Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Simplesmente nao sei que mais deva fazer para ter sucesso .

Acham que esta tatica funcionará ?

rKN8sgy.png

Instruções ao jogador:

Gr- destribuir aos defesas

AE-Chegar ainda mais longe,cruzamento mais frequente,manter-se aberto

DC- passe mais curto

DC-passe mais curto

AD-Cortar para dentro com a bola

MD-passe mais curto

MCD-conduzir para zonas abertas , pressionar mais

MCE-nada

MOD-Chegar ainda mais longe , manter-se abertos

MOE.nada

PL-nada

Duvidas :

Se o MCE tiver a opçao pressionar mais seria melhor é iria arrasta-lo para fora da posiçao ?

Obrigado desde ja :)

Editado por Dextter

Compartilhar este post

Link para o post

boas pessoal, acabei de tentar finalmente criar uma tatica, acham que está alguma coisa mal?4y51.png

f834.png

Editado por piry_boss

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado Michael, fiz algumas alterações com base nas tuas indicações e que me parecem fazer todo o sentido:

Ok, mas continuas a ter os mesmos problemas (excepto o espaço entre os centrais e os médios, dado que mudaste as tarefas para Defender): os laterais continuam a ser altamente ofensivos (tarefa automática numa estratégia atacante é igual a uma tarefa de ataque); o médio vai continuar a participar bastante no ataque (por causa da tarefa de apoio, por causa da estratégia atacante e pela fluidez). Depois, o Ala Completo (tal como é descrito) é basicamente uma função de ataque, talvez fosse interessante compensares com um Extremo Defensivo

Compartilhar este post

Link para o post

Simplesmente nao sei que mais deva fazer para ter sucesso .

Acham que esta tatica funcionará ?

Instruções ao jogador:

Gr- destribuir aos defesas

AE-Chegar ainda mais longe,cruzamento mais frequente,manter-se aberto

DC- passe mais curto

DC-passe mais curto

AD-Cortar para dentro com a bola

MD-passe mais curto

MCD-conduzir para zonas abertas , pressionar mais

MCE-nada

MOD-Chegar ainda mais longe , manter-se abertos

MOE.nada

PL-nada

Duvidas :

Se o MCE tiver a opçao pressionar mais seria melhor é iria arrasta-lo para fora da posiçao ?

Obrigado desde ja :)

O problema que noto na utilização do Pivô Defensivo é que o facto de baixar entre os centrais abre muito espaço para o meio-campo fazendo com que os corredores interiores sejam facilmente explorados pelos adversários. A somar a isto, também abres muito espaço nos corredores exteriores: devias usar um lateral a apoiar o extremo e um ala a sobrepor o avançado interior.

Não precisas de usar instruções aos jogadores para Passe Mais Curto, dado que já estipulaste isso nas instruções à equipa. Considera ainda que a estratégia atacante define um passe mais curto aos jogadores mais defensivos e um passe mais directo aos jogadores mais ofensivos.

boas pessoal, acabei de tentar finalmente criar uma tatica, acham que está alguma coisa mal?

Faz uns quantos jogos, vê os jogos e percebe o que pode ser melhorado... de qualquer modo, 6 tarefas de ataque juntamente com uma estratégia também atacante és capaz de ter problemas defensivos.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

O que vos parece assim á primeira vista:

o que o michael disse, estas a dar muito espaço entre linhas

Compartilhar este post

Link para o post

O problema que noto na utilização do Pivô Defensivo é que o facto de baixar entre os centrais abre muito espaço para o meio-campo fazendo com que os corredores interiores sejam facilmente explorados pelos adversários. A somar a isto, também abres muito espaço nos corredores exteriores: devias usar um lateral a apoiar o extremo e um ala a sobrepor o avançado interior.

Não precisas de usar instruções aos jogadores para Passe Mais Curto, dado que já estipulaste isso nas instruções à equipa. Considera ainda que a estratégia atacante define um passe mais curto aos jogadores mais defensivos e um passe mais directo aos jogadores mais ofensivos.

Entao que tarefas aconselhas para o md ?

os alas achas que devo descer para defesas ?

Compartilhar este post

Link para o post

voces tem que se preocupar com o seguinte:

- fechar bem os espaços entre linhas

- conseguir abrir espaços para progredir para a baliza

- criar linhas de passe

- dar amplitude e profundidade

- tentar que a equipa jogue compacta e isto nao significa jogar fechado atençao

- fazer coberturas defensivas e ofensivas

exemplo eu queria progredir pela esquerda nao consegui pq aquela ala estava o espaço bem fechado como tenho o defesas a fazer cobertura ofensiva toquei a bola para tras e virei o flanco para arranjar espaço

huE8Fo3.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

voces tem que se preocupar com o seguinte:

- fechar bem os espaços entre linhas

- conseguir abrir espaços para progredir para a baliza

- criar linhas de passe

- dar amplitude e profundidade

- tentar que a equipa jogue compacta e isto nao significa jogar fechado atençao

- fazer coberturas defensivas e ofensivas

exemplo eu queria progredir pela esquerda nao consegui pq aquela ala estava o espaço bem fechado como tenho o defesas a fazer cobertura ofensiva toquei a bola para tras e virei o flanco para arranjar espaço

Desculpa la a ignorancia mas como posso fazer a cobertura ofensiva ?

e como consigo fazer com que a equipa jogue mais compacta?

Compartilhar este post

Link para o post

Boas, como faço para defender com uma linha de 4 médios, tendo os extremos/avançados interiores na posição de Médio Ofensivo Esquerdo/Direito? Só consigo fazê-lo colocando-os na posiçao de Medio Esquerdo/Direito?

Tenho tido também algumas dificuldades em reduzir o espaço entre linhas quando não utilizo 2 jogadores na posição de Médio Defensivo. Não consigo jogar num 4-2-3-1 normal, vejo-me sempre forçado a baixar os 2 Médios centro e assim no momento ofensivo fica uma grande distancia entre sectores.

Obrigado

Editado por Pablo10Aimar

Compartilhar este post

Link para o post

Se usares um MD ou um Trinco é um jogador mais posicional e que fecha mais os espaços entre a sua posição e a dos médios. Sobre os Alas, é o que escrevi no post anterior.

Com pressão e marcação (movimento preferido Marcação Apertada também ajuda bastante), jogar com mais tarefas de apoio torna a equipa mais compacta pois os jogadores não se sentirão tão motivados a fazer movimentos verticais sem bola ( o antigo Correr de Fundo do FM13)

Boas, como faço para defender com uma linha de 4 médios, tendo os extremos/avançados interiores na posição de Médio Ofensivo Esquerdo/Direito? Só consigo fazê-lo colocando-os na posiçao de Medio Esquerdo/Direito?

Tenho tido também algumas dificuldades em reduzir o espaço entre linhas quando não utilizo 2 jogadores na posição de Médio Defensivo. Não consigo jogar num 4-2-3-1 normal, vejo-me sempre forçado a baixar os 2 Médios centro e assim no momento ofensivo fica uma grande distancia entre sectores.

Obrigado

Também depende da estratégia, da fluidez e da tarefa atribuída aos jogadores, bem como dos próprios atributos dos jogadores.

Experimentar colocar os centrais com tarefa de Bloquear e os dois médios com tarefa de defender.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Aos dois, obrigado.

O que me estava a causar mais desconforto em conceber era o espaço no meio-campo que se verifica realmente, alterei agora e vou começar a testar.

y9o1GFk.png

Opiniões bem vinda novamente.

Compartilhar este post

Link para o post

fazeres a cobertura ofensiva é teres sempre alguem nas costas do jogador que tem a bola, nao apenas para que se perderes a bola teres alguem para a recuperar mas tambem para o portador da bola se sentir seguro para poder atacar

jogares de forma compacta é teres os jogadores a apoiar tanto os movimentos ofensivos como defensivos, o chamado bloco, nao teres a equipa partida, por exemplo imagina que o adversario passa a tua primeira linha de pressao senao os teus extremos nao vierem fechar bem atras cria-se um espaço grande entre linhas que o adversario pode aproveitar e a equipa parte-se, isto em termos defensivos, em termos ofensivos é a mesma coisa, se os teus defesas nao apoiarem os movimentos ofensivos nao crias tantas linhas de passe e a cosntrução da equipa ja nao sera tao eficaz

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado

uma linha de 4 medios como assim? um 442?

para jogares em 4231 tens que subir muito a defesa para tentar fechar o espaço entre a linha defensiva e de meio campo, para isso convem teres defesas rapidos, doutra forma convem que esse 4231 seja profundo com 2 mdc caso vejas que nao consegues fechar bem o espaço nessa zona

Compartilhar este post

Link para o post

uma linha de 4 medios como assim? um 442?

para jogares em 4231 tens que subir muito a defesa para tentar fechar o espaço entre a linha defensiva e de meio campo, para isso convem teres defesas rapidos, doutra forma convem que esse 4231 seja profundo com 2 mdc caso vejas que nao consegues fechar bem o espaço nessa zona

Sim, algo parecido com o que o Benfica este ano fazia. No momento defensivo, os extremos estarem numa linha de 4 com os médios centro e ajudarem a fechar dentro. Só consigo isto, recuando-os para médios. Talvez seja esse o problema, estou com o Benfica e nem Luisao nem Garay são centrais propriamente rápidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto muito de ler o que vocÊs escrevem, e parece-me que no meu 4-2-3-1 o espaço entre defesa e meio campo e meio campo ataque continua a muito.

Ou seja, irei testar algo como:

DC - Defender, DL - Apoiar

CJR - Defender, MAA - Defender ou Apoiar (ainda na duvida)

Extremos - Apoiar

CJA - Apoiar

PL - Atacar

Ataque - Fluido

Compartilhar este post

Link para o post

Concedi 3 oportunidades flagrantes ao nacional da madeira em 45 minutos todas pelo flanco esquerdo da defesa .

Como posso prevenir isso??

A opçao passar para espaço vazio é a mesma que conduzir para zonas abertas ?

Editado por Dextter

Compartilhar este post

Link para o post

Concedi 3 oportunidades flagrantes ao nacional da madeira em 45 minutos todas pelo flanco esquerdo da defesa .

Como posso prevenir isso??

A opçao passar para espaço vazio é a mesma que conduzir para zonas abertas ?

realmente o teu defesa esquerdo foi papado a força toda, quanto é que ele tem de marcaçao?

passar para o espaço vazio é meter a bola em zonas vazias ou seja em vez de passar para o pe passa para uma desmarcaçao

conduzir para zonas abertas é colar a linha ou mais proximo da linha para dar amplitude ao jogo

ve isto:

http://www.youtube.com/watch?v=x9QIbbGcL5M

Sim, algo parecido com o que o Benfica este ano fazia. No momento defensivo, os extremos estarem numa linha de 4 com os médios centro e ajudarem a fechar dentro. Só consigo isto, recuando-os para médios. Talvez seja esse o problema, estou com o Benfica e nem Luisao nem Garay são centrais propriamente rápidos.

isso so usando medio alas em vez de extremos

Gosto muito de ler o que vocÊs escrevem, e parece-me que no meu 4-2-3-1 o espaço entre defesa e meio campo e meio campo ataque continua a muito.

Ou seja, irei testar algo como:

DC - Defender, DL - Apoiar

CJR - Defender, MAA - Defender ou Apoiar (ainda na duvida)

Extremos - Apoiar

CJA - Apoiar

PL - Atacar

Ataque - Fluido

eu acho que esta demasiada gente apoiar nessa tactica

Compartilhar este post

Link para o post

Depois de uma leitura intensa do tópico sobre posse, construi isto:

8IUNw2p.png

GR, centrais , alas e regista com passe curto.

CJA e CJR sem tipo de passe especifico.

Extremos e PL com passe direto.

Compartilhar este post

Link para o post

realmente o teu defesa esquerdo foi papado a força toda, quanto é que ele tem de marcaçao?

passar para o espaço vazio é meter a bola em zonas vazias ou seja em vez de passar para o pe passa para uma desmarcaçao

conduzir para zonas abertas é colar a linha ou mais proximo da linha para dar amplitude ao jogo

isso so usando medio alas em vez de extremos

ok obrigado

O defesa esquerdo tem 11 de marcaçao

Editado por Dextter

Compartilhar este post

Link para o post

ok obrigado

O defesa esquerdo tem 11 de marcaçao

esta explicado entao, com defesas de marcaçao 11 nao convem jogadres com uma linha tao subida e convem teres um MDC

Como fazem para os extremos acompanharem os defesas?

marcaçao apertada individual ou entao usas uma estrategia em que a mentalidade nao seja tao atacante e a funçao do extremo tambem

qual é a melhor maneira de se fazer uma marcação a zona com flutuação neste FM?

Compartilhar este post

Link para o post

Como fazem para os extremos acompanharem os defesas?

Exatamente o meu problema. Só que nem sempre quero que marcação só no lateral que joga do lado do extremo, mas talvez seja isto que comece a usar.

Compartilhar este post

Link para o post

Com um ponta de lança como o jackson ( com funçao pl) que tipo de cruzamentos aconselhariam ?

largos ou tensos

Compartilhar este post

Link para o post

Com um ponta de lança como o jackson ( com funçao pl) que tipo de cruzamentos aconselhariam ?

largos ou tensos

largos

Compartilhar este post

Link para o post

largos

Ok obrigado

Nas instruçoes de cantos como é que eu posso pôr mais do que um jogador numa posiçao ?

524749d1394475091-attacking-corners-14-3-81zcmryct1rl0ho9wh76.jpg

meti esta imagem para mostrar o que queria

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...