Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Epah eu espero que o que o costa ta a fazer é tentar ganhar mais na negociação com o paf, eu não posso acreditar que é possível um governo do PS tão frágil. E isso não teria repercussões nos mercados?

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, uma pergunta, qual é o jornal mais completo atualmente? Não sei à razão de que mas tenho sempre em mente o Expresso como sendo mais completo, apesar do preço e de ser semanário. O Diário de Noticias tambem mas já é diario seguido pelo Público. Queria algo com artigos de opinião politica e cultural de relevancia. Quais são as vossas preferencias, caso comprem jornais? [/offtopic]

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal, uma pergunta, qual é o jornal mais completo atualmente? Não sei à razão de que mas tenho sempre em mente o Expresso como sendo mais completo, apesar do preço e de ser semanário. O Diário de Noticias tambem mas já é diario seguido pelo Público. Queria algo com artigos de opinião politica e cultural de relevancia. Quais são as vossas preferencias, caso comprem jornais? [/offtopic]

Geralmente estou sempre bem servido online mas ao fim-de-semana costumo por vezes dar uma vista de olhos no expresso, a revista deles também tem coisas interessantes e tem muitos artigos de opinião.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha preferência é o Expresso, o que acaba por ser normal visto que em TV só vejo a SIC Notícias e online prefiro ler os artigos do Expresso (o layout é fantástico imo, convida à leitura).

Compartilhar este post

Link para o post

Tu com o Expresso tens notícias para a semana toda. Para além do jornal e da revista, também traz um código para veres o Expresso Diário, que sai todos os dias às 18.

Em formato diário, compro às vezes o Público.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou contra o aumento imediato do salário mínimo para 600 €. Ou quanto muito, sou a favor que se faça uma diferenciação no aumento de acordo com o nº de trabalhadores da empresa. É que um pequeno negócio ter de aumentar os ordenados de 2 ou 3 funcionários de 505 € para 600 € é uma despesa enorme que pode não suportar.

Expresso, Público, DN, i e Económico para economia.

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou contra o aumento imediato do salário mínimo para 600 €. Ou quanto muito, sou a favor que se faça uma diferenciação no aumento de acordo com o nº de trabalhadores da empresa. É que um pequeno negócio ter de aumentar os ordenados de 2 ou 3 funcionários de 505 € para 600 € é uma despesa enorme que pode não suportar.

Uma empresa que não consiga suportar um aumento em gastos com colaboradores de contas redondas incluindo SS e outros, 3000 a 5000 euros/ano, bem pode fechar as portas

Completamente de acordo com a subida do salario minimo, aliás é a unica maneira de Portugal deixar de ser um pais de industrias de m*rda (salvo raras excepções) a um pais com industrias diferenciadas pela tecnologia de ponta

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post

12115851_10203630273475681_929101195341272682_n.jpg?oh=69515e62feb8fe87c266ab269df1954a&oe=5691FF4B

O Professor Marcelo, que fala muito aos portugueses na televisão, é (oficialmente) candidato presidencial.

-------

Portas apresentou-se como candidato a primeiro-ministro, mas quer ficar à frente do PSD.Debate com divergências, muito marcadas pelo líder do CDS.

Paulo Portas escolheu o duelo com o seu preferido parceiro de governo para se afirmar como candidato a primeiro-ministro. E deixou pela primeira vez a indicação de que, para si, o importante é que haja governo de maioria (à direita) - "é isso que o Presidente quer".

Para o líder do CDS, não é importante na formação do próximo Governo se o PS tem mais votos: se a direita tiver maioria absoluta, governará. E afirmou-se, a cada ponto do debate, mais competente do que Passos, merecedor portanto de ser mais votado do que ele.

No final do debate, Passos responderia que o próximo governo "só pode realisticamente ser liderado pelo PSD". Reiterou que quer um entendimento com o CDS, "mas não queremos que seja o PS a vencer as eleições".

Durante os 50 minutos de discussão - tensa, mas sem divergências de fundo - o líder do PSD tentou responder ponto a ponto ao que lhe dizia Paulo Portas. Quando este o acusou de inconsistência pediu a Portas que cumprisse o acordo; quando Portas acusou o "caciquismo" do PSD, pediu "respeito pelos autarcas"; quando Portas sugeriu apenas metade dos deputados, com proporcionalidade absoluta, Passos falou de irrealismo - e uma vez até pediu a Portas que o olhasse nos olhos.

Porém, o líder do PSD esteve à defesa. E Portas ao ataque: "O PSD teve várias opiniões sobre muitos assuntos muito depressa".

Debate

Portas quer liderar maioria, mesmo que PS vença

por D.D.13 maio 2011

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1851772&page=-1

Editado por Red Prince

Compartilhar este post

Link para o post

Unicer Santarém recebeu sete milhões em 2012 e fecha em 2016

O presidente da Câmara de Santarém vai questionar o Ministério da Economia sobre o encerramento da fábrica da Unicer na cidade, quatro anos depois de ter recebido sete milhões de euros em fundos comunitários.

A Unicer vai fechar o centro de produção de refrigerantes, em Santarém, que emprega cerca de 150 trabalhadores.

A empresa fez saber que vai proceder ao ajustamento da sua estrutura, devido à retração de alguns mercados, sobretudo o angolano, o que vai culminar com o fecho da unidade de produção de refrigerantes naquela cidade do Ribatejo.

O presidente da Câmara Municipal, Ricardo Gonçalves, lamenta a decisão e anuncia que vai questionar o Ministério da Economia e o AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), uma vez que a a fábrica da Unicer de Santarém terá beneficiado de "mais de sete milhões de euros em fundos" do último Quadro Comunitário de apoio.

A empresa poderá pronunciar-se hoje sobre o assunto. O ministro da Economia já admitiu preocupação com o encerramento da fábrica de Santarém da Unicer. Refira-se que Pires de Lima liderava o grupo Unicer, antes de assumir o cargo governativo.

http://www.rtp.pt/noticias/pais/unicer-santarem-recebeu-sete-milhoes-em-2012-e-fecha-em-2016_a864712

Grande timing Pires de Lima :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Uma empresa que não consiga suportar um aumento em gastos com colaboradores de contas redondas incluindo SS e outros, 3000 a 5000 euros/ano, bem pode fechar as portas

Completamente de acordo com a subida do salario minimo, aliás é a unica maneira de Portugal deixar de ser um pais de industrias de m*rda (salvo raras excepções) a um pais com industrias diferenciadas pela tecnologia de ponta

Não digo que não, mas uma subida tão abrupta pode criar um aumento do desemprego no curto-prazo. Pode-se perfeitamente dar alguma margem de manobra às empresas mais pequenas para acomodarem o aumento aos poucos, dando tempo para que a economia faça o seu trabalho e os aumentos salariais se repercutam no aumento do consumo.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu gosto muito de ler o Observador (online), mas é claramente um jornal inclinado para a direita. Em termos de jornal físico quando andava na Fac lia quase diariamente o Negócios e também gostava.

O Público de vez em quando também ia tendo uns artigos interessantes mas sinceramente deixei de ler qualquer informação lá por isso não sei como está agora.

Compartilhar este post

Link para o post

Não digo que não, mas uma subida tão abrupta pode criar um aumento do desemprego no curto-prazo. Pode-se perfeitamente dar alguma margem de manobra às empresas mais pequenas para acomodarem o aumento aos poucos, dando tempo para que a economia faça o seu trabalho e os aumentos salariais se repercutam no aumento do consumo.

Nisso tens razão, mas penso que ai era uma externalidade negativa de algo que a medio longo prazo se tornaria muito positivo tanto a nivel do bolso das pessoas como da economia em geral.

Uma solução para o problema poderia ser que o estado compaticipasse com parte da diferença. Durante o 1º ano o estado contribuia com 75% da diferença, no segundo ano 50%...etc

Alias o pais deveria ter um daqueles planos tipo "Portugal 2025" em que se defenissem objectivos e programas que independentemente da cor do governo teriam de ser seguidos.

Um deles e provavelmente o mais importante seria o aumento do salario minimo faseadamente até aos 900 euros. Penso que só assim seria possivel que em 2025 Portugal tivesse ja feito um shift para uma industria mais especializada e que abandonassemos a produção pouco competitiva que temos.

Além do mais, basta ver que as empresas verdadeiramente importantes em Portugal (sobretudo a nivel da produção) não pagam salario minimo, pagam acima. Pode não ser muito acima mas são diferentes.

O capitalismo também vive muito do consumo privado, e quando se ganha 500 euros não há consumo nem poupança...mas tanto o meu partido como os outros de esquerda e direita infelizmente apenas pensam em partidarices inuteis como a que observamos agora para a formação de governo.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Ai o Portas era tão rabiló na altura :lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

"era" :lol:

Ainda é um bocadinho, mas na altura era mais evidente :mrgreen: Também acho piada que em novo já era semi-calvo, mas em 20 e tal anos, a calvice não avançou mais :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Explodiram 2 bombas em Ankara no meio da multidão numa manifestação pela paz. Para já há 35 mortos...

Compartilhar este post

Link para o post

não são assim tão raras, mas no resto tens toda a razão. falta produzir mais produtos de valor acrescentado. quando se fala da produtividade dos trabalhadores Portugueses, na realidade está a falar-se da produtividade das empresas (lucro net/horas trabalhadas) e uma fábrica de automóveis ineficiente vai sempre ter mais produtividade que uma fábrica de rolhas de topo.

3 pormenores:

- a maioria dos trabalhadores que ganham o SMN estão nos serviços e não na indústria

- esses trabalhadores são menos de 10% do total

- a indústria, nas palavras do meu director industrial, pagava de bom grado 600 ou 650€ de mínimo se "baixassem a m*rda da conta da luz", e olha que onde trabalho operadores / embaladores a ganhar 520-550 são mais de 200...

btw :mrgreen:

ÚLTIMA HORA:

PORTUGAL FORA DO EURO 2016

A Dinamarca, a Albânia e a Sérvia anunciaram que vão juntar os pontos, e estar presentes no Europeu em coligação.

Portugal tem apenas 18 pontos, enquanto a nova coligação soma 27

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

ÚLTIMA HORA:

PORTUGAL FORA DO EURO 2016

A Dinamarca, a Albânia e a Sérvia anunciaram que vão juntar os pontos, e estar presentes no Europeu em coligação.

Portugal tem apenas 18 pontos, enquanto a nova coligação soma 27

:lol:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...