Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] 4231: A Arte da Transmutação

Publicações recomendadas

Sim podemos dar a volta de algumas maneiras Capone, com instruções à equipa, na minha modesta opinião podemos também treinar movimentos preferidos mais a ver com a posse de bola nos jogadores, mas voltamos à velha questão, a PRESSÃO ALTA com o afunilamento de espaços ao adversário.

O problema é que a pressão defensiva neste FM simplesmente não existe, e se de facto aparece é em espaços muito, muito reduzidos, tenham desarme agressivo, marcação apertada invididual, pressionar mais invidivual e colectivo, mentalidade muito fluída para tentar jogar como uma unidade em bloco, é frustrante usar instruções e sentir que simplesmente não funcionam.

Para não falar das funções dos jogadores, com instruções por defeito dadas pela SI, em que não fazemos a minima ideia se são coerentes ou não, como a função de N10 que já foi falado várias vezes com instruções incoerentes, enfim temos que jogar não pela lógica com que vemos o futebol real, nos nossos sistemas de jogo favoritos, mas pela lógica da SI onde instruções por vezes estranhas e incoerentes são as que funcionam. :confuso:

Cumprimentos

Nem com movimentos preferidos ! Já testei umas valentes batotas de colocar logo os movimentos preferidos vocacionados para um determinado estilo e nem assim. Há um problema na forma como os jogadores reagem ao momento de pressionar o adversário e até mesmo quando se indica marcação específica a jogadores adversários.

Compartilhar este post

Link para o post

Nem com movimentos preferidos ! Já testei umas valentes batotas de colocar logo os movimentos preferidos vocacionados para um determinado estilo e nem assim. Há um problema na forma como os jogadores reagem ao momento de pressionar o adversário e até mesmo quando se indica marcação específica a jogadores adversários.

Pois, este ME a nível de pressão defensiva está de facto muito mau, é pena porque a nível gráfico e de jogabilidade até está interessante, uma coisa que me irrita também é o desposicionamento dos jogadores, principalmente dos laterais ( mesmo com instrução de manter a posição) deixando os extremos adversários fazer deles bonecos quando vão em pressão.

Pah mas é o jogo que temos, que remédio temos senão adaptarmo-nos, olha eu já desisti de jogar em posse ( como disse jogar em posse sem defesa alta ou muito alta faz-me confusão :biggrin: ), jogo em transições rápidas e com defesa recuada, só assim consigo ter alguma consistência defensiva. :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

da para fazer uma pressao bastante alta, alias melhor ate que noutras versoes, dou-te um conselho, le com atençao a pagina so site fmmypassion ou la que é, na parte que fala sobre as instruções á equipa

edit:: e le tambem com muita atenção tudo o que diz em cada funçao do jogador, antes tinhas as barras era com elas que conseguias o que querias, agora tens as diversificadas funçoes dos jogadores, e mais nao digo, é so pensares e tu consegues que tu es um puto inteligente :biggrin:

Eu também tenho jogado pouco, nem tenho apostado muito na posse, se não funciona tenta-se de outra maneira, mas não abdico de jogar com pressão alta, de recuperar a bola rapidamente e asfixiar o adversário, mas pelo que tenho jogado e reparado, a pressão está com erros, não quer dizer que não pressionem, mas pressionam mal, pressionam já depois de o adversário receber a bola e ter decidido o que fazer, e a nivel de antecipação também acho que deixa muito a desejar, os jogadores podem ter um adversário a receber a bola perto deles que em vez de se anteciparem a ele deixam-no receber a bola, mas isto é a minha pouco experiência no 14 a falar porque tenho jogado pouco tempo por isso é que queria que desenvolvesses um pouco o bold para fazer ver o teu ponto de vista e descobrir onde estou a errar. :compinchas:

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, este ME a nível de pressão defensiva está de facto muito mau, é pena porque a nível gráfico e de jogabilidade até está interessante, uma coisa que me irrita também é o desposicionamento dos jogadores, principalmente dos laterais ( mesmo com instrução de manter a posição) deixando os extremos adversários fazer deles bonecos quando vão em pressão.

Pah mas é o jogo que temos, que remédio temos senão adaptarmo-nos, olha eu já desisti de jogar em posse ( como disse jogar em posse sem defesa alta ou muito alta faz-me confusão :biggrin: ), jogo em transições rápidas e com defesa recuada, só assim consigo ter alguma consistência defensiva. :wink:

Como até os moderadores mais idiotas do forum da SI já reconheceram que o jogo precisa de melhorias no que respeita ao processo defensivo, é de esperar algo no FM15. De qualquer maneira já não me comem como neste FM14, só compro o FM15 em Março de 2015 quando lançarem o update com as transferências de inverno.

Eu criei um 4231 profundo ainda nos primeiros patches para o Boavista que funcionou maravilhosamente e, tal como tu, desisti da posse e recuperei este 4231 para o Porto mas transformei-o em 433 e, por agora, estou a gostar muito. Parece-me que quanto a instruções a melhor opção é o mínimo possível (uso 8 e possivelmente até podia abdicar de 3, pois repito-as nas instruções ao adversário). Quanto à posse, parece-me que o problema passa bastante pela questão que mencionaste da pressão e das que já referi. Tinha uma táctica baseada em posse também nos primeiros patches que até funcionava, mas abandonei o save e não voltei a pegar-lhe. É fatigante tanta experiência, tanto teste :maluco:

Compartilhar este post

Link para o post

Pessoal tenho muitas vezes jogadores descontentes com a elevada carga de treino...alguem sabe como resolver?é que nao consigo xD....

Compartilhar este post

Link para o post

Como até os moderadores mais idiotas do forum da SI já reconheceram que o jogo precisa de melhorias no que respeita ao processo defensivo, é de esperar algo no FM15. De qualquer maneira já não me comem como neste FM14, só compro o FM15 em Março de 2015 quando lançarem o update com as transferências de inverno.

Eu criei um 4231 profundo ainda nos primeiros patches para o Boavista que funcionou maravilhosamente e, tal como tu, desisti da posse e recuperei este 4231 para o Porto mas transformei-o em 433 e, por agora, estou a gostar muito. Parece-me que quanto a instruções a melhor opção é o mínimo possível (uso 8 e possivelmente até podia abdicar de 3, pois repito-as nas instruções ao adversário). Quanto à posse, parece-me que o problema passa bastante pela questão que mencionaste da pressão e das que já referi. Tinha uma táctica baseada em posse também nos primeiros patches que até funcionava, mas abandonei o save e não voltei a pegar-lhe. É fatigante tanta experiência, tanto teste :maluco:

Essa é a parte que me cansa também, sempre que sai uma patch, saber que vai sair um jogo novo e que tudo o que fazia sentido, pode muito bem ser numa realidade paralela.

Também como tu estou a jogar num 4-2-3-1 Profundo, com defesa recuada e passes directos (à dortmund mas claro sem a pressão alta :biggrin:) e até não tem corrido mal, aliás o que me tem dado pica neste FM2014 é emular tácticas passadas.

Sim também tenho poucas instruções à equipa e individuais, os jogadores que têm mais instruções até são os meus ALAS COMPLETOS, no próximo ano só vou comprar o 2015 se me convencer, é pah continuo com aquela teimosia que a SI tem que nos dar mais liberdade nas funções dos jogadores, é que nem em muito fluído a equipa consegue jogar em bloco.

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Essa é a parte que me cansa também, sempre que sai uma patch, saber que vai sair um jogo novo e que tudo o que fazia sentido, pode muito bem ser numa realidade paralela.

Também como tu estou a jogar num 4-2-3-1 Profundo, com defesa recuada e passes directos (à dortmund mas claro sem a pressão alta :biggrin:) e até não tem corrido mal, aliás o que me tem dado pica neste FM2014 é emular tácticas passadas.

Sim também tenho poucas instruções à equipa e individuais, os jogadores que têm mais instruções até são os meus ALAS COMPLETOS, no próximo ano só vou comprar o 2015 se me convencer, é pah continuo com aquela teimosia que a SI tem que nos dar mais liberdade nas funções dos jogadores, é que nem em muito fluído a equipa consegue jogar em bloco.

Isso de não jogar em bloco é o tal problema dos jogadores reagirem tarde ao momento em que devem pressionar. De qualquer modo, em estilos fluidos não é tão importante ter tarefas de ataque ou funções que implicam que o jogador será mais vocacionado para o ataque.

Exactamente o mesmo jogo e resultados tão distintos:

Neste 1º procurámos um estilo em posse (que nem sequer a tivemos no nível pretendido)

FC_Porto_Vit_Guimar_es_Geral_Vista_Geral.png

Neste 2º utilizei o meu 433 adaptado do 4231 profundo, As únicas alterações que introduzi foi baixar a posição 10 de Trequartista para um BtB e subir o CJR que estava na posição de médio defensivo para a posição de médio. De resto tudo igual, ah e subi a linha defensiva para o máximo.

FC_Porto_Vit_Guimar_es_Geral_Vista_Geral_2.png

Compartilhar este post

Link para o post

Quando dizes que as únicas alterações que fizeste foi mesmo só na possição dos jogadores? ou tens instruções a equipa e aos jogadores? tou tão fartinho de tentar criar uma táctica que me dê alguma consistência que já estou "arrependido" do dinheiro gasto no FM, claro que já não tácticas milagrosas que servem em todos os clubes e em que ganhamos todos os jogos, mas há limites, já pensei em fazer uma época com uma táctica já pré-definida sem instruções quer a equipa quer aos jogadores e deixar que ala resulto consoante a qualidade do plantel.

Compartilhar este post

Link para o post

Quando dizes que as únicas alterações que fizeste foi mesmo só na possição dos jogadores? ou tens instruções a equipa e aos jogadores? tou tão fartinho de tentar criar uma táctica que me dê alguma consistência que já estou "arrependido" do dinheiro gasto no FM, claro que já não tácticas milagrosas que servem em todos os clubes e em que ganhamos todos os jogos, mas há limites, já pensei em fazer uma época com uma táctica já pré-definida sem instruções quer a equipa quer aos jogadores e deixar que ala resulto consoante a qualidade do plantel.

Só alterei exactamente o que disse. Tinha pensado utilizar o meu 4231, mas depois pensei em mudá-lo para 433 só mexendo nas duas posições dos jogadores que referi.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso de não jogar em bloco é o tal problema dos jogadores reagirem tarde ao momento em que devem pressionar. De qualquer modo, em estilos fluidos não é tão importante ter tarefas de ataque ou funções que implicam que o jogador será mais vocacionado para o ataque.

Exactamente o mesmo jogo e resultados tão distintos:

Neste 1º procurámos um estilo em posse (que nem sequer a tivemos no nível pretendido)

http://s15.postimg.org/ayf3a2hyz/FC_Porto_Vit_Guimar_es_Geral_Vista_Geral.png

Neste 2º utilizei o meu 433 adaptado do 4231 profundo, As únicas alterações que introduzi foi baixar a posição 10 de Trequartista para um BtB e subir o CJR que estava na posição de médio defensivo para a posição de médio. De resto tudo igual, ah e subi a linha defensiva para o máximo.

]http://s17.postimg.org/uktdm63wf/FC_Porto_Vit_Guimar_es_Geral_Vista_Geral_2.png

Interessante observação, pois é a ideia que tenho, jogar em transições é a forma de ter mais sucesso neste 2014 ( com mais resultados, não quer dizer que o futebol praticado seja de qualidade).

Uma coisa que tenho reparado no meu save do Dortmund é que por vezes contra equipas em que somos favoritos, baixar as linhas pode ser mais benéfico do que as subir, eu tenho mexido em alguns jogos dessa maneira, em jogos que sinto um bloqueio da equipa e tem resultado muito bem.

Tens usado o Trequartista ? Eu depois que vi aquelas instruções incoerentes, fiquei reticente em usar, neste momento uso um CJA de apoio, a um AVR !!!

Compartilhar este post

Link para o post

No 4231 sim, no 433 baixei o Treq para o meio-campo e joga como BtB com instrução de chegar mais longe. Devíamos fazer um brainstorming para crackar a posse.

Não uso linhas defensivas recuadas e jogo ao ataque

Compartilhar este post

Link para o post

No 4231 sim, no 433 baixei o Treq para o meio-campo e joga como BtB com instrução de chegar mais longe. Devíamos fazer um brainstorming para crackar a posse.

Tb estou a tentar um 4231

da a tua opiniao,

fluido atacante

GR libero distribui defesas passe curto

Alas ataque rematar menos menos passes de risco

Centrais um a cobrir outro a stopper sem pi

CJ defender pressionar mais

MC suport menos passe de risco rematar menos pressionar mais

CJA suport deambular posiçoes pressionar mais

IF ataque encurtar linhas rematar menos

PL fixo

Á equipa tenho

importunar

passar para espaço

cruzamentos tensos

pressionar mais alto

desarme agressivo

jogar a partir da defesa

;)

Compartilhar este post

Link para o post

É bem pensado, temos que encontrar o ponto certo da verdadeira pressão alta defensiva ( penso que isso é uma missão impossível devido aos problemas do ME), porque a nível de posse com bola é possível alguma coisa positiva.

Eu gosto de jogar com defesa subida ou muito subida mas, mas fico furioso quando vejo a minha equipa falhar ocasiões flagrantes seguidas e a AI com um passe nas costas, 1 remate, 1 golo ! Então optei por jogar com normal ou recuada, é como disse temos que nos adaptar.

Coisas deste tipo... :confuso:

vRf1cCI.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Tb estou a tentar um 4231

da a tua opiniao,

fluido atacante

GR libero distribui defesas passe curto

Alas ataque rematar menos menos passes de risco

Centrais um a cobrir outro a stopper sem pi

CJ defender pressionar mais

MC suport menos passe de risco rematar menos pressionar mais

CJA suport deambular posiçoes pressionar mais

IF ataque encurtar linhas rematar menos

PL fixo

Á equipa tenho

importunar

passar para espaço

cruzamentos tensos

pressionar mais alto

desarme agressivo

jogar a partir da defesa

;)

Não gosto do 4231 com dois médios, fica sempre espaço entre eles e os centrais muito complicado de compensar. De qualquer modo, acho que precisas mais de apoios e menos fluidez, isto porque é fundamental que os médios compensem o tal espaço e não se preocupem com tarefas ofensivas que a fluidez faz com que tenham, portanto ou rígido ou equilibrado. Os AI não parecem bem se usas um PL porque vão sempre fazer diagonais e ocupar o espaço do PL.

Compartilhar este post

Link para o post

É bem pensado, temos que encontrar o ponto certo da verdadeira pressão alta defensiva ( penso que isso é uma missão impossível devido aos problemas do ME), porque a nível de posse com bola é possível alguma coisa positiva.

Eu gosto de jogar com defesa subida ou muito subida mas, mas fico furioso quando vejo a minha equipa falhar ocasiões flagrantes seguidas e a AI com um passe nas costas, 1 remate, 1 golo ! Então optei por jogar com normal ou recuada, é como disse temos que nos adaptar.

Coisas deste tipo... :confuso:

Tenho um grupo tramado na LC com Nápoles, At. Madrid e Dortmund, primeiro jogo fomos a Nápoles e apesar da derrota (1ª na época e 1º golo sofrido) gostei bastante, marcaram num livre indirecto.

Napoli_FC_Porto_Geral_Vista_Geral_2.png

Napoli_FC_Porto_Estat_sticas_Estat_sticas_do.png

9 oportunidades de golo e 1 bola ao poste em casa do Nápoles dá-me confiança, foi manifesto azar... e com a linha defensiva toda subida :-)

Quanto à tempestade cerebral pode-se abrir um tópico e cada um dá o seu contributo, seria uma táctica de todos para todos.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenho um grupo tramado na LC com Nápoles, At. Madrid e Dortmund, primeiro jogo fomos a Nápoles e apesar da derrota (1ª na época e 1º golo sofrido) gostei bastante, marcaram num livre indirecto.

9 oportunidades de golo e 1 bola ao poste em casa do Nápoles dá-me confiança, foi manifesto azar... e com a linha defensiva toda subida :-)

Quanto à tempestade cerebral pode-se abrir um tópico e cada um dá o seu contributo, seria uma táctica de todos para todos.

Grupo manhoso esse, equipas muito complicadas, estás a tentar impôr o teu sistema contra todos os adversários ou tens algum plano B para jogos mais complicados ?

Quanto ao brainstorming e criação de um tópico, parece-me uma boa ideia, há por aqui muita gente ( como tu, o Capone e outro ppl) que gosta e percebe bastante dos pormenores tácticos, e seria um desafio adaptar-mos isso ao "conceito" da SI, porque o que faz sentido na vida real, no sistema táctico da SI parece que às vezes não funciona... :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Grupo manhoso esse, equipas muito complicadas, estás a tentar impôr o teu sistema contra todos os adversários ou tens algum plano B para jogos mais complicados ?

Quanto ao brainstorming e criação de um tópico, parece-me uma boa ideia, há por aqui muita gente ( como tu, o Capone e outro ppl) que gosta e percebe bastante dos pormenores tácticos, e seria um desafio adaptar-mos isso ao "conceito" da SI, porque o que faz sentido na vida real, no sistema táctico da SI parece que às vezes não funciona... :biggrin:

A minha maneira de pensar o futebol passa por impor o estilo da minha equipa aos adversários, claro tendo noção da equipa que treino e das competições em que está envolvida. O Porto permite-me fazê-lo, mas quando treinei o Boavista a filosofia foi a mesma apesar de não sermos favoritos 2 fomos campeões em duas consecutivas. Para mim é mais importante jogar para ganhar, do que jogar para não perder.

Compartilhar este post

Link para o post

A minha maneira de pensar o futebol passa por impor o estilo da minha equipa aos adversários, claro tendo noção da equipa que treino e das competições em que está envolvida. O Porto permite-me fazê-lo, mas quando treinei o Boavista a filosofia foi a mesma apesar de não sermos favoritos 2 fomos campeões em duas consecutivas. Para mim é mais importante jogar para ganhar, do que jogar para não perder.

Exacto também penso assim, mas quando treinas equipas que lutam pela manutenção ou meio da tabela, em campeonatos mais competitivos segues a mesma estratégia ?

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto também penso assim, mas quando treinas equipas que lutam pela manutenção ou meio da tabela, em campeonatos mais competitivos segues a mesma estratégia ?

Foi o caso no Boavista quando subimos à II Liga, previsão para ficarmos nos últimos lugares e ficámos em 1º

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...