Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] Tempestade Cerebral para uma táctica de posse

Publicações recomendadas

Muito bom registo.

Ainda estás a jogar em contra, certo?

-------------

Achas que dá para implementar um sistema de posse numa equipa média da bundesliga?

Estava a pensar começar um save novo para pôr a tática a carburar desde inicio.

Estava a pensar num Hertha, Werder Bremen, Mainz, Estugarda.... por aí

O pessoal deve habituar-se a olhar para isto não apenas quando a equipa tem a bola, os jogos ganham-se também pela postura da equipa quando NÃO tem a bola. Dito isto, pensa no seguinte: que equipas viste a jogar num modelo destes ? Eu ajudo :-) : Barcelona, FC Porto, Bayern Munique, Arsenal (com várias nuances diferentes). Acho que estes exemplos respondem à questão :-) Ok, podemos pensar no At. Bilbao com o Bielsa ou até mesmo no Desportivo das Aves com o Fernando Valente ( ? )... mas isto é FM, não é futebol e ao FM ainda falta um bocadinho assim para se conseguir uma pressão forte e eficaz.

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal deve habituar-se a olhar para isto não apenas quando a equipa tem a bola, os jogos ganham-se também pela postura da equipa quando NÃO tem a bola. Dito isto, pensa no seguinte: que equipas viste a jogar num modelo destes ? Eu ajudo :-) : Barcelona, FC Porto, Bayern Munique, Arsenal (com várias nuances diferentes). Acho que estes exemplos respondem à questão :-) Ok, podemos pensar no At. Bilbao com o Bielsa ou até mesmo no Desportivo das Aves com o Fernando Valente ( ? )... mas isto é FM, não é futebol e ao FM ainda falta um bocadinho assim para se conseguir uma pressão forte e eficaz.

Acabei por começar no Wolfsburgo, ( tem uma boa equipa e jogadores para este sistema), vou ver o que consigo fazer!

Obrigado.

Compartilhar este post

Link para o post

És como eu então, não gosto de jogar em sistemas que não sejam de posse, de ter a bola, de controlar o jogo.

Não é nenhuma tática demolidora mas é certamente uma tática estável e tens muita bola como queres ter. Imagino que és muito ativo/dinâmico nos jogos, acertei? :lolada:

Já agora tens pouquíssimos golos sofridos, se conseguires resolver esse problema nas bolas paradas suponho que seja dificílimo entrar na tua baliza :biggrin:

Não tenho (ainda) tanta como pretendo ter, mas lá está, as barras não estão cheias e faltam-me movimentos preferidos nos jogadores e ainda tenho que rever uma ou outra tarefa dos jogadores... fica para a pré-época. Activo sou, pelo menos, até ter as coisas como quero e gosto, depois é sempre a aviar em momentos-chave, mas tenho sempre uma janela aberta com a táctica adversária para saber se mudam e o quadro de estatísticas serve-me para ter uma ideia do que está a correr mal. Aquele 2-0 ao Barcelona só foi possível por ter mexido na equipa.

Bolas paradas nem lhe mexo, faz parte do futebol, nos cantos defensivos coloco dois jogadores aos postes e o resto vem tudo atrás fazer marcação à zona, fica um à entrada da área e outro à frente. Aliás, faz-me confusão o pessoal andar com marcações nas bolas paradas, quando já nenhuma equipa faz isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Não tenho (ainda) tanta como pretendo ter, mas lá está, as barras não estão cheias e faltam-me movimentos preferidos nos jogadores e ainda tenho que rever uma ou outra tarefa dos jogadores... fica para a pré-época. Activo sou, pelo menos, até ter as coisas como quero e gosto, depois é sempre a aviar em momentos-chave, mas tenho sempre uma janela aberta com a táctica adversária para saber se mudam e o quadro de estatísticas serve-me para ter uma ideia do que está a correr mal. Aquele 2-0 ao Barcelona só foi possível por ter mexido na equipa.

Bolas paradas nem lhe mexo, faz parte do futebol, nos cantos defensivos coloco dois jogadores aos postes e o resto vem tudo atrás fazer marcação à zona, fica um à entrada da área e outro à frente. Aliás, faz-me confusão o pessoal andar com marcações nas bolas paradas, quando já nenhuma equipa faz isso.

Percebido :compinchas:

Usas defesa em linha? Disciplinado ou expressivo (uma das decisões que acho difícil de tomar) ?

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, eu não uso muito movimentos preferidos, mas que funções e tarefas faria mais sentido neste caso ? Por acaso tava pensar criar uma táctica assim

É melhor não começares por aí, mas pelo princípio: que estratégia e fluidez pretendes ? que jogadores tens à disposição e em que funções se adequam melhor ? A partir daqui já se pode pensar mais nisso.

O Michael fugiu :wink:

Não hombre, tenho que dar conversa à Maria senão sou alvo de violência doméstica :biggrin:

Percebido :compinchas:

Usas defesa em linha? Disciplinado ou expressivo (uma das decisões que acho difícil de tomar) ?

Defesa em Linha, claro, já que está Muito Mais Alta. Disciplinado porque já utilizo Muito Fluido... o oposto também faz sentido, Muito Rígido com mais expressivo.

Compartilhar este post

Link para o post

É melhor não começares por aí, mas pelo princípio: que estratégia e fluidez pretendes ? que jogadores tens à disposição e em que funções se adequam melhor ? A partir daqui já se pode pensar mais nisso.

Não hombre, tenho que dar conversa à Maria senão sou alvo de violência doméstica :biggrin:

Defesa em Linha, claro, já que está Muito Mais Alta. Disciplinado porque já utilizo Muito Fluido... o oposto também faz sentido, Muito Rígido com mais expressivo.

Poderia usar o contra ataque ou atacante com fluidez ou muita fluidez.

Vou começar com update para as posições 10 há Quintero Otávio e Brahimi

Na tua opinião quais as melhores funções a dar com este trio ?

Editado por bluebird

Compartilhar este post

Link para o post

Tankiu :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Poderia usar o contra ataque ou atacante com fluidez ou muita fluidez.

Vou começar com update para as posições 10 há Quintero Otávio e Brahimi

Na tua opinião quais as melhores funções a dar com este trio ?

Depende de como esse trio é envolvido pelos outros 8 jogadores, acho que não deves distinguir as coisas, tens uma equipa constituída por 11 jogadores, portanto pensar em funções para um trio, é um bocadinho como pensar quais as janelas mais lindas que posso colocar na casa... qual casa ? De qualquer modo, se vais para fluidez ou muita fluidez interessa-te mais funções universalistas como médios ofensivos.

Imagino que vás usar dois médios com tarefa defensiva, portanto, se vais usar fluido ou muito fluido, esses dois médios vão participar mais no processo ofensivo... é isso que queres ? ou queres dois médios que funcionem mais como um bloco à frente dos centrais ?

Compartilhar este post

Link para o post

Vou deixar isto aqui, parece-me uma abordagem à questão da mentalidade / estratégia com uma terminologia diferente que pode ser mais útil, bem como uma explicação muito interessante sobre a fluidez:

‘Mentality’ = ‘Approach’

‘Contain’ = ‘Terrified’

‘Defensive’ = ‘Cautious’

‘Counter’ = ‘Patient’

‘Standard’ = ‘Normal’ (well, Standard if you like)

‘Control’ = ‘Adventurous’

‘Attacking’ = ‘Aggressive’

‘Overload’ = ‘Mad’

FLUIDEZ

The other big thing with Fluidity is, it affects *Creative Freedom*. Basically, the higher the Fluidity, the higher the Creative Freedom. This leads to a lot of users believing that going more fluid will make their players forget the game plan and not follow the rules. This is not true. In fact, looking at the FM13 TC, we can see that going from *Balanced* to *Fluid* gives every player a boost of 2 increments in creative freedom. 2 increments, out of 19, is not a lot. And actually, we are going to see why, IMO, the increase in creative freedom is needed (and the decrease in more rigid setups).

Let’s look at those last 5 pictures again, without the strikers’ mentalities. It tells us what fluidity does, and it’s simple.

Very Rigid = 4 ‘banks’ of mentalities : the d-line, the d-mids, the mids, the a-mids.

Rigid = 3 banks : central defenders, wide backs + d-mids, mids and a-mids

Balanced = No banks : every player’s individual mentality is increased or decreased according to their role and (perhaps most importantly) duty.

Fluid = 2 banks : all defenders and d-mids, all mids and a-mids

Very Fluid = 1 bank : all players

Now, as you go from more ‘banks’ of mentalities to less, you have less and less players doing specific actions, and IMO this is why you need more creative freedom, so to compensate and let players contribute to more phases rather than staying stuck in their given role and duty. Vice versa. For example, in a very rigid fluidity you will have defenders on the lowest mentality asked mainly to win the ball. Then d-mids asked to link defence to midfield; mids to pass the ball and speed up or slow down play; a-mids to create plays; strikers to score. In such a setup, you don’t need your players to be very creative and you can ask a lot of specific things from each of them. However, in a more fluid setup, their roles will be less defined. For example, in a very fluid setup, players are all asked to win balls, link up play, pass, create, and score. However, if a player is (say) a BWM(d), his role/duty tell him to only win balls and pass it short to other teammates. That conflicts with the very fluid thing, so he needs creative freedom to be able to deviate from his role/duty when it is called for and make his own decisions about the flow of the match. If we want him to have less freedom, there are ways around that and we are going to have a look at them later.

One final word about *Fluidity* which is unknown to many users (I just realized it myself) : it slightly affects pressing. More fluid tactics will increase ‘Closing Down’ for every player by small amounts (probably so they act more as big fluid units), and for a reason still unknown to me the ‘Very Rigid’ fluidity also slightly increases closing down. Note that this was seen in FM13, maybe it’s not the case in FM14 anymore.

Compartilhar este post

Link para o post

Depende de como esse trio é envolvido pelos outros 8 jogadores, acho que não deves distinguir as coisas, tens uma equipa constituída por 11 jogadores, portanto pensar em funções para um trio, é um bocadinho como pensar quais as janelas mais lindas que posso colocar na casa... qual casa ? De qualquer modo, se vais para fluidez ou muita fluidez interessa-te mais funções universalistas como médios ofensivos.

Imagino que vás usar dois médios com tarefa defensiva, portanto, se vais usar fluido ou muito fluido, esses dois médios vão participar mais no processo ofensivo... é isso que queres ? ou queres dois médios que funcionem mais como um bloco à frente dos centrais ?

Poderia dar tarefas mais defensivas aos 2 médios centro também para dar mais liberdade aos laterais pra ter alguma profundidade de jogo

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, ainda só estou na pré época mas já começa dar frutos. Estou a por a equipa a jogar conforme quero, ou seja estamos a ter MUITA bola.

Criei também uma tática alternativa, também ela baseada em posse, mas mais defensiva/cautelosa para quando os gigantes.

Meio campo com Luis Gustavo, Verratti e De Bruyne :carinhoso:

Apenas tenho uma duvida, qual a diferença entre Regista e Pivot Defensivo?

Editado por Quintero

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, ainda só estou na pré época mas já começa dar frutos. Estou a por a equipa a jogar conforme quero, ou seja estamos a ter MUITA bola.

Criei também uma tática alternativa, também ela baseada em posse, mas mais defensiva/cautelosa para quando os gigantes.

Neste momento a minha equipa está assim:

Benaglio

Naldo Knoche

L. Gustavo PD

Jung R. Rodriguez

Verratti CJ - apoiar

Kevin Bruyne CJA - atacar

Hunt AI-apoiar Caligiuri AI - apoiar

Bendtner F9

Basta leres o que diz lá. Pivô defensivo vem buscar a bola atrás, funciona tipo como um 3º central. Regista é muito agressivo e tenta recuperar a bola a todo o custo. Procura também construir jogo. Penso que é isto

Compartilhar este post

Link para o post

Basta leres o que diz lá. Pivô defensivo vem buscar a bola atrás, funciona tipo como um 3º central. Regista é muito agressivo e tenta recuperar a bola a todo o custo. Procura também construir jogo. Penso que é isto

:compinchas: Se calhar vou usar Pivot defensivo

Compartilhar este post

Link para o post

Meio campo com Luis Gustavo, Verratti e De Bruyne :carinhoso:

O Pivô funciona como um terceiro central, ou melhor como um libero, posiciona-se mais atrás dos centrais permitindo que estes abram mais e, por consequência os alas sobem e ficam bem abertos.

O regista é um organizador de jogo, tal como o CJR, vem buscar jogo até perto dos centrais

Poderia dar tarefas mais defensivas aos 2 médios centro também para dar mais liberdade aos laterais pra ter alguma profundidade de jogo

Num 4231 convém mesmo que tenham tarefas defensivas ou não tens meio-campo, a questão é se pretendes que se remetam à sua tarefa ou se pretendes que participem em mais processos do jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

O Pivô funciona como um terceiro central, ou melhor como um libero, posiciona-se mais atrás dos centrais permitindo que estes abram mais e, por consequência os alas sobem e ficam bem abertos.

O regista é um organizador de jogo, tal como o CJR, vem buscar jogo até perto dos centrais

:compinchas:

Se usar Pivot defensivo não vai criar um buraco muito grande para o CJ ( meio campo)?

Compartilhar este post

Link para o post

Num 4231 convém mesmo que tenham tarefas defensivas ou não tens meio-campo, a questão é se pretendes que se remetam à sua tarefa ou se pretendes que participem em mais processos do jogo.

Tenho jogado em 4231 com AI e os 2 médios centro nenhum deles defende e não sofro muito com isso porque subo muito a linha defensiva

Compartilhar este post

Link para o post

:compinchas:

Se usar Pivot defensivo não vai criar um buraco muito grande para o CJ ( meio campo)?

Depende dos movimentos preferidos que treinares aos jogadores.

Tenho jogado em 4231 com AI e os 2 médios centro nenhum deles defende e não sofro muito com isso porque subo muito a linha defensiva

Um MC (apoiar) e um CJR (apoiar) também são opções, o importante é que sejam jogadores mais posicionais para defender o espaço entre eles e os centrais.

Compartilhar este post

Link para o post

Usas instruções ao adversário, Michael?

Compartilhar este post

Link para o post

michael podes meter ai entao as intruçoes que das á equipa? eu ja to a experiementei com a minha tactica e contra atacar e ja consegui acabar um jogo com posse a 70%. mas acho que ainda podia melhorar

Compartilhar este post

Link para o post

michael podes meter ai entao as intruçoes que das á equipa? eu ja to a experiementei com a minha tactica e contra atacar e ja consegui acabar um jogo com posse a 70%. mas acho que ainda podia melhorar

Não estou no computador onde tenho o FM

Compartilhar este post

Link para o post

De qualquer modo, assim de cabeça, o que uso é:

Manter a posse de bola; jogar a partir da defesa; levar a bola até à área; procurar sobreposições; Jogar mais Aberto; linha defensiva muito mais alta / subida; Importunar adversários; Marcação Apertada; Usar Linha do Fora de Jogo; Intensidade Mais Alta; Mais Disciplinado

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, o meu save do Sporting com um update, deu crash dump e não consigo continuar, então, deu-me assim um "vaipe" e comecei no Man United.

Peguei no conceito do Van Gaal, dos 3 centrais e vou tentar dar-lhe mais posse de bola.

Vamos ver como isto vai correr !!! :D

A base é esta, com instruções colectivas e individuais de posse, misturadas com verticais no CJA.

Fluidez baixei para Rígida e estou ainda em testes entre o Controlar e o Atacante, em grande parte devido à linha defensiva !

Para posição do Carrick já vem o William Carvalho ( vai encaixar como uma luva) e vou apostar no Di Maria a Ala Completo, o Blind, a Defesa Central com Bola tem cumprido muito bem.

Já fiz 2 jogos, contra Leyton Orient e Red Bull Salzburg, tive 65% e 60% nos jogos, cheguei a ter 86% aos 60 minutos contra o Leyton e 80 % aos 70 minutos com o Red Bull.

Não sei o que fazer para manter a posse até ao fim, acho que não tem mesmo remédio !! :confuso:

JZZlYSx.png

Compartilhar este post

Link para o post

Aqui ficam alguns dos meus melhores jogos no Wolfsburgo, ainda estamos longe de ser perfeitos mas estamos no bom caminho.

Pecamos ainda na criação de oportunidades de golo, noto que criamos poucas oportunidades de golo/jogo. Aconselham treinar o movimento atacante no treino para o jogo?

Temos andado quase sempre à volta dos 60% de posse de bola.

2qsz50w.png

2mfg1md.png

2n079kk.png

35kq2zd.png

hu2eeh.png

v7z51t.png

5btlon.png

Edit: Falta aqui o jogo com o Bayern, mas nem vale a pena aqui pôr, perdemos por falta de comparência :mrgreen: .... que coisa feia, fiz apenas 1 remate. A posse até foi equilibrada ( tive quase 50), mas simplesmente não jogamos.

Mesmo assim só perdemos 2-0, e sofremos o primeiro golo a 15 minutos do fim

Editado por Quintero

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...