Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Podes especificar melhor? É que assim é um pouco vago...

Por um lado, acho que em parte deve ser problema do próprio FM, tenho reparado que a IA dos meus jogadores é muito inferior à dos adversários;

Muitas vezes vão num contra-ataque em superioridade numérica e voltam para trás com a bola.

Tanto podem estar a trocar bem a bola (como eu tenciono que façam) e de um momento para o outro chutam para a frente sem lá estar ninguém, ou rematam quase de meio-campo.

Sofro muitos golos de cantos quando a bola anda ali a saltitar dentro de área e fica a minha equipa toda a olhar sem a cortar.

Presumo que seja algum erro do próprio jogo.

Por outro lado acho que a táctica como está agora não está a puxar pelo melhor do Ozil e do Lewa que eram dois jogadores que eu pretendia que fizessem a diferença e até agora têm sido completamente banais.

Quando digo ridículas e descabidas é mais pela falta de coerência na minha equipa, tanto dou 4-0 ao Liverpool e domino o jogo como levo 3-0 do Swansea sem mudar nada na táctica, são coisas do futebol eu sei mas reparo que a táctica têm algumas lacunas só não consigo perceber onde porque como disse é tudo muito inconstante de jogo para jogo.

Queria que me dessem algumas ideias sobre o que melhorar

Compartilhar este post

Link para o post

Por um lado, acho que em parte deve ser problema do próprio FM, tenho reparado que a IA dos meus jogadores é muito inferior à dos adversários;

Muitas vezes vão num contra-ataque em superioridade numérica e voltam para trás com a bola.

Tanto podem estar a trocar bem a bola (como eu tenciono que façam) e de um momento para o outro chutam para a frente sem lá estar ninguém, ou rematam quase de meio-campo.

Sofro muitos golos de cantos quando a bola anda ali a saltitar dentro de área e fica a minha equipa toda a olhar sem a cortar.

Presumo que seja algum erro do próprio jogo.

Por outro lado acho que a táctica como está agora não está a puxar pelo melhor do Ozil e do Lewa que eram dois jogadores que eu pretendia que fizessem a diferença e até agora têm sido completamente banais.

Quando digo ridículas e descabidas é mais pela falta de coerência na minha equipa, tanto dou 4-0 ao Liverpool e domino o jogo como levo 3-0 do Swansea sem mudar nada na táctica, são coisas do futebol eu sei mas reparo que a táctica têm algumas lacunas só não consigo perceber onde porque como disse é tudo muito inconstante de jogo para jogo.

Queria que me dessem algumas ideias sobre o que melhorar

Eu acho que pela próprio desenho táctico é natural essa irregularidade. Começa logo pelo teu corredor esquerdo ser uma auto-estrada e querendo jogar em posse seria natural que os 11 jogadores pressionassem forte... só que eventualmente apenas 10 o fazem, o trequartista não o vai fazer

Tenho o meu GR a distribuir para um DC específico mas o gajo não quer saber. O GR tem de bater sempre longo. Como resolvo isto?

Diz para distribuir aos defesas mas não especifiques qual. Se o defesa que indicas para receber a bola estiver pressionado é evidente que o GK não lhe passa a bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Para quem usa um pivô defensivo qual acham ser os melhores movimentos preferidos para ele?

joga curto e simples, não faz passes a rasgar, marcação apertada... opcional: fica sempre atrás

Compartilhar este post

Link para o post

joga curto e simples, não faz passes a rasgar, marcação apertada... opcional: fica sempre atrás

O que disseste ser opcional é o que eu tava a pensar como sendo o principal

Compartilhar este post

Link para o post

Top era criar um post(ou escreverem aqui) os movimentos predefenidos para cada posição(ex o ponta de lança deve ter x,x e y. O falso 9 y e z....etc) para ajudar as pessoas que estão a criar táticas e não estão a ter sucesso(como eu).

Compartilhar este post

Link para o post

O que disseste ser opcional é o que eu tava a pensar como sendo o principal

Depende da filosofia que utilizares e do que pretendes do pivô, mais posicional a bascular a defesa ou com uma acção mais vertical.

Top era criar um post(ou escreverem aqui) os movimentos predefenidos para cada posição(ex o ponta de lança deve ter x,x e y. O falso 9 y e z....etc) para ajudar as pessoas que estão a criar táticas e não estão a ter sucesso(como eu).

Não é taxativo, depende do estilo de jogo que pretendes adoptar. Se queres jogar em posse há movimentos preferidos próprios; se queres jogar em transições mais rápidas também há.

Compartilhar este post

Link para o post

Iniciei com o Flamengo, fui campeão brasileiro na 1º temporada.

Estou usando um 4-4-2 estilo losango, 1 médio defensivo, 2 médios centrais e 1 médio atacante.

Na frente uso um atacante centralizado e outro pela esquerda com função de avançado recuado.

Mas estou tendo problemas para alguns jogos fora.

Perdi 6 partidas no campeonato, o que não é muito.

Mas foram por 4x1, 4x0, 5x1...

Na única partida que fui obrigado a mudar de tática devido a 6 suspensões e 4 lesionados, usei um 4-5-1 mais defensivo contra o Corinthians e em 10 minutos já perdia de 2x0.

Vocês costumam mudar de tática em jogos mais complicados ou somente mudam funções para jogadores??

Compartilhar este post

Link para o post

Estou usando um 4-4-2 estilo losango, 1 médio defensivo, 2 médios centrais e 1 médio atacante.

Na frente uso um atacante centralizado e outro pela esquerda com função de avançado recuado.

Na única partida que fui obrigado a mudar de tática devido a 6 suspensões e 4 lesionados, usei um 4-5-1 mais defensivo contra o Corinthians e em 10 minutos já perdia de 2x0.

Vocês costumam mudar de tática em jogos mais complicados ou somente mudam funções para jogadores??

Cada um tem a sua visão de acordo com a sua concepção de jogo e a equipa que se treina. Se treinas uma equipa mais fraca, podes ter que fazer mais adaptações em função do adversário; se treinas uma equipa mais forte, pelo contrário, podes considerar (como eu faço) que o importante é definir a filosofia de jogo que se pretende e dotar a equipa táctica e estrategicamente para impor o seu estilo e o adversário que se adapte. A maior parte das vezes não é necessário mudar de táctica (desde que, obviamente, as instruções tenham lógica e coerência), mas pode ser preciso introduzir alterações pontuais caso se sinta que a equipa está a perder o controlo de um jogo. Por isso é tão importante observar os jogos em modo alargado / completo para se ter noção do que está a correr mal.

Compartilhar este post

Link para o post

presumo que isso nunca tenha acontecido pq isso depende do estilo de jogo de cada um e tambem daquilo que tu podes querer que o jogador faça, por exemplo para quem joga em posse de bola acho que o falso 9 estar de costas para a baiiza é rentavel pq vai quase assumir um papel de pivo ofensivo e vai dar linhas de passe, ja numa estrategia de transiçoes rapidas o falso 9 penso que seria bom a vir buscar jogo, fazer desmarcaçoes e subir sempre que possivel, ou seja isso dos movimentos preferidos depende muito da estrategia que se esta a usar e tambem do gosto de cada um, daquilo que tu posses crer que o jogador faça ou nao, por exemplo ha quem goste de meter MC a jogar pelos flancos e cruzar, como tambem ha quem goste de ter MC sempre no meio campo a distribuir jogo...

Compartilhar este post

Link para o post

isso tambem vai ao gosto de cada um, mas é preciso se saber o que se esta a fazer, eu tenho 3 sistemas tacticos embora todos eles sejam com as mesmas posiçoes mas sao com estrategias diferentes que uso durante o jogo, começo sempre com o meu sistema base, seja qual for o adversario, se vir que estou a dominar mas nao ha golos meto mais expressivo pq falta a creatividade apenas para chegarmos ao golo, se vir que estou a ser empurrado para tras opto por um sistema mas de contra ataque, se por acaso tudo estiver a correr bem e xegar ao intervalo a ganhar por 2-0 opto pelo sistema de posse e no fim normalmente uso sempre um sistema para segurar o resultado e queimar tempo, mas é como disse para se jogar assim é preciso se saber o que se esta a fazer e convem a equipa treinar os 3 sistemas de jogo, caso nao se tenha bem a certeza de como fazer mais que um sistema de jogo, é ser fiel sempre ao mesmo mas usando os pontos mais fortes da equipa, por exemplo velocidade, força, tecnica, altura...depende muito da equipa que se esta a treinar

Compartilhar este post

Link para o post

Depende da filosofia que utilizares e do que pretendes do pivô, mais posicional a bascular a defesa ou com uma acção mais vertical.

Atacante e fluído/equilibrado... E quero que ele ajude os centrais dando assim mais liberdade aos laterais.

Daí ter dito que se calhar o ficar sempre atrás é bom

Compartilhar este post

Link para o post

Atacante e fluído/equilibrado... E quero que ele ajude os centrais dando assim mais liberdade aos laterais.

Daí ter dito que se calhar o ficar sempre atrás é bom

isso tambem depende um bocado da tua estretagia de jogo, por exemplo num sistema de posse é util usar um regista, pq é um jogador que vai subir para dar linhas de passe e ajudar na troca de bola e a manter a posse, ficando normalmente ca atras sempre os 2 DC e um dos laterais, ja num sistema de ataques com transiçoes rapidos seria util o MDC tivesse mais funçoes defensivas pq o jogo vai se basear muito por cruzamentos para a area e é importante haver um jogador mais recuado no meio para ganhar as segundas bolas

Compartilhar este post

Link para o post

isso tambem depende um bocado da tua estretagia de jogo, por exemplo num sistema de posse é util usar um regista, pq é um jogador que vai subir para dar linhas de passe e ajudar na troca de bola e a manter a posse, ficando normalmente ca atras sempre os 2 DC e um dos laterais, ja num sistema de ataques com transiçoes rapidos seria util o MDC tivesse mais funçoes defensivas pq o jogo vai se basear muito por cruzamentos para a area e é importante haver um jogador mais recuado no meio para ganhar as segundas bolas

Não jogo em posse apesar de terminar sempre com mais posso que o adversário mas os meus laterais sobem muito, fazendo muitas sobreposições e assim

Compartilhar este post

Link para o post

Cada um tem a sua visão de acordo com a sua concepção de jogo e a equipa que se treina. Se treinas uma equipa mais fraca, podes ter que fazer mais adaptações em função do adversário; se treinas uma equipa mais forte, pelo contrário, podes considerar (como eu faço) que o importante é definir a filosofia de jogo que se pretende e dotar a equipa táctica e estrategicamente para impor o seu estilo e o adversário que se adapte. A maior parte das vezes não é necessário mudar de táctica (desde que, obviamente, as instruções tenham lógica e coerência), mas pode ser preciso introduzir alterações pontuais caso se sinta que a equipa está a perder o controlo de um jogo. Por isso é tão importante observar os jogos em modo alargado / completo para se ter noção do que está a correr mal.

Com os reforços que contratei meu time é considerado favorito na maioria dos jogos. No máximo fica em igualdade de condições.

O meu grande problema foi que nesses jogos que perdi, tomava gols muito cedo.

E ficava complicado de buscar...

Por ter um time técnico e também pelo fato de no Brasil serem muitos jogos, chegando a ter de 2 em 2 dias, procuro ter ritmo mais lento, procurando a posse de bola.

Altero a característica se estou perdendo ou o jogo não se desenrola como desejo.

isso tambem vai ao gosto de cada um, mas é preciso se saber o que se esta a fazer, eu tenho 3 sistemas tacticos embora todos eles sejam com as mesmas posiçoes mas sao com estrategias diferentes que uso durante o jogo, começo sempre com o meu sistema base, seja qual for o adversario, se vir que estou a dominar mas nao ha golos meto mais expressivo pq falta a creatividade apenas para chegarmos ao golo, se vir que estou a ser empurrado para tras opto por um sistema mas de contra ataque, se por acaso tudo estiver a correr bem e xegar ao intervalo a ganhar por 2-0 opto pelo sistema de posse e no fim normalmente uso sempre um sistema para segurar o resultado e queimar tempo, mas é como disse para se jogar assim é preciso se saber o que se esta a fazer e convem a equipa treinar os 3 sistemas de jogo, caso nao se tenha bem a certeza de como fazer mais que um sistema de jogo, é ser fiel sempre ao mesmo mas usando os pontos mais fortes da equipa, por exemplo velocidade, força, tecnica, altura...depende muito da equipa que se esta a treinar

Eu uso as 3 táticas bem diferentes.

A principal no 4-4-2 priorizando dominar a posse.

Vou alterando o estilo conforme o jogo está.

Isso perde efeito?? Pois treino o time para um estilo e no meio da partida mudo.

As outras duas são uma para ataque e outra para defesa.

A de ataque uso em momentos de desespero ou quando estou empatando com equipes muito piores.

4-3-3 Procurando pressão na saída, ritmo intenso....

Já a de defesa é um 4-5-1 pra segurar jogos complicados.

Uso normalmente após os 80, portanto não sei se é necessário ter ela treinada.

Mas até hoje não sofri gols usando essa tática no fim dos jogos, e ganho muitos partidas por vantagem mínima.

Compartilhar este post

Link para o post

Não jogo em posse apesar de terminar sempre com mais posso que o adversário mas os meus laterais sobem muito, fazendo muitas sobreposições e assim

sendo assim é util que o teu MDC seja mais posicional e nao suba tanto para dar mais consestencia na defesa e dar liberdade aos teus laterais para subirem, ficas com um triangulo defensivo 2 DC e um MDC

Com os reforços que contratei meu time é considerado favorito na maioria dos jogos. No máximo fica em igualdade de condições.

Por ter um time técnico e também pelo fato de no Brasil serem muitos jogos, chegando a ter de 2 em 2 dias, procuro ter ritmo mais lento, procurando a posse de bola.

Altero a característica se estou perdendo ou o jogo não se desenrola como desejo.

Isso perde efeito?? Pois treino o time para um estilo e no meio da partida mudo.

A de ataque uso em momentos de desespero ou quando estou empatando com equipes muito piores.

Mas até hoje não sofri gols usando essa tática no fim dos jogos, e ganho muitos partidas por vantagem mínima.

mete a equipa a treinar os 3 estilos, para estarem habituados a jogar dessa maneira quando mudas o estilo do jogo

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

O problema de 3 tácticas diferentes começa logo por demorar mais tempo as barras de familiaridade táctica ficarem cheias. Depois, 3 tácticas também pode implicar atribuir 3 funções diferentes ao mesmo jogador consoante a táctica, fazendo com que o treino seja também afectado. Por fim, os estilos também serão diferentes, logo os movimentos preferidos para o mesmo jogador também deveriam ser diferentes. Pessoalmente acho que é um erro estrutural, aliás basta olhares para qualquer equipa e pensares se há alguma que faça isso. Claro que não. No máximo e na tentativa de virar um resultado podem, por exemplo a meio de um jogo mudar de um 433 para um 442 ou 343 ou até mesmo um 344, mas isto são situações excepcionais.

Qualquer estilo de jogo tem que funcionar nas duas vertentes, defensiva e ofensivamente, não se pode andar a mudar sistematicamente de táctica.

Compartilhar este post

Link para o post

boas pessoal é a 1 vez que escrevo aqui gostaria que me ajudassem com a tatica nao percebo nada...

SportingPOR_TaacutecticasEquipa-2_zpsf9f24bd3.png

resolvi fazer esta tatica mas as vezes tenho bons resultados outras nem por isso...

se podessem ver o que esta mal?

Compartilhar este post

Link para o post

O problema de 3 tácticas diferentes começa logo por demorar mais tempo as barras de familiaridade táctica ficarem cheias. Depois, 3 tácticas também pode implicar atribuir 3 funções diferentes ao mesmo jogador consoante a táctica, fazendo com que o treino seja também afectado. Por fim, os estilos também serão diferentes, logo os movimentos preferidos para o mesmo jogador também deveriam ser diferentes. Pessoalmente acho que é um erro estrutural, aliás basta olhares para qualquer equipa e pensares se há alguma que faça isso. Claro que não. No máximo e na tentativa de virar um resultado podem, por exemplo a meio de um jogo mudar de um 433 para um 442 ou 343 ou até mesmo um 344, mas isto são situações excepcionais.

Qualquer estilo de jogo tem que funcionar nas duas vertentes, defensiva e ofensivamente, não se pode andar a mudar sistematicamente de táctica.

Faz todo sentido.

Logo terei uma nova época e vou tratar de fazer 3 táticas similares, com pequenos ajustes entre elas.

E essas de casos excepcionais ficam sem treino e salvas no jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

boas pessoal é a 1 vez que escrevo aqui gostaria que me ajudassem com a tatica nao percebo nada...

resolvi fazer esta tatica mas as vezes tenho bons resultados outras nem por isso...

se podessem ver o que esta mal?

Companheiro tens que fazer como os restantes: começar por definir o teu estilo de jogo; observar os jogos em modo alargado / completo para entenderes o que corre mal ou pode ser melhorado; perceberes que o FM ja evoluiu num sentido em que há aspectos importantes para além de tácticas e instruções (treino, moral, etc, ) e depois sim coloca questões concretas para o pessoal ajudar. Agora tens que ser tu a definir o que pretendes da tua equipa.

Compartilhar este post

Link para o post

presumo que isso nunca tenha acontecido pq isso depende do estilo de jogo de cada um e tambem daquilo que tu podes querer que o jogador faça, por exemplo para quem joga em posse de bola acho que o falso 9 estar de costas para a baiiza é rentavel pq vai quase assumir um papel de pivo ofensivo e vai dar linhas de passe, ja numa estrategia de transiçoes rapidas o falso 9 penso que seria bom a vir buscar jogo, fazer desmarcaçoes e subir sempre que possivel, ou seja isso dos movimentos preferidos depende muito da estrategia que se esta a usar e tambem do gosto de cada um, daquilo que tu posses crer que o jogador faça ou nao, por exemplo ha quem goste de meter MC a jogar pelos flancos e cruzar, como tambem ha quem goste de ter MC sempre no meio campo a distribuir jogo...

Exacto, eu sei que depende do estilo de jogo que uma pessoa pretente adoptar mas é precisamente aí que queria chegar. Dava um pouco de trabalho mas sempre era um "abre olhos".

Eu por exemplo sou adepto do estilo de jogo a Jurgen Klopp e estou a tentar levar isso um pouco para o meu slb. Jogo em 4-2-3-1(mas queria adoptar o mesmo estilo em 4-4-2, 4-3-3 e em 4-4-2 losango) atacante e fluido da seguinte forma:

GR- Artur

Ala(apoiar)- Maxi

Dc(defender)- Garay e Sané

Ala(apoiar)- Siqueira

MC(defender)- Matic

CJR(defender)- Enzo

Ex(apoiar)- Salvio

MA(apoiar)- Gaitán

AI(apoiar)- Ibai Gomez

Av- Rodrigo(cardozo está de fora a 4 meses e ainda faltam mais 3 para voltar).

Vou com 21 jornadas disputadas e tenho um saldo de 17v 2e e 2d com 70gm(sem bug do canto). Até aqui tudo bem, o problema é no aspecto defensivo que já conto com 31GS e queria ver se com a utilização de movimentos predefenidos ajudaria a baixar os golos sofridos

Compartilhar este post

Link para o post

todas as equipas tem um Plano B tu ves as equipas a entrar com o mesmo sistema tactico mas nem sempre jogam da mesma maneira, o benfica a jogar contra o barcelona é obvio que nao vai jogar da mesma maneira que joga contra um gil vicente por exemplo, embora possa ser um 424 a mesma, de certeza que as instruçoes sao outras completamente diferentes......tens o exemplo do nacional e do braga que jogaram este fim de semana fecharam-se todos ca atras e optaram pelo contra ataque pq sabiam que em termos de jogo jogado iam ser dominados, é estrategia mas de certeza que tanto uma equipa como a outra nos seus proximos jogos vao optar pelo sistema diferente se o adversario for mais acessivel vao jogar mais ao ataque, eu começo sempre com a minha ideia base seja que adversario for, pode ate ser o bayern munich e obvio tenho que estar numa equipa boa para poder agir dessa forma, mas se começar a ver se que estou a ser dominado vou ter que baixar as linhas fechar-me mais e optar pelo contra ataque senao provavelmente vou ser papado, mas isto em casos que eu veja que mais tarde ou mais cedo eles vao acabar por marcar, essa coisa de meter os pequenos a fazer o tiki taka na divisao de honrra e xegar a primeira liga e manter a mesma identidade de jogo acabou, a nao ser que comeces a ter melhores jogadores com mais tecnica, mas a ideia deles tem vindo a ser moldarmos a estrategia consuante o adversario e isso nao quer dizer que tenha se que ter tres tacticas mas sim tres estrategias, é por isso que acabou os sliders para que mudando de estrategia tudo seja afectado individualmente, ou seja eu posso usar um 442 atacante como posso usar um 442 de posse e no entanto a tactica é exactamente a mesma e as funçoes dos jogadores tambem, o que muda é a mentalidade e liberdade creativa e mais alguns aspectos mudando de uma estrategia para outra, agora é claro ter um 433 e a meio do jogo andar a mudar para um 442 e no fim passar para para um 4141 isso sim ja é mudar de tactica e tambem nao aconcelho, embora muitas treinadores o façam, tu vez muito frequentemente um jogador tirar um avançado e meter um medio e passar dum 442 para um 433 ou um 4231 por exemplo,ou quando estao a procura de marcar, meterem mais um avançado e tirarem um medio como fez o sporting este fim de semana passou do 433 para o 442 ou 424 como preferirem, mudar de tactica é uma coisa e mudar de estrategia é outra, a nao ser que saibas que o adversario é extremamente forte e esteja quase a acabar e tu estejas a ganhar, isso sim podes estacionar o autocarro e deves meter toda gete em frente a baliza para segurar a vantagem se o adversario estiver a vir com tudo para cima de ti e se a vantagem que tens sobre ele for minima

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, eu sei que depende do estilo de jogo que uma pessoa pretente adoptar mas é precisamente aí que queria chegar. Dava um pouco de trabalho mas sempre era um "abre olhos".

Eu por exemplo sou adepto do estilo de jogo a Jurgen Klopp e estou a tentar levar isso um pouco para o meu slb. Jogo em 4-2-3-1(mas queria adoptar o mesmo estilo em 4-4-2, 4-3-3 e em 4-4-2 losango) atacante e fluido da seguinte forma:

GR- Artur

Ala(apoiar)- Maxi

Dc(defender)- Garay e Sané

Ala(apoiar)- Siqueira

MC(defender)- Matic

CJR(defender)- Enzo

Ex(apoiar)- Salvio

MA(apoiar)- Gaitán

AI(apoiar)- Ibai Gomez

Av- Rodrigo(cardozo está de fora a 4 meses e ainda faltam mais 3 para voltar).

Vou com 21 jornadas disputadas e tenho um saldo de 17v 2e e 2d com 70gm(sem bug do canto). Até aqui tudo bem, o problema é no aspecto defensivo que já conto com 31GS e queria ver se com a utilização de movimentos predefenidos ajudaria a baixar os golos sofridos

e como é que costumas sofrer os golos?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...