Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
awk

Governo sorteia carros para quem pedir fatura

Publicações recomendadas

edit: Isto foi só para acabar com aquela mania do pessoal de meter os nr de contribuinte do Relvas e Passos e Cia 8)

Eles 'ganham' na mesma

Compartilhar este post

Link para o post

Tás a ver, vai-se a ver e é uma medida que mete os portugueses a puxar pela cabeça. A procurarem soluções.

Este governo está sempre um passo à frente. Visionários.

E qual é o problema de pedirem 10 faturas por 10 pastilhas?

Devia dar multa é tu abastaceres o teu carro e não te darem no ato de compra, automaticamente, a fatura! Perguntar-te se queres a fatura é que é gozar connosco! Posso nem querer a fatura mas têm de a passar sempre.

Edit: Não vejo grande problema com a medida, tal como disse o Boo, creio que é uma medida populista mas não traz nada de mal consigo, visto que provavelmente fará com que haja maior retorno em termos fiscais.

Editado por lifecooler

Compartilhar este post

Link para o post

Já se sabe que quem tem um café nunca paga IVA do café, 50cent bla bla e ninguém pede o talão e o vendedor acaba por não dar como vendido..

Imagino os Milhões de euros perdidos só com cafés

Gostei da ideia, infelizmente alguém tem que nos dar algo para fazermos o que havíamos de fazer de origem

Compartilhar este post

Link para o post

Mais uma moda que só vai pegar nas primeiras semanas, a partir daí pedem factura quem precisa dela e quem sempre pediu. Tal como a cena do IRS no ano passado.

Compartilhar este post

Link para o post

Já se sabe que quem tem um café nunca paga IVA do café, 50cent bla bla e ninguém pede o talão e o vendedor acaba por não dar como vendido..

Imagino os Milhões de euros perdidos só com cafés

Eu imagino os milhões que se perdem com artigos contrafeitos

Compartilhar este post

Link para o post

Já sabia desta medida à muito tempo o que não sei é o carro que vão sortear. Alguém sabe?

Compartilhar este post

Link para o post

É triste que o tuga tenha de ter este tipo de incentivo para ser um cidadão consciente.

Mas a culpa não é só dele, é da falta de informação. Mas está a melhorar.

Compartilhar este post

Link para o post

É triste que o tuga tenha de ter este tipo de incentivo para ser um cidadão consciente.

"Quer nº de Contribuinte na factura?"

"Não, deixe lá isso."

É assim que 90% dos tugas respondem.

Editado por Oblivion

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Eu imagino os milhões que se perdem com artigos contrafeitos

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

É a mentalidade de m*rda de quem vota num idiota que nunca fez nada na vida sem ser cambalhachos que nem magicados na cabeça dele foram e nas próximas eleições vai votar no "primo" dele, depois passado dois meses quando os do PS/PSD lhe vão ao cu choram e fazem de tudo contra a maré porque: "É tudo o mesmo é tudo a roubar"

Compartilhar este post

Link para o post

"não nada disso, quanto menos dessas porcarias melhor"

é a minha resposta.

Menos em grupos económicos: continentes, pingo doce (ja nao vou la desde que puseram aquilo dos 20€, mas wtv), jumbos, cinemas, zara's e afins

agora no mecânico, na mercearia aqui da rua, no café ? exacto, vou já pedir.

Compartilhar este post

Link para o post

"não nada disso, quanto menos dessas porcarias melhor"

é a minha resposta.

Menos em grupos económicos: continentes, pingo doce (ja nao vou la desde que puseram aquilo dos 20€, mas wtv), jumbos, cinemas, zara's e afins

agora no mecânico, na mercearia aqui da rua, no café ? exacto, vou já pedir.

HEREGE!!! por causa disso, já não ganhas um carro, seu tótó.

:mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

"Não, deixe lá isso."

É assim que 90% dos tugas respondem.

Mas não pedir o número de contribuinte não tem mal nenhum. És consumidor final, não importa quem és, mas a partir do momento que pedes factura, aquela pessoa é obrigada a declarar o que te vendeu. Dizer que não quer factura é que é grave e falta de sentido cívico. Uma pessoa que não peça facturas, com que moral pode reclamar dos impostos? Se todos pagarmos, todos pagamos um bocadinho menos.

Compartilhar este post

Link para o post

O princípio da medida está correto, a medida é estranha e, à primeira vista, parece-me absurda. Talvez seja por não estar habituado porque já vi por aí gente a dizer que isto é normal noutros países.

Editado por Carlos Gouveia

Compartilhar este post

Link para o post

Mas não pedir o número de contribuinte não tem mal nenhum. És consumidor final, não importa quem és, mas a partir do momento que pedes factura, aquela pessoa é obrigada a declarar o que te vendeu. Dizer que não quer factura é que é grave e falta de sentido cívico. Uma pessoa que não peça facturas, com que moral pode reclamar dos impostos? Se todos pagarmos, todos pagamos um bocadinho menos.

Eu pago impostos para que o Estado tenha meios para cumprir as suas funções e uma das funções é a da cobrança de impostos. A partir do momento em que têm de ser sorteados carros semanalmente para que o fisco apresente melhores resultados está tudo dito em relação ao funcionamento e eficácia do mesmo. E isto não é uma questão de mentalidades dos portugueses que são vigaristas e demais clichés.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pago impostos para que o Estado tenha meios para cumprir as suas funções e uma das funções é a da cobrança de impostos. A partir do momento em que têm de ser sorteados carros semanalmente para que o fisco apresente melhores resultados está tudo dito em relação ao funcionamento e eficácia do mesmo. E isto não é uma questão de mentalidades dos portugueses que são vigaristas e demais clichés.

Mas eu concordo contigo. Este não é o melhor sistema e o estado é que tem que fiscalizar isto. Agora, é melhor do que o que havia, e já parece ser um começo. E quanto à questão da mentalidade: Sim, os portugueses têm uma mentalidade que não é a mentalidade que se deve ter. Porque todos criticam mas quase todos não passam facturas se puderam e poucos se dão ao trabalho de as requerer (não deviam ter que ter esse trabalho). Obviamente que a culpa vem de cima que não nos educou ao longo dos anos para isso, não é por uma questão geográfica de nascer aqui ou na Suécia.

Contudo, penso que o que aqui se está a fazer é um exercício de sensibilização e por isso até não desgostar da medida.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, é claro que a fiscalização tem de ser maior. Mas aumentar a despesa do estado para contratar fiscais não me parece que aconteça tão cedo.

Compartilhar este post

Link para o post

O Estado vai contratar um sentinela para cada estabelecimento, assim já não há fuga ao fisco :)

EDIT: Deixo-vos este video que fala sobre a economia paralela:

Editado por 4tires

Compartilhar este post

Link para o post

E isso é tudo muito bonito e é, provavelmente, o que todos desejamos. Mas como é que resolves a fiscalização? Aumentando o número de vezes que se fiscaliza? É que terás de aumentar, necessariamente, o número de pessoas responsáveis por essa fiscalização. E em termos de custos não terás uma situação muito inferior à atual mesmo com estes sorteios. O problema é mais do lado do consumidor que não tem a responsabilidade de pedir sempre fatura.

Compartilhar este post

Link para o post

Portanto o estado está sortear um carro para os cidadãos que pedirem fatura...Visto que se não pedirmos fatura legalmente é crime. Ou seja o estado está a sortear um carro para todos os cidadãos que cumpram a lei. Visto desta maneira não é assim tão ridiculo é um incentivo aos cidadãos cumprirem a lei, mas aqui levanta-se outras questões, e então o condutores que por exemplo em 40 anos de condução nunca tiveram um acidente ou multa? Aí já não nenhum prémio por cumprir a lei... Só neste país é que isto acontece, o Estado necessitar de incentivar a população a cumprir a lei como carros. Antes tinha-se medo de quebrar a lei, agora o Estado oferece coisas para que nos cumpramos com a lei.

Compartilhar este post

Link para o post

E isso é tudo muito bonito e é, provavelmente, o que todos desejamos. Mas como é que resolves a fiscalização? Aumentando o número de vezes que se fiscaliza? É que terás de aumentar, necessariamente, o número de pessoas responsáveis por essa fiscalização. E em termos de custos não terás uma situação muito inferior à atual mesmo com estes sorteios. O problema é mais do lado do consumidor que não tem a responsabilidade de pedir sempre fatura.

Seja porque se está a cagar porque não ganha nada com isso e toda a vida nunca precisou de pedir facturas, alem da perda de tempo que é ter de estar a ditar o NIF ao Sr. da caixa.

Os responsáveis do estabelecimento a mesma coisa, despacham-se mais depressa, estão-se a cagar para as facturas e assim sempre é mais um pouco que fica nos bolsos.

Portanto o estado está sortear um carro para os cidadãos que pedirem fatura...Visto que se não pedirmos fatura legalmente é crime. Ou seja o estado está a sortear um carro para todos os cidadãos que cumpram a lei. Visto desta maneira não é assim tão ridiculo é um incentivo aos cidadãos cumprirem a lei, mas aqui levanta-se outras questões, e então o condutores que por exemplo em 40 anos de condução nunca tiveram um acidente ou multa? Aí já não nenhum prémio por cumprir a lei... Só neste país é que isto acontece, o Estado necessitar de incentivar a população a cumprir a lei como carros. Antes tinha-se medo de quebrar a lei, agora o Estado oferece coisas para que nos cumpramos com a lei.

Isto já acontece noutros países há muito tempo, e não é querer forçar nada, assim ajudam a ser cumprida a lei e a evitar a fuga ao fisco, acabamos todos por ganhar com isto.

Compartilhar este post

Link para o post
Guest Dpitz

Tudo dito.

So peco no intermache

Compartilhar este post

Link para o post
O Estado vai contratar um sentinela para cada estabelecimento, assim já não há fuga ao fisco :)

EDIT: Deixo-vos este video que fala sobre a economia paralela:

Se temos um sistema que precisa de sentinelas ou de um fiscal em cada estabelecimento se calhar temos um problema com o sistema. Curiosamente, não há um fiscal em cada empresa, nem um fiscal em cada casa, nem um fiscal em cada carro e parece que os descontos para a SS, o pagamento do IMI e o pagamento dos IUC funcionam razoavelmente bem (e antes de virem já dar mil e um exemplos de empresas que fogem aos descontos, gente que não paga IMI e carros sem IUC em dia, que eu sei que existem, leiam a próxima frase). Ou pelo menos sem precisar de sorteios de carros ou respostas absurdas como "um sentinela para cada estabelecimento".

Compartilhar este post

Link para o post

Então diz me tu como é que supostamente iria ser um bom sistema?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...