Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] Tempestade Cerebral para uma táctica de posse

Publicações recomendadas

Caros amigos! há mt que não vinha a estas bandas! Aindei um tempinho farto com o FM! Ñada de actualizaçoes, smp os mesmos bugs.....mas o bixinho é mt forte e agora no arranque da nova época e com as actualizaçoes feitas pelo pessoal com as novas contratações, voltei a pegar nisto!

- Objectivo agora, criar uma dinastia vencedora no meu Vitoria de Setubal!

- Que criar uma identidade de futebol atacante com posse de bola!

Ja sei, vao dizer que sendo uma equipa fraca vai ser mt complicado....mas se fosse fácil não dava pica!

Sendo assim deixo aqui o esquema tactico e instrucçoes á equipa pa ver a vossa opinião:

2kKZFkl.png

SjxWqHz.png

Compartilhar este post

Link para o post

Demasiadas tarefas atacantes Novsky, dessa forma os jogadores vão procurar dar verticalidade ao teu jogo à procura de um passe a rasgar ou correndo em drible com a bola (lembra-te da instrução Correr de Fundo do FM13), quando o que pretendes é circulação de bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Demasiadas tarefas atacantes Novsky, dessa forma os jogadores vão procurar dar verticalidade ao teu jogo à procura de um passe a rasgar ou correndo em drible com a bola (lembra-te da instrução Correr de Fundo do FM13), quando o que pretendes é circulação de bola.

que aconselhas? por os Av Interiores a apoiar? E construtor de jogo avançado tb?

Eu pus este pessoal todo a atacar pq pus a equipa em Controlar\mt fluido! Não pus em atacante

Compartilhar este post

Link para o post

A estratégia apenas influencia a linha defensiva, o ritmo de jogo e a largura, bem como arriscar mais na procura do golo. Instruções como o correr com ou sem bola não são afectadas. Se a ideia é teres posse, então sim, deve passar por jogar com mais tarefas de apoio.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que basta alterar os alas para apoiar ou não? Ele vai precisar que alguém apareça nas costas do F9 por isso convém que estejam a atacar e o CJA, estando a apoiar ou a atacar, se bem me lembro a única coisa que afecta é o correr com bola. O Correr de fundo fica igual certo?

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso, noto que tenho sempre mais posse de bola, acho que foi uma das conclusões a que se chegou com este tópico. Julgo que o Lokito ainda anda pelo Rígido ou Muito Rígido.

Compartilhar este post

Link para o post

No meu caso, noto que tenho sempre mais posse de bola, acho que foi uma das conclusões a que se chegou com este tópico. Julgo que o Lokito ainda anda pelo Rígido ou Muito Rígido.

Usas fluido michael?

Compartilhar este post

Link para o post

Usas algum cjr? O gajo fica sempre muito recuado em rígido, deve dar para corrigir através do treino dos movimentos preferidos?

Editado por jplobo

Compartilhar este post

Link para o post

Sim continuo a usar o Muito Rígido, é onde consigo ter mais posse massiva e é na minha opinião a que mais tem a ver com os conceitos do Tiki Taka, às vezes tenho em certas alturas do jogo, 70 % para cima, mas depois acontecem as reações "estranhas" dos adversários, que depois de terem andado a cheirar a bola, ainda têm pernas para correr e pressionar. :D

Eu uso Regista normalmente, quando jogo contra equipas com 2 avançados uso Pivô e às vezes quando vejo que a equipa não consegue furar as linhas, dou mais expressividade à equipa e liberdade !!

Compartilhar este post

Link para o post

Notam alguma diferença na posse em jogar rígido ou fluido?

é normal que tenhas mais posse de bola jogando mais rigido pq o meio campo nao se desposiciona e os laterais dao mais apoio. ocupas melhor o espaço entre linhas. ja para nao falar que a liberdade creativa baixa e os jogadores nao intentam tanto

Eu uso muito fluido e tenho sempre muita posse bola

mas tens instruçoes no meio campo para nao se desposicionarem, certo?

Compartilhar este post

Link para o post

é normal que tenhas mais posse de bola jogando mais rigido pq o meio campo nao se desposiciona e os laterais dao mais apoio. ocupas melhor o espaço entre linhas. ja para nao falar que a liberdade creativa baixa e os jogadores nao intentam tanto

mas tens instruçoes no meio campo para nao se desposicionarem, certo?

Não propriamente

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei o que consideram "ter muita posse", comigo tudo o que baixe dos 68-70% aborrece-me, abaixo dos 65% apetece-me logo chamar nomes feios aos jogadores.

A questão do "ter muita posse" tem que ser vista de duas formas que se complementam: com e sem bola; processo ofensivo e processo defensivo. Continuo a achar que as opções de pressão, de marcação e tudo o mais que significa recuperar a bola ao adversário deixam muito a desejar. Por outro lado, é fundamental que os extremos colaborem no processo defensivo o que só pode ser conseguido se for dito aos jogadores para participarem em mais aspectos do jogo, o que significa que teríamos que optar por algo fluido ou muito fluido e preferencialmente com tarefas de apoio. O mesmo se aplica aos laterais / alas, se pretendemos que participem mais no ataque, o estilo terá que ser mais fluido... se optamos por mais rígido, a tarefa de apoio pode ser insuficiente. Pelo meio disto, há sempre o aspecto mencionado pelo Capone: o da liberdade criativa. A parte do meio-campo desposicionar-se não sei se é relativo à condução com bola ou ao movimento sem bola. De qualquer modo, o "desposicionar" é algo sempre presente seja qual for a posição do jogador, seja porque este conduz a bola de dentro para fora ou de fora para dentro, seja porque faz um movimento sem bola.

Compartilhar este post

Link para o post

Não propriamente

mas estas a falar em ter mais bola contra o belnenses ou em ter mais bola contra o barcelona? é que contra o belnenses ate podes por tudo a atacar que vais sempre ter mais bola se a tua equipa for o porto

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei o que consideram "ter muita posse", comigo tudo o que baixe dos 68-70% aborrece-me, abaixo dos 65% apetece-me logo chamar nomes feios aos jogadores.

A questão do "ter muita posse" tem que ser vista de duas formas que se complementam: com e sem bola; processo ofensivo e processo defensivo. Continuo a achar que as opções de pressão, de marcação e tudo o mais que significa recuperar a bola ao adversário deixam muito a desejar. Por outro lado, é fundamental que os extremos colaborem no processo defensivo o que só pode ser conseguido se for dito aos jogadores para participarem em mais aspectos do jogo, o que significa que teríamos que optar por algo fluido ou muito fluido e preferencialmente com tarefas de apoio. O mesmo se aplica aos laterais / alas, se pretendemos que participem mais no ataque, o estilo terá que ser mais fluido... se optamos por mais rígido, a tarefa de apoio pode ser insuficiente. Pelo meio disto, há sempre o aspecto mencionado pelo Capone: o da liberdade criativa. A parte do meio-campo desposicionar-se não sei se é relativo à condução com bola ou ao movimento sem bola. De qualquer modo, o "desposicionar" é algo sempre presente seja qual for a posição do jogador, seja porque este conduz a bola de dentro para fora ou de fora para dentro, seja porque faz um movimento sem bola.

para mim desde que ganhe ate posso ter 53% de posse, desde que domine o jogo e faça 30 remates em que pelo menos 15 foram a baliza e se estiver a jogar contra o bayern ou o barça e tiver este registo melhor ainda, nao me interessa muito ter bola e criar poucas oportunidades, quero ter mais bola mas quero atacar, quero criar bastantes oportunidades, neste momento estou muito contente com a minha tactica e normalmente nunca passo dos 63 % de posse mais ou menos, mas domino os jogos se eu te disser que com jogadores como bernardo silva e ivan cavaleiro andre gomes andre almeida e etc etc ganhei a champions, isto sim é que da pica, em relaçao ao pressao sobre o portador da bola eu tambem concordo contigo mas para tu conseguires fazer mais pressao tambem o computador ia conseguir, e ia dar no mesmo ja nao ias conseguir trocar a bola tao facilmente, AI ia-te atacar a bola como senao houvesse amanha e depois ai ias dizer que a pressao era tanta que nao conseguias trocar a bola nem criar jogadas, eu acho que esta equilibrado e pela primeira vez vou dizer que estou a gostar muito desde FM 2014, pena é sempre quase no fim quando ja esta para sair o 15 :mrgreen:

tipo isto assim espetar 3 no porto a jogar so com 10 desde o min 3 e ainda conseguir ter mais bola e fazer com que quase todos os remates fossem a baliza conseguindo criar 7 oportunidades flangrantes, isto tudo a jogar com menos um, isto sim é que me da pica

VpfZnVO.jpg

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

mas estas a falar em ter mais bola contra o belnenses ou em ter mais bola contra o barcelona? é que contra o belnenses ate podes por tudo a atacar que vais sempre ter mais bola se a tua equipa for o porto

Tou com o porto e tenho sempre mais bola em todos os jogos, tens aqui exemplos...

kHkfNNF.jpg

k7Wyr3q.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Tou com o porto e tenho sempre mais bola em todos os jogos, tens aqui exemplos...

ja olhaste bem para a qualidade do teu plantel?? lol com esse plantel tens mais que obrigaçao de ter mais bola

Compartilhar este post

Link para o post

ja olhaste bem para a qualidade do teu plantel?? lol com esse plantel tens mais que obrigaçao de ter mais bola

Fiz por isso, ou outros também tem bom plantel

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou como o Michael diz, para mim «ter muita posse» é ter valores acima de 65% em TODOS os jogos, independentemente da qualidade da equipa adversária

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou como o Michael diz, para mim «ter muita posse» é ter valores acima de 65% em TODOS os jogos, independentemente da qualidade da equipa adversária

se isso implicar ganhares os jogos e criares muitas oportunidades sim, ha um artigo que diz que ter a cima de 65 % de posse é mau sinal, é sinal que a equipa guardou demais a bola e atacou pouco, o ideal é entre os 55 % e os 65 % isto foi dito pelo tito vilanova quando estava no barça senao estou erro, mas dou-te um exemplo rapido, este porto deste ano do lopetegui nao me convence, tem 70 % e porcento de posse de bola mas nao sabem o que fazer com ela, ja é para ai o segundo jogo que se cagam todos para ganhar, ter bola sim mas criar oportunidades e MARCAR GOLOS!

Compartilhar este post

Link para o post

se isso implicar ganhares os jogos e criares muitas oportunidades sim, ha um artigo que diz que ter a cima de 65 % de posse é mau sinal, é sinal que a equipa guardou demais a bola e atacou pouco, o ideal é entre os 55 % e os 65 % isto foi dito pelo tito vilanova quando estava no barça senao estou erro, mas dou-te um exemplo rapido, este porto deste ano do lopetegui nao me convence, tem 70 % e porcento de posse de bola mas nao sabem o que fazer com ela, ja é para ai o segundo jogo que se cagam todos para ganhar, ter bola sim mas criar oportunidades e MARCAR GOLOS!

A tua tv deve ser bem diferente da minha lol, o Porto caga se pra ganhar ??? Dominou completamente o Marítimo e o Lille, criou imensas oportunidades, só não viu quem não quis

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...