Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

É que normalmente esses anarcocapitalistas e mesmo alguns libertários e neoliberais advogam fronteiras livres, por isso, essa questão de pretos e ciganos não se põe.

Compartilhar este post

Link para o post

Há os conceitos direita vs esquerda no campo económico, liberalismo vs proteccionismo se assim quisermos e há os conceitos direita vs esquerda no campo dos valores, progressistas vs conservadores.

Isto não dá para representar num gráfico a 2 dimensões mas de acordo com o que de facto é a origem dos termos direita e esquerda em politica que é a disposição no parlamento, então já é mais fácil entender para onde pendem as simpatias.

Até porque por exemplo o suposto conservadorismo económico do fascismo nada tem a ver com a nacionalização da banca e dos meios de produção, como defendido pela extrema-esquerda, já que se apoia muito mais em realidades corporativas e em relações promiscuas com grupos empresariais e famílias poderosas numa lógica de interesse nacionalista até de substituição do próprio estado.

Em relação à anarquia, nem deveria entrar para a discussão uma vez que esquerda e direita são conceitos nascidos da representação parlamentar, coisa abominada no anarquismo. Mas se quisermos ir por aí, então temos de falar dos vários e intermináveis conceitos da anarquia, sendo os básicos, o individualismo em oposição ao colectivismo, em que o anarco-sindicalismo se poderá aproximar da esquerda e o anarco-capitalismo, que é algo muito especifico dos EUA, da direita. Tudo isto explicado de forma muito básica.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

em relações promiscuas com grupos empresariais e famílias poderosas numa lógica de interesse nacionalista até de substituição do próprio estado.

isso. proteccionismo e monopólios.

Compartilhar este post

Link para o post

O anarquismo de esquerda rejeita tudo e pressupõe uma igualdade universal. Não estou a ver como é que o anarquismo de direita funcionará. Deve ser igualdade universal, sem qualquer subjugação mas não há cá pretos nem ciganos. :lol:

Sendo que a esquerda prima pela igualdade e a direita pela liberdade, o anarquismo de direita seria liberdade total, digo eu

Compartilhar este post

Link para o post

Sendo que a esquerda prima pela igualdade e a direita pela liberdade, o anarquismo de direita seria liberdade total, digo eu

Anarquismo é liberdade. Agora os libertarians à americana defendem é a liberdade total do mercado, acima de qualquer preocupação social ou qualquer liberdade individual.

Ou seja, uma sociedade basicamente assente no mercado, em empresas, grandes grupos económicos... Tîpo a Somália, sem mortos e feridos, ou então sim.

Compartilhar este post

Link para o post

Anarquismo é liberdade. Agora os libertarians à americana defendem é a liberdade total do mercado, acima de qualquer preocupação social ou qualquer liberdade individual.

Ou seja, uma sociedade basicamente assente no mercado, em empresas, grandes grupos económicos... Tîpo a Somália, sem mortos e feridos, ou então sim.

eles acreditam no mercado sem regulação, não só para que ele funcione em pleno (o que não me choca) mas também para o poderem manipular...

Compartilhar este post

Link para o post

Há os conceitos direita vs esquerda no campo económico, liberalismo vs proteccionismo se assim quisermos e há os conceitos direita vs esquerda no campo dos valores, progressistas vs conservadores.

Isto não dá para representar num gráfico a 2 dimensões.

Dar até dá, basta fazer um triângulo tipo o do Hearts of Iron ( Com a Extrema-Esquerda ou a Extrema-Direita num Extremo e o oposto no centro).

Eu tenho uma ideologia nessas 3 vertentes distinta do geral, pois sou Centro (ou até Centro-Direito em certas matérias) no Campo Económico, a favor do Liberalismo de direitos de forma quase total (não chegando a ser anárquico), e razoavelmente Progressista.

Compartilhar este post

Link para o post

Para uma pessoa ir para a mesa de voto como voluntária é preciso inscrever-se? Se sim, onde?

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que a filiação partidária pode afetar a participação nas mesas de voto? Recebe-se dinheiro?

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post

Fala com o SAS que ele faz vida disso. :mrgreen:

Por acaso quando penso em mesas de voto vem-me logo à cabeça o SAS :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Se o mercado assim o ditar.

Defendem que não deve haver quaisquer razões para que não existam. Não significa que sejam a favor desses grandes grupos económicos. Mas também não são contra. É a liberdade total havendo direito de propriedade, que é, para mim, onde diferente o anarquismo de direita e de esquerda. O de esquerda é contra o direito de propriedade, o de direita é a favor.

Na minha opinião, são os dois m*rda!

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Como é que a filiação partidária pode afetar a participação nas mesas de voto? Recebe-se dinheiro?

E não é pouco, o SAS depois das eleições vai logo ao leitão com os 50€ que recebeu dos nossos impostos.

Uma pessoa sabe que as coisas estão a correr mal ao António Costa quando ouve apoiantes do partido a dizer que entre ganhar com minoria ou perder mais vale ficar a coligação com a minoria para o governo rebentar em ano e meio e depois ir para lá o PS com uma 'união de esquerdas'. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Depende do Partido. Na CDU os do PCP que vão para as mesas dão o dinheiro ao PCP. Os dos Verdes não sei se o fazem. E fazemos isto porque é encarado como um dever cívico, mas também porque é injusto haver outros com funções tão ou mais importantes que os que estão na mesa (como os delegados...) que não recebem nada.

Dpitz, no Domingo estavas muito bem a dançar a Carvalhesa no palco ao lado do camarada Jerónimo :lol:

:mrgreen:

foi a primeira vez que a Carvalhesa foi dançada no palco 25 de Abril :) :) foi tão fixe! e ainda se fez um mosh lá... :mrgreen:

e pqp a Festa do Avante, nos últimos 3 dias dormi 8h :lol:

Editado por Dpitz

Compartilhar este post

Link para o post

Depende do Partido. Na CDU os do PCP que vão para as mesas dão o dinheiro ao PCP.

Falta dizer "passado 1 ano, quando finalmente recebem"...

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Olha, eu nem sabia que demorava, precisamente pq nunca recebi :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Olha, eu nem sabia que demorava, precisamente pq nunca recebi :mrgreen:

É no PCP é facultativo se não forem militantes. A minha maria foi 2 vezes, e nunca lhe pediram o dinheiro. Falaram que era a tradição, uma forma de ajudar a luta, blá blá whiskas saquetas, mas sem pressão nenhuma. Quando o guito veio ela já nem se lembrava lol acho que foi 10 ou 12 meses depois.

Editado por Cabeça de giz

Compartilhar este post

Link para o post

Amanhã, na SIC Notícias, às 21h15m, debate entre Paulo Portas (CDS-PP/PAF) e Catarina Martins (BE).

Quarta-feira, na RTP1, às 20h30m, debate entre António Costa (PS) e Passos Coelho (PSD/PAF).

Compartilhar este post

Link para o post

Já não são aí uns 10 meses de espera, ultimamente tem sido rápido. Aí uns 4 ou assim (pelo menos aqui no meio de Lisboa).

O meu pai vai sempre pela CDU mas como delegado, e não recebe. Quando ia mesmo para as meses, doava metade ao PCP. Por opção dele, apesar dos camaradas referirem exactamente essa questão que o Moskito referiu. Mas é como as quotas para o Partido, cada um dá o que pode/quer.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Moskito, a orientação é aquela que eu disse, para os militantes e amigos da CDU. Na altura das eleições dá-se logo o NIB do Partido.

A mim não me faz confusão, não são 50€ que me vão fazer viver melhor.

Mas percebo que quem não tem nenhuma ligação ao Partido não queira dar. :)

Editado por Dpitz

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...