

1) mas as instruções aos cantos em si estão bem? é que raramente marco e sofro bastante de canto daí a minha duvida companheiro

2) aconselhas entao a meter defesa normal? o campo prefiro sempre mais comprido para dar mais largura nas transiçoes por exemplo, gosto de ver uma equipa a defender fechada mas atacar que abra como uma flor (LOL) mas que aconselhas? o minimo? a minha defesa é danilo e shaw nas laterais e balanta e marquinhos no centro, william carvalho a trinco

3) ja meti o rematar menos e a ver vamos

4) pressao de por exemplo tu vires com a bola e todos ficarem a ver practicamente, entendes migo? nao têm vontade de ir buscar a bola, nao pressionam os adversarios

Compartilhar este post

Link para o post

sei que há jogos e jogos mas fiz isso do rematar menos e alterei aqui um bocado o esquema táctico e quando no último jogo tinha levado 6 do arsenal neste aqui já ganhei 1-0 ao city com a equipa a jogar em bom plano, os mais pequenos tipo swanseas e afins é quandoa equipa facilita bastante

zEJ9dww.jpg

Editado por diioguiinhoo

Compartilhar este post

Link para o post

Sofro alguns golos assim, o que mudo?

Nas ia ou ij, depende do teu estilo de jogo, poe marcação individual aos adveraarios .

Editado por Sporting_23

Compartilhar este post

Link para o post

donde posso leer acerda do Boris Arkadyev

Creo que si vas al google y escribes alla ese nombre, tendrás muchas páginas para leer acerca de él.

Compartilhar este post

Link para o post

Logo à partida convém ter noção da equipa que se treina e dos jogadores no plantel face às outras equipas, senão corres o risco de ter a expectativa que jogadores do West Ham tenham a mesma capacidade de jogadores de um Arsenal ou coisa parecida e depois a culpa é do FM.

Assino por baixo de tudo o que o Lokito já escreveu, acrescentando apenas que de acordo com o que tenho observado a marcação à zona nas bolas paradas defensivas funciona muito melhor que a marcação h*h (basta dizer aos jogadores para Vir Atrás), por alguma razão no futebol qualquer equipa, mesmo as mais fracas, defendem à zona (salvo excepções muito pontuais).

Bolas nas costas da defesa ou no espaço entre o central e o lateral vão sempre haver. Convém não esquecer que do outro lado também há uma equipa, com jogadores de mais ou menos qualidade, pronta a explorar as nossas fraquezas. Se for uma situação pontual tudo bem; se for uma situação recorrente podes sempre encurtar linhas nos laterais e não pressionarem tanto, mas claro que isto depois também tem os seus inconvenientes.

O rematar sempre do ângulo pode ser atenuado como o Lokito mencionou, ainda assim também me parece algo que acontece com demasiada frequência no jogo, talvez algo a melhorar no fm15

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal alguém pode dar ajuda, gostaria de melhorar defensivamente a equipa mas tivesse um ataque razoável.

Este FM tenho tido alguma dificuldade nas equipas mais fracas.

Estas são instruções colectivas não dou individuais. Dêem sugestões por favor.

image.png

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a dizer aos jogadores "Passem para o Espaço Vazio" e "Mantenham as Posições"... afinal em que ficamos ??? Ou bem que mantêm as posições para promover mais a circulação e movimento com bola ou então recorrem mais ao passe para o espaço vazio e, neste caso, convém que tenham mais liberdade de movimento sem bola. A mesma ideia aplica-se ao Levar a Bola até à Área.

Melhorar defensivamente depende de como estás a sofrer os golos, de qualquer modo convém ter em atenção que é o Loures, portanto, a qualidade dos jogadores é.... má :-) Por isso, a ideia é marcar mais que os adversários.

Mais intensidade pode ser demasiado numa equipa com fraca qualidade.

Com uma dupla Avançado Interior / Extremo não utilizaria um Falso 9, ainda por cima estando a dupla a funcionar como apoio, acho mais adequado mais presença na área com um PL ou um PL Fixo.

Compartilhar este post

Link para o post

Estás a dizer aos jogadores "Passem para o Espaço Vazio" e "Mantenham as Posições"... afinal em que ficamos ??? Ou bem que mantêm as posições para promover mais a circulação e movimento com bola ou então recorrem mais ao passe para o espaço vazio e, neste caso, convém que tenham mais liberdade de movimento sem bola. A mesma ideia aplica-se ao Levar a Bola até à Área.

Melhorar defensivamente depende de como estás a sofrer os golos, de qualquer modo convém ter em atenção que é o Loures, portanto, a qualidade dos jogadores é.... má :-) Por isso, a ideia é marcar mais que os adversários.

Mais intensidade pode ser demasiado numa equipa com fraca qualidade.

Com uma dupla Avançado Interior / Extremo não utilizaria um Falso 9, ainda por cima estando a dupla a funcionar como apoio, acho mais adequado mais presença na área com um PL ou um PL Fixo.

Obrigado.Então como achas que devo fazer para jogar com um falso 9?

Eu pensei ao meter para o espaço vazio eles procuravam só linhas de passes.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado.Então como achas que devo fazer para jogar com um falso 9?

Eu pensei ao meter para o espaço vazio eles procuravam só linhas de passes.

Se é um Falso 9, joga com dois avançados interiores.

É sempre uma linha de passe, seja para o pé ou para o espaço vazio

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem ja experimentou jogar com as tácticas que vêm de origem no jogo, sem mudar absolutamente nada nelas? Experimentei jogar por curiosidade e posso dizer que ha algumas que fazem a equipa jogar maravilhas... melhor do que 90% das tácticas que experimentei. Pode ter sido uma casualidade no meu save mas desafio vos a experimentar e deixar o vosso feedback..

P.s.- experimentei o 4-3-1-2 o 4-4-2 Losango e o 3-4-3 Losango até agora.

Editado por LuckyNumber7

Compartilhar este post

Link para o post

Boas.

Depois de muito tentar criar uma táctica com 2 avançados coesa no meio campo...desisti. Ainda assim nunca gostei muito de jogar só com um PL especialmente porque me parecia que os extremos nunca davam o apoio necessário ao PL, assim optei por este meio campo reforçado que aparece muitas vezes na área.

Deixo aqui o esquema táctico e as respectivas instruções para a vossa avaliação.

kyfy.png

Ainda estou na pré-época a fazer jogos com equipas mais fracas por isso ainda não deu para perceber a magnitude das falhas desta tática. À primeira vista o que me preocupa mais é a subida dos laterais que muitas vezes aparecem quais extremos a cruzar. Penso que isto poderia ser compensado se os "médios ofensivos laterais" descaíssem mais para as alas mas não seio como ou se será exequível.

Enfim, fico à espera do vosso veredicto :)

Cumps e bons jogos 8-)

Editado por Alucys

Compartilhar este post

Link para o post

É uma estratégia atacante com fluidez, o que significa que os jogadores devem participar em mais processos do além da tarefa e função estipuladas. Se optares por uma fluidez equilibrada ou rígida, os laterais já vão focar-se mais na sua tarefa e função (ler as respectivas descrições). Os médios ofensivos laterais é uma questão de serem instruídos para Deambular da Posição, não te esqueças é que depois vão abrir também espaço no centro. O treino de movimentos preferidos é sempre uma preciosa ajuda, é uma questão de pensares e decidires que movimentos pretendes que cada um desses médios assimile.

Compartilhar este post

Link para o post

É uma estratégia atacante com fluidez, o que significa que os jogadores devem participar em mais processos do além da tarefa e função estipuladas. Se optares por uma fluidez equilibrada ou rígida, os laterais já vão focar-se mais na sua tarefa e função (ler as respectivas descrições). Os médios ofensivos laterais é uma questão de serem instruídos para Deambular da Posição, não te esqueças é que depois vão abrir também espaço no centro. O treino de movimentos preferidos é sempre uma preciosa ajuda, é uma questão de pensares e decidires que movimentos pretendes que cada um desses médios assimile.

Obrigado pelas dicas ;) Se entretanto não sucumbir ao fracasso posto os resultados ;)

E o que achas/acham da táctica? Funções bem atribuídas? Mudavas alguma coisa? Tem pés para andar?

Editado por Alucys

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado pelas dicas ;) Se entretanto não sucumbir ao fracasso posto os resultados ;)

E o que achas/acham da táctica? Tem pés para andar?

Não sou muito fã de tácticas sem "Extremos" mas até pode ser um conceito interessante, com as dinâmicas correctas, basicamente estou de acordo com o que o Michael disse, apenas alguns pontos na minha opinião poderias rever.

1º Porque jogas com a defesa muito recuada ? ( pergunto isto porque estás a jogar com um colosso e com mentalidade Atacante, se fosse outra equipa qualquer já não estranhava tanto, claro que a mentalidade Atacante por defeito, já pressupõe defesa alta ou muito alta, a tua ideia foi manter um certo equilibrio ? :D)

2º Presumo que queiras jogar em posse, pelas tuas instruções, logo na minha opinião devias jogar mais fechado ( usas mentalidade Atacante, que pressupõe linhas mais abertas, passe curto e manténs as linhas muito esticadas :))

3º Talvez não fosse má ideia tirares alguma das instruções de posse ( caso não queiras jogar em posse "possessiva") "manter a posse de bola" para tentares dar mais objectividade à equipa ( claro que durante os jogos dinamicamente podes ir mudando estes pormenores)

4º A mentalidade Atacante, já pressupõe intensidade alta, logo na minha opinião podias remover a instrução "mais intensidade" e usá-la durante os jogos, mediante o desempenho da tua equipa. ;)

5 Também a mentalidade Atacante, dá mais liberdade de movimentos aos jogadores, e uma vez que jogas em fluído, talvez não fosse mau tirares o "ser mais expressivo" e, ou trocares por "mais disciplinado" ou nenhum, mudando durante os jogos e mediante o desempenho da tua equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

1º Porque jogas com a defesa muito recuada ? ( pergunto isto porque estás a jogar com um colosso e com mentalidade Atacante, se fosse outra equipa qualquer já não estranhava tanto, claro que a mentalidade Atacante por defeito, já pressupõe defesa alta ou muito alta, a tua ideia foi manter um certo equilibrio ? :D)

Jogo com defesa muito recuada ou mais recuada porque sofro muitos golos de passes para as costas da defesa. O colosso :grin: ...quis experimentar ter quase todos os jogadores que quero :grin:

2º Presumo que queiras jogar em posse, pelas tuas instruções, logo na minha opinião devias jogar mais fechado ( usas mentalidade Atacante, que pressupõe linhas mais abertas, passe curto e manténs as linhas muito esticadas :))

A ideia de jogar mais aberto é para tentar levar os MO laterais mais para o flanco...não sei se faz algum sentido...

3º Talvez não fosse má ideia tirares alguma das instruções de posse ( caso não queiras jogar em posse "possessiva") "manter a posse de bola" para tentares dar mais objectividade à equipa ( claro que durante os jogos dinamicamente podes ir mudando estes pormenores)

Ok, vou experimentar...até agora tenho tido cerca de 60% de posse...e eles nem mastigam muito as jogadas, vamos ver ;)

4º A mentalidade Atacante, já pressupõe intensidade alta, logo na minha opinião podias remover a instrução "mais intensidade" e usá-la durante os jogos, mediante o desempenho da tua equipa. ;)

Só tenho medo de, e lá está pelo futebol de posse, que eles depois mastiguem muito o jogo a meio campo.

5 Também a mentalidade Atacante, dá mais liberdade de movimentos aos jogadores, e uma vez que jogas em fluído, talvez não fosse mau tirares o "ser mais expressivo" e, ou trocares por "mais disciplinado" ou nenhum, mudando durante os jogos e mediante o desempenho da tua equipa.

Já diminui a fluidez. Mas já percebi que posso ir jogando com a fluidez e a expressividade certo?

PS: Atenção, todos os meu comentários baseiam-se naquilo que para mim significam as instruções e não propriamente no que elas na realidade significam no jogo ;)

Editado por Alucys

Compartilhar este post

Link para o post

Jogo com defesa muito recuada ou mais recuada porque sofro muitos golos de passes para as costas da defesa. O colosso :grin: ...quis experimentar ter quase todos os jogadores que quero :grin:

Na boa, cada qual joga com a equipa que quiser, :mrgreen: isso dos passes para as costas, vais sempre comer com eles, o importante é manter a filosofia, se queres jogar em posse e mandar no jogo, tens que jogar com a defesa subida ( em Inglaterra é perigoso, devido ao futebol directo da maioria das equipas, mas em casa e com campo curto e largo, acredita que sofres muito poucos golos), se por outro lado queres jogar em transições, tens que usar defesa recuada, para chamares o adversário e aproveitares os espaços nas costas. ;)

A ideia de jogar mais aberto é para tentar levar os MO laterais mais para o flanco...não sei se faz algum sentido...

Pois, o que tu queres tem lógica e eu percebo onde queres chegar, mas é como te disse a mentalidade Atacante, já mete a equipa a "deambular mais", podias era experimentar a instrução "jogar pelos flancos" nos Médios Ofensivos e manter as linhas juntas nas instruções à equipa.

Ok, vou experimentar...até agora tenho tido cerca de 60% de posse...e eles nem mastigam muito as jogadas, vamos ver ;)

Hmm sendo assim está bem. :)

Só tenho medo de, e lá está pelo futebol de posse, que eles depois mastiguem muito o jogo a meio campo.

Sim, mas a mentalidade atacante por defeito, já tem uma intensidade alta com os jogadores a tentarem meter a bola rápida na área. ;)

Eu jogo em contra ataque e uso intensidade normal ou mais intensidade, em alguns jogos, mudando consoante o desempenho da minha equipa, principalmente ao intervalo (dica do Capone).

Já diminui a fluidez. Mas já percebi que posso ir jogando com a fluidez e a expressividade certo?

Hmmm, sinceramente aconselho-te a chegares a um conceito final na fluidez, a uma base com dinâmicas com as tuas ideias, para melhor entenderes e adaptares as funções dos jogadores.

PS: Atenção, todos os meu comentários baseiam-se naquilo que para mim significam as instruções e não propriamente no que elas na realidade significam no jogo ;)

Sim, se passares no tópico da Tempestade Cerebral para uma táctica de posse, vais entender que às vezes os conceitos reais, não se adaptam tão bem ao FM.

A melhor maneira que encontrei para jogar em posse de bola ( 60% / 70% ), com objectividade, golos e títulos, foi usando uma fluidez Muito Rígida ( sim não faz muito sentido, mas que funcionou, funcionou e depois de ter lido algures uma entrevista do Fábregas, sobre o sistema do Guardiola, em que ele afirmava que sem a bola, o Guardiola era Muito Rígido nos movimentos e posicionamento, só lhes dando liberdade com a bola, talvez não seja assim tão descabido :))

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Um dos conceitos do barcelona é fechar bem no meio, obrigando o adversário a jogar para alas, onde começa a pressão sufocante deles. Acham que isto é possível no fm?

Compartilhar este post

Link para o post

jogas mais encurtado e pressionas nas alas, não tem muito que saber. instruções ao adversário ajudam.

Compartilhar este post

Link para o post

Boas malta, tenho uma questão para vos colocar.

Visto que neste fm é dificil jogar em posse, tenho apostado maioritariamente no jogo directo. Queria saber se há alguma maneira de se jogar de forma directa mas com alguma posse e ter o maximo aproveitamento das oportunidades flagrantes?

Compartilhar este post

Link para o post

Génios tácticos, preciso da vossa ajuda :mrgreen:

Estou em 2026, com o Marselha, e desde o início do save que vou tendo dificuldades no aspecto táctico. Contudo, estive 3 anos em Paços de Ferreira em que consegui sempre (à excepção do 1º ano - ano de limpeza) qualificações continentais e fui resolvendo os problemas tácticos com pequenos ajustes aqui e ali. Fui para o Saint-Étienne, estive lá 3 anos, construí uma excelente equipa (viria a ser vencedor da Liga Europa no ano a seguir à minha saída) e também fui resolvendo, mas já tinha notado que as coisas não estavam a resolver-se como o normal. Depois, prossegui para o Valência, onde quase no fim da 2ª época (na 1ª já fui 6º com algumas dificuldades) fui despedido por não conseguir resolver os problemas tácticos que já vinha a atravessar noutras paragens.

Então surgiu o Marselha e os problemas voltaram. Jogo em posse, sim neste FM é difícil, mas não é por aí, porque, no Paços, por exemplo, jogava assim e sempre consegui excelentes resultados ao longo das 3 épocas. Comecei muito bem a época, mas sempre notei que não conseguíamos criar muitas ocasiões de golo. Até que surgiu uma sequência de jogos (PSG-Saint-Etienne-Lille) onde perdemos os 3 (3-0; 1-0 (golo aos 90'); 3-0) e a equipa foi-se abaixo. Seguiu-se derrota com o Dundee Utd em casa e um empate com o Tours em casa.

Passo então a apresentar a táctica e o que acontece nos jogos:

jqgbie.png

Instrucções aos jogadores:

Laterais: Encurtar Linhas

M.Def: Passe Mais Curto; Desarme Mais Agressivo

CJR: Passe Mais Curto; Conduzir Zonas Abertas; Fintar Menos; Menos Passes Risco

CJA: Mais Passe Directo; Conduzir Zonas Abertas; Pressionar Mais; Marcação Apertada

Extremos e PL: Marcação Apertada

Jogos:

213qioo.png

2hxazp5.png

scar5z.png

Obrigado pela atenção :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...