Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] Tempestade Cerebral para uma táctica de posse

Publicações recomendadas

Podem-me ajudar com alguns MOVIMENTOS PREFERIDOS faz favor. O meu Portuguese nao e natural.

Remate Colocado = Remata no canto da baliza ou ?

Compartilhar este post

Link para o post

Podem-me ajudar com alguns MOVIMENTOS PREFERIDOS faz favor. O meu Portuguese nao e natural.

Remate Colocado = Remata no canto da baliza ou ?

O jogador tenta colocar o remate ao ângulo (canto da baliza)

estou a usar a tactica do @MichaelAndrews que está disponível na primeira página a espermentar a criar esta sistema no Benfica. A pre-epoca foi muita mal mas comecei a epoca bem. Estou com a update do Googol.

Gaitan ficou lesionado na pre epoca so coloquei o Pizzi na ala direita. Grande Pizzi!!

Tambem comecei Victor Andrade a PL e Talisca a No10. Estao a fazer uma grande epoca esta dupla.

O Talisca lesionou-se para 4 mezes no jogo contra Ajax e o meu attaque foi para baixo! Estou a user Gaitan a No10 maz para qual quer rezao nao esta a dar resultados. Desde que Talisca saiu aindo nao ganhou!!!

Convém não usar a táctica de um modo em que simplesmente fica-se à espera que por si só resolva os problemas, é preciso ser activo durante os jogos e perceber o que está a correr mal para fazer alterações pontuais de acordo com o que cada jogo pede.

Compartilhar este post

Link para o post

O jogador tenta colocar o remate ao ângulo (canto da baliza)

Obrigado!

Convém não usar a táctica de um modo em que simplesmente fica-se à espera que por si só resolva os problemas, é preciso ser activo durante os jogos e perceber o que está a correr mal para fazer alterações pontuais de acordo com o que cada jogo pede.

Eras uma grande ajuda se podias dar examplos de situacoes e as alterações que fazes

Editado por mantorras77

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado!

Eras uma grande ajuda se podias dar examplos de situacoes e as alterações que fazes

Situações são várias e podem ser de todo e qualquer género, como deves imaginar seria tremendamente exaustivo estar aqui a descrever exemplos. O que deves fazer é observar os jogos em modo completo, ou modo alargado para perceberes o que poderá estar a correr mal e fazer as alterações necessárias.

Compartilhar este post

Link para o post

Para partir um bocadinho as cabecinhas.

Para este jogo decidi experimentar uma coisa completamente diferente (um pirolito a quem acertar na estratégia e fluidez :-) ). Jogo fora, contra uma equipa difícil, 8ºs da Liga dos Campeões. Ora bem, aconteceram duas coisas extremamente interessantes, apesar do empate:

Acabámos o jogo com 70% de posse de bola, (sublinho que pouco antes do intervalo, andávamos nos 80%)

Leverkusen_FC_Porto_Geral_Vista_Geral.png

Mas muito mais interessante é olhar para o mapa de posicionamento dos jogadores:

Leverkusen_FC_Porto_An_lise_Desempenho.png

Geralmente, perante posicionamentos destes, mais recuados, no final dos jogos, a posse costumar andar um pouco abaixo dos 60%, porém, neste caso, tudo se alterou. E destaco que nas instruções tenho a linha defensiva muito mais alta.

Ao nível do passe a coisa foi completamente absurda, a percentagem global foi de 76% por causa da má prestação dos defesas (57%). Porém, a percentagem de passes certos do meio-campo foi de 87% e veja-se a quantidade de passes :estrelas:

Leverkusen_FC_Porto_An_lise_Desempenho_2.png

Compartilhar este post

Link para o post

Michael que brutidade, hahah :prayer:

eu diria controlar com rigido, nao?

não levas pirolito :biggrin:

A ideia é tentar perceber o como e o porquê da equipa estar posicionada mais atrás (apesar da instrução da linha defensiva muito mais alta) e ter esta capacidade brutal de manter a bola. A lógica diz que se uma equipa concede espaço, esse espaço será ocupado e utilizado pelo adversário, porém, isto não aconteceu :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu diria contenção e Muito Fluído. Pois só a Contenção te poderia fazer baixar tanto a linha defensiva, mesmo estando com ela subida...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu diria contenção e Muito Fluído. Pois só a Contenção te poderia fazer baixar tanto a linha defensiva, mesmo estando com ela subida...

[/quote

Mais quente, mas a Contenção é puramente defensiva. É mesmo contra-atacar e, sim, muito fluido.

Aqui há uns dias lia um artigo em que se discorria sobre o Barcelona, dos tempos do Pep, não ser uma equipa de vocação ofensiva mas mais defensiva do que as pessoas imaginavam. Realmente, a definição oficial diz-nos que não é nem ofensiva, nem defensiva (em termos de FM, será que isto significa Mentalidade Normal ??? ) e lembrei-me que o tal wwfan já num fm10 ou num fm11 teorizava que a estratégia mais adequada seria o contra-ataque, permitindo à equipa baixar não só para circular a bola, como perdendo a posse os jogadores baixariam também mais. A coisa é capaz de ter o seu sentido, uma estratégia atacante torna a mentalidade dos jogadores mais agressiva e mesmo jogando em estilos mais fluidos nota-se que os mais avançados baldam-se a defender.

Compartilhar este post

Link para o post

Os alas, o CJA na posição 10, o Falso 9 e um avançado interior do lado direito, de resto estou a usar um pivô defensivo, um CJ no meio-campo e um extremo a apoiar do lado esquerdo (senão ia cair-me em cima do CJA)

Compartilhar este post

Link para o post

eu ainda nao percebi bem como é que se utiliza o contra atacar com instruçoes de posse. tens as mesmas que na outra tactica?

Compartilhar este post

Link para o post

eu ainda nao percebi bem como é que se utiliza o contra atacar com instruçoes de posse. tens as mesmas que na outra tactica?

Tive que alterar algumas coisas, claro: por defeito, os jogadores estão mais próximos e o ritmo é mais baixo, portanto é necessário jogar com mais intensidade e no campo todo. Da mesma forma, os jogadores mais defensivos passam a ter um passe mais directo e os mais ofensivos um passe mais curto, portanto é necessário compensar isto indicando aos primeiros para utilizarem passe mais curto.

Da mesma forma que se pode utilizar o atacar com transições rápidas. A ideia do contra-atacar é precisamente que a equipa posicione-se mais baixo para ter mais espaço de circulação da bola, ao invés de o fazer num espaço mais restrito e sobrecarregado de jogadores. Ora, se tens mais espaço de circulação, também tens mais probabilidade de sucesso no passe e, desta forma, mais facilmente crias desequilíbrios no adversário e aproveitas os espaços.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive que alterar algumas coisas, claro: por defeito, os jogadores estão mais próximos e o ritmo é mais baixo, portanto é necessário jogar com mais intensidade e no campo todo. Da mesma forma, os jogadores mais defensivos passam a ter um passe mais directo e os mais ofensivos um passe mais curto, portanto é necessário compensar isto indicando aos primeiros para utilizarem passe mais curto.

Da mesma forma que se pode utilizar o atacar com transições rápidas. A ideia do contra-atacar é precisamente que a equipa posicione-se mais baixo para ter mais espaço de circulação da bola, ao invés de o fazer num espaço mais restrito e sobrecarregado de jogadores. Ora, se tens mais espaço de circulação, também tens mais probabilidade de sucesso no passe e, desta forma, mais facilmente crias desequilíbrios no adversário e aproveitas os espaços.

Michael so concordo com esta teoria pq o Barça no tempo do Pep facturava mt em contra ataque, mas não era a recuar a linhas, era sim pressionando a defesa adversaria assim que esta tinha a bola!! Tu vias o Pedro e o Iniesta\Sanchez a pressionar quase na área adversaria, um Messi a defender é tipo um rato que anda smp a ver onde pode cair o queijo e o Fabregas subia mt a pressão! Isto fazia com que a equipa adversaria ficasse sem linhas de passe e erra se mts passes na 1a fase de construção. Ai o Barça apanhava as defesas completamente desposicionadas!

Ao contrario do que faz a estratégia de Contra Atacar no FM o Barça não recuava linhas qd defendia, nem trocava a bola em zonas recuadas! Bem pelo contrario! A defesa do Barça chegava em posse a ter os 2 centrais na linha do meio campo!

Se virem a vitoria do Real do Mourinho em Camp Nou qd foi campeão, o jogo do Real baseou se em bolas nas costas da defesa para o Ronaldo! Alias se forem ver o jogo do Real o ano passado com o Bayern na 2a mao, a estratégia foi a mesma!

Compartilhar este post

Link para o post

Michael so concordo com esta teoria pq o Barça no tempo do Pep facturava mt em contra ataque, mas não era a recuar a linhas, era sim pressionando a defesa adversaria assim que esta tinha a bola!! Tu vias o Pedro e o Iniesta\Sanchez a pressionar quase na área adversaria, um Messi a defender é tipo um rato que anda smp a ver onde pode cair o queijo e o Fabregas subia mt a pressão! Isto fazia com que a equipa adversaria ficasse sem linhas de passe e erra se mts passes na 1a fase de construção. Ai o Barça apanhava as defesas completamente desposicionadas!

Ao contrario do que faz a estratégia de Contra Atacar no FM o Barça não recuava linhas qd defendia, nem trocava a bola em zonas recuadas! Bem pelo contrario! A defesa do Barça chegava em posse a ter os 2 centrais na linha do meio campo!

Se virem a vitoria do Real do Mourinho em Camp Nou qd foi campeão, o jogo do Real baseou se em bolas nas costas da defesa para o Ronaldo! Alias se forem ver o jogo do Real o ano passado com o Bayern na 2a mao, a estratégia foi a mesma!

Exacto, mas depois também vias outra coisa: se a equipa não conseguia recuperar rapidamente a bola o mais à frente possível, rapidamente baixava as linhas... o fenómeno ficou conhecido como a regra dos 6 segundos, um período de tempo bastante curto onde se procura intensamente roubar a bola ao adversário mas não sendo possível fazê-lo, deixa de fazer sentido a pressão alta e a equipa recua em bloco. Neste momento, o que estou a utilizar executa (mais ou menos) isto, ou seja, apesar da estratégia, tenho a Linha Defensiva Muito Mais Alta, Mais Intensidade com uma forte pressão e marcação à zona através das instruções ao adversário. O que tenho notado nos poucos jogos que ainda fiz: desapareceram as goleadas, os meus resultados foram duas vezes 1-1, dois 1-0, um 2-0 e um 7-0 ( :-) ), a bola efectivamente circula muito mais pelo facto de a equipa ter mais espaço para o fazer, percentagens de passes certos andam nos 90%, melhorámos bastante defensivamente, sofri um golo fora do Bayer Leverkusen num canto e o outro com o Belenenses num livre directo. Outro aspecto que também tenho notado (e que é algo que o pessoal se queixa bastante), é que a equipa não perde posse de bola nas segundas partes: há variações sim, mas já não se nota aquele entrar em perda nas segundas partes.

P.S. O Mourinho utilizou isso precisamente mandando os jogadores colocar a bola na frente muito rapidamente assim que a recuperava, se quiseres dentro daquele intervalo de tempo dos 6 segundos, quando o Barcelona ainda estava a tentar pressionar bem alto. Fechando-se a janela de tempo, deixaria de fazer sentido.

Compartilhar este post

Link para o post

Só mais logo, não estou no computador do FM.

É ainda de considerar melhoramentos porque com as alterações introduzidas as barras de familiaridade táctica levaram uma grande cacetada.

Compartilhar este post

Link para o post

não levas pirolito :biggrin:

A ideia é tentar perceber o como e o porquê da equipa estar posicionada mais atrás (apesar da instrução da linha defensiva muito mais alta) e ter esta capacidade brutal de manter a bola. A lógica diz que se uma equipa concede espaço, esse espaço será ocupado e utilizado pelo adversário, porém, isto não aconteceu :estrelas:

easy, se a linha defensiva esta alta e mesmo asism os jogadores se posicionaram dessa maneira so podem estar com mentalidade defensiva e pouca creativida portanto eu aposto num muito rigido com uma mentalidade mais defensiva

depende do espaço que consedeste, a mim parece-me que a equipa consigo estar compacta no meio que é mesmo onde deve estar, se sedeu espaço foi na primeira fase de contrução do adversario que estando compacta nao me parece que ofereça grande perigo e depois nas costas da defesas mas apanhando o adversario em fora de jogo nao me parece que esse espaço tambem possa ser preocupante, outra coisa, quais sao as dimensoes do campo do leverkusen? é preciso ter isso em conta tambem...

o que te aconteceu foi isto, conseguiste meter a equipa a jogar de forma compacta, isso aprefencioando e fazes dai uma grande tactica, mete maos a obra :handclap:

jktTeZc.png

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

[/quote

Mais quente, mas a Contenção é puramente defensiva. É mesmo contra-atacar e, sim, muito fluido.

Aqui há uns dias lia um artigo em que se discorria sobre o Barcelona, dos tempos do Pep, não ser uma equipa de vocação ofensiva mas mais defensiva do que as pessoas imaginavam. Realmente, a definição oficial diz-nos que não é nem ofensiva, nem defensiva (em termos de FM, será que isto significa Mentalidade Normal ??? ) e lembrei-me que o tal wwfan já num fm10 ou num fm11 teorizava que a estratégia mais adequada seria o contra-ataque, permitindo à equipa baixar não só para circular a bola, como perdendo a posse os jogadores baixariam também mais. A coisa é capaz de ter o seu sentido, uma estratégia atacante torna a mentalidade dos jogadores mais agressiva e mesmo jogando em estilos mais fluidos nota-se que os mais avançados baldam-se a defender.

sem duvida, ate pq se tu usares a estrategia contra ataque por defeito vamos notar que primeiro os jogadores ccirculam a bola para depois fazer o passe em ruptura quando o adversario sobe as linhas

Compartilhar este post

Link para o post

easy, se a linha defensiva esta alta e mesmo asism os jogadores se posicionaram dessa maneira so podem estar com mentalidade defensiva e pouca creativida portanto eu aposto num muito rigido com uma mentalidade mais defensiva

depende do espaço que consedeste, a mim parece-me que a equipa consigo estar compacta no meio que é mesmo onde deve estar, se sedeu espaço foi na primeira fase de contrução do adversario que estando compacta nao me parece que ofereça grande perigo e depois nas costas da defesas mas apanhando o adversario em fora de jogo nao me parece que esse espaço tambem possa ser preocupante, outra coisa, quais sao as dimensoes do campo do leverkusen? é preciso ter isso em conta tambem...

o que te aconteceu foi isto, conseguiste meter a equipa a jogar de forma compacta, isso aprefencioando e fazes dai uma grande tactica, mete maos a obra :handclap:

jktTeZc.png

Um bocadinho mais acima tens lá: contra-atacar / muito fluido.

Ainda lembro de, em jeito de gozo, termos comentado há uns tempos que estes gajos eram uns palermas por defenderem esta teoria... começo a ver quem é que é palerma :-) É uma questão de observar bem se preciso de ajustar alguma função / tarefa.

Mais curioso é que tive mais posse nos dois jogos com o Leverkusen (ganhámos 2-0 em casa), entre 69 e 80%, do que contra equipas fracas na I Liga.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Um bocadinho mais acima tens lá: contra-atacar / muito fluido.

Ainda lembro de, em jeito de gozo, termos comentado há uns tempos que estes gajos eram uns palermas por defenderem esta teoria... começo a ver quem é que é palerma :-) É uma questão de observar bem se preciso de ajustar alguma função / tarefa.

Mais curioso é que tive mais posse nos dois jogos com o Leverkusen (ganhámos 2-0 em casa), entre 69 e 80%, do que contra equipas fracas na I Liga.

certo lembro-me bem disso, se formos a ver faz sentido sim, é uma questao de explorares melhor isso...

Compartilhar este post

Link para o post

Por agora a coisa está bastante estável... continua a fazer-me confusão como é que a uma equipa que concede espaço, no sentido de circular a bola mais atrás, a outra equipa não ocupa esse espaço para fazer mais pressão.

Compartilhar este post

Link para o post

Por agora a coisa está bastante estável... continua a fazer-me confusão como é que a uma equipa que concede espaço, no sentido de circular a bola mais atrás, a outra equipa não ocupa esse espaço para fazer mais pressão.

pois ocupa mas abre espaço nas costas da defesa, isso vai depender da forma como essa pressao for efectuada, ou seja se os defesas fizeram bem a cobertura defensiva subindo para as costas dos seus colegas mais avançados ai a equipa torna-se compacta a defender, mas se a equipa se parte e os avançados e medios pressionam e os defesas ficam pata tras ai abre-se espaço entre linhas e se calha a haver superioridade numerica nesse sector meu caro amigo bem podes começar a rezar :carinhoso:

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...