Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] Tempestade Cerebral para uma táctica de posse

Publicações recomendadas

Não ligues lokito, todos sabem q fazes grandes taticas e que és do melhor no mesmo :compinchas:

Ele está é triste porque no tópico dele é só ele q comenta :facepalm:

Obrigado pela parte que me toca, cada um percebe à sua maneira, acredita que há muita gente, que percebe mais que eu, aqui e nos fóruns estrangeiros, eu nem sempre estou correcto, como nem sempre estou errado, sei algumas coisas, tenho as minhas ideias e vou aprendendo com toda a gente.

Só não gosto é que digam coisas que não são verdade, aceito que possam duvidar de mim, mas se afirmarem algo, que o provem, não é só atirar coisas para o ar à sorte.

Mas na boa, já passou, vamos cingir-nos ao que de melhor tem o tópico que são as ideias do pessoal ! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Entretanto, o Falcão, mesmo marcando golos que se farta, começou a "chorar" por estar a jogar fora da posição e então decidi subir um bocado o gajo, no terreno, para Avançado Recuado e mal fiz isso fez logo um hattrick, ok Falcão !!

Primeiro jogo com esta mudança, cheguei a ter 77% de posse, mas baixa sempre no fim, mesmo assim acho que é bem satisfatória.

O Carrick teve que trocar de chuteiras ao intervalo, com tantos passes, rompeu as que tinha ! :D

Outro jogo, onde tivemos mais posse durante grande parte do jogo ( 75% a meio da 2ª parte) mas depois baixou, mesmo assim é o City e é sempre complicado ter posse contra tantos jogadores de qualidade

CURIOSIDADE:

Apesar de ter bastante posse, o que me está a impressionar mesmo muito, é o nosso processo defensivo, é absolutamente fantástico, quase não damos hipótese aos adversários para chutar, e apesar de ser o Man Utd, não tenho 3 centrais do melhor que há no jogo ( talvez o Jones) e a liga inglesa é bastante complicada como sabem.

Agora experimenta isso tal qual como tens e muda apenas a estratégia para contra-ataque (eventualmente aumentar a intensidade) e vais ver como manténs melhor a posse nas segundas partes.

Vou deixar aqui um artigo que vos pode ser interessante...

Some Reactive Strategies; Shout Clusters:

One of the key ingredients to success is being able to adapt to changing circumstances. Every manager does it in real life, you have to do it in your game. The addition of the Tactics Creator made changing things around far more intuitive. More often than not, I would have a friend ask me on Facebook or in class (yes, we played FM in uni…) to help them out with their tactics during a game. They often had a pretty good idea of what they wanted their team to do, but they failed to translate this idea into slider terminology, which meant their tactical mindset backfired because they weren’t able to adjust the sliders and boxes properly to suit the ideas they had in their head.

With the help of the touchline shouts, this is all behind us. These shouts create a more intuitive style of play, which enables you to just shout the same things a real football manager would shout during a match. “Retain possession” or “Get it forward” are simple instructions, yet when you use these clear commands, you have to adjust several sliders to achieve the desired effect.

Whilst a single shout can influence several sliders and/or boxes, I had noticed that the now deceased FMLive game took these shouts a step further, combining multiple shouts into a single command. I’ve always used these same clusters myself, manually creating them. I would like to share these commands and the shouts they entail with you, so you could use them for yourselves. Unfortunately, there are not hotkeys for these clusters, so you would have to manually click the various shouts to reach the desired effect, but it still beats moving a lot of sliders around or having 15 versions of the same tactic all saved onto your hard drive.

PLAY CAUTIOUSLY

– Clear ball to flanks

– Stay on feet

– Drop deeper

COMPRESS PLAY

– Play narrower

– Push higher up

– Hassle opponents

FRUSTRATE OPPOSITION

– Retain possession

– Shorter passing

– Drop deeper

DOMINATE MIDFIELD

– Look for overlap

– Pass to feet

– Hassle opponents

– Get stuck in

BALL OVER THE TOP

– Exploit the middle

– Play narrower

– Push higher up

– Pump ball into box

– Shoot on sight

GET ROUND THE BACK

– Play wider

– Drop deeper

– Exploit the flanks

– Get ball forward

– Pass into space

– Work ball into box

If you want to manually create a shout cluster, that’s a fairly simple process too. You start off by opening the tactics screen and checking out the various team instructions. If you have combined them into a cluster you wish to use, you have to look at the bottom right of this menu.

Under Presets, you can save this combination, which enables you to use all of these shouts combined with a single click during matches.

Espero vos ter ajudado...

Obrigado Figueira :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Agora experimenta isso tal qual como tens e muda apenas a estratégia para contra-ataque (eventualmente aumentar a intensidade) e vais ver como manténs melhor a posse nas segundas partes.

Obrigado Figueira :compinchas:

Por acaso estou a usar Atacante - Rígido.

Estás a dizer para mudar na 2ª parte ? Ou começar assim ?

É que já experimentei usar na 2ª parte baixou também, pode ter a ver com a fluidez !! :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

O povo é sereno, o povo é sereno (sendo que sereno é uma palavra simpática para manso)... face às últimas contribuições tão cheias de nada, recordei-me desta expressão dos velhinhos anos 70 :biggrin:

Amanhã já recupero o meu ritmo habitual, que ao fim de semana a maria põe-me de castigo de fm

Compartilhar este post

Link para o post

Grande Lokito :handclap:

Vou experimentar a tua tática e depois digo algo,

Depois diz como correu, tenho treinado pos. def. desde o início da época, por acaso estou a curtir a forma como a equipa joga, embora acredite que seja um sistema para equipas grandes, já que jogo com defesa muito subida e 3 bloqueadores. :D

O povo é sereno, o povo é sereno (sendo que sereno é uma palavra simpática para manso)... face às últimas contribuições tão cheias de nada, recordei-me desta expressão dos velhinhos anos 70 :biggrin:

Amanhã já recupero o meu ritmo habitual, que ao fim de semana a maria põe-me de castigo de fm

Hehe :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso estou a usar Atacante - Rígido.

Estás a dizer para mudar na 2ª parte ? Ou começar assim ?

É que já experimentei usar na 2ª parte baixou também, pode ter a ver com a fluidez !! :confuso:

Anda umas duas páginas para trás e lê o artigo que coloquei aqui em inglês... supostamente, uma maior fluidez contribui para uma pressão mais eficiente sobre o adversário (faz sentido porque sendo as mentalidades iguais, a equipa funciona mais em bloco); no mesmo artigo desmente-se a questão da maior fluidez levar a que jogadores cumpram menos com as instruções dadas. Por isso, agora ando contra-ataque / muito fluido, curiosamente nas segundas partes a percentagem de bola ou baixa muito pouco, ou mantém-se ou chega mesmo a subir.... depende da postura dos nossos jogadores e do dinamismo que temos durante o jogo para evitar as quebras, mas realmente sente-se muito menos as quebras nas segundas partes.

Compartilhar este post

Link para o post

Depois diz como correu, tenho treinado pos. def. desde o início da época, por acaso estou a curtir a forma como a equipa joga, embora acredite que seja um sistema para equipas grandes, já que jogo com defesa muito subida e 3 bloqueadores. :D

Começei no Inter para experimentar, vamos ver...

Compartilhar este post

Link para o post

Porrada, Porrada :lolada: :cadeirada: :cadeirada: :cadeirada: :cadeirada: :cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Porrada, Porrada :lolada: :cadeirada: :cadeirada: :cadeirada: :cadeirada: :cadeirada:

nao me digas que foste a guimarães hehehehhee

Compartilhar este post

Link para o post

Anda umas duas páginas para trás e lê o artigo que coloquei aqui em inglês... supostamente, uma maior fluidez contribui para uma pressão mais eficiente sobre o adversário (faz sentido porque sendo as mentalidades iguais, a equipa funciona mais em bloco); no mesmo artigo desmente-se a questão da maior fluidez levar a que jogadores cumpram menos com as instruções dadas. Por isso, agora ando contra-ataque / muito fluido, curiosamente nas segundas partes a percentagem de bola ou baixa muito pouco, ou mantém-se ou chega mesmo a subir.... depende da postura dos nossos jogadores e do dinamismo que temos durante o jogo para evitar as quebras, mas realmente sente-se muito menos as quebras nas segundas partes.

Hmmm, eu li isso, eu jogo de forma muito dinâmica e por exemplo quando estou a ganhar por 3, tento baixar a intensidade e manter mais a bola, com instruções mais de posse e a % baixa na mesma.

Vou testar isso !!

Começei no Inter para experimentar, vamos ver...

Nice, não te esqueças de ser muito dinâmico durante os jogos, sobe \ baixa a defesa mediante os adversários e campos, aumenta diminui a intensidade, e treinos, muita bolinha e pos. def. ! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmm, eu li isso, eu jogo de forma muito dinâmica e por exemplo quando estou a ganhar por 3, tento baixar a intensidade e manter mais a bola, com instruções mais de posse e a % baixa na mesma.

Vou testar isso !!

Nice, não te esqueças de ser muito dinâmico durante os jogos, sobe \ baixa a defesa mediante os adversários e campos, aumenta diminui a intensidade, e treinos, muita bolinha e pos. def. ! :D

Treino de pré época? Coesão de equipa e Táticas?

Editado por Quintero

Compartilhar este post

Link para o post

Treino de pré época? Coesão de equipa e Táticas?

Sim, eu fui misturando isso, com os que te disse, Bola e pos. defensivo.

Michael, para o jogo com o Villa, mudei para Contra Ataque e Muito Fluído e eis que ao intervalo... :o

opv2pxF.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, eu fui misturando isso, com os que te disse, Bola e pos. defensivo.

Michael, para o jogo com o Villa, mudei para Contra Ataque e Muito Fluído e eis que ao intervalo... :o

Que massacre. Nem cheiram!!

Compartilhar este post

Link para o post

Final do jogo ( joguei com menos 1, durante metade da 2ª parte)

NYyuNoH.png

941ledz.jpg

mkfwR5H.jpg

Apesar da grande baixa na %, gostei e acho que merece mais um teste ! :D

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Lokito :prayer:

Acabei de massacrar o Bayer, em Leverkusen, tive quase 70% de Posse e muitas oportunidades flagrantes. Nem respiram... :mrgreen:

Estou a jogar assim:

Handanovic

Vidic

Medel

Andreolli / Juan

Azpilicueta

Nagatomo

Mvilla

Guarin

Gaitan

Salvio

Icardi

Compartilhar este post

Link para o post

Lokito :prayer:

Acabei de massacrar o Bayer, em Leverkusen, tive quase 70% de Posse e muitas oportunidades flagrantes. Nem respiram... :mrgreen:

Estou a jogar assim:

Handanovic

Vidic

Medel

Andreolli / Juan

Azpilicueta

Nagatomo

Mvilla

Guarin

Gaitan

Salvio

Icardi

Muito bom pah, é isso mesmo que queremos, então já viste que funciona na tua equipa e o que de melhor a tua equipa é capaz, agora é tentares ser dinâmico durante o save para manteres o mesmo nível.

Mudaste alguma coisa durante o jogo ?

Usas instruções ao adversário lokito??

Sim, contra as equipas mais fortes, às vezes peço ao meu adjunto para as dar, normalmente são instruções muito simples, por isso é que o faço !

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom pah, é isso mesmo que queremos, então já viste que funicona na tua equipa e o que de melhor a tua equipa é capaz, agora é tentares ser dinâmico durante o save para manteres o mesmo nível.

Tirei a instrução de subir a defesa, mas quando vi que estava a mandar no jogo, voltei a mandar subir a linha defensiva

Editado por Quintero

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom pah, é isso mesmo que queremos, então já viste que funciona na tua equipa e o que de melhor a tua equipa é capaz, agora é tentares ser dinâmico durante o save para manteres o mesmo nível.

Sim, contra as equipas mais fortes, às vezes peço ao meu adjunto para as dar, normalmente são instruções muito simples, por isso é que o faço !

Cuidado com os conflitos com as instruções à equipa e aos jogadores

Compartilhar este post

Link para o post

Cuidado com os conflitos com as instruções à equipa e aos jogadores

Sim, mas do que eu tenho visto, não tem prejudicado muito, geralmente o adjunto não faz muita coisa.

Bem, voltei ao Rígido e conseguimos um bom jogo.

A conclusão a que cheguei, é que varia de jogo para jogo, em alguns jogos, maior fluidez é melhor, noutros menor fluidez também funciona.

Vou alternar pelas duas opções e equilibrar as coisas.

oheP2Ga.jpg

TbpeNI9.jpg

UljfgqP.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Lokito sou novo no forum mas acompanho este topico da cabeça aos pés e tu percebes muito disto e quando puseste agr a tatica do united saquei e vou testa-la e devias era ser tu a estar em manchester :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, mas do que eu tenho visto, não tem prejudicado muito, geralmente o adjunto não faz muita coisa.

Bem, voltei ao Rígido e conseguimos um bom jogo.

A conclusão a que cheguei, é que varia de jogo para jogo, em alguns jogos, maior fluidez é melhor, noutros menor fluidez também funciona.

Vou alternar pelas duas opções e equilibrar as coisas.

Assim como vais chegar à mesma conclusão para tudo o resto. Por isso mesmo é que o mais importante é definir a base para a equipa, qual a base do nosso modelo de jogo, estipular mentalidade, fluidez, instruções, funções e tarefas, tudo o mais coerente possível. Depois, em cima disto, vem aquele tal dinamismo que o FM já requer em cada jogo e que nos faz em dados momentos mudar determinadas instruções ou até mesmo o modelo táctico consoante o que esse mesmo jogo pede.

Compartilhar este post

Link para o post

Lokito sou novo no forum mas acompanho este topico da cabeça aos pés e tu percebes muito disto e quando puseste agr a tatica do united saquei e vou testa-la e devias era ser tu a estar em manchester :biggrin:

Hehehe :carinhoso: , obrigado pah, mas olha que há aqui muito pessoal que percebe tanto ou mais do que eu, ui eu ao pé do Van Gaal, nem um menino sou, sou um feto ou o crl :biggrin: .

Este tópico ajudou-me a chegar ao que queria em termos de posse, com vários conceitos e ideias, partilhadas por muitos users.

A ideia do próprio tópico foi mesmo essa, ajudar toda a gente a chegar ao sucesso, numa filosofia de posse de bola ! :)

Assim como vais chegar à mesma conclusão para tudo o resto. Por isso mesmo é que o mais importante é definir a base para a equipa, qual a base do nosso modelo de jogo, estipular mentalidade, fluidez, instruções, funções e tarefas, tudo o mais coerente possível. Depois, em cima disto, vem aquele tal dinamismo que o FM já requer em cada jogo e que nos faz em dados momentos mudar determinadas instruções ou até mesmo o modelo táctico consoante o que esse mesmo jogo pede.

Exacto, tens toda a razão, apenas não tinha experimentado muito, a mudança de fluidez durante as épocas, dava maior ou menor expressividade nas instruções individuais, mas só isso. ;)

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

eu bem criei uma tatica ate nem é ma mas os jogadores falham golos a torto e a direito e quero criar uma outra tatica e aproveito experimento a tua e vou vendo mais coisas no topico por de fato ha muita gente que percebe disto

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Criar Novo...