Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] Tempestade Cerebral para uma táctica de posse

Publicações recomendadas

É mesmo isso que eu quero.

O ataque é a melhor defesa.. enquanto estamos com a bola temos mais probabilidades de ganhar o jogo.

E em relação aos treinos ? o que utilizas ?

Editado por depina

Compartilhar este post

Link para o post

Com este tópico pretende-se construir uma táctica baseada na posse de bola, mais vísivel no Barcelona de 2010 e 2011 e actualmente no Bayern de Munique, como tal remete para os princípios definidos por Guardiola. São bem-vindos todos os que queiram participar e tenham uma opinião bem formulada sobre o assunto.

Convém, desde logo, ter presente que os modelos são distintos: no Barcelona, 433 / 343; no Bayern, 4231 intervalado temporariamente por um 4141, portanto, desde logo há que decidir qual dos modelos a ser introduzido e depois, sim, estratégia, fluidez, funções e tarefas dos jogadores, tendo em conta as condicionantes apresentadas pelo próprio FM.

Da minha parte já tentei um pouco de tudo, Normal, Controlar e Atacar, mais e menos intensidade, mais largo, mais afunilado, com marcação

a zona, com marcação ao homem, etc, etc, etc. Fazendo um breve enquadramento: como saberão, Guardiola foi beber à dupla Cruyjff e Van Gaal que, por sua vez, cresceram no modelo do Futebol Total de Rinus Michels. O futebol total era bastante exigente dos jogadores, pois era suposto que os defesas contribuíssem mais para o ataque e que os atacantes contribuíssem mais para a defesa. Guardiola teve que fazer algumas adaptações devido às características do jogador espanhol, sendo a mais notória a interminável sequência de passes, vulgo tiki-taka.

A partir daqui há várias referências de interesse que merecem ser estudadas, as quais já li, reli e tornei a ler. Mas como o futebol não é feito de lógica, antes pelo contrário é feito de arte e de subjectividade, cada um fará a sua interpretação, por isso deixo os links para que possam ler, interpretar e apresentarem as vossas conclusões.

Wikipedia: Tiki-Taka

The Barcelona System: Re-Inverting the Pyramid vs. Getafe

How Guardiola’s triangles of death change Bayern’s 4-2-3-1

Toca a arregaçar as mangas e ao trabalho :-)

CONCLUSÕES

TÁCTICA MICHAELANDREWS: Clique aqui

TÁCTICA LOKITO: Clique aqui Link actualizado

MOVIMENTOS PREFERIDOS A TREINAR NOS JOGADORES:

Todos os jogadores:

joga curto e simples, marcação apertada, não faz carrinhos, baixa para vir buscar jogo (excepto centrais e alas / laterais)

Centrais: não faz passes a rasgar (convém ter na equipa jogadores com movimento: fica sempre atrás e tenta sair com a bola controlada para serem tutores dos mais novos e passarem-lhes estes movimentos)

laterais / alas: corre com a bola pela esquerda / direita, sobe sempre que possível

regista: gere o ritmo de jogo, não faz passes a rasgar

CJA (meio-campo): tenta desmarcar colegas, gere o ritmo de jogo

CJA (posição 10): tenta desmarcar colegas, sobe sempre que possível, alternar de flancos, remata colocado

Interiores: corta para dentro, explora espaços, faz tabelinhas, sobe sempre que possível, remata colocado

F9: explora espaços, faz tabelinhas, remata colocado

tens aí a bold

Compartilhar este post

Link para o post

Três jogos seguidos para o campeonato... ligeiramente farto. :|

a2f7da362ab54faad4e2bf0e0ca60c23.png

fbff19bcdbab2bfa7f8544a42aabef01.png

7bc96bf62a44703a3cfa2c4983bd30ec.png

:cadeirada:

Compartilhar este post

Link para o post

Vi. E fiz o meu melhor para os ganhar, naturalmente. Foram autênticos massacres, podia perfeitamente ter goleado mas a bola teimava em não marcar. Fico lixado quando não ganho mas jogo mal, fico completamente f*dido quando não ganho e jogo mais que o suficiente para golear. Ainda para mais quando isso acontece tanta vez seguida.

Compartilhar este post

Link para o post

Vi. E fiz o meu melhor para os ganhar, naturalmente. Foram autênticos massacres, podia perfeitamente ter goleado mas a bola teimava em não marcar. Fico lixado quando não ganho mas jogo mal, fico completamente f*dido quando não ganho e jogo mais que o suficiente para golear. Ainda para mais quando isso acontece tanta vez seguida.

Treino de Movimentos Preferidos, boas conferências de imprensa, boas palestras, tudo tem influência. Então isso significa que o teu melhor não foi suficiente, fizeste uma análise incorrecta do problema e, como tal, as soluções que introduziste não produziram efeitos. Logo, o problema não foi do jogo :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não disse que o problema foi do jogo, só me queixei da minha (falta de) sorte :p

Compartilhar este post

Link para o post

Lokito, que treinos dás (treino geral e treino para jogo) ?

Editado por EnzoPérez35

Compartilhar este post

Link para o post

Lokito, que treinos dás (treino geral e treino para jogo) ?

Pré-época

2 semanas de físico ( uma de treino baixo e outra de treino médio ou alto)

Coesão de equipa - Tácticas

Época

Coesão de equipa (até a equipa estar coesa, costumo usar até Dezembro e depois vou alterando com Controlo de Bola) - Posicionamento Defensivo

Jogos em casa - Movimento Atacante

Jogos fora - Pos. Defensivo

Mas vario muito os treinos mediante as equipas, vou treinando bolas paradas, etc ! ;)

EDIT:

Último jogo da época, que nos deu o título de campeões, chegamos a ter 75% de posse de bola, foi limpinho !! :D

gqiCn1P.png

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Eh pah, já viram as % de posse de bola , no final do jogo do Zenit hoje contra o Limassol ?

83% :o

EDIT:

A bola é mesmo nossa !!! :mrgreen:

AJqgteo.jpg

HhGRqa2.jpg

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

lokito, os teus avançados costumam marcar muito?

Compartilhar este post

Link para o post

lokito, os teus avançados costumam marcar muito?

O Cavani leva 11 golos em 11 jogos (5 como suplente) e o Gotze leva 7 golos em 10 jogos (8 como suplente), mas estou a usar 3 planos, o Plano A, onde uso o Gotze ou Cavani e onde a posse é mais privilegiada, no Plano B e C, uso o Bony ou o Cavani, também tenho posse, mas o jogo é mais vertical, com cruzamentos, bem ao estilo do Liverpool.

Estás com dificuldades em meter os teus Avançados a fazer golos ?

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou a experimentar o Plano C e tenho algumas dificuldades

Compartilhar este post

Link para o post

Eu estou a experimentar o Plano C e tenho algumas dificuldades

Experimenta treinar os movimentos preferidos jogar no limite do fora de jogo, colocar bolas e vir buscar jogo atrás .

Eu uso esse plano mesmo em último caso, quando estou a perder ou empatado, às vezes até meto em Sobrecarregar.

Mas marcas golos ou é só o avançado que não marca ? Crias jogadas e oportunidades de golo ?

Compartilhar este post

Link para o post

Lokito, como é que fazes para não sofreres tantos golos? É que jogas com a defesa tão avançada :estrelas:

Compartilhar este post

Link para o post

Lokito, como é que fazes para não sofreres tantos golos? É que jogas com a defesa tão avançada :estrelas:

Por acaso no PSG tenho sofrido alguns golos, levo 11 em 14 jogos no campeonato, mas honestamente, a maioria são devidos ao "síndrome do FM", as equipas fazem 1 remate 1 golo, às vezes num remate fazem 2 golos.

No WBA, estudava mais os adversários e a forma como eles marcavam mais golos, se jogasse contra uma equipa que usava muito o passe directo e com sucesso, se jogasse fora tentava não subir muito o bloco, uma vez que em minha casa, estava resguardado pelo tamanho do relvado, que era curto, mas largo, perfeito para jogar com defesa subida e que permitia dar mais largura ao jogo.

Eu começo sempre os jogos com um bloco médio e intensidade normal, depois no decorrer do jogo, é que vario o bloco, mediante o que vejo do comportamento da equipa, às vezes estou a ganhar e a jogar muito, dominando o jogo completamente, a equipa tem aquelas paragens cerebrais a meio da 2ª parte, em que depois de ter passado quase o jogo todo a correr atrás da bola, a cheira-la, o adversário tem pernas para pressionar (enfim FM ) e em vez de me resguardar, aumento ainda mais o bloco, por vezes também aumento a intensidade, em quase todas as vezes que fiz isto, anulei por completo a resposta do adversário.

Treino muita coesão de equipa ( pelo menos até Dezembro), misturado com Controlo de bola e muito, mesmo muito posicionamento defensivo !

Claro que ter qualidade na defesa também ajuda, com melhores jogadores, mais rápido se adaptam ao sistema de defesa subida e linha do fora de jogo, por isso é que tenho sempre defesas rápidos e bons tecnicamente, ou pelo menos tento ter ! :)

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Por acaso no PSG tenho sofrido alguns golos, levo 11 em 14 jogos no campeonato, mas honestamente, a maioria são devidos ao "síndrome do FM", as equipas fazem 1 remate 1 golo, às vezes num remate fazem 2 golos.

No WBA, estudava mais os adversários e a forma como eles marcavam mais golos, se jogasse contra uma equipa que usava muito o passe directo e com sucesso, se jogasse fora tentava não subir muito o bloco, uma vez que em minha casa, estava resguardado pelo tamanho do relvado, que era curto, mas largo, perfeito para jogar com defesa subida e que permitia dar mais largura ao jogo.

Eu começo sempre os jogos com um bloco médio e intensidade normal, depois no decorrer do jogo, é que vario o bloco, mediante o que vejo do comportamento da equipa, às vezes estou a ganhar e a jogar muito, dominando o jogo completamente, a equipa tem aquelas paragens cerebrais a meio da 2ª parte, em que depois de ter passado quase o jogo todo a correr atrás da bola, a cheira-la, o adversário tem pernas para pressionar (enfim FM ) e em vez de me resguardar, aumento ainda mais o bloco, por vezes também aumento a intensidade, em quase todas as vezes que fiz isto, anulei por completo a resposta do adversário.

Treino muita coesão de equipa ( pelo menos até Dezembro), misturado com Controlo de bola e muito, mesmo muito posicionamento defensivo !

Claro que ter qualidade na defesa também ajuda, com melhores jogadores, mais rápido se adaptam ao sistema de defesa subida e linha do fora de jogo, por isso é que tenho sempre defesas rápidos e bons tecnicamente, ou pelo menos tento ter ! :)

:compinchas:

Não percebi isso do bloco médio, é linha defensiva recuada?

Já agora, os teus centrais são DC(d)?

Compartilhar este post

Link para o post

:compinchas:

Não percebi isso do bloco médio, é linha defensiva recuada?

Já agora, os teus centrais são DC(d)?

Não bro, o bloco médio, é um bocado mais à frente, o importante é fazer uma "pressão atacante zonal", sem perder a coesão.

Eu deixo por defeito e uma vez que uso uma mentalidade Atacante, já presumo que a equipa vá subir um bocado, aí é que pode dar um bocado de confusão, durante o jogo, através das instruções de equipa, vou subindo a equipa ou os planos, mediante as situações de jogo, mas nunca o baixo, só se estiver a jogar com menos um homem, mas aí a conversa é outra. :happy:

No WBA, já baixava por vezes o bloco, em jogos contra os "bichos", por vezes até jogava com 3 centrais, contra as equipas que jogavam com 2 ou 3 avançados !!

Eu uso um Defesa Central e um Defesa com bola em todos os planos, apenas trocam de sítio !! :)

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Não bro, o bloco médio, é um bocado mais à frente, o importante é fazer uma "pressão atacante zonal", sem perder a coesão.

Eu deixo por defeito e uma vez que uso uma mentalidade Atacante, já presumo que a equipa vá subir um bocado, aí é que pode dar um bocado de confusão, durante o jogo, através das instruções de equipa, vou subindo a equipa ou os planos, mediante as situações de jogo, mas nunca o baixo, só se estiver a jogar com menos um homem, mas aí a conversa é outra. :happy:

No WBA, já baixava por vezes o bloco, em jogos contra os "bichos", por vezes até jogava com 3 centrais, contra as equipas que jogavam com 2 ou 3 avançados !!

Eu uso um Defesa Central e um Defesa com bola em todos os planos, apenas trocam de sítio !! :)

Fiz umas alterações defensivas para a 2ª mão da UCL contra o United (na 1ª mão ficou 1-1):

z6Q774N.png

Hoje a posse não deu, mas fomos enormes principalmente porque jogámos em Old Trafford! Rescaldani :prayer:

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz umas alterações defensivas para a 2ª mão da UCL contra o United (na 1ª mão ficou 1-1):

http://i.imgur.com/z6Q774N.png

Hoje a posse não deu, mas fomos enormes principalmente porque jogámos em Old Trafford! Rescaldani :prayer:

Mas estás a jogar com que sistema ?

Pois é complicado ter posse de bola contra equipas fortes, com jogadores de qualidade, com grande cultura táctica, experiência e que sabem pressionar, mas foi um grande resultado pah !! :)

Compartilhar este post

Link para o post

Mas estás a jogar com que sistema ?

Pois é complicado ter posse de bola contra equipas fortes, com jogadores de qualidade, com grande cultura táctica, experiência e que sabem pressionar, mas foi um grande resultado pah !! :)

4-2-3-1 ;)

Consegui encontrar a fórmula dos golos (PLFixo + Ext.(s) + CJA(A) no meio :carinhoso:) mas na defesa tá queto! A minha defesa vai passar a ser Alc+DC(D)+DC(D)+Alc -> GR(D)

Gosto de ter posse, mas não exagerar ;)

Compartilhar este post

Link para o post

A sério que o meu jogo crashou mas tinha gravado 3 dias antes :)

EDIT: Vou ter de repetir o jogo contra o Man.United :cadeirada:

Editado por Mister Machado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...