Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Enquanto houver dinheiro nas máquinas e nas contas, sim. Depois, chapéu. E nas máquinas, já não há.

Compartilhar este post

Link para o post

"menos mal" fosse aqui na Polonia era tranquilo dá para pagar tudo com cartão

agora em Portugal era capaz de ser o fim do mundo :medinho:

Compartilhar este post

Link para o post

A Grécia vai votar sim ao referendo e deve ficar no euro com um programa de ajustamento. A questão é, e se a Grécia saísse? É claro que imediatamente ia enfrentar uma crise social e económica gravíssima com contração do PIB em algo que se estima nos dois dígitos, contração do crédito etc mas depois disso com um aumento das exportações, a Grécia podia recuperar e crescer a níveis altos.

Muita gente fala que um caminho que a Grécia podia seguir era o da Argentina, eu acho muito difícil porque tinham de implementar reformas para terem investimento estrangeiro, mas não sei, o que acham?

O que achas desta hipótese tio hans?

Compartilhar este post

Link para o post

Claro que vão votar sim. A unica sondagem já feita ontem/hoje dá 73% para o sim...este Syriza são um bando de palhaços. Assim apanham com mais austeridade e depois dizem..."epá foi o povo que escolheu..."

Compartilhar este post

Link para o post

Elegem este governo e depois votam sim? Não faz muito sentido. Mesmo que o syriza não tenho cumprido o que propôs, o povo grego tem agora a hipótese de os fazer cumprir em parte. Ou não?

Ou agora a coragem deu lugar ao medo?

Compartilhar este post

Link para o post

"menos mal" fosse aqui na Polonia era tranquilo dá para pagar tudo com cartão

agora em Portugal era capaz de ser o fim do mundo :medinho:

hmm não...também nao podes pagar mais de 85 euros por dia com o multibanco/cartoes

Compartilhar este post

Link para o post

Elegem este governo e depois votam sim? Não faz muito sentido. Mesmo que o syriza não tenho cumprido o que propôs, o povo grego tem agora a hipótese de os fazer cumprir em parte. Ou não?

Ou agora a coragem deu lugar ao medo?

Vão votar sim na esmagadora maioria porque isto é um referendo sobre o euro e a maioria dos gregos quer continuar.

O que é curioso é que os gregos vão votar neste programa de governo. Depois tenho a certeza que o Syriza convoca eleições porque não tem condições para governar com um programa com o qual não concorda e provavelmente ganha as eleições porque nas sondagens continuam à frente com maior percentagem do que tiveram nas últimas eleições.

Agora o que seria honesto era esse pessoal todo ''de esquerda'' de Bloco, Livres, Podemos e afins olharem para o programa do Siryza e constatarem os programas deles não são possíveis nem compatíveis! E irem a eleições com esses programas é mentirem aos eleitores como fez o Passos Coelho.

Compartilhar este post

Link para o post

#Greek fin min has announced that banks will stay closed until July 7, not 6th, and capital controls poss limited to 60 euro per day

limite de 60€ nos levantamentos

Compartilhar este post

Link para o post

Vão votar sim na esmagadora maioria porque isto é um referendo sobre o euro e a maioria dos gregos quer continuar.

O que é curioso é que os gregos vão votar neste programa de governo. Depois tenho a certeza que o Syriza convoca eleições porque não tem condições para governar com um programa com o qual não concorda e provavelmente ganha as eleições porque nas sondagens continuam à frente com maior percentagem do que tiveram nas últimas eleições.

Agora o que seria honesto era esse pessoal todo ''de esquerda'' de Bloco, Livres, Podemos e afins olharem para o programa do Siryza e constatarem os programas deles não são possíveis nem compatíveis! E irem a eleições com esses programas é mentirem aos eleitores como fez o Passos Coelho.

O problema é muito por aqui: de ideologias, da compatibilidade entre as mesmas. As instituições internacionais nunca vão emprestar dinheiro a países em dificuldades com governos a propor este género de medidas. Está mais que visto. O que é um bico de obra.

Edit: e atenção, não estou a tomar uma posição pelas ideologias, apenas a constatar um facto.

Editado por malaquias

Compartilhar este post

Link para o post

:mrgreen:

Os programas para os quais havia dinheiro e funcionam são os que tem sido utilizados até agora. Oh wait...

Compartilhar este post

Link para o post

A Grécia vai votar sim ao referendo e deve ficar no euro com um programa de ajustamento. A questão é, e se a Grécia saísse? É claro que imediatamente ia enfrentar uma crise social e económica gravíssima com contração do PIB em algo que se estima nos dois dígitos, contração do crédito etc mas depois disso com um aumento das exportações, a Grécia podia recuperar e crescer a níveis altos.

Muita gente fala que um caminho que a Grécia podia seguir era o da Argentina, eu acho muito difícil porque tinham de implementar reformas para terem investimento estrangeiro, mas não sei, o que acham?

O que achas desta hipótese tio hans?

Se saíssem do euro, era possivelmente a única hipótese. Agora se funcionaria, já não sei.

E a Grécia tem uma vantagem em permanecer como está que a Argentina não tinha para ficar como estava. Enquanto a Grécia partilha a mesma moeda com mais 20 países, e não existem custos cambiais nas transacções com esses países, o que é um enorme facilitador de negócios, a Argentina tinha câmbio fixo ao dólar, mas tinha moeda própria, e única.

Compartilhar este post

Link para o post

Deixo aqui o liveblog do Guardian sobre a situação na Grécia: http://www.theguardian.com/business/live/2015/jun/29/greek-crisis-stock-markets-slide-capital-controls-banks-closed-live

Alguns detalhes do corralito: Não há limite de levantamento nos multibancos para estrangeiros (turistas, jornalistas, etc)

Os transportes públicos serão gratuitos até ao dia 6

Os reformados, alguns dos quais se concentraram hoje à porta dos bancos para saber como iriam levantar as suas pensões, foram informados que haverá cerca de 70 bancos abertos para o fazerem e que também podem usar os correios.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post
Reports of panic outside banks, in supermarkets and at petrol stations are now coming through thick and fast. Pensioners, waiting outside closed banks in Salonika, collapsed when it became apparent that the lenders weren’t going to open and they would not be getting their monthly allowance.

A bela da solidariedade europeia.

Compartilhar este post

Link para o post

Incrível como se deixou chegar a situação a este ponto.

Está na hora de se repensar o projeto europeu.

Compartilhar este post

Link para o post

A bela da solidariedade europeia.

A mesma que levou a Grécia a tentar bloquear a entrada de Portugal e Espanha na UE, para não haver mais países a receber fundos de coesão.

Em 30 anos, nada mudou.

Compartilhar este post

Link para o post

E também a mesma solidariedade que leva o BCE a injetar 89 mil milhões de euros para assegurar que os bancos gregos tinham liquidez, a mesma que fez com que a Grécia não tivesse de pagar juros dos seus empréstimos até 2022, com maturidades extendidas até 2050 coisa que Portugal não teve, a mesma solidariedade que deu à Grécia taxas de juro mais baixas do que a Portugal, a mesma solidariedade que lhes permitiu um perdão de dívida privada... Caramba... eu também acho que os gregos levaram com programas péssimos de ajustamento, foram cometidos erros e o DSK admite isso mesmo, mas dizer que não houve solidariedade....

Compartilhar este post

Link para o post

Costuma-se dizer que a culpa morre solteira. Neste caso nao, neste caso morre com todos os gregos que mesmo assim atribuem a culpa ao vizinhos europeus. Vizinhos esses que se nao existissem nunca a Grecia teria chegado ao nivel de desenvolvimento que tem hoje e do qual usufruiram em grande parte as geracoes dos ultimos 30 anos.

A Grecia quando entrou na Europa tinha um nivel de desenvolvimento igual ao da Roménia segundo a ONU. 10 anos depois era dos 25 paises onde melhor se vivia. Os salarios reais aumentaram de 0.32 em relacao a Alemanha para 0.71 entre 1983 e 2004. Nao é com surpresa que a emigracao grega estagnou, durante tal periodo. Estando um pouco como uma ilha em relacao a Europa foram praticamente invadidos pela imigracao dos vizinhos, logo a comecar nos anos 80 (porque nas Bulgarias, Romenias e Albanias as pessoas viviam muito melhor claro...)

Passados anos de despesismo dos governos de centro-direita e centro-esquerda, eleitos democraticamente pelo povo grego, estes em 2001 lá escamuteiam as contas para poder entrar na moeda unica (mea culpa da Europa que deixou que isso acontecesse). Com uma crise economica depois de uma decada de prosperidade, a Grecia fica nua. A culpa é dos parceiros Europeus? Do capital? Capital esse que é composto em grande parte pelas reformas de cidadaos europeus e que todos os anos contribuem com os seus impostos para a UE?

So mesmo um tontinho para acreditar nesta vitimacao do povo grego. Aliás como hoje vem a ser vinculado na Alemanha e no RU, o melhor mesmo é deixa-los cair. Porque? Porque representam menos de 2% da economia europeia e sao um pais que até é relativamente fechado a importacoes da zona euro.

Infelizmente eles vao votar sim para continuar no Euro e nós vamos ter que andar aturar esta m*rda mais uns anos; mas o que mereciam era que os deixassem cair para verem o bem que ficam (aliás nao é por acaso que quem passou pela banca rota de 1949 fala do medo de voltar a isso)

Compartilhar este post

Link para o post

Costuma-se dizer que a culpa morre solteira. Neste caso nao, neste caso morre com todos os gregos que mesmo assim atribuem a culpa ao vizinhos europeus. Vizinhos esses que se nao existissem nunca a Grecia teria chegado ao nivel de desenvolvimento que tem hoje e do qual usufruiram em grande parte as geracoes dos ultimos 30 anos.

A Grecia quando entrou na Europa tinha um nivel de desenvolvimento igual ao da Roménia segundo a ONU. 10 anos depois era dos 25 paises onde melhor se vivia. Os salarios reais aumentaram de 0.32 em relacao a Alemanha para 0.71 entre 1983 e 2004. Nao é com surpresa que a emigracao grega estagnou, durante tal periodo. Estando um pouco como uma ilha em relacao a Europa foram praticamente invadidos pela imigracao dos vizinhos, logo a comecar nos anos 80 (porque nas Bulgarias, Romenias e Albanias as pessoas viviam muito melhor claro...)

Os professores Nauro Campos e Fabrizio Coricelli, juntamente com o Luigi Moretti discordam.

Vale o que vale, mas pronto, fica aqui.

Compartilhar este post

Link para o post

Já leram a pergunta do referendo? Que tristeza...

Por acaso, ainda não vi. Podes colocar aqui?

Compartilhar este post

Link para o post

CIq7wyKW8AAEuzi.png

Mais uma boa maneira de sacudir a água do capote. Belas peças me saíram daquele Syriza.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...