Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] Tempestade Cerebral para uma táctica de posse

Publicações recomendadas

pois ocupa mas abre espaço nas costas da defesa, isso vai depender da forma como essa pressao for efectuada, ou seja se os defesas fizeram bem a cobertura defensiva subindo para as costas dos seus colegas mais avançados ai a equipa torna-se compacta a defender, mas se a equipa se parte e os avançados e medios pressionam e os defesas ficam pata tras ai abre-se espaço entre linhas e se calha a haver superioridade numerica nesse sector meu caro amigo bem podes começar a rezar :carinhoso:

Vamos ver como isto corre, o melhor teste será a eliminatória contra o Barcelona :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante conceito, já tinha experimentado algo assim, mas não gostei. :mrgreen:

Gosto de ter posse, mas o mais subida possível, usando mentalidades mais defensivas a equipa ficava muito atrás e isso no me gusta ! :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante conceito, já tinha experimentado algo assim, mas não gostei. :mrgreen:

Gosto de ter posse, mas o mais subida possível, usando mentalidades mais defensivas a equipa ficava muito atrás e isso no me gusta ! :biggrin:

Pois, percebo e recorri também sempre a mentalidades mais agressivas... depois surgia o problema nas costas da defesa, embora atenuado pelas capacidades dos meus jogadores. Mas realmente faz sentido, fazer circular a bola onde há espaço para o fazer.

Estava aqui na expectativa que te alongasses mais no pensamento :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Pois, percebo e recorri também sempre a mentalidades mais agressivas... depois surgia o problema nas costas da defesa, embora atenuado pelas capacidades dos meus jogadores. Mas realmente faz sentido, fazer circular a bola onde há espaço para o fazer.

o grande truque ai é dar amplitude e profundidade ou seja se os laterais subirem os extremos do adversario vao ter tendencia a recuar mais, logo vao- te dar mais espaço no teu meio campo, recuas um dos medios para tar linha de passe aos centrais e ficas com linhas de passe e espaço para iniciar a primeira fase de contrução a saires a jogar com a bola controlada, depois na frente abras bem as linhas para obrigares o adversario a abrir e ganhas espaço para a segunda fase de construção e por ai vai...

Compartilhar este post

Link para o post

Estás com um 4-3-3 Michael?

Estou a jogar com um híbrido :biggrin: , é uma mistura de 433 com 4231, com assimetrias e várias dinâmicas

Compartilhar este post

Link para o post

o grande truque ai é dar amplitude e profundidade ou seja se os laterais subirem os extremos do adversario vao ter tendencia a recuar mais, logo vao- te dar mais espaço no teu meio campo, recuas um dos medios para tar linha de passe aos centrais e ficas com linhas de passe e espaço para iniciar a primeira fase de contrução a saires a jogar com a bola controlada, depois na frente abras bem as linhas para obrigares o adversario a abrir e ganhas espaço para a segunda fase de construção e por ai vai...

Exacto, essa largura é dada pelos alas e o médio defensivo oferece a linha de passe com a função de pivô. A dinâmica dá algo como isto

abHCfwJaiR.png

O mapa térmico dará algo como isto

abHCfC8ajd.png

Aquele espaço entre o CJ e o CJA é que precisa de ser mais trabalhado.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim entendo o teu ponto de vista, mas esse conceito é o típico de contra ataque, trocar a bola atrás e baixar as linhas, chamando pelo adversário para um passe mais vertical a rasgar para golo, isso é o que o Barcelona fazia ( no chamar pelo adversário, vasculação da bola com intensidade, desposicionando o adversário e no passe vertical), mas muito mais à frente :biggrin:.

Quanto ao problema nas costas da defesa, consegui atenuar diminuindo o tamanho do campo, depois que o fiz, passei a sofrer muito menos golos dessa forma e permite-me jogar com a defesa subida ao máximo, pelo menos em casa.

A ideia que me dava é que nessas mentalidades mais defensivas, a equipa até podia ter posse, mas era uma posse passiva, sem muita dinâmica e muito recuada no terreno.

Mesmo adicionando instruções colectivas ou individuais mais "verticais", a coisa não mudava muito, foi nessa altura que cheguei ao Muito Rígido e Atacante, tentando balancear uma mentalidade mais atacante e vertical, com instruções de posse e fluidez muito rígida.

O que eu queria e de certa forma consegui, é ter posse ( não tenho sempre 75%, mas em certos jogos tenho 70 / 72% a 10 minutos do fim e baixa subitamente) mas o mais avançado possível, para asfixiar o adversário e ter capacidade para fazer um passe de risco muito mais avançado no terreno, diminuindo a hipótese de falhar.

Sim, esta foi a 2ª forma que arranjei para atenuar a defesa muito subida, um jogador mais posicional, para mim tudo tem que ser superioridade númerica, se a tiveres tens muito mais possibilidades de ganhar as segundas bolas e mais linhas de passe.

Quando jogo para ganhar, uso Regista, quando preciso de segurar mais o jogo ou a equipa adversária usa 2 avançados, uso o pivô, o importante é dar cobertura aos alas ofensivos.

Uma das coisas que também faço antes dos jogos, é analisar a forma como as equipas marcam os golos, por exemplo em Inglaterra, o passe longo é usado por algumas equipas mas não todas, em alguns jogos contra equipas que punham a redondinha no chão usava a defesa muito subida, contra os Stokes da vida que usavam e abusavam do passe longo, usava defesa normal, acertando-a durante o jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Exacto, essa largura é dada pelos alas e o médio defensivo oferece a linha de passe com a função de pivô. A dinâmica dá algo como isto

O mapa térmico dará algo como isto

Aquele espaço entre o CJ e o CJA é que precisa de ser mais trabalhado.

tambeme stava a pensar nisso, se ele ala esquerdo for mais para o meio é bom da ali mais uma linha de passe e faz cobertura ao extremo

Sim entendo o teu ponto de vista, mas esse conceito é o típico de contra ataque, trocar a bola atrás e baixar as linhas, chamando pelo adversário para um passe mais vertical a rasgar para golo, isso é o que o Barcelona fazia ( no chamar pelo adversário, vasculação da bola com intensidade, desposicionando o adversário e no passe vertical), mas muito mais à frente :biggrin:.

Quanto ao problema nas costas da defesa, consegui atenuar diminuindo o tamanho do campo, depois que o fiz, passei a sofrer muito menos golos dessa forma e permite-me jogar com a defesa subida ao máximo, pelo menos em casa.

A ideia que me dava é que nessas mentalidades mais defensivas, a equipa até podia ter posse, mas era uma posse passiva, sem muita dinâmica e muito recuada no terreno.

Mesmo adicionando instruções colectivas ou individuais mais "verticais", a coisa não mudava muito, foi nessa altura que cheguei ao Muito Rígido e Atacante, tentando balancear uma mentalidade mais atacante e vertical, com instruções de posse e fluidez muito rígida.

O que eu queria e de certa forma consegui, é ter posse ( não tenho sempre 75%, mas em certos jogos tenho 70 / 72% a 10 minutos do fim e baixa subitamente) mas o mais avançado possível, para asfixiar o adversário e ter capacidade para fazer um passe de risco muito mais avançado no terreno, diminuindo a hipótese de falhar.

Sim, esta foi a 2ª forma que arranjei para atenuar a defesa muito subida, um jogador mais posicional, para mim tudo tem que ser superioridade númerica, se a tiveres tens muito mais possibilidades de ganhar as segundas bolas e mais linhas de passe.

Quando jogo para ganhar, uso Regista, quando preciso de segurar mais o jogo ou a equipa adversária usa 2 avançados, uso o pivô, o importante é dar cobertura aos alas ofensivos.

Uma das coisas que também faço antes dos jogos, é analisar a forma como as equipas marcam os golos, por exemplo em Inglaterra, o passe longo é usado por algumas equipas mas não todas, em alguns jogos contra equipas que punham a redondinha no chão usava a defesa muito subida, contra os Stokes da vida que usavam e abusavam do passe longo, usava defesa normal, acertando-a durante o jogo.

ta bem analisado sim senhor

Compartilhar este post

Link para o post

Eu agora vou aqui ao tasco lado apanhar uma grande borracheira

Remataram mais, sim, mas em termos de oportunidades e bolas ao poste ainda ficámos acima. Estava à espera de um Barcelona em 433, apareceram em 4231, andei receoso pelo espaço criado entre o meu CJ e o CJA e o espaço entre o Pivô e o CJ, mas a coisa foi correndo bem. Depois o Barcelona mudou para 442, que já encaixa muito melhor quando optamos pelo Pivô. Na segunda parte começaram a carregar mais e decidi baixar o CJA para o meio-campo com tarefa de apoiar para ter vantagem númerica nessa zona, enquanto o Quaresma passou a ter tarefa de ataque. Limpinho, passámos a controlar mais o jogo e eles deixaram de criar perigo.

FC_Porto_Barcelona_Geral_Vista_Geral.png

FC_Porto_Barcelona_Estat_sticas_Estat_sticas.png

Aqui, destaque-se o posicionamento dado ao CJA e a tarefa de ataque ao AI

FC_Porto_Barcelona_An_lise_Desempenho.png

Ó Lokito tens que experimentar isto pá :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Michael, quais as funções que dás aos extremos? Avançados interiores?

Vou voltar ao futebol de posse :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Uso um Extremo no flanco esquerdo com tarefa de atacar e um avançado interior do lado direito com tarefa de apoio... isto porque uso o CJA a atacar na posição 10 (descaído para o flanco esquerdo), portanto, quero um jogador que me dê largura e arraste o lateral para que o CJA aproveite o espaço do corredor interior. Do lado direito, passa-se o oposto, como tenho um CJ no meio-campo, descaído à direita, quero um jogador que faça diagonais interiores e abra espaço à entrada do ala.

Agora, quero por o ala esquerdo mais posicionado para dentro para compensar o espaço que se cria entre os dois organizadores. Já tenho a largura dada pelo extremo, mas como se pode ver no mapa térmico há ali um espaço a reduzir, algo que pode ser equilibrado por um posicionamento mais interior do ala.

Compartilhar este post

Link para o post

Uso um Extremo no flanco esquerdo com tarefa de atacar e um avançado interior do lado direito com tarefa de apoio... isto porque uso o CJA a atacar na posição 10 (descaído para o flanco esquerdo), portanto, quero um jogador que me dê largura e arraste o lateral para que o CJA aproveite o espaço do corredor interior. Do lado direito, passa-se o oposto, como tenho um CJ no meio-campo, descaído à direita, quero um jogador que faça diagonais interiores e abra espaço à entrada do ala.

Agora, quero por o ala esquerdo mais posicionado para dentro para compensar o espaço que se cria entre os dois organizadores. Já tenho a largura dada pelo extremo, mas como se pode ver no mapa térmico há ali um espaço a reduzir, algo que pode ser equilibrado por um posicionamento mais interior do ala.

Muito interessante a primeira parte. Bem visto.

Em relação ao ala esquerdo, como pensas fazer isso? Será que se lhe deres a instrução de cortar para dentro com bola, ele fecha mais ao meio?

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante a primeira parte. Bem visto.

Em relação ao ala esquerdo, como pensas fazer isso? Será que se lhe deres a instrução de cortar para dentro com bola, ele fecha mais ao meio?

Isso será com bola, mas quero mesmo que reduza aquele espaço, portanto é usar Encurtar Linhas e Chegar Mais à Frente

Compartilhar este post

Link para o post

Isso será com bola, mas quero mesmo que reduza aquele espaço, portanto é usar Encurtar Linhas e Chegar Mais à Frente

Vou experimentar isso, estou a meio de uma temporada no Besiktas, não vai ser fácil criar uma tática a meio da temporada mas vou tentando nos jogos mais fáceis.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou experimentar isso, estou a meio de uma temporada no Besiktas, não vai ser fácil criar uma tática a meio da temporada mas vou tentando nos jogos mais fáceis.

Exacto, como disse, as minhas barras baixaram bastante, portanto tenho a expectativa que o desempenho melhore ainda mais... e ainda não tenho os movimentos preferidos todos nos jogadores.

Compartilhar este post

Link para o post

boa Miguel André tas forte eheh :handclap:

Estamos, sem goleadas, mas muito coesos... intervalo em Barcelona, 0 - 0, os gajos vão carregar com tudo, mudaram para 424.

Compartilhar este post

Link para o post

Não interessa se não goleias, desde que mantenhas a equipa coesa, estável e constante é o fundamental :grin:

Compartilhar este post

Link para o post

Não interessa se não goleias, desde que mantenhas a equipa coesa, estável e constante é o fundamental :grin:

eu quero é a bola, só a bola, sempre a bola :biggrin:

Perdemos 1-0, siga para as meias-finais da LC

Fiz 12 jogos com estas novas ideias: 9 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 25-4 em golos, sendo que dos 4 golos sofridos, 3 foram de bolas paradas e só este com o Barcelona foi um erro defensivo individual e não colectivo.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael diz me uma coisa, achas que jogar num 4x2x3x1 fachado ou seja 3 MOC dá pra jogar em posse ?

Compartilhar este post

Link para o post

Michael diz me uma coisa, achas que jogar num 4x2x3x1 fachado ou seja 3 MOC dá pra jogar em posse ?

Não é fácil, depende da abordagem dos adversários a esse posicionamento e das instruções e movimentos preferidos que deres aos jogadores. Mas percebo a tua ideia, sobre-povoamento do centro do campo para condicionar o adversário às periferias.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que tudo isso vai depender das tarefas que vais dar aos jogadores

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz 12 jogos com estas novas ideias: 9 vitórias, 2 empates, 1 derrota, 25-4 em golos, sendo que dos 4 golos sofridos, 3 foram de bolas paradas e só este com o Barcelona foi um erro defensivo individual e não colectivo.

Muito bom registo.

Ainda estás a jogar em contra, certo?

-------------

Achas que dá para implementar um sistema de posse numa equipa média da bundesliga?

Estava a pensar começar um save novo para pôr a tática a carburar desde inicio.

Estava a pensar num Hertha, Werder Bremen, Mainz, Estugarda.... por aí

Compartilhar este post

Link para o post

És como eu então, não gosto de jogar em sistemas que não sejam de posse, de ter a bola, de controlar o jogo.

Não é nenhuma tática demolidora mas é certamente uma tática estável e tens muita bola como queres ter. Imagino que és muito ativo/dinâmico nos jogos, acertei? :lolada:

Já agora tens pouquíssimos golos sofridos, se conseguires resolver esse problema nas bolas paradas suponho que seja dificílimo entrar na tua baliza :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Não é fácil, depende da abordagem dos adversários a esse posicionamento e das instruções e movimentos preferidos que deres aos jogadores. Mas percebo a tua ideia, sobre-povoamento do centro do campo para condicionar o adversário às periferias.

Exacto, eu não uso muito movimentos preferidos, mas que funções e tarefas faria mais sentido neste caso ? Por acaso tava pensar criar uma táctica assim

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...