Jone Sampaoli Publicado 19 Março 2014 (editado) Campo das Salésias primeiro campo relvado em Portugal? O primeiro foi o do Estádio do Lima, do meu Académico. Bom tópico Pep, por falar em locais abandonados, já posto uma foto da pila do Barroso. ou da tua cabeça? rsrsrsrsrsrsrs que combo :lol: :lol: uma melhor do que a outra :lol: quando me lembro de lugares abandonados, só me vem à cabeça o que aconteceu com as instalações de Atenas 2004 e Pequim 2008. É simplesmente surreal o dinheiro que se esbanjou para depois ficar ao relento, sem qualquer aproveitamento... Atenas 2004 (fotos 8 anos depois) Pequim 2008 (fotos 4 anos depois) Editado 19 Março 2014 por Jone Queiroz Compartilhar este post Link para o post
IlidioMA Publicado 19 Março 2014 Bem!!! Lembrem-me de nunca apoiar uma realização de uns Jogos Olímpicos em Portugal.... Compartilhar este post Link para o post
Petar Musa Publicado 19 Março 2014 Hotel Mont Palace - São Miguel, Açores http://www.youtube.com/watch?v=ZYGilA8B58U Compartilhar este post Link para o post
Perdigas Publicado 19 Março 2014 Hugo, para locais abandonados bastava fazeres isto. Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 19 Março 2014 Campo das Salésias primeiro campo relvado em Portugal? O primeiro foi o do Estádio do Lima, do meu Académico. Bom tópico Pep, por falar em locais abandonados, já posto uma foto da pila do Barroso. nao conta, para estar abandonado é preciso q ja tivesse estado ocupado pelo menos 1x Compartilhar este post Link para o post
Jan Oblak Publicado 19 Março 2014 Campo das Salésias. :prayer: Estive um ano na Secundária Marquês de Pombal mesmo ai ao lado. Isso está completamente abandonado, o único uso que o pessoal agora lhe dá é para ir para o Pingo Doce. Grande tópico! Adoro estes locais míticos e cheios de história. O Ondaparque e o Restaurante Panorâmico de Monsanto, que coisa linda. Compartilhar este post Link para o post
Guest trz Publicado 19 Março 2014 (editado) Sanatório de Valongo ( :medinho: ) Pequeno resumo da história O Sanatório de Valongo, antigamente conhecido como Sanatório de Mont'Alto, situa-se na Serra de Santa Justa. Foi projectado pelo arquitecto e engenheiro Júlio José de Brito. As suas obras de construção arrastaram-se entre 1932 e 1958. Sabe-se que, a determinado tempo, terá tido 300 doentes internados no qual, alguns terão falecido. Encontra-se actualmente abandonado, tendo já sido fustigado por incêndios e sendo agora palco deguerras de paintbal e de estudos paranormais, tem ainda como anexo uma capela, pois a tuberculose matava. Editado 19 Março 2014 por trz Compartilhar este post Link para o post
zlatanzinho Publicado 19 Março 2014 Já estive aí, mas não entrei. Ouvi umas vozes e bazei :medinho: Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 19 Março 2014 (editado) Grandes jogatanas de paintball se fazem aí. Editado 19 Março 2014 por UnReal Compartilhar este post Link para o post
Guest trz Publicado 19 Março 2014 Grandes jogatanas de paintball se fazem aí. é verdade sim senhor. Quando voltares fazemos um meeting CMPT lá :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Joao Pereira Publicado 19 Março 2014 Verdade, mas aquilo tem lá umas zonas perigosas. Compartilhar este post Link para o post
Guest trz Publicado 19 Março 2014 Verdade, mas aquilo tem lá umas zonas perigosas. Lá dentro, a parte das escadas sem qualquer tipo de protecção. E mais outras coisitas Compartilhar este post Link para o post
Red Prince Publicado 19 Março 2014 Bom tópico. Ainda há dias "descobri" uma página brasileira no face deste tipo, mto engraçado :) Compartilhar este post Link para o post
Peplin Publicado 19 Março 2014 Desconhecia completamente esse restaurante no Monsanto, muito bom. E sobre o Campo das Salésias, fui ver a localização e estive há uns tempos a uns 20 metros do campo e nem sabia. Vou adicionar ao 1º post os posts que aqui deixaram com alguma informação e fotos. Compartilhar este post Link para o post
Stromp Publicado 19 Março 2014 Castelo da D. Chica (Braga) O Castelo da D. Chica (também conhecido como Palácio da D. Chica) localiza-se na freguesia de Palmeira, em Braga. História A sua construção iniciou-se em 1915, por iniciativa de Francisca Peixoto de Sousa, nascida no Brasil, que mandou vir do seu país muitas das espécies arbóreas actualmente existentes na mata envolvente. Ao longo de sua história mudou várias vezes de proprietário, arrastando-se as obras por décadas, só sendo concluídas em 1991. Foi homologado como Imóvel de Interesse Público por Despacho de 20 de Fevereiro de 1985. Atualmente o imóvel encontra-se num estado de abandono e degradação, no centro de uma disputa judicial quanto à sua posse, envolvendo várias entidades. Características O edifício é constituído por quatro pavimentos. Desenvolve-se num jogo de volumes muito acentuado e caracteriza-se por uma ampla diversidade de materiais e linguagens, misturando referências populares e eruditas, num ecletismo extravagante onde se misturam o estilo neogótico, o neoárabe e o "rústico". Isolados, os volumes têm uma imagem própria e estabelecem ligações através de algumas pontes (materiais e elementos decorativos). A análise dos pormenores construtivos evidencia a importância dada à imagem, em detrimento de um método de construção. As janelas são indiferentemente de madeira ou de ferro, ou mesmo executadas com os dois materiais, sendo difícil saber se obedecem a um projecto de execução da obra ou se, definida inicialmente a imagem pelo arquitecto Korrodi, a solução construtiva ficaria a cargo dos diferentes artistas / artesãos que as executaram. O ferro é empregado ainda no gradeamento, no coroamento da cobertura e no catavento. A repetição da "folha de hera" como elemento decorativo, simultaneamente no desenho dos gradeamentos de ferro e em algumas molduras de mármore, convive com a aplicação de diferentes motivos florais, nos capitéis das diferentes colunatas e com as rosáceas geometrizadas, nos fechos dos arcos ogivais. As telhas estão "assinadas" pelo projectista. Coloridas de verde pretendem a integração na paisagem que o restante do edifício recusa. A mata envolvente caracteriza-se por vegetação exótica (amendoeira brasileira, pau-santo, pinheiro brasileiro, palmeira, eucaliptos, japoneiras e outras) e muitas variedades nacionais (carvalho, plátanos, cedros, pinheiro bravo, castanheiros, salgueiros, mimosas, sobreiros e outros), com percursos sinuosos. O conjunto do lago, com uma gruta com falsas estalactites, destaca-se, traduzindo uma visão romântica, que pretendeu imitar o período medieval, reproduzindo a natureza, preferindo o "bosque" ao geometrizado jardim barroco. A disputa jucidial Tendo sido adquirido pela Junta de Freguesia de Palmeira, em 1990, por cerca de 95 mil Euros, a autarquia arrendou-o por contrato a uma empresa de turismo, a IPALTUR. Esta, por sua vez, procedeu-lhe beneficiações, adaptando as instalações do imóvel a zona de lazer, com bar, discoteca, restaurante e salas de reuniões e de congressos. Com o "de acordo" da autarquia, a IPALTUR hipotecou o imóvel por 750 mil Euros junto à Caixa Geral de Depósitos. Pelo acordo, durante dez anos a autarquia não receberia rendas. Em 1994 a IPALTUR entrou em processo de falência. Desse modo, o imóvel veio a ser vendido em hasta pública, em 1998, à Caixa Geral de Depósitos, por 1.500 mil Euros. A instituição financeira, desse modo, conseguiu reaver parte do seu crédito, mas cerca de vinte outros credores continuaram sem conseguir reaver os seus montantes. Em 2001 o tribunal de Braga determinou que a CGD deverá pagar 2.250 mil Euros aos demais credores a título das obras de beneficiação efectuadas pela falida IPALTUR no imóvel. Essa decisão, em Novembro de 2002 foi anulada pelo Tribunal da Relação de Guimarães, o que foi confirmado pelo Supremo Tribunal de Justiça em Junho de 2003. O imóvel foi, em 2013, classificado como monumento de interesse público, por despacho do secretário de Estado da Cultura, deliberação que confirma tratar-se de «um valor cultural de importância nacional» e cuja deterioração definitiva representa um «dano grave para o património cultural». A decisão coloca o também designado Castelo de Palmeira numa extensa Zona Especial de Proteção. Está à venda por dois milhões e quinhentos mil euros. Fotos É muito fácil de encontrar e de livre acesso. Na estrada nacional 101 (Vila Verde - Braga) no sentido Sul - Norte (Braga -> Vila Verde) do lado direito, em Palmeira. Coordenadas: 41° 35′ 19.79″ N, 8° 25′ 41.31″ W Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 19 Março 2014 Por livre acesso referes-te a entrar dentro da casa ou no terreno em que ela se encontra? Compartilhar este post Link para o post
Stromp Publicado 19 Março 2014 Por livre acesso referes-te a entrar dentro da casa ou no terreno em que ela se encontra? As duas coisas! O palácio está completamente ao abandono mas é lindo. E a tal mata, idem. Compartilhar este post Link para o post
Puto Perdiz Publicado 19 Março 2014 Ainda tentaram reabilitar aquilo com a iniciativa do Allgarve e chegaram-se a fazer visitas e exposições no Palácio nessa altura, ma atualmente está mais que abandonado, e desde que me lembro de ser pessoa que oiço que aquilo é assombrado :mrgreen: no entanto apesar deste mito o povo louletano tem um carinho especial pelo local ainda estou para descobrir uma palacete abandonado no Algarve que não esteja assombrado lol Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 19 Março 2014 As duas coisas! O palácio está completamente ao abandono mas é lindo. E a tal mata, idem. :compinchas: Mais um na lista a visitar então! Compartilhar este post Link para o post
Longineu Publicado 19 Março 2014 Gostava de visitar o Sanatório de Valongo, mas não estou a ver onde é. Compartilhar este post Link para o post
RicardoBarbosa Publicado 19 Março 2014 Fascina-me imenso este tipo de locais, por acaso da última vez que ouvi falar nesse Castelo da D. Chica, tenho ideia de estar em posse da CGD mas já vi por aí que é mais complexo do que isso. Compartilhar este post Link para o post
verY Publicado 19 Março 2014 Quinta do Gato Cinzento - Geraldes/São Bernardino, Peniche Existe uma quinta perto da minha casa em Peniche chamada Quinta do Gato Cinzento. Conta-se muita história sobre aquilo... Que supostamente pertence a um dos sócios da Warner Bros há muitos anos, que há uns anos atrás lá apareceram carros de matrícula alemã com marcas de balas e que encontraram corpos emparedados em paredes falsas, lá dentro. Já lá estive dentro da casa, tem uma salinha redonda muito gira com a parede toda pintada à mão, é mesmo bonito. A quinta em si é enorme e é utilizada por pessoas da região que têm lá plantações e tratam dos animais da quinta. Não sei ao certo quem são os donos. A última vez que lá tentei ir foi numa passagem de ano que fiz em minha casa com uns amigos. Tentámos lá ir num dia durante a tarde, mas mal passámos os portões da quinta (ainda tem que se andar uns 5 ou 10 minutos a pé até chegar à casa) fomos abordados por alguns dos trabalhadores da quinta - juntamente com os seus pitbull... - que nos perguntaram se sabíamos que aquilo era uma propriedade privada. Naturalmente demos meia volta e viemos embora. :) Atualmente, são lá gravadas grande parte das cenas exteriores da novela da SIC Sol de Inverno. Têm aqui alguns links que falam sobre este lugar: http://abandonadacidade.blogspot.pt/2014/01/quinta-do-gato-cinzento-peniche.html http://amigos-de-peniche.blogspot.pt/2011/07/verdadeira-historia-da-quinta-do-gato.html http://casadogatocinzento.blogspot.pt/ Pelos vistos está à venda :lol: http://www.custojusto.pt/leiria/predios/quinta-do-gato-cinzento-sao-bernardino-peniche-8672896 Compartilhar este post Link para o post
infinito Publicado 19 Março 2014 Fascina-me imenso este tipo de locais, por acaso da última vez que ouvi falar nesse Castelo da D. Chica, tenho ideia de estar em posse da CGD mas já vi por aí que é mais complexo do que isso. A CGD e o Grupo Espirito Santo têm tanta, mas tanta m*rda abandonada em sua posse que até faz comichão... Nunca percebi bem o intuito... Compartilhar este post Link para o post
Diogo_CFB Publicado 19 Março 2014 Não. Esta casa é em Santiago de Riba-Ul e o pão é mesmo de Ul. Mas são ambas freguesias de Oliveira de Azeméis. Quer dizer, agora com as Uniões é tudo a mesma freguesia. Obrigado pelo esclarecimento :compinchas: Compartilhar este post Link para o post