Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

a alemanha é a que menos quer ver a grécia falir, eles são o país europeu com mais divida grega

acho que a grécia vai deixar de usar o euro mas vai continuar na zona euro(?) ou união europeia?

Editado por dafuq

Compartilhar este post

Link para o post

Seria coerente agora depois de a Grécia ter convocado este referendo, os países credores também convocarem referendos para ajudarem ou não a Grécia em caso de cederem.

A verdade é que se a Grécia sai do euro não paga dívida nenhuma e ainda vai ser dinheiro que a França, Itália e Alemanha entre outros vao ver a sair...

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post

Seria coerente agora depois de a Grécia ter convocado este referendo, os países credores também convocarem referendos para ajudarem ou não a Grécia em caso de cederem.

A verdade é que se a Grécia sai do euro não paga dívida nenhuma e ainda vai ser dinheiro que a França, Itália e Alemanha entre outros vao ver a sair...

O facto de a primeira coisa que a Merkle e o Hollande fazem depois disto é jantarem juntinhos diz bem quem é que vai sair lesado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que isso não quer dizer nada Mayday.

EU acho que a Grécia até devia sair do Euro mas depois há a questão da geopolítica e ainda a questão de que isso ia trazer, pelo menos, inicialmente, muito instabilidade ao Euro. Por outro lado a saída da Grécia do Euro podia trazer mais estabilidade à moeda única a médio/prazo.

Compartilhar este post

Link para o post

A questão é qu a situação da Islândia e da Grécia são diferentes. Em primeiro a situação da Islândia era uma situação mais relacionada com os bancos e a situação grega não, existiu muito maior despesismo do Estado Grego ao longo dos anos e não tanto da Islândia. E depois a Islândia também teve FMI e tiveram austeridade através de aumentos de impostos. Lá está, não houve tanto corte na despesa porque a despesa das administrações publicas na islandia não se compara à Grécia.

Se estiver errado corrijam-me

E uma das vantagens da Islândia foi não estarem no Euro, o que permitiu a desvalorização da moeda.

Compartilhar este post

Link para o post

Se existe a do AJJ para PR não vejo o porque da dessa não existir.

Compartilhar este post

Link para o post

Já agora, olhar para os nulos é engraçado, 5,5%

O KKE nas ultimas eleições teve 5,4%

Estes gajos não brincam com a disciplina de voto.

Compartilhar este post

Link para o post

"Eu percebo quem se regozija com o não grego, como se fosse a palavra por Deus escrita. Percebo, porque as pessoas gostam e precisam de acreditar em mitos e ideias contra o status. Está na condição humana e tem levado a algumas conquistas individuais (e não coletivas como por vezes se vende). Mas a História é feita de realidade e de pragmatismo. O pior vai ser dos gregos. Quem aqui bate palmas, que juro respeitar, amanhã pode ir ao banco, vai trabalhar e sabe o que custa a vida este mês. Eu sou pai e quero criar os meus filhos com capacidade de escolher. Hoje, sem dúvida, um português pode escolher, para si, mais do que um grego. Que a sorte proteja os gregos.

Digo, sem medo, que os gregos foram enganados. Eu sei que é giro acreditar em histórias, mas são só histórias."

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que o Varoufakis à porta do Ministério disse aos jornalistas "levo comigo com orgulho o ódio dos credores" e de seguida subiu para cima da mota e foi-se embora.

Façam um filme sobre o homem f*da-se.

Compartilhar este post

Link para o post

Parece que o Varoufakis à porta do Ministério disse aos jornalistas "levo comigo com orgulho o ódio dos credores" e de seguida subiu para cima da mota e foi-se embora.

Façam um filme sobre o homem f*da-se.

"A Grécia deveria ter, simplesmente, anunciado que ia incumprir com a dívida em 2010 e mostrar o dedo do meio à Alemanha - tomem lá, resolvam o problema."

"A Grécia tem vindo a sofrer, nos últimos anos, uma espécie de 'waterboarding' orçamental [um género de tortura com recurso a água] que nos transformou numa colónia de dívida."

"Vamos destruir a base sob a qual foi construída, década após década, um sistema que suga a energia e o poder económico de toda a sociedade."

"Quando se entra na zona euro, é como na canção 'Hotel California', dos Eagles" - pode-se fazer check out a qualquer altura, mas nunca se pode sair."

"O sr. Schäuble disse-me que perdi a confiança do povo alemão. Eu nunca a tive. Só tenho a confiança do povo grego."

"Eles odeiam-me. E dou as boas vindas ao seu ódio.” (citação de F.D. Roosevelt)

"Regresso ao dracma? "Nós não temos máquinas para imprimir notas. Esmagá-mo-las quando entrámos no euro."

"Assinar um acordo após vitória do "Sim"? "Prefiro cortar fora um braço."

"Não será tempo de termos um acordo que não se baseie em projeções de sustentabilidade da dívida que fazem as pessoas rir?"

"Vou ostentar orgulhosamente a repugnância que os credores me têm."

:prayer:

Editado por Peplin

Compartilhar este post

Link para o post

Os tecnocratas chóninhas da UE não conseguiram lidar.

-----

edit

No Guardian:

A summit of the BRICS group of nations (Brazil, Russia, India, China, South Africa) will be held in the Russian city of Ufa later this week and Greece is likely to be on the agenda. Various ideas have been floated in recent weeks, including making Greece a member of the club, which would give it access to loans from the newly founded BRICS development bank.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

"A Grécia deveria ter, simplesmente, anunciado que ia incumprir com a dívida em 2010 e mostrar o dedo do meio à Alemanha - tomem lá, resolvam o problema."

"A Grécia tem vindo a sofrer, nos últimos anos, uma espécie de 'waterboarding' orçamental [um género de tortura com recurso a água] que nos transformou numa colónia de dívida."

"Vamos destruir a base sob a qual foi construída, década após década, um sistema que suga a energia e o poder económico de toda a sociedade."

"Quando se entra na zona euro, é como na canção 'Hotel California', dos Eagles" - pode-se fazer check out a qualquer altura, mas nunca se pode sair."

"O sr. Schäuble disse-me que perdi a confiança do povo alemão. Eu nunca a tive. Só tenho a confiança do povo grego."

"Eles odeiam-me. E dou as boas vindas ao seu ódio.” (citação de F.D. Roosevelt)

"Regresso ao dracma? "Nós não temos máquinas para imprimir notas. Esmagá-mo-las quando entrámos no euro."

"Assinar um acordo após vitória do "Sim"? "Prefiro cortar fora um braço."

"Não será tempo de termos um acordo que não se baseie em projeções de sustentabilidade da dívida que fazem as pessoas rir?"

"Vou ostentar orgulhosamente a repugnância que os credores me têm."

:prayer:

Tempo de relembrar esta preciosidade

Compartilhar este post

Link para o post

"Greece is the hysterical girlfriend shrieking "I'll kill myself if you break up with me, it's your fault for making me love you so much"

And the banks are just the dude standing there awkwardly asking if he can have his car keys back"

Compartilhar este post

Link para o post

Esse BRICS é basicamente a resposta dos países emergentes ao G8 que passou a G7, não?

Compartilhar este post

Link para o post

Estou algo expectante para ver o que a situação grega vai deixar. Por um lado, pode ser que uma decisão desta magnitude faça abalar as "estruturas" das organizações europeias. Por outro, tenho algum receio do impacto que esta situação poderá ter em Portugal.

Estamos perante um cenário totalmente novo e ninguém sabe qual irá ser o seu desfecho.

PS: A comparação com a Islândia é interessante, mas os islandeses têm moeda própria e a Grécia não.

Editado por Vaart

Compartilhar este post

Link para o post

porque é que o Varoufakis se demitiu? É para começar já com os cortes?

Editado por Victarion

Compartilhar este post

Link para o post

porque é que o Varoufakis se demitiu? É para começar já com os cortes?

Quando anunciaram o resultado do referendo dizem que houve vozes vindas da Europa que exigiram isso como condição para haver negociações.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...