Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Ricardo Silva

[FM2014] Grémio Táctico

Publicações recomendadas

Não dás instruções ???

O 442 é fluido ???

Dou mas é antes do jogo, porque depende de com quem vou jogar. O 4-4-2 usei fluído sim, mas não posso usar dois avançados porque o Slimani está lesionado e o Cissé veio da selecção e está a 81%. Eu bem queria meter dois meninos lá na frente. Talvez o Carrillo...?

Compartilhar este post

Link para o post

Dou mas é antes do jogo, porque depende de com quem vou jogar. O 4-4-2 usei fluído sim, mas não posso usar dois avançados porque o Slimani está lesionado e o Cissé veio da selecção e está a 81%. Eu bem queria meter dois meninos lá na frente. Talvez o Carrillo...?

É logo o primeiro erro, não deves usar duas tácticas com filosofias diferentes porque demora mais tempo a encher as barras, portanto a equipa demora mais a atingir o seu potencial. Depois, pensa lá nisto um bocadinho, imagina que és o Leonardo Jardim e numa semana dizes aos teus jogadores que joguem frito e cozido, na semana seguir dizes outra coisa, na outra semana outra ainda diferente.... estás a ver onde quero chegar, não estás ?

Compartilhar este post

Link para o post

É logo o primeiro erro, não deves usar duas tácticas com filosofias diferentes porque demora mais tempo a encher as barras, portanto a equipa demora mais a atingir o seu potencial. Depois, pensa lá nisto um bocadinho, imagina que és o Leonardo Jardim e numa semana dizes aos teus jogadores que joguem frito e cozido, na semana seguir dizes outra coisa, na outra semana outra ainda diferente.... estás a ver onde quero chegar, não estás ?

Percebi :) mas por acaso apenas meti o rígido neste jogo, foi só para garantir que os defesas não se aventuravam muito pelo campo para não deixarem buracos, porque tanto o 4-4-2 como o 4-3-3 uso em fluído normalmente. Talvez tenha sido esse o erro?

Compartilhar este post

Link para o post

Percebi :) mas por acaso apenas meti o rígido neste jogo, foi só para garantir que os defesas não se aventuravam muito pelo campo para não deixarem buracos, porque tanto o 4-4-2 como o 4-3-3 uso em fluído normalmente. Talvez tenha sido esse o erro?

É a filosofia é a base do teu modelo, se a mudas de propósito para um jogo é mudar tudo sem que os jogadores estejam identificados com essa nova filosofia. Até pareces o Paulo Fonseca a mandar jogar o Josué como falso extremo e depois como construtor, claro que o pessoal se baralha. :-)

Define a tua filosofia, a tua estratégia, enche as barras de familiaridade táctica e não andes a mudar constantemente de instruções aos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

É a filosofia é a base do teu modelo, se a mudas de propósito para um jogo é mudar tudo sem que os jogadores estejam identificados com essa nova filosofia. Até pareces o Paulo Fonseca a mandar jogar o Josué como falso extremo e depois como construtor, claro que o pessoal se baralha. :-)

Define a tua filosofia, a tua estratégia, enche as barras de familiaridade táctica e não andes a mudar constantemente de instruções aos jogadores.

Não sabia que tinha assim tanta influência mudar a filosofia, pensei que fosse mesmo apenas uma questão de se chegarem mais atrás ou mais à frente e cingirem-se mais às suas posições. Bem, amanhã vou jogar com a filosofia que já estava imposta, depois vemos... eu meto aqui o resultado mas faço já a previsão: Rojo péssimo e vou levar uns 5 ou 6 golos. Limpinho :lol:

Obrigado pela ajuda :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Caro MichaelAndrews, depois da sua dica de observar os jogos completos, em 5 jogos, 5 vitorias por 2 gols de diferença nos jogos e uma final da Libertadores (que equivale a Champions europeia), estou testando mais funções dos pontas, ainda não rendem o esperado, mas já estão bem mais participativos aos jogos com as modificações que fiz. Muitíssimo obrigado pela ajuda :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Não sabia que tinha assim tanta influência mudar a filosofia, pensei que fosse mesmo apenas uma questão de se chegarem mais atrás ou mais à frente e cingirem-se mais às suas posições. Bem, amanhã vou jogar com a filosofia que já estava imposta, depois vemos... eu meto aqui o resultado mas faço já a previsão: Rojo péssimo e vou levar uns 5 ou 6 golos. Limpinho :lol:

Obrigado pela ajuda :mrgreen:

Tanta influência ??? Hummmmm, deixa ver aqui uma analogia. Estás a ver uma casa ? A filosofia corresponde às fundações, sem isto a casa cai :-)

Michael e não achas que ele devia por o Cedric e o Jefferson como apoio?

Com um dos alas a atacar, o outro seria melhor que estivesse a apoiar; ou em alternativa, ambos a atacar com os extremos a apoiar ou até alterar a tarefa de ataque do médio para apoiar. Muita pujança ofensiva pelas laterais precisa de mais apoios pelo centro e vice-versa, é uma questão de dar equilíbrio à equipa.

Caro MichaelAndrews, depois da sua dica de observar os jogos completos, em 5 jogos, 5 vitorias por 2 gols de diferença nos jogos e uma final da Libertadores (que equivale a Champions europeia), estou testando mais funções dos pontas, ainda não rendem o esperado, mas já estão bem mais participativos aos jogos com as modificações que fiz. Muitíssimo obrigado pela ajuda :compinchas:

Ora essa, a melhor ajuda foste tu próprio que através da tua observação detectaste logo o que podias melhorar :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Normal

exprimenta meter mais fechado ou mete os laterais a ocupar zona menor

Capone atençao que nao é Setubales...é sim Vitorias Futeboles Clubes!! LOLOLL

Pessaol uma ideia que assombrou agora!

Ora antigamente tinhamos o ritmo de jogo que por norma punha mos mais lento para os jogadores nao errarem tanto! Agora temos jogar com mais intensidade, jogar mais lento, jogar mt lento....sendo assim para equipas medias\pequenas o mais indicado sera jogar num ritmo lento ou mt lento certo?

talvez é uma questao de testares, mas eu vejo isso mais pela competitividade da liga ou seja na primeira liga as equipas pressionam mais, logo um ritmo mais lento pode nao ser tao bom, ja nas ligas mais baixas é o contrario as equipas quase nao pressionam e ai podera ser util usar um ritmo mais lento

Sou novo no fórum, sou brasileiro e devo o pouco que sei sobre criação de táticas analisando este fórum, então faço meus agradecimentos antes de mais nada.

Tenho algumas duvidas a respeito da tática que criei e gostaria que se possível alguém me dar uma ajudinha ou opiniões acerca da minha tática.

Treino o São Paulo Futebol Clube, time tradicional aqui no Brasil, estou atualmente no 2ª temporada, onde só consegui ate agora uma vice colocação no campeonato nacional.

Com esta atual tática nesta temporada, tenho conseguido bons números ate agora, 65, 70% de posse de bola em quase todos os jogos, 85, 90% passes acertados, 15, 20 chutes a gol por jogo, em 33 jogos, 2 derrotas e 4 empates, 104 gols marcados e 28 sofridos, ou seja, ao meu ver tenho tido bons resultados, porem, venho observando que minha equipe vem encontrando certa dificuldade quando enfrenta as seguintes formações: 3-4-3 em linha e 4-3-3 sendo o meio campo composto por 2 volantes, um meio campista, dois pontas e um atacante, e 4-4-2 em losango.

Dependendo do momento do jogo, altero na formação, tirando o volante que joga como um terceiro zagueiro e coloco um meia atacante em seu lugar.

Também coloco o time para explorar as laterais quando enfrento times que suas formações são compostas sem jogadores nas laterais.

Agradeço os comentários desde já :compinchas:

talvez os teus alas estejam a subir demais e tes a dar muito espaço nas costas deles

Acham que se justifica meter "jogar mais fechado" num 4231 ?

depende do estilo de jogo que tu jogas

Compartilhar este post

Link para o post

talvez os teus alas estejam a subir demais e tes a dar muito espaço nas costas deles

Exato, realmente os alas estavam subindo muito, jogando colados com os pontas, depois das modificações que fiz o time ganha, mas não de muitos gols de diferença, e o meio campo tem sido um grande problema, as duas ultimas equipes que enfrentei jogam pelo meio, time teve muita dificuldade, tanto que no ultimo jogo cedi o empate no ultimo minuto de jogo. to quase começando uma tática nova hahahaha.

Esta é a minha tática no momento...

time.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Exato, realmente os alas estavam subindo muito, jogando colados com os pontas, depois das modificações que fiz o time ganha, mas não de muitos gols de diferença, e o meio campo tem sido um grande problema, as duas ultimas equipes que enfrentei jogam pelo meio, time teve muita dificuldade, tanto que no ultimo jogo cedi o empate no ultimo minuto de jogo. to quase começando uma tática nova hahahaha.

Esta é a minha tática no momento...

o rapido e directo é o que? mais passes directos?

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês para aumentar as barrinhas das tacticas usam treinar Tacticas ou Coesao de Equipa (ou outros?)

É que no ano passado usava Coesao de Equipa e usei a mesma forma este ano. Só que vi aqui pessoal a dizer que usava Tacticas, neste novo save com o Penafiel comecei entao a treinar Tacticas. Só que no final da pré-época as barras tavam praticamente iguais! Alterei para Coesao de Equipa e agora já sobe..

Compartilhar este post

Link para o post

Vocês para aumentar as barrinhas das tacticas usam treinar Tacticas ou Coesao de Equipa (ou outros?)

É que no ano passado usava Coesao de Equipa e usei a mesma forma este ano. Só que vi aqui pessoal a dizer que usava Tacticas, neste novo save com o Penafiel comecei entao a treinar Tacticas. Só que no final da pré-época as barras tavam praticamente iguais! Alterei para Coesao de Equipa e agora já sobe..

Colocar copias da tática para treinar acelera muito o aprendizado tático do time, aqui utilizo uma tática apenas como base, faço poucas mudanças dependendo do adversário, e fiz duas copias da tática, as barras de conhecimento aumentaram muito após isso, teste e veja se funciona também com você :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Nao era essa a minha questão... Eu tenho só uma tactica para já, e simplesmente as barras estavam a aumentar muito devagar com o treino em Tacticas. Alterei para Coesao de Equipa e melhorou muito

Compartilhar este post

Link para o post

Tácticas no treino geral não tem nada a ver com as barras de táctica. O treino geral serve para desenvolver atributos, não tem nada a ver com familiaridade táctica.

Fazer 10-12 jogos amigáveis durante a pré-época, treino de preparação de jogo a 50% com a opção Tácticas; treino geral, 1 ou 2 semanas de treino físico e depois coesão da equipa, até porque quase de certeza que vais contratar jogadores novos, portanto, é um aspecto importante a treinar.

Não deves usar 2 tácticas com filosofias diferentes, o ideal é teres só uma táctica e quando as barras desta estiverem cheias então sim, usas uma segunda.

Compartilhar este post

Link para o post

Nao era essa a minha questão... Eu tenho só uma tactica para já, e simplesmente as barras estavam a aumentar muito devagar com o treino em Tacticas. Alterei para Coesao de Equipa e melhorou muito

Como li em algum lugar, colocando a mesma tática para ser treinada mais vezes, acelera o aprendizado da tática, achei pertinente compartilhar hahaha, sobre o treinamento, a lógica seria aumentar em treino Tático, estranho isso, vou testar aqui sua observação :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, agora que já saiu o patch talvez já possamos ter prazer em jogar FM de novo :)

A m*rda é que temos que adaptar as táticas.

Editado por JC3

Compartilhar este post

Link para o post

De facto experimentei isso e parece que funciona :)

Ao menos leste a dica de treino na página anterior ? :biggrin:

bom, vamos lá testar este 14.1.4 que pelo que se pode ler foi muita coisa corrigida.

Compartilhar este post

Link para o post

Bater Direto em Pt-Pt

e tens as coberturas ofensivas bem feitas quando bates a bola directo para a frente?

Compartilhar este post

Link para o post

e tens as coberturas ofensivas bem feitas quando bates a bola directo para a frente?

Ofensivamente o time vai bem, problema está no numero de gols sofridos, marcamos 5 mas tomamos também 5 :-|, e sempre gols pelo meio do campo

Editado por enkel08

Compartilhar este post

Link para o post

Comecei agora a jogar já com o novo patch e ofensivamente isto tá muito fraco :cadeirada:

O que reparo é que ficam a entrada da area a trocar a bola entre os cj e os laterais enquanto so outros estão lá dentro marcados.

Compartilhar este post

Link para o post

Comecei agora a jogar já com o novo patch e ofensivamente isto tá muito fraco :cadeirada:

O que reparo é que ficam a entrada da area a trocar a bola entre os cj e os laterais enquanto so outros estão lá dentro marcados.

talvez queiras dar uma revisão nessas instruções :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...