Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Mayday

Porque continuamos a não consumir Cultura? Falta de Educação e dinheiro

Publicações recomendadas

Não é nem pouco mais ou menos cultura.

Não é ? Pq?

O que é para ti cultura?

O T.S Elliot, um dos proeminentes dos Estudos Culturais Ingleses, defende que tudo é a cultura.

Isso demonstra que para ti cultura é só aquilo que é considerado erudito, é uma noção elitista.

Eu não vejo diferenças entre ver a Orquestra Sinfónica de Londres ou ver um Sporting - Benfica, são dois eventos culturais. Quais são as diferenças que vês?

Compartilhar este post

Link para o post

ver um jogo de futebol é Entretenimento. E há entretenimento que também é cultura. E futebol não é cultura.

Compartilhar este post

Link para o post

ver um jogo de futebol é Entretenimento. E há entretenimento que também é cultura. E futebol não é cultura.

Mas pq é que não é?

Pq é um fenómeno de massas?

Compartilhar este post

Link para o post

Mas pq é que não é?

Pq é um fenómeno de massas?

Porque "cultura", tanto na sua origem como no seu reaparecimento na Época Moderna, é um conceito referente à prática de actividades de enriquecimento intelectual e/ou humano.

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de tecnicamente não ser um exemplo (visto que foi feito claramente para sacar dinheiro) basta ver que um bilhete para um jogo de futebol ou de outra modalidade tem uma taxa de IVA muito superior a um bilhete para outra manifestação cultural. (23 para 6%, se não estou em erro).

Eu sinceramente concordo com isso, um jogo de futebol não pode ser comparado com uma visita ao Museu Nacional de Arte Antiga ou um concerto de uma Orquestra, sobretudo devido ao nível de enriquecimento intelectual.

btw, também concordo com o que já disseram. Futebol para mim não é cultura.

Editado por Lebohang

Compartilhar este post

Link para o post

Porque "cultura", tanto na sua origem como no seu reaparecimento na Época Moderna, é um conceito referente à prática de actividades de enriquecimento intelectual e/ou humano.

E não há enriquecimento humano no futebol? O intelectual dou ao desbarato, mas o humano...

Isso do dizer que o futebol não é cultura faz parte de uma concepção puramente medieval de cultura como algo erudito (E infelizmente oiço muito disso por parte de professores meus, de um curso que é Ciências da Cultura).

Tudo é cultura, desde o fenómeno das massas às áreas mais eruditas.

Mas pronto eu depois publico aqui a minha tese de mestrado 8)

Compartilhar este post

Link para o post

Futebol é cultura. Da mesma forma que o baseball é cultura no EUA. Muitas vezes, o futebol define um povo.

a cultura americana está ligada ao baseball.

é diferente do baseball ser cultura.

"não há enriquecimento humano" a ver futebol? não. não há.

de todo.

Editado por Victarion

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar de tecnicamente não ser um exemplo (visto que foi feito claramente para sacar dinheiro) basta ver que um bilhete para um jogo de futebol ou de outra modalidade tem uma taxa de IVA muito superior a um bilhete para outra manifestação cultural. (23 para 6%, se não estou em erro).

Eu sinceramente concordo com isso, um jogo de futebol não pode ser comparado com uma visita ao Museu Nacional de Arte Antiga ou um concerto de Orquestra, sobretudo devido ao nível de enriquecimento intelectual.

Pq?

Qual é o enriquecimento intelectual de ouvir um concerto de uma Orquestra? Não se trata de assistires a um espéctaculo também? Ou muda o facto de ser um evento, dito, erudito?

de todo.

Não há? então?

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Concordo totalmente com o OntheRadio.

Eu tb.

Mas acaba por ser algo natural. Ele sabe porquê.

E quero ver essa tese sff, sr ontheradio. :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Nos anos 50/60 por exemplo ainda concordaria com o OntheRadio.

Hoje não consigo.

Compartilhar este post

Link para o post

de todo.

O que é que é enriquecimento humano?

Compartilhar este post

Link para o post

Pq?

Qual é o enriquecimento intelectual de ouvir um concerto de uma Orquestra? Não se trata de assistires a um espéctaculo também? Ou muda o facto de ser um evento, dito, erudito?

Porque eu tenho uma visão de cultura mais erudita, segundo aquilo que dizes. E não estou a criticar, longe disso, mas para mim pura e simplesmente não consigo associar um espetáculo de teatro ou uma visita a uma galeria de arte a um jogo de futebol como sendo duas coisas iguais a nível de enriquecimento de uma pessoa.

Para uma pessoa que se interesse ou esteja ligada ao futebol admito que possa tirar do futebol uma experiência enriquecedora, não só para si como para o futuro. Para outras pessoas que não estejam envolvidas no futebol também podem retirar de um derby algo enriquecedor a nível intelectual, mas eu por exemplo não. Para mim o futebol é um entretenimento, uma forma de passar o tempo.

Quando por exemplo vou ver uma peça de teatro, vou a um museu ou vou ouvir um concerto isso para mim já é completamente diferente do que ver um jogo de futebol. Pode ser uma expectativa gerada antes do evento (uma ideia ou preconceito já gerado por mim de que peça de teatro ou concerto > jogo de futebol) mas a verdade é que sinto que quando saio de um evento cultural mais tradicional saio mais enriquecido do que ao sair de um jogo de futebol.

Mas creio que isto é algo já mais gerado por mim, não uma explicação mais "universal".

Compartilhar este post

Link para o post

E não há enriquecimento humano no futebol? O intelectual dou ao desbarato, mas o humano...

Isso do dizer que o futebol não é cultura faz parte de uma concepção puramente medieval de cultura como algo erudito (E infelizmente oiço muito disso por parte de professores meus, de um curso que é Ciências da Cultura).

Tudo é cultura, desde o fenómeno das massas às áreas mais eruditas.

Mas pronto eu depois publico aqui a minha tese de mestrado 8)

Concepção puramente medieval...? O conceito de cultura remonta à Época Clássica e foi "resgatado" na Época Moderna. Há que distinguir aqui duas coisas que, sem o parecer, são bastante distintas: há "cultura", enquanto conjunto de actividades que promovem o enriquecimento individual e colectivo em vários níveis, desde as já referidas vertentes intelectuais e humanas, mas também sociais; e há "manifestações culturais", que no fundo são o conjunto de práticas que fazem parte daquilo a que vulgarmente se entende por matriz cultural de um povo.

E é muito importante diferenciá-las, porque me parece, muito sinceramente, que estamos a discutir coisas diferentes. O que tu estás a defender, se bem entendi, é que tudo é cultura no sentido em que tudo pode fazer parte dessa matriz cultural. Por exemplo, o futebol faz parte daquilo a que poderemos chamar Cultura Portuguesa, e a sua prática é uma manifestação desta. Porém nem todas as manifestações culturais constituem uma actividade cultural e se enquadram no que é designado por cultura. E sim, cultura é algo erudito, é um conjunto de actividades cujo objectivo é alcançar um maior grau de conhecimento e desenvolvimento não só individual, mas também colectivo enquanto sociedade e humanidade. Chama-lhe concepção medieval, elitismo ou outra coisa qualquer, mas erudição e cultura são indissociáveis.

Compartilhar este post

Link para o post

São indissociáveis por alma de quem? Está-me a escapar algures no manual da vida a passagem em que diz que cultura = erudição

Compartilhar este post

Link para o post

Falta de dinheiro por aqui. Chorei por não ter ido ver o concerto do mágico Ludovico Einaudi.

:prayer:

Discordo com a ideia de que "tudo é cultura", e espero que ela não seja por aí apregoada aos sete ventos para depois acabar como a ideia de que "tudo é arte", e depois temos por aí pessoal a defecar em papel de jornal. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Ai para ti o problema é o gosto musical? :lol:

Tou mais ligado a musica por isso foi aí por onde peguei. E eu não estou a criticar quem gosta, estou a criticar pois muita gente come só o que as rádios/tvs/etc lhes dão e não procuram mais nada para além disso.

Compartilhar este post

Link para o post

Culturismo é cultura?

Queres algo mais cultural do nosso tempo que o próprio culto do corpo?

Compartilhar este post

Link para o post

e fico ainda estupefacto, qd as pessoas se queixam dos apoios do estado às equipas de futebol (neste assunto é um pouco diferente, n sou apologista nas quantidades avultadas por vezes investidas só porqye sim, nem acho bem que invistam milhões e milhões em algumas áreas e meia duzia de milhares de euros noutras, igualmente interessantes) ou de outra modalidade, ou investem noutras secções culturais. O povo Portugues, é mesmo assim, um bocado limitado, parece que trabalho-casa-trabalho é a filosofia de vida de alguns. Se vivermos num mundo sem cultura, sem entretenimento, então a vida reduz-se a quase nada e torna-se monotona e desinteressante. ter um teatro, cinema, um estádio de futebol ou um pavilhão é sempre uma mais valia para um cidade, pois permite-nos abstrair e entreter, já para não falar que são actividades gratificantes. Enquanto, muitos se opuserem e n incentivarem o investimento em cultura, continuaremos na mesma situação..

Compartilhar este post

Link para o post

e fico ainda estupefacto, qd as pessoas se queixam dos apoios do estado às equipas de futebol (neste assunto é um pouco diferente, n sou apologista nas quantidades avultadas por vezes investidas só porqye sim, nem acho bem que invistam milhões e milhões em algumas áreas e meia duzia de milhares de euros noutras, igualmente interessantes) ou de outra modalidade, ou investem noutras secções culturais. O povo Portugues, é mesmo assim, um bocado limitado, parece que trabalho-casa-trabalho é a filosofia de vida de alguns. Se vivermos num mundo sem cultura, sem entretenimento, então a vida reduz-se a quase nada e torna-se monotona e desinteressante. ter um teatro, cinema, um estádio de futebol ou um pavilhão é sempre uma mais valia para um cidade, pois permite-nos abstrair e entreter, já para não falar que são actividades gratificantes. Enquanto, muitos se opuserem e n incentivarem o investimento em cultura, continuaremos na mesma situação..

No caso Português parece-me bem mais uma obrigação do que uma "filosofia".

Compartilhar este post

Link para o post

Queres algo mais cultural do nosso tempo que o próprio culto do corpo?

Mens sana in corpore sano. Isto devia ser cultura. Assim, pergunto: a prática de desporto será cultura?

Compartilhar este post

Link para o post

Em respeito à leitura (das formas não-multimédia, onde invisto mais em cultura), existem opções inegostáveis para todas as carteiras - até para as vazias.

Não existe incentivo suficiente à leitura desde pequenos: e claro que se não há este estímulo desde pequenos, provavelmente levarão a sua falta de hábitos de leitura para os seus filhos. Isto nem em casa (sendo que a maior parte das pessoas que lêm, os seus progenitores também têm hábitos de leitura) e muito menos na escola (onde ler é fatela e para os estúpidos, já no tempo do hi5 o campo de leitura era maioritariamente: "n kurto ler lol" e "o guia de ensturções do dvd lol xD").

É a única explicação para a falta de hábitos de leitura em Portugal. Os putos preferem entreter-se inteirametne nas redes sociais e a mandar gifs. A desculpa do dinheiro para não ter hábitos de leitura é parva. Toda a gente pode por legalmente algumas das maiores obras literárias portuguesas até ao século XIX no telemóvel sem pagar um único cêntimo, por outro indústria das revistas cor-de-rosa lucra em Portugal 3 milhões de euros anuais. Basta um livro vender 50 cópias numa Fnac que fica no top de vendas.

Noutras formas de cultura, acho que os problemas estão sobretudo na educação e desinteresse por parte de todas as faixas etárias. A questão do dinheiro é relativa, apesar de em alguns produtos culturais os preços estarem desajustados ao público (cinema e teatro), continuo a achar que a falta de cultura está enraizada numa grande parte das pessoas que conhecemos: temos quem gasta 5€ em chamadas para a Júlia, mas acha que 2,5€ por pessoa para um museu é pedir muito; temos quem gasta todas as semanas 10€ no Euromilhões e não gasta 6€ no cinema porque é um abuso, temos quem passa os dias todos na taverna e não lê porque não tem vagar, temos quem gasta 30€ mensais em bebidas no Urban e não lê porque a faculdade dá muito trabalho, há ainda os que nunca viram nenhuma produção nacional nenhuma e não se dão ao trabalho porque a literatura/cinema/teatro/música portuguesa não presta.

Exemplos destes conhecemos muitos em todo o lado, há mais falta de interesse e prioridades diferentes do que propriamente falta de dinheiro.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...