Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] Tempestade Cerebral para uma táctica de posse

Publicações recomendadas

Não concordo. Não acho que uma aberração destas algum dia acontecesse, o GR simplesmente oferecer a bola ao avançado que está à sua frente.

Mas pronto, chega de off-topic. Se possível, gostaria de voltar ao tema anterior e saber o que acham dos meus defesas. :) Supostamente são adequados ao que se pretende duma defesa destas, não?

tambem pode ter a ver com a moral com que o jogador estava, se estava nervoso ou nao, como estava o resultado, se tinha linhas de passe, etc etc....

Compartilhar este post

Link para o post

tambem pode ter a ver com a moral com que o jogador estava, se estava nervoso ou nao, como estava o resultado, se tinha linhas de passe, etc etc....

Exactamente, por aqui uso sempre durante os jogos uma janela com a linguagem corporal dos jogadores.

(off-topic: o futebol reduzido à sua expressão mais simples: pontapé do GR, cabeceamento do médio, desvio do avançado... golo, 3 toques na bola e o Rio Ave está na Liga Europa :-) )

Compartilhar este post

Link para o post

Exactamente, por aqui uso sempre durante os jogos uma janela com a linguagem corporal dos jogadores.

(off-topic: o futebol reduzido à sua expressão mais simples: pontapé do GR, cabeceamento do médio, desvio do avançado... golo, 3 toques na bola e o Rio Ave está na Liga Europa :-) )

off-topic: Não percebo como equipas como o Benfica por exemplo anda a contratar fora, qd no Rio Ave esta um senhor medio chamado Filipe Augusto que tanto jogo com 8 ou 10 so com 21 aninhos e já é um enorme jogador!

Compartilhar este post

Link para o post

off-topic: Não percebo como equipas como o Benfica por exemplo anda a contratar fora, qd no Rio Ave esta um senhor medio chamado Filipe Augusto que tanto jogo com 8 ou 10 so com 21 aninhos e já é um enorme jogador!

Totalmente de acordo, não dá mesmo para entender, em Portugal há muita qualidade, depois admiram-se que comecem a rebentar lá fora !!!

Quanto a esses erros, é verdade, jogadores com menos índices mentais ou concentração, são mais propensos a esses erros, a moral também afecta muito mesmo.

Admito que também fico "cego" com esses lances !! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Totalmente de acordo, não dá mesmo para entender, em Portugal há muita qualidade, depois admiram-se que comecem a rebentar lá fora !!!

Quanto a esses erros, é verdade, jogadores com menos índices mentais ou concentração, são mais propensos a esses erros, a moral também afecta muito mesmo.

Admito que também fico "cego" com esses lances !! :D

Caros amigos tal como na realidade, ter posse de bola não é so passar a bolinha! Ter uma equipa dominadora com posse de bola, teras que ter jogadores adequados para essa estratégia!

Vejamos a realidade e o FM! Peguemos no Bayern da época passada onde o Pep tentou implementar a sua filosofia....ou seja, pressão alta, equipa mt subida, por vezes os centrais estão em cima da linha do meio campo e mta posse, com constante circulação de bola!

Grande problema do Bayern....zona central da defesa e pq?? Pq basicamente tem um central mt limitado...pra mim o Dante é jogador de equipa pequena! Mt irregular, mtas desconcentrações e é um central que não sabe jogar num bloque alto!!

Entao agora com este exemplo pego no FM2014 e qual é o maior problema qd pegamos numa equipa pequena e queremos posse??? A qualidade dos jogadores! E eu vou dar o meu exemplo no meu Vitoria, no meu 4-3-3 csg por vezes ter posse acima dos 60%, td mt bom, mas dps vem a qualidade dos jogadores e os erros individuais! A minha dupla de centrais é o Venâncio e um brasileio, Vinícius! São jogadores rápidos 13\14 de velocidade, pa centrais de equipa pequena é mt bom...consigo jogar com uma defesa subida, mas dps o Venâncio por exemplo tem 9 de passe e 10 de primeiro toque, pa quem quer posse é mt mau! Já perdi assim de cabeça 4 jogos por erros individuais dos meus centrais! E vou dizer que isto é um bug????

Claro que não é bug, eu é que sou teimoso e quero a equipa a jogar de certo modo qd não tenho os jogadores indicados para isso!

Compartilhar este post

Link para o post

Caros amigos tal como na realidade, ter posse de bola não é so passar a bolinha! Ter uma equipa dominadora com posse de bola, teras que ter jogadores adequados para essa estratégia!

Vejamos a realidade e o FM! Peguemos no Bayern da época passada onde o Pep tentou implementar a sua filosofia....ou seja, pressão alta, equipa mt subida, por vezes os centrais estão em cima da linha do meio campo e mta posse, com constante circulação de bola!

Grande problema do Bayern....zona central da defesa e pq?? Pq basicamente tem um central mt limitado...pra mim o Dante é jogador de equipa pequena! Mt irregular, mtas desconcentrações e é um central que não sabe jogar num bloque alto!!

Entao agora com este exemplo pego no FM2014 e qual é o maior problema qd pegamos numa equipa pequena e queremos posse??? A qualidade dos jogadores! E eu vou dar o meu exemplo no meu Vitoria, no meu 4-3-3 csg por vezes ter posse acima dos 60%, td mt bom, mas dps vem a qualidade dos jogadores e os erros individuais! A minha dupla de centrais é o Venâncio e um brasileio, Vinícius! São jogadores rápidos 13\14 de velocidade, pa centrais de equipa pequena é mt bom...consigo jogar com uma defesa subida, mas dps o Venâncio por exemplo tem 9 de passe e 10 de primeiro toque, pa quem quer posse é mt mau! Já perdi assim de cabeça 4 jogos por erros individuais dos meus centrais! E vou dizer que isto é um bug????

Claro que não é bug, eu é que sou teimoso e quero a equipa a jogar de certo modo qd não tenho os jogadores indicados para isso!

Agora é que disseste tudo. É louvável que se queira implementar uma filosofia de posse e pressão alta numa equipa razoável, mas não há milagres - se o grupo de jogadores não tem as qualidades adequadas para as funções que lhes são destinadas, talvez seja melhor repensar a táctica e adequá-la à realidade. Além do mais, tendo em conta que uma táctica de posse de bola exige jogadores com atributos elevados em diversos momentos do jogo, dificilmente um clube mais modesto (como um dos Vitórias, por exemplo) consegue construir um 11 que replique fielmente a táctica dominante que se quer criar. Simplesmente não há qualidade suficiente para fazê-lo. Até pode correr bem num ou outro jogo, mas quando for a doer, a qualidade há-de vir ao de cima.

Compartilhar este post

Link para o post

A missão do treinador - e também por aqui se manifesta a sua competência - é compreender a realidade do clube que treina e as características dos jogadores que tem no plantel, de forma a extrair o melhor de cada em proveito do colectivo. Ou isto, ou fazer um trabalho de base com muito trabalho técnico, táctico e mental para introduzir um modelo de jogo diferente... veja-se o caso do Rodgers com o Swansea e do actual Desportivo das Aves.

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é tudo muito bonito. E é verdade, naturalmente. O que me lixa mesmo é que tenho jogadores com todas as características necessárias, jogadores de alto nível em todos os setores, mas depois fazem carradas de jogos com mais de 20 remates e sem marcar, quando ao adversário basta um remate para fazer um golo e ganhar o jogo. Ainda agora me aconteceu.

E, supostamente, tinha os defesas mal posicionados... Que raio posso fazer para que se posicionem bem? Já experimentei todas as (poucas) opções de instruções que há para dar aos defesas e à equipa defensivamente e as asneiras continuam a acontecer recorrentemente. Mas o que vale é que há sempre um qualquer fenómeno do Entroncamento que explica toda e qualquer falha, mesmo quando os jogadores teimam insistentemente em fazer exatamente o contrário do que as instruções selecionadas dizem. Ou então sou eu que não sei ler, talvez. Se calhar, em linguagem FM, "Pressionar menos" significa "vai a correr atrás da bola que nem um cão mesmo que sejas central e a bola esteja no guarda-redes adversário". :roll:

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é tudo muito bonito. E é verdade, naturalmente. O que me lixa mesmo é que tenho jogadores com todas as características necessárias, jogadores de alto nível em todos os setores, mas depois fazem carradas de jogos com mais de 20 remates e sem marcar, quando ao adversário basta um remate para fazer um golo e ganhar o jogo. Ainda agora me aconteceu.

E, supostamente, tinha os defesas mal posicionados... Que raio posso fazer para que se posicionem bem? Já experimentei todas as (poucas) opções de instruções que há para dar aos defesas e à equipa defensivamente e as asneiras continuam a acontecer recorrentemente. Mas o que vale é que há sempre um qualquer fenómeno do Entroncamento que explica toda e qualquer falha, mesmo quando os jogadores teimam insistentemente em fazer exatamente o contrário do que as instruções selecionadas dizem. Ou então sou eu que não sei ler, talvez. Se calhar, em linguagem FM, "Pressionar menos" significa "vai a correr atrás da bola que nem um cão mesmo que sejas central e a bola esteja no guarda-redes adversário". :roll:

Apesar das lacunas e uns quantos bugs parece-me que estás em insistir num ponto em que a responsabilidade é muito mais tua do que do FM: por um lado, tens jogadores dotados tecnicamente, mas, por outro, os teus defesas são fracos na Concentração (Naldo), Determinação (Arash) e Decisão (Robles e Obima). Além disto, como já foi referido antes, queres aplicar um esquema táctico que não se recomenda para um modelo de jogo em posse de bola e utilizas instruções que também contrariam o próprio modelo, portanto, o problema está muito mais nas instruções que utilizas do que no próprio FM ou em fénomenos do Entroncamento :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Com instruções adequadas se se pretende um modelo de posse de bola, utilizando organizadores de jogo e com treino de movimentos preferidos.

Compartilhar este post

Link para o post

Com instruções adequadas se se pretende um modelo de posse de bola, utilizando organizadores de jogo e com treino de movimentos preferidos.

Eu tenho tentado bastante isso, e não me posso queixar, tenho tido bastante posse de bola e bons resultados, porém os médios nunca chegam aos 100 passes, no máximo chegam aos 80.

Tenho os a jogar como Médio Defensivo, Médio Area-a-Area e Construtor de jogo Avançado.

Provavelmente deve ser pelos movimentos preferidos, ainda estão a treina-los.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu tenho tentado bastante isso, e não me posso queixar, tenho tido bastante posse de bola e bons resultados, porém os médios nunca chegam aos 100 passes, no máximo chegam aos 80.

Tenho os a jogar como Médio Defensivo, Médio Area-a-Area e Construtor de jogo Avançado.

Provavelmente deve ser pelos movimentos preferidos, ainda estão a treina-los.

Se tens posse e bons resultados, o melhor é não mexeres em nada :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Vou deixar alguns prints de alguns jogos que fiz:

vs Arouca

9CCcBSE.png

IDrerPo.png

u2gYWK1.png

fJuuwWc.png

zVBj4bo.png

vs PSG

Dvs9tAf.png

yQDVnjc.png

DzxKorj.png

wImi3uk.png

uDQpPih.png

vs Galatasaray

z8WKE64.png

L7FfOfa.png

FrbgQlo.png

nAOes7T.png

X5TYrRP.png

vs Moreirense

zNQupiJ.png

sCtDdeT.png

muOFxKa.png

RfXa6eR.png

vvfCCxl.png

Isto na primeira metade da primeira epoca.

Os jogos têm sido mais ou menos assim, claro que tenho jogos em que só ganho 1-0, mas com bastantes remates, tenho o jogo com o Sporting que empatei 1-1 apesar de ter controlado o jogo.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou deixar alguns prints de alguns jogos que fiz:

Isto na primeira metade da primeira epoca.

Os jogos têm sido mais ou menos assim, claro que tenho jogos em que só ganho 1-0, mas com bastantes remates, tenho o jogo com o Sporting que empatei 1-1 apesar de ter controlado o jogo.

Tens os resultados, falta-te a posse. Por mim, deixa-te ficar como estás :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Tens os resultados, falta-te a posse. Por mim, deixa-te ficar como estás :-)

Contra o PSG e o Galatasaray acho normal não chegar ao 60%, agora contra as outras gostava de chegar, porém quantos mais golos marco, menos posse tenho, apesar de ter sempre mais que o adversário.

Tenho jogos com mais de 65% a ganhar apenas por 1-0, com bastantes remates, mas falham imenso.

Compartilhar este post

Link para o post

É normal, no FM contra equipas dessas não há postura que se via no futebol, equipas de topo a jogarem contra um Barcelona do PG com as linhas recuadas, portanto, o jogo vai ser sempre mais dividido.

Deixa estar a táctica como a tens, podes é fazer o upload da cópia da táctica e fazes experiências pontuais na cópia e assim preservas a original.

Compartilhar este post

Link para o post

Apesar das lacunas e uns quantos bugs parece-me que estás em insistir num ponto em que a responsabilidade é muito mais tua do que do FM: por um lado, tens jogadores dotados tecnicamente, mas, por outro, os teus defesas são fracos na Concentração (Naldo), Determinação (Arash) e Decisão (Robles e Obima). Além disto, como já foi referido antes, queres aplicar um esquema táctico que não se recomenda para um modelo de jogo em posse de bola e utilizas instruções que também contrariam o próprio modelo, portanto, o problema está muito mais nas instruções que utilizas do que no próprio FM ou em fénomenos do Entroncamento :-)

Eu apliquei logo as alterações que falei aqui. Atualmente o esquema tático está assim:

a1f29a0a4f1390c155e2156918becc95.png

921a63a4e2ea0627fc803bee3ee5a0d9.png

Mas os resultados continuam a ser muito instáveis. Tão rápido vulgarizo o United bi-campeão inglês e europeu, como me deixo empatar com o WBA depois de estar a ganhar por 2-0...

Compartilhar este post

Link para o post

Retirar cruzamentos, retirar desarme agressivo (queres marcar à zona e pressionar, não queres que os jogadores andem a fazer carrinhos a perderem a posição e a abrir espaços). Não deves usar alas com extremos. E na frente era mais recomendável um jogador que abrisse espaços na defesa, em vez de lá estar plantado.

Compartilhar este post

Link para o post

Retirar cruzamentos, retirar desarme agressivo (queres marcar à zona e pressionar, não queres que os jogadores andem a fazer carrinhos a perderem a posição e a abrir espaços). Não deves usar alas com extremos. E na frente era mais recomendável um jogador que abrisse espaços na defesa, em vez de lá estar plantado.

Em relação ao desarme agressivo, pode ser utilizado se utilizar um estilo de jogo muito fluído.

Eu utilizo na tactica para que os jogadores se mantenham nas suas posições e desarme agressivo também, porém uso um estilo de jogo muito fluído, sei que parece contraditório, porém o objectivo disto é recuperar rápido a bola, e haver compensações na posição que o jogador deixa.

Manter as posições e jogar em muito fluído, por ser contraditório, porém o objectivo é que os jogadores permaneçam nas suas posições com e sem bola, porém com um grande envolvimento de toda a equipa no jogo, apesar de os jogadores se manterem na sua posições, estão todos "activos" em todos os lances do jogo, seja com ou sem bola.

Já experimentei usar só manter as posições com um estilo de jogo normal, e não era o que queria, tal como utilizei apenas muito fluido, e também não gostei, abria-se bastantes espaços, e ficavamos vulneráveis principalmente nos contra-ataques contra equipas do mesmo nivel ou superiores.

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou a ver que o desarme seja influenciado pela fluidez, mas ok, o desarme apenas diz aos jogadores para utilizarem mais o "carrinho" ou optarem por se manter em pé.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigado. Mas still, não me parece que qualquer dessas alterações (tirando a questão do desarme) me vá solucionar os problemas defensivos. Sofro demasiados golos para um candidato: 40 em 28 jogos na Liga...

Compartilhar este post

Link para o post

Não estou a ver que o desarme seja influenciado pela fluidez, mas ok, o desarme apenas diz aos jogadores para utilizarem mais o "carrinho" ou optarem por se manter em pé.

Ele ao fazer o desarme, se falhar, abre espaço na sua posição, se jogar com estilo de jogo mais fluido, os jogadores são mais capazes de compensar esse espaço. Claro que é a minha opinião, posso estar errado

Compartilhar este post

Link para o post

Very qd ao posicionamento defensivo, repara nos que estas a pedir, tens a equipa a pressionar alto, num estilo atacante a linha defensiva ainda fica mais subida, tens os alas mt subidos, isto vais fazer com que o rapazes já estejam a fazer pressing na zona do meio campo...dps pedes para fazer carrinhos...logo qd carrinho em que o jogador não recupera a bola, vai ter mt espaço nas costas sem tempo para recuperar!

Tens um meio campo parecido com o meu, mas eu prefiro um trinco que é um medio mas posicional e preocupa se essencialmente em defender! Tem que se ter alguém a compensar as subidas dos ala!

Na frente joga com alas com o movimento de cortar para dentro e dps ou um Falso 9 ou um avançado recuado....alguém que percorra a frente de ataque abrindo buracos na defesa!

Nas instrucçoes tens uma coisa que não gosto mt, que é o usar o passe curto! Mt sinceramente ate pode ajudar na posse mas dps pareces o FCP do Vitor Pereira a jogar, andas ali a engonhar e oportunidades flagrantes nad!!!

Exprimenta por os teus defesas, o medio defensivo e o CJr com passe curto e o resto deixa por defeito e nas instrucçoes tira o passe curto e utiliza o passar para o espaço! Penso que a principio perder um pouco de posse mas ganhas em ocasiões flagrantes, dps qd tiveres o pessoal com os movimentos adequados vais ver que a posse vai aumentar!

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...