Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] Tempestade Cerebral para uma táctica de posse

Publicações recomendadas

eu acho que o grande problema para fazer boas posses de bola esta na defesa.

se a posibilidad de uma boa pressao a defesa rival a posibilidade de ganhar posse de bola em cima e assim poder começar a trocar desde o principio.

Compartilhar este post

Link para o post

Michael e essa posse como vai ?

Eu depois que peguei nas transições, nunca mais mudei, definitivamente as transições são o melhor sistema para jogar neste FM, na minha opinião, espero que no próximo, equilibrem a balança !! :D

Compartilhar este post

Link para o post

A espera do 15 ah já algum tempo, desculpem a ausência de posts no topico das reacções e aqui nas táticas :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Michael e essa posse como vai ?

Eu depois que peguei nas transições, nunca mais mudei, definitivamente as transições são o melhor sistema para jogar neste FM, na minha opinião, espero que no próximo, equilibrem a balança !! :D

Vai bem, ando a experimentar baixar o médio da posição 10 para o meio-campo e trocar o Falso 9 por outra função. Mas também tenho que dar a mão à palmatória, este FM está muito mais virado para a realidade britânica, com ritmo de jogo elevado e transições.

Compartilhar este post

Link para o post

Vai bem, ando a experimentar baixar o médio da posição 10 para o meio-campo e trocar o Falso 9 por outra função. Mas também tenho que dar a mão à palmatória, este FM está muito mais virado para a realidade britânica, com ritmo de jogo elevado e transições.

miguel andre transiçoes ha sempre, é o momento em que se recupera a bola e se sai para o ataque, pode é ser uma transiçao apoiada no passe curto ou uma saida em bloco em contra ataque ou um contra ataque com pontape pa frente

transiçao ofensiva, momento em que se esta a defender e se recupera a bola e se inicia o processo ofensivo

transiçao defensiva, momento em que se esta a atacar e se perde a bola e se inicia o processo defensivo

qualquer uma das estrategias passam por estes dois processos

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

miguel andre transiçoes ha sempre, é o momento em que se recupera a bola e se sai para o ataque, pode é ser uma transiçao apoiada no passe curto ou uma saida em bloco em contra ataque ou um contra ataque com pontape pa frente

transiçao ofensiva, momento em que se esta a defender e se recupera a bola e se inicia o processo ofensivo

transiçao defensiva, momento em que se esta a atacar e se perde a bola e se inicia o processo defensivo

qualquer uma das estrategias passam por estes dois processos

eheheheh obrigado pelo esclarecimento, não fazia ideia nenhuma :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

eheheheh obrigado pelo esclarecimento, não fazia ideia nenhuma :biggrin:

nao estava a dizer que nao sabias, eu sei que sabias, nao te estavas era a explicar bem e podias confundir ai as mentes mais queimadas :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

têm isso aqui

Os 4 Momentos de jogo

Posted by Valter Correia on May 14, 2011 at 6:30 PM

" Os princípios de jogo e os sub princípios de jogo são comportamentos e padrões de comportamento que o treinador quer que sejam revelados pelos seus jogadores e pela sua equipa nos diferentes momentos do jogo. Esses comportamentos e padrões de comportamento quando articulados e entre sí evidenciam um padrão de comportamento ainda maior, ou seja, uma identidade de equipa ao qual denominamos de organização funcional. " (Guilherme Oliveira, 2003)

Desmontando um universo do Modelo de jogo, temos os momentos de jogo, São as transições defensiva e ofensiva, e os momentos ofensivos edefensivos.

http://www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/prev?from_id=7068510

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a tentar implementar um estilo de posse no Benfica e no início ainda foi correndo bem (dentro dos possíveis) mas, a partir de Janeiro, tem sido um descalabro total.

Resultados:

- Nacional 6-2 (Taça da Liga);

- Porto 1-1;

- Nacional 3-0;

- Aves 1-1 (eliminado da Taça da Liga).

Anda bonito isto anda e agora vem o Arsenal para os oitavos...

Compartilhar este post

Link para o post

Estou a tentar implementar um estilo de posse no Benfica e no início ainda foi correndo bem (dentro dos possíveis) mas, a partir de Janeiro, tem sido um descalabro total.

Resultados:

- Nacional 6-2 (Taça da Liga);

- Porto 1-1;

- Nacional 3-0;

- Aves 1-1 (eliminado da Taça da Liga).

Anda bonito isto anda e agora vem o Arsenal para os oitavos...

eu nao acho que este motor de jogo esteja para posses de bola, pelo menos do que ja vi ate agora, penso que isto esteja mais para contra ataques apoiados, um bocado ao estilo da selecçao brasileira digamos assim, mas posso estar enganado :confuso:

Compartilhar este post

Link para o post

Este estilo é o que mais gosto mas reconheço que a eficácia neste FM é difícil de alcançar. Contudo, não pretendo desistir, apesar de ter levado 6-2!

Compartilhar este post

Link para o post

Este estilo é o que mais gosto mas reconheço que a eficácia neste FM é difícil de alcançar. Contudo, não pretendo desistir, apesar de ter levado 6-2!

exprimenta nao exagerares nas instruçoes de posse por exemplo ao pedires para manter a posse a intensidade de jogo ja baixa portanto nao é necessario pedires para diminuir ainda mais a intensidade, assim como o levar a bola ate a area juntamente com o passe curto e jogar pela defesa ira fazer com a equipa fique quase so a trocar a bola e nao ataque

Compartilhar este post

Link para o post

eu tenho tido sucesso com posse, em italia ainda por cima. depende do que considerarem posse mas tenho quase sempre 60%, raramente abaixo e as vezes acima. o problema é a defesa mesmo, tens de a tentar manter o mais sólida possível e a cobrir os espaços. a minha está algo deste genero:

AC - Avançado Completo (as vezes altero para avançado defensivo para mais pressão ou para avançado recuado

E - extremo

AS - Avançado Sombra

AI - Avançado Interior

MAA - Medio Area a Area

PD - Pivo Defensivo. Isto em jogos em que joguem com dois pl's ou muita gente no ataque.

LE - Lateral Esquerdo

DC - Centrais

AD - Ala Direito

AC
EE    AS AI
  MAA
     PD
LE DC DC AD
    GR

Uma coisa muito importante para defender é teres em conta a equipa adversária. Não vais ter sempre a mesma táctica para uma equipa com 4 jogadores no ataque do que tens para 2 ou 1 jogador. Já cheguei em jogos importantes até a adaptar a táctica e fazer algo completamente diferente para alterar para a formação melhor para defender contra a da outra equipa, e resultou. Já mal dá para jogar sem teres de fazer varias mudanças durante o jogo.

http://www.guidetofootballmanager.com/tactics/team-instructions

Lê isto mais as coisas da fluidez e da mentalidade. E cria a táctica a teu gosto, deve resultar.

Compartilhar este post

Link para o post

ESTA DEIXO PARA OS AMANTES DA POSSE DE BOLA...

uma posse de bola de sucesso, não tende apenas a ser elevada, como demonstrará outras estatísticas bem elevadas ao fim de uma partida.

Suponhamos que num jogo, uma equipa tem 60% de posse de bola, e criou apenas 4 oportunidades para golo. Já o seu adversário, com os 40% de posse de bola, criou 10 oportunidades de golo. Será que a primeira equipa dominou o jogo, se foi a segunda que teve mais oportunidades para ganhar?

e com este me despeço...ate mais logo...

Dominar a posse de bola como forma de dominar um jogo é um mito. É o jogo que deve ser dominado, são as ações que devem ser dominadas, e não a posse de bola.

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

ESTA DEIXO PARA OS AMANTES DA POSSE DE BOLA...

uma posse de bola de sucesso, não tende apenas a ser elevada, como demonstrará outras estatísticas bem elevadas ao fim de uma partida.

Suponhamos que num jogo, uma equipa tem 60% de posse de bola, e criou apenas 4 oportunidades para golo. Já o seu adversário, com os 40% de posse de bola, criou 10 oportunidades de golo. Será que a primeira equipa dominou o jogo, se foi a segunda que teve mais oportunidades para ganhar?

e com este me despeço...ate mais logo...

Dominar a posse de bola como forma de dominar um jogo é um mito. É o jogo que deve ser dominado, são as ações que devem ser dominadas, e não a posse de bola.

Sem dúvida e concordo em certa parte contigo, uma equipa pode dominar o jogo através da posse de bola, mas ser controlada por outra equipa, que jogue com um bloco baixo, consinta a posse e use como arma as transições rápidas.

O problema de muito pessoal que tenta jogar em posse, é que tentam muitas vezes da maneira errada, pessoal a jogar em posse com a defesa recuada ( a posse com efectividade, tem que ser no meio campo ofensivo, ora se jogam com a defesa recuada quais são as probabilidades disto acontecer), a defesa subida, proporciona não só a troca de bola em áreas avançadas, mas também uma pressão alta que permita recuperar a bola rápido e aumentar a posse.

Outro erro são as tácticas que querem ter posse e dominar, mas apresenta pouca gente no meio campo, ora o Guardiola acreditava que para ganhar na posse, era preciso aglomerar os jogadores no meio campo para criar superioridade númerica, quem somos nós para o contrariar ? :)

Outro factor são as linhas, pessoal a tentar jogar em posse, com as linhas abertas, isto pode não correr bem, se querem ter posse, têm que manter as linhas juntas, criar os "triângulos da morte", com várias soluções de passe curto, sem muito risco, usando um campo largo para dar mais profundidade e estreito, para permitir jogar com a defesa subida e diminuindo o espaço nas costas.

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Sem dúvida e concordo em certa parte contigo, uma equipa pode dominar o jogo através da posse de bola, mas ser controlada por outra equipa, que jogue com um bloco baixo, consinta a posse e use como arma as transições rápidas.

O problema de muito pessoal que tenta jogar em posse, é que tentam muitas vezes da maneira errada, pessoal a jogar em posse com a defesa recuada ( a posse com efectividade, tem que ser no meio campo ofensivo, ora se jogam com a defesa recuada quais são as probabilidades disto acontecer), a defesa subida, proporciona não só a troca de bola em áreas avançadas, mas também uma pressão alta que permita recuperar a bola rápido e aumentar a posse.

Outro erro são as tácticas que querem ter posse e dominar, mas apresenta pouca gente no meio campo, ora o Guardiola acreditava que para ganhar na posse, era preciso aglomerar os jogadores no meio campo para criar superioridade númerica, quem somos nós para o contrariar ? :)

Outro factor são as linhas, pessoal a tentar jogar em posse, com as linhas abertas, isto pode não correr bem, se querem ter posse, têm que manter as linhas juntas, criar os "triângulos da morte", com várias soluções de passe curto, sem muito risco, usando um campo largo para dar mais profundidade e estreito, para permitir jogar com a defesa subida e diminuindo o espaço nas costas.

na minha ideia a posse de bola deve ser usada para abrir espaços e nao como filosofia principal de jogo, ou seja deves progredr para a baliza pq o objectivo é xegar la a frente e fazer golo mas nem sempre consegues pq o espaço por vezes é bem fechado, entao ai sim deve-se circular a bola para tentar desposicionar o adversario e encontrar o espaço para poder continuar a progredir no campo

em relaçao as linhas se recapares bem o barcelona ate jogava com linhas bem abertas principalmente os extremos, o que acontecia é que havia muita mobilidade e eles faziam sempre trinagulos perto da bola com coberturas ofensivas bem feitas, assim tinham mais espaço para se movimentar como ao mesmo tempo desposicionavam melhor o adversario e se por acaso perdessem a bola caiam logo em cima do portador da bola na fase transiçao defensiva em vez de recuarem faziam logo pressao sobre o portador da bola

Editado por el_capone

Compartilhar este post

Link para o post

na minha ideia a posse de bola deve ser usada para abrir espaços e nao como filosofia principal de jogo, ou seja deves progredr para a baliza pq o objectivo é xegar la a frente e fazer golo mas nem sempre consegues pq o espaço por vezes é bem fechado, entao ai sim deve-se circular a bola para tentar desposicionar o adversario e encontrar o espaço para poder continuar a progredir no campo

em relaçao as linhas se recapares bem o barcelona ate jogava com linhas bem abertas principalmente os extremos, o que acontecia é que havia muita mobilidade e eles faziam sempre trinagulos perto da bola com coberturas ofensivas bem feitas, assim tinham mais espaço para se movimentar como ao mesmo tempo desposicionavam melhor o adversario e se por acaso perdessem a bola caiam logo em cima do portador da bola na fase transiçao defensiva em vez de recuarem faziam logo pressao sobre o portador da bola

Sim, tens razao, mas os jogadores tentavam manter-se juntos, para criar a superioridade númerica, por isso é que recuperavam rapidamente a bola, quanto à circulação de bola, tem que haver intensidade, sem isso, não há o desposicionamento que falaste, um vez que a troca da bola fica muito previsivel. ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Estatisticamente falando: 2 remates = 3 golos, o outro foi autogolo!

Eu posse de bola tenho, só preciso de fazer com que eles acertem na baliza!! É uma vergonha, em 25 remates, só 2 serem à baliza...

nbdr.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Estatisticamente falando: 2 remates = 3 golos, o outro foi autogolo!

Eu posse de bola tenho, só preciso de fazer com que eles acertem na baliza!! É uma vergonha, em 25 remates, só 2 serem à baliza...

isso é perfeitamente normal pq pensa se estas a manter a bola estas a dar tempo ao adversario para se posicionar defensivamente logo teras mais dificuldade em encontrar o espaço e os remates nao sao tao precisos

Compartilhar este post

Link para o post

Tens razão... já fiz umas alterações que melhoraram, mas ainda tenho pelo menos 2 jogadores a segurar bola - acho que vou suprimir essa instrução. obrigado pela dica. 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

Tens razão... já fiz umas alterações que melhoraram, mas ainda tenho pelo menos 2 jogadores a segurar bola - acho que vou suprimir essa instrução. obrigado pela dica. 8-)

tu podes e deves ter bola, mas tem que ser uma posse construtiva, rapida e assertiva a fim de desposicionar a defesa e encontrar o espaço, li um artigo do tito vilanova que dizia do que adianta ter 70 % de posse de bola senao passarmos de meio campo? nada...o objactivo do jogo é marcar golos e nao ter mais bola, é obvio que tendo mais bola tens mais hipoteses de criar oportunidades mas para isso é preciso crialas, agora se for ter bola para andarem a jogar a arrabia nao adianta de nada ou pouco adianta

Compartilhar este post

Link para o post

Acabo de comprar este FM ontem, e também tenho reparado que a estratégia de posse que estou a tentar implementar no Sporting é muito inconsistente, e nos jogos que não correm bem, geralmente os adversários marcaram/desequilibraram com transições rápidas. Foi o que aconteceu até contra o Benfica, por 4-0.

Por um certo lado, a posse também parece resultar em vários jogos, mas estes cepos fazem 7 flagrantes e só marcam 2 golos :mrgreen:

Mas por outro lado, quando não está a funcionar noto que são sempre as transições rápidas com bolas nas costas dos centrais que me incomodam sempre.

O problema é que enquanto que relacionado táticas de posse tenho uma noção geral do que se deve fazer, não sei bem construir uma tática de transição. Que instruções se devem dar? Passe direto? E será que é realmente a estratégia a adotar, mesmo com clubes "grandes", como o Sporting/Benfica/Porto etc.? :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Acabo de comprar este FM ontem, e também tenho reparado que a estratégia de posse que estou a tentar implementar no Sporting é muito inconsistente, e nos jogos que não correm bem, geralmente os adversários marcaram/desequilibraram com transições rápidas. Foi o que aconteceu até contra o Benfica, por 4-0.

Por um certo lado, a posse também parece resultar em vários jogos, mas estes cepos fazem 7 flagrantes e só marcam 2 golos :mrgreen:

Mas por outro lado, quando não está a funcionar noto que são sempre as transições rápidas com bolas nas costas dos centrais que me incomodam sempre.

O problema é que enquanto que relacionado táticas de posse tenho uma noção geral do que se deve fazer, não sei bem construir uma tática de transição. Que instruções se devem dar? Passe direto? E será que é realmente a estratégia a adotar, mesmo com clubes "grandes", como o Sporting/Benfica/Porto etc.? :compinchas:

depende do tipo de transiçao que queres fazer? queres uma transiçao de ataque apoiado? queres uma transiçao de contra ataque com pontape la pa frente ou queres uma transiçao da equipa a sair para o ataque em bloco?

Compartilhar este post

Link para o post

depende do tipo de transiçao que queres fazer? queres uma transiçao de ataque apoiado? queres uma transiçao de contra ataque com pontape la pa frente ou queres uma transiçao da equipa a sair para o ataque em bloco?

Apoiado

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...