Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Every betting site has pulled down their referendum bets since 2 hours ago.Nowhere to be found.

Weird shit.

E agora começa a ronda de conferências de imprensa, Merkl neste momento a falar no parlamento Alemão, a seguir a Comissão Europeia e no fim o Tsipras em Atenas.

Edit.

Germany's Merkel reiterates no negotiations on new bailout for Greece before referendum

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Pois não, mas é desonestidade se estar a falar sobre o período 83-02 e se tentar invalidar um facto VERIFICADO no período em questão justificando que não se verifica na atualidade, que implica um contexto político macroeconomico diferente.

Ah e porque tenho de ser eu a justificar que existe correlação e desemprego no período em questão quando a ciência económica comprova isso? Acho que quem está a tentar refutar algum comumente aceite na ciência é que tem de provar onde isso está errado.

É que tentar refutar estudos com metodologias e ciência por trás apresentando duas séries com números em bruto e bitaitismo não chega.

Mas compreendo que vá dar ao mesmo quando a credibilidade dada a uma ciência está a ser posta no patamar dos estudos que o irmão mais novo é mais bonito que o irmão mais velho

Mas onde é que está esse facto verificado para Portugal entre 1983 e 2002? :lol: Isso é que eu gostava de saber.

Compartilhar este post

Link para o post

CI0V6VeWwAALUL5.jpg

Tabloide Grego a usar foto do tremor de terra de 1999 como se fosse agora :lol:

CM.lol

---

https://twitter.com/paulmasonnews Paul Mason, Economics editor, Channel 4 News. Producer:

Updates on the Greek situation. Tsipras about to speak (1/5) offered to accept EC deal w minor changes. Merkel: no talks w referendum...

No leading referendum polls but not clear how long that would last bank collapse. (2/5)

Therefore Tsipras likely to cancel referendum as banking situation critical. No official sources on this but WSJ saying & sounds right (3/5)

Central bank attack on economy it’s supposed to maintain financial stability for watched across S Europe and Brexit camp (4/5)

Tsipras biggest problem now: hard to lose an election even if he tries. (5/5)

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Mas onde é que está esse facto verificado para Portugal entre 1983 e 2002? :lol: Isso é que eu gostava de saber.

Deste-te ao trabalho de sequer fazer um gráfico com as duas séries que colocaste aqui, ou simplesmente gostas de com base em olhometro a números defender uma crença tua?

Graf.png

Não é passível de se ver que tendencialmente estas séries estão inversamente correlacionadas? Quando há uma variação positiva numa variável a outra tende a variar em sentido inverso.

PS: isto é uma representação gráfica simples no excel. Se não estivesse a trabalho e tivesse tempo tb facilmente tirava-se um estimador dali que demonstraria em que sentido varia uma variavel em resultado da outra.

Editado por Ego Sum

Compartilhar este post

Link para o post

Também foi dito que no longo-prazo não se verificava

Claro que no longo-prazo não se verifica, porque as condições da oferta se alteram. Mas no curto-prazo a relação é, por norma, bastante certeira.

Compartilhar este post

Link para o post

No final estando a defender a posição da Grecia ou não, uma coisa é certa, todo este circo entre aceitar novamente o acordo, passado 3 horas já não aceita...etc...são um pais governado por gente que parece saida de um programa apresentado pelo Batatoon

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

o erro do syriza foi andar 5 meses a tentar negociar com as "instituições" algo que elas não querem negociar, foram cedendo, cedendo, cedendo (tanto que agora a última proposta grega tinha para aí 80-90% das medidas que a troika quer) e a UE/FMI/BCE foram percebendo que os tinham (e têm) na mão. Nestes 5-6 meses podiam ter preparado o país para a saída da zona euro. agora nem um plano B parecem ter e até dá a ideia de que eles próprios foram apanhados de surpresa e não sabem o que fazer. Claro que isto não seria assim tão linear e teria outras consequências, mas de certo que não havia este impasse actualmente.

É pena, o povo grego não merece isto.

btw, amanhã há uma marcha de apoio ao povo grego do Chiado aos Restauradores, às 18h30.

Compartilhar este post

Link para o post

Razão numero 1 do Varafoukakis ou como o homem se chama, para votarem "não":

1. As negociações entraram num impasse porque os credores da Grécia (a) rejeitam reduzir a nossa dívida pública impagável e (b) insistiram que ela deveria ser paga "parametricamente" pelos membros mais vulneráveis da nossa sociedade, as suas crianças e os seus netos.

Ui...nem o Paulo Porta conseguiria dizer isto de uma forma menos populista

Hoje por acaso tava a ler o Bild (que é provavelmente o pior jornal alguma vez feito) que alguem deixou no assento do aviao e numa seccao que tem e-mails de leitores, um cromo das berças bavaras dizia "A Alemanha também devia fazer um referendo se queremos manter esses gregos na UE, assim corriamos com eles e diziamos que tinha sido a escolha do povo". É uma ideia imbecil, mas se alguem pega nela...

Editado por Burkina2008

Compartilhar este post

Link para o post

Deste-te ao trabalho de sequer fazer um gráfico com as duas séries que colocaste aqui, ou simplesmente gostas de com base em olhometro a números defender uma crença tua?

Graf.png

Não é passível de se ver que tendencialmente estas séries estão inversamente correlacionadas? Quando há uma variação positiva numa variável a outra tende a variar em sentido inverso.

PS: isto é uma representação gráfica simples no excel. Se não estivesse a trabalho e tivesse tempo tb facilmente tirava-se um estimador dali que demonstraria em que sentido varia uma variavel em resultado da outra.

O r2 daquelas duas sérias é de 0,25.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Óbvio. Só mesmo por má vontade é que se repudia a relação que existe entre ambas as variáveis. É uma evidência transversal a todos os países, desde o século XX. Mas existem outras variáveis que afectam essa relação e que levam um R2 menos significativo. O que não quer dizer que 0,25 para apenas uma variável (Inflação/Desemprego) não seja muito importante ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não percebo nada de econometria, na minha área 0,25 é entulho, mas também não sei como é que se olha para apenas duas variáveis e se diz que há lá qualquer coisa só pelo coeficiente de correlação.

De qualquer forma eu nem sei quem é o senhor Phillips.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Eu não percebo nada de econometria, na minha área 0,25 é entulho, mas também não sei como é que se olha para apenas duas variáveis e se diz que há lá qualquer coisa só pelo coeficiente de correlação.

De qualquer forma eu nem sei quem é o senhor Phillips.

Se é entulho ou não, não sei. Mas existem milhares de variáveis que afectam o Desemprego, por exemplo. Se apenas uma delas for responsável por 1/4 do seu comportamento, é muito significativo mesmo ;)

Ah, e em Métodos FInanceiros no Mestrado, trabalhava com modelos com R2 de 0,5 com várias variáveis. Não sei como é na prática, mas em Economia sempre me foi passada a ideia que é normal, tal a diversidade de factores que afectam as várias (e se afectam entre si, já agora).

Editado por Visitante

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Lá está, 0,5 é uma coisa, 0,25 não é nada.

0,25 por um modelo com apenas uma variável independente, em Economia, é bastante considerável. O Carlos Gouveia, o Tio ou o Ego Sum que venham dar a sua opinião, mas desde que me lembro de estudar este tipo de coisas que, no meio de milhares de variáveis possíveis, uma só explicar 1/4 do modelo é muito bom. Ah, e volto a insistir no ponto de que Portugal esteve sob condições muito especiais no período em questão, com o pós-74 e choques petrolíferos que continuaram a ter efeito nos anos 80, os primeiros acordos europeus que até à entrada do Bloco de Leste beneficiaram em muito o nosso país, e a industrialização galopante dado nosso nível deficitário de investimento durante a ditadura. Todos estes factores e mais alguns vão perturbar a tal curva de Phillips, teoricamente.

Compartilhar este post

Link para o post

"The most important thing about R2 is that it is not important" (Goldberger).

tudo dito. o R2 tem vários problemas enquanto medida. Um deles é que à medida que aumentas o numero de variaveis ele vai sempre aumentar mesmo que elas não expliquem grande coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim e não só por exemplo na comparação de modelos também se pode dar importância ao AIC BIC e HQ. (isto assumindo que não há qualquer problema no modelo)

econometria carinhoso.gif

Compartilhar este post

Link para o post

"“The most important thing about R2 is that it is not important”" (Goldberger).

tudo dito. o R2 tem vários problemas enquanto medida. Um deles é que à medida que aumentas o numero de variaveis ele vai sempre aumentar mesmo que elas não expliquem grande coisa.

Isso são opiniões e cada um tem a sua.

O que não faz ali sentido, para mim que não percebo nada de economia, mas que trabalho com coeficientes de correlação todos os dias, é pegar numa coisa para prever a pois outra e esquecer o resto todo.

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post

Isso são opiniões e cada um tem a sua.

O que não faz ali sentido, para mim que não percebo nada de economia, mas que trabalho com coeficientes de correlação todos os dias, é pegar numa coisa para prever a pois outra e esquecer o resto todo.

Nao percebi o bold. Contudo nao sao opiniões é um facto e está demonstrado um conjunto de limitações do R2 dai ter surgido o R2 ajustado que permite corrigir algumas. Em qualquer bom livro de econometria explica isso, nomeadamente o do Goldberger e o do Hayashi (conheço mais este que foi por onde estudei).

EDIT: alias se se considera-se o R2 como uma medida de boa qualidade, a área das raízes unitárias e cointegração nao tinham surgido e ainda usamos modelos sem qualquer qualidade só porque o R2 é elevado. Atenção que toda a ideia que eu estou a passar é da aplicação do R2 à econometria. Podendo ter uma outra importância noutras áreas.

Editado por brun0 SLB

Compartilhar este post

Link para o post

Hoje tive o dia todo em avaliações, não tive tempo para ver nada, houve avanços nas negociações?

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Neste caso não interessa se se deve usar o R2 ou R2 ajustado, interessa quanto do modelo é explicado pela variável em questão. Com uma variável independente e o coeficiente, ambas as medidas vão dar o mesmo valor. A única diferença entre mim e o whatever neste caso parece ser mesmo a interpretação desse valor: no trabalho dele 0,25 é entulho, nas cadeiras que fiz onde aplicava conhecimentos de econometria à economia, 0,25 é um valor muito significativo para uma só variável, ainda para mais num contexto macroeconómico :)

Compartilhar este post

Link para o post

Neste caso não interessa se se deve usar o R2 ou R2 ajustado, interessa quanto do modelo é explicado pela variável em questão. Com uma variável independente e o coeficiente, ambas as medidas vão dar o mesmo valor. A única diferença entre mim e o whatever neste caso parece ser mesmo a interpretação desse valor: no trabalho dele 0,25 é entulho, nas cadeiras que fiz onde aplicava conhecimentos de econometria à economia, 0,25 é um valor muito significativo para uma só variável, ainda para mais num contexto macroeconómico smile.gif

Bold: Nem mais a modelação correta e competente dessas variáveis ainda demora um bom bocado a fazer e requer algum conhecimento intermédio.

O que eu quis dizer foi que a discussão não ia levar a lado nenhum porque o r2 não tem assim tanta relevância, principalmente quando falamos de dados económicos.

Edit: Tu só com uma variável podes atingir r2 de 0.9, mesmo que elas não tenham nada a ver uma com a outra. Daí eu dizer que há muitas coisas relevantes antes o R2, o que o torna irrelevante no sentido de valorizar um modelo (pode alertar para graves problemas).

Editado por brun0 SLB

Compartilhar este post

Link para o post
Nao percebi o bold. Contudo nao sao opiniões é um facto e está demonstrado um conjunto de limitações do R2 dai ter surgido o R2 ajustado que permite corrigir algumas. Em qualquer bom livro de econometria explica isso, nomeadamente o do Goldberger e o do Hayashi (conheço mais este que foi por onde estudei).

Nem é preciso um livro de econometria, isso até num manual de matemática do 12º deve vir.

A questão é que falavam aí para trás de duas variáveis e eu não percebi como é que queriam inferir causalidade através de uma hipotética correlação entre as duas séries.

De qualquer da forma R2 e ICs são coisas diferentes, o que é preciso é saber quando usar cada um deles e através de que métodos é que se chegaram a cada um dos resultados.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...