Mr. White Publicado 7 Maio 2014 FC Porto. Uma espécie de tiki-taka a caminho da Invicta "O nosso estilo com a bola é muito parecido [com o da selecção A], mas por vezes as características dos jogadores faz com que se enfrentem algumas situações de forma diferente. Mas a essência do nosso jogo é a mesma", explicou no início do ano Julen Lopetegui, então seleccionador espanhol de sub-21. O antigo guarda-redes abandonou o cargo há seis dias - "surgiu uma oportunidade profissional, na qual os últimos quatro anos [na federação espanhola] me ajudarão" -, justificou na altura, e a imprensa espanhola aponta-o como sucessor de Luís Castro no FC Porto. Quer isto dizer que o tiki-taka vai chegar ao Dragão em 2014/15? Tudo vai depender dos jogadores que Lopetegui tiver à disposição, caso se confirme o acordo com o FCP. Mas o técnico campeão europeu sub-19 (2012) e sub-21 (2013) privilegia um 4x3x3 (4x2x3x1 como alternativa) com muita posse de bola, inspirado na Roja e no Barça de Guardiola. Lopetegui, de 47 anos, chegou a ser apontado como possível sucessor de Del Bosque na selecção de Espanha. Dez anos depois, o FC Porto parece inclinar-se novamente para um técnico espanhol numa situação de crise. Em 2004 Victor Fernández foi escolhido para substituir o italiano Del Neri, despedido em Agosto antes do início do campeonato. Fernández não aguentou até final da época e acabou por ceder o lugar a José Couceiro. Foi o síndrome do pós-Mourinho, que nas duas temporadas anteriores tinha vencido praticamente tudo ao serviço dos dragões. Agora o panorama é diferente. A crise começou com Paulo Fonseca e arrastou-se para Luís Castro, treinador interino que sucedeu ao ex-Paços de Ferreira. Os tricampeões nacionais vão terminar a temporada no 3.o lugar da Liga e com um rendimento abaixo do esperado nas restantes competições (à excepção da conquista da Supertaça em Agosto de 2013). Lopetegui foi guarda-redes do Real Madrid e do Barcelona e acabou a carreira em 2001/02 ao serviço do Rayo. Chegou a chefiar o departamento de observadores do Real Madrid antes de aceitar o desafio de orientar os escalões de formação da selecção espanhola. O FC Porto poderá ser a sua primeira experiência numa divisão principal ao serviço de um clube (Rayo e Real Madrid Castilla disputavam escalões secundários). Em 2010 foi contratado pela Federação espanhola e começou por treinar as equipas de sub-19 e sub-20. A sua veia de treinador chegou ainda antes de acabar a carreira: fazia muitas perguntas no balneário, gostava de saber o porquê de a equipa fazer as coisas de determinada forma e antes de pendurar as botas tirou alguns cursos de treinador. Alcançou o maior sucesso no Verão passado, quando venceu o Europeu de sub-21. A Rojita terminou o torneio com a impressionante estatística de 91% de passes acertados (3103 em 3425), o que diz bem do estilo de jogo implementado por Lopetegui. O ex-guardião orientou jovens que já despontam em grandes equipas, como Thiago Alcântara, Jesé, Muniain, Illarramendi ou De Gea, e deixa o cargo invicto (16 vitórias e um empate). Segundo a imprensa do país vizinho, pode ser hoje oficializada a mudança para o Dragão. http://www.ionline.pt/artigos/desporto/fc-porto-uma-especie-tiki-taka-caminho-da-invicta/pag/-1 Compartilhar este post Link para o post
Lica' Publicado 7 Maio 2014 (editado) Pinto da Costa de volta com o humor característico e uma ou outra patada no rival e também sem meias palavras na altura de analisar a época: cada um teve a sua responsabilidade Quanto ao treinador, a aposta é arriscada, mas concordo com o treinador quando diz que se enquadra com o projecto previsto para o clube. Como formar uma equipa sólida não acontece do dia para a noite, talvez os 3 anos de contrato se ajustem. Veremos o que sai daqui. A minha maior curiosidade vai ser com o mercado que aí vem, como ele lidará com Quaresmas e Josués e ainda como fará entrar os Bês na equipa. :-k Editado 7 Maio 2014 por Lica' Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 7 Maio 2014 Agora é que me lembrei... O Oriol não cabia que nem uma luva no lugar do Nando? Não deve ser um negócio difícil Compartilhar este post Link para o post
Kratosthegod Publicado 7 Maio 2014 O Romeu não tem muito a ver com o Fernando, mas é bastante bom. Mas teve uma lesão grave de meio ano e desde aí não tem jogado com regularidade, não sei até que ponto seria seguro uns quantos milhões por ele. Mas acho que o gajo jogava com o Lopetegui até se lesionar. Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 7 Maio 2014 se for em definitivo era bem vindo Compartilhar este post Link para o post
Josep Publicado 7 Maio 2014 Ele ainda é do Chelsea? Gostava de o ter cá. Compartilhar este post Link para o post
Ion Timofte Publicado 7 Maio 2014 Está emprestado ao Valência. Agora o CM avança o nome do Morata o CM o CM o CM Compartilhar este post Link para o post
Kimi Raikkonen Publicado 7 Maio 2014 (editado) Tinha ideia que já estava em definitivo no Valencia, mas pronto. Anyway, acho que seria uma boa aposta, isto se o Fernando sair, porque era maneira de impor novas rotinas para uma posição tão importante como "6". Editado 7 Maio 2014 por Kimi Raikkonen Compartilhar este post Link para o post
scout Publicado 7 Maio 2014 Estou com boas expectativas quanto a esses rumores do mercado espanhol, sempre é melhor que o mercado português, em vez de termos uma Licá temos um gajo igual mas com nome de jogador. Compartilhar este post Link para o post
Bernas Publicado 7 Maio 2014 Dou até ao fim de Junho para o CM apontar todo o plantel que foi campeão da Europa de sub-21 em 2013. Compartilhar este post Link para o post
Varela Publicado 7 Maio 2014 LOL, como se fosse possível o Morata :lol: Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 7 Maio 2014 Estou com boas expectativas quanto a esses rumores do mercado espanhol, sempre é melhor que o mercado português, em vez de termos uma Licá temos um gajo igual mas com nome de jogador. e sem aquela barba e cabelo Compartilhar este post Link para o post
Rafinha Publicado 8 Maio 2014 O Ivo Rodrigues renovou até 2018. Claúsula de 20M. Citação do jornal "O Jogo" online "Foi difícil lidar com os egos" Paulo Fonseca abordou a sua passagem pelo FC Porto e reconheceu que "possivelmente" estaria agora mais bem preparado. Foi difícil gerir os egos no balneário do FC Porto? Perguntou um dos alunos da Escola Secundária de Santo André, no Barreiro, a Paulo Fonseca, durante a conferência sobre Ética Desportiva, a que o ex-treinador dos dragões reagiu: "No FC Porto lidar com egos e superegos foi muito difícil. Senti muitas dificuldades, mas é um facto que isso foi uma aprendizagem para o futuro". E aos jornalistas, Paulo Fonseca acrescentou: "É sempre difícil lidar com este tipo de jogadores e para mim também o foi". E agora, será que sentiria mais bem preparado para treinar o FC Porto? "Possivelmente, sim..." respondeu Paulo Fonseca, considerando "injusto comentar o que quer que seja do FC Porto", após a sua saída. "Porque só tenho bem a dizer do FC Porto e de quem lá está", acrescenta. Paulo Fonseca não quis entrar "pelo caminho que muitos entram, que é a desculpabilização fácil" para falar do que falhara na sua passagem pelos dragões. "Seria de todo injusto para as pessoas que trabalharam comigo e para o FC Porto, que não merece. Naturalmente, terei a minha responsabilidades e assumo", concluiu. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 8 Maio 2014 Parece ser uma excelente pessoa :) Compartilhar este post Link para o post
Varela Publicado 8 Maio 2014 A mudança da Nike para a Warrior é mesmo oficial? Nunca percebi se estava tudo confirmado. Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 8 Maio 2014 Confirmado não está mas parece estar bem alinhavado :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
Ricardo Pinto Publicado 8 Maio 2014 (editado) Palavras do Dracomen. LJ está em ruptura com o Bruno de Carvalho. Está farto da diva estar sempre a meter o nariz em tudo quanto é assunto, a querer estar sempre no balneário, nos treinos, a querer falar sempre com os jogadores, a impingir-lhe jogadores que ele não quer... Ou o Inácio e o Virgílio conseguem resolver mais uma borrada do BC ou o LJ sai. De qualquer forma, ou renovam nas próximas duas semanas, ou LJ sai e vai para lá o Marco Silva (já tem um acordo com um clube grego, mas o Carlos Gonçalves tem tudo congelado para o caso do LJ sair). O caso do JJ é o que há muito foi partilhado no tópico do SLB. Recebeu proposta do Mónaco, está tentado a aceitá-la, mas só responde no fim da época. O Vieira está convencido que ele não sai e que vai ser JJ 4ever, por isso não falou com nenhum treinador. É totalmente falso que haja um acordo com o MS neste momento, o MS mais depressa vai para o SCP do que para o SLB. E não prolonguemos mais o off-topic, mas já que há por aqui muitos «curiosos», eis um pouco do que não querem que se diga dos vossos clubes Editado 8 Maio 2014 por rmmp Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 8 Maio 2014 O ontheradio ontem falou nisso Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 8 Maio 2014 dos mais crediveis o w0 acho tb disse a mesma coisa q o dracomen ontem ja nao me lembro onde li Compartilhar este post Link para o post
Porzingis Publicado 8 Maio 2014 Pensei que o Draconem só tinha fontes relativas ao Porto, como raio ele vai saber sobre os outros clubes? Compartilhar este post Link para o post
Josep Publicado 8 Maio 2014 A mesma fonte que lhe diz tudo sobre o FCP deve também ter uma ideia do que se passa nos rivais. Compartilhar este post Link para o post
RicardoBarbosa Publicado 8 Maio 2014 (editado) esse Dracomen é credível? Sim, para mim é dos mais fiáveis. Ele sabe coisas de outros clubes porque é jornalista, apesar de não ser desportivo. Editado 8 Maio 2014 por RicardoBarbosa Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 8 Maio 2014 Pensei que o Draconem só tinha fontes relativas ao Porto, como raio ele vai saber sobre os outros clubes? primeiro porque nos bastidores eles sabem tudo o que se passa nos clubes uns dos outros mas não vazam é nada à patrone mas ele tb ja disse q o Jardim tinha uma ligaçao bem proxima do AH e q era inclusive o treinador preferido dele para o Porto o ano passado portanto nao admira q saiba dessas m*rda Compartilhar este post Link para o post
Guest trz Publicado 8 Maio 2014 (editado) Sim, não há treinadores estrangeiros nem nada :mrgreen: Editado 8 Maio 2014 por trz Compartilhar este post Link para o post