Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Tópico da Política e Economia

Publicações recomendadas

Por curiosidade, quem daqui está ou já esteve filiado em algum partido político?

Eu, no PS. De qualquer forma, não concordo com tudo e estou muito mais ao centro do que o partido normalmente esta

Compartilhar este post

Link para o post

As primeiras projecções dão a vitória do Syriza com 30% a 34% dos votos.

Compartilhar este post

Link para o post

Duas Sondagens à boca das urnas na Grécia dão vitória do Syriza por curta margem.

Btw o partido radical que se formou de uma dissidência do Syriza vai ter uma votação insignificante ao que tudo indica.

Syriza 35 - 31

ND 33-29

XA 6-8

Potami 3.5-5.5

Pasok 5-7

KKE 5-7

LAE 2.5-3.5

Anel 2.4-4.5

EK 2.5-4.5

Syriza 30-34

ND 28.5-32.5

XA 6.5-8

Pasok 5.5-7

KKE 5.5-7

Potami 4-5.5

EK 3.2-4.2

Anel 3-4

LAE 2.5-3.5

Compartilhar este post

Link para o post

Por curiosidade, quem daqui está ou já esteve filiado em algum partido político?

Eu já estive no BE.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já estive no BE.

Também eu, mais ou menos :mrgreen:

Eu nos tempos do secundário quando tinha 15/16 anos andava com malta da JCP. Ia para lá à noite às vezes, assisti a reuniões, fui á festa do Avante 3 vezes e apesar da insistência sempre me recusei a filiar na JCP. Depois com a entrada na Universidade aos 17 anos passei a mudar o meu pensamento, a ler cada vez mais sobre história e política e acabei por me aproximar mais do BE, frequentar a sede e conhecer algumas pessoas de lá... Depois quando fui para o estrangeiro e desliguei-me um pouco. Estou a pensar voltar a aproximar-me mas filiar-me pela primeira vez num partido político. Ainda estou em dúvida.

Compartilhar este post

Link para o post

As primeiras projecções dão a vitória do Syriza com 30% a 34% dos votos.

Na Grécia votaria Syriza nesta eleição, ao contrário de muita gente que acha que o Tsipras é irresponsável (Direita) ou traidor da ideologia do partido (EsquerdaRadical), eu penso que ele quer o melhor para o seu país, noto-o como uma pessoa genuína, que não quer o pior para o seu povo, que mete o país à frente dos seus ideais, coisa rara na política.

Editado por Ticampos

Compartilhar este post

Link para o post

CPXR_ByUEAA-qWQ.png

ANEL pode ficar de fora do parlamento, o Syriza vai ter de procurar novo aliado

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Afinal o ANEL é capaz de entrar. Quem em principio fica fora do Parlamento são os dissidentes do Syriza que formaram um partido para participar nestas eleições.

Mas isto tem tudo muito que se lhe diga, no fim de contas, apesar de fechos de bancos, referendo, capitulações, afastamento do Varoufakis, novo resgate e eleições antecipadas, o Syriza, e sobretudo o Tsipras acabam por ganhar umas eleições por valores muito proximos aos de Janeiro.

Editado por antifa

Compartilhar este post

Link para o post

Só agora reparei que o tempo de antena do MRPP diz mesmo "morte aos traidores". Um pouco agressivo.

Compartilhar este post

Link para o post

no congresso deles também lá estava essa frase :mrgreen:

E por falar em MRPP, quem chega a Braga de comboio pensa que está na URSS. Sai da estação e tem logo em frente dois mega outdoors, um do MRPP e outro do PCP... e logo os dois queridos inimigos juntos :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Fonte oficial do Syriza, citada pela Reuters, diz que o partido vai voltar a coligar-se com o partido nacionalista Gregos Independentes, que até Agosto viabilizou a existência do Governo.

Compartilhar este post

Link para o post

Só agora reparei que o tempo de antena do MRPP diz mesmo "morte aos traidores". Um pouco agressivo.

A "matança da páscoa" ainda não lhes saiu do pensamento... 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Só agora reparei que o tempo de antena do MRPP diz mesmo "morte aos traidores".

É agarrar neles todos e mandar pela janela fora! [/Conjurados]

Compartilhar este post

Link para o post

Deves estar a gozar comigo. Eu não estou crispado nem inseguro, sei que temos opiniões diferentes e que não te vou convencer da minha, mas isso não me impede de achar que são ambas válidas e não me sinto minimamente inibido em a expor. Tu estás habituado às posturas mais agressivas e ao gozo permanente de alguns users, e portanto pode parecer-te natural que toda a gente tente mandar as suas boquinhas, mas estou perfeitamente tranquilo, podes confiar. ;)

Eu vou responder ao teu post (e ao do Peplin) assim que possível, não pensem que caguei nisto.

Lembras-te do conceito de produto potencial? O nível de produto que uma economia pode atingir se afetar todos os seus recursos disponíveis à criação de riqueza? Tal como nos EUA, onde o mercado laboral é extremamente flexível, o facto de as empresas poderem contratar mais para fazer face a um maior aumento da procura irá permitir que estas gerem mais output. O que a nível agregado, pode ter efeitos brutais. Com um mercado algo inflexível, como seria o nosso, as empresas não serão capazes de aproveitar esse aumento da procura pois estarão a aumentar os seus gastos com pessoal de forma mais ou menos definitiva, já que o despedimento é muito caro e significaria a falência da empresa no caso do contexto económico deixar de ser tão favorável. Resumindo, uma maior flexibilização do mercado de trabalho permitiria maximizar a eficiência das empresas e gerar mais riqueza num contexto económico favorável, e diminuiria as falências num contexto não tão favorável.

Eu não disse que as medidas do BCE não tiveram importância, porque tiveram. O que eu digo é que não é o único motivo. Não acho que se possa rejeitar que a tomada de medidas de consolidação orçamental leva a um maior sentimento de confiança por parte dos mercados. Tudo bem que os efeitos foram amplificados pelas medidas do BCE, mas não acho que se possa resumir a subida de rating e descida brutal dos juros apenas com base nesse argumento. Se o BCE continuar com as medidas de quantative easing, ou até aumentá-las, e se por exemplo, o PS ganha e começa a esbanjar, achas que não teremos de novo um aumento das taxas de juro insustentáveis?

Se o Governo teve muita influência ou não, não te sei dizer. Mas teve alguma e sei reconhecer que foram feitos esforços nesse sentido. Se tiveres o hábito de ir lendo os jornais económicos, percebes que à parte do financiamento das empresas, tudo foi feito para que estas aproveitassem as oportunidades lá fora. Sinceramente, não sei o que mais poderia ter sido feito...

A criação de emprego é à custa de baixos salários, mas esse é um problema estrutural, que apenas tem sido agravado com os cortes que têm sido feitos, e com a falta de capital ao dispor das PME. Também concordo que a única maneira de sermos competitivos a nivel internacional é se vendermos produtos de grande valor acrescentado, e não através da competição de preços, já que qualquer país do Bloco de Leste ou do Sudeste Asiático conseguirá facilmente dar-nos um bigode por aí. Acho o desinvestimento na Educação, sobretudo o Ensino Superior, muito grave e um dos grandes defeitos da última legislatura, e que pode agravar o problema da fuga de cérebros e prática de baixos salários no país.

Quanto ao último parágrafo, eu acredito sinceramente que está para breve o aumento dos níveis de investimento em Portugal. Os bancos estão na fase final da reestruturação para satisfazer os rácios de depósitos e respectiva desalavancagem, os fundos europeus vão começar a chegar e, apesar de até agora não ter saído do papel, o Banco de Fomento deverá ser implementado definitivamente, o que irá levar a um maior acesso a capital por parte das PMEs, que até agora estavam asfixiadas e não tinham como crescer (ou, muitas vezes, sobreviver). Adicionalmente, Portugal tem sido capaz de captar cada vez mais IDE, e essa tendência é bastante provável de ser mantida, penso que isso é inegável.

Para concluir, espero que não me interpretes mal e que não penses que sou fanboy do Governo, que não tenho sensibilidade para os problemas do país, ou que não estou nada informado. Simplesmente recuso-me a abraçar a ideia de que são todos uns chulos e que não foi feito nada de positivo, e foi aí que a minha participação começou, ao explicar o que houve de positivo, e o porquê de eu achar que a Coligação se apresenta como uma alternativa menos má quando comparada com o PS, que a meu ver, vem por em causa todos os sacrifícios que foram feitos até agora em troca de uma boa dose de populismo e aumento de gastos injustificado. Também acredito que os próximos anos serão um desafio totalmente diferente daquele que tinham pela frente em 2011 e que não vamos assistir aos cortes cegos que foram feitos desde então (vejo a situação actual do país como um ponto de partida e não como ponto intermédio do ainda maior emagrecimento do estado e da população), e tendo já a experiência de liderança, acredito sinceramente que menos erros venham a ser cometidos. :)

Não é verdade que o nosso mercado de trabalho seja inflexível, antes pelo contrário. Existem os recibos verdes, existe o conceito de contrato de trabalho de muito curta duração ou de trabalho intermitente, existem as empresas de trabalho temporário, infelizmente o que não falta são mecanismos de enorme flexibilidade que servem as empresas, isso é uma falsidade que tem sido apregoada com o único propósito de retirar ainda mais direitos aos trabalhadores.

Não creio que tal aconteça com especial relevância, honestamente.

Há tanto a ser feito, na área dos transportes e custos energéticos, na potencialização de clusters agrícolas e industriais (não com feirinhas da treta), na diversificação de acesso ao financiamento, na redução da burocracia, no investimento em investigação e tecnologia, etc. Nada disto foi feito ou foi só iniciado de forma bastante ténue, em medidas avulsas de crédito duvidoso e sem qualquer visão estrutural a médio/longo-prazo.

Ora bem, nisto estamos de acordo. :)

Vou esperar para ver se isso se concretiza e sobretudo se o investimento é direccionado de forma correcta e assertiva.

Não te interpreto mal de maneira nenhuma, estás a defender legitimamente o teu ponto de vista sobre o desempenho governativo, que eu respeito mas não concordo. Daí estarmos a trocar argumentos. :) Eu não consigo confiar em nenhum dos dois e qualquer uma das visões que têm para o país assusta-me um pouco e acho que é um caminho totalmente errado.

Compartilhar este post

Link para o post

O tempo de antena do PDR necessita de um sonoplasta. Aquilo está medonho. Parece que o Marinho e Pinto está a falar do fundo da rua.

Compartilhar este post

Link para o post

O mais provável é ter sido gravado numa tasca. E o discurso foi o mesmo que tinha proferido 20 minutos antes ao que lá estavam tão ou mais bêbedos que ele.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que não. Parece-me que foi gravado naqueles estúdios que têm como pano de fundo uma tela verde, e depois colocas lá o cenário que pretendes. Mas aquilo em termos de som está horrível.

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ter a ver com o facto do Pinto da Costa das autópsias ser mandatário ou candidato deles aqui no Porto.

Compartilhar este post

Link para o post

Há tanto a ser feito, na área dos transportes e custos energéticos, na potencialização de clusters agrícolas e industriais (não com feirinhas da treta),

Aí está uma das chaves. A balança comercial está positiva pelo 3º ano seguido, mas continua negativa nos bens transaccionáveis (é a parcela que é reportada pelo INE). E é esta parte da balança comercial que mostra que uma economia é saudável, é a exportação "boa", vamos dizer assim, sem menosprezar a importância da TAP, do turismo, da banca, etc na economia. E a exportação de bens transaccionáveis, mesmo tendo crescido, não chega nem de perto para compensar o que importamos. Um dos motivos principais é o custo da energia eléctrica, que não afecta muito os serviços. Aliás, na indústria, o preço da electricidade é mais importante que o custo da mão de obra, a taxa do IRC ou o preço dos combustíveis.

Compartilhar este post

Link para o post

Deve ter a ver com o facto do Pinto da Costa das autópsias ser mandatário ou candidato deles aqui no Porto.

Vi imagens do congresso e reparei naquela super-barba mas pensava que era alguém parecido com ele, afinal confirma-se :lol:

E o advogado do Sócrates também é do MRPP?

Compartilhar este post

Link para o post

Vi imagens do congresso e reparei naquela super-barba mas pensava que era alguém parecido com ele, afinal confirma-se :lol:

E o advogado do Sócrates também é do MRPP?

O advogado do Sócrates, o João Araújo não tem partido mas é mais ligado ao PS. Dos advogados conhecidos, quem é do MRPP é o Arnaldo Matos(era advogado da Shell) e o Garcia Pereira(foi advogado do Paulo Portas e Alberto João e tem um bom e conhecido escritório de advogados).

Editado por ascom

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...