Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
MichaelAndrews

[FM2014] Tempestade Cerebral para uma táctica de posse

Publicações recomendadas

60% de bola contra o Inter é muito bom, considerando que se trata de um Wolfsburgo.

De resto, há que ser dinâmico durante os jogos, nem a táctica, nem os jogadores resolvem todos os problemas.... ah, e arranja um olheiro com bom Conhecimento Táctico para te dar os relatórios dos adversários e aconselhar-te o melhor treino de preparação de jogo.

Editado por MichaelAndrews

Compartilhar este post

Link para o post

Depois há aqueles dias, aquelas situações em que achamos melhor ser mais maleáveis e decidir "que se lixe a posse" :biggrin:

Um tremendo de um jogo táctico, eu e o Tó em guerra táctica aberta, o 0-0 em casa da 1ª mão não prometia nada de bom, mas enchemos o peito e fomos lá com a mesma postura. Porreiro, pensei eu ao intervalo, só que a bola anda dividida (47-53%) e nós não rematamos. Pessoal, vão lá para dentro e marquem o golo que precisamos, disse eu à rapaziada e mandei o Quaresma e o Tello marcarem os alas deles... foi-se a posse, mas fomos brindados com um penalty.

Juventus_FC_Porto_Geral_Vista_Geral_2.png

E quanto a oportunidades, a coisa foi ela por ela

Juventus_FC_Porto_Estat_sticas_Estat_sticas_d.png

Venha a Final da LC e o Wénger com o seu Arsenal.

Compartilhar este post

Link para o post

60% de bola contra o Inter é muito bom, considerando que se trata de um Wolfsburgo.

De resto, há que ser dinâmico durante os jogos, nem a táctica, nem os jogadores resolvem todos os problemas.... ah, e arranja um olheiro com bom Conhecimento Táctico para te dar os relatórios dos adversários e aconselhar-te o melhor treino de preparação de jogo.

:compinchas:

Certo, tento ser o mais dinâmico possível e tento alterar a minha equipa conforme as nuanças táticas do adversário durante o jogo.

Aconselhas a treinar o mov. atacante ( especialmente contra equipas mais fracas)?

Depois há aqueles dias, aquelas situações em que achamos melhor ser mais maleáveis e decidir "que se lixe a posse" :biggrin:

Um tremendo de um jogo táctico, eu e o Tó em guerra táctica aberta, o 0-0 em casa da 1ª mão não prometia nada de bom, mas enchemos o peito e fomos lá com a mesma postura. Porreiro, pensei eu ao intervalo, só que a bola anda dividida (47-53%) e nós não rematamos. Pessoal, vão lá para dentro e marquem o golo que precisamos, disse eu à rapaziada e mandei o Quaresma e o Tello marcarem os alas deles... foi-se a posse, mas fomos brindados com um penalty.

E quanto a oportunidades, a coisa foi ela por ela

Venha a Final da LC e o Wénger com o seu Arsenal.

Esses jogos é que dão gozo :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

:compinchas:

Certo, tento ser o mais dinâmico possível e tento alterar a minha equipa conforme as nuanças táticas do adversário durante o jogo.

Aconselhas a treinar o mov. atacante ( especialmente contra equipas mais fracas)?

Olheiro com Conhecimento Táctico de 15 ou superior e segue o que ele disser nos relatórios ao adversário, nem te chateias com isso.

Ainda por cima a Final é no Estádio da Luz :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Olheiro com Conhecimento Táctico de 15 ou superior e segue o que ele disser nos relatórios ao adversário, nem te chateias com isso.

Ainda por cima a Final é no Estádio da Luz :biggrin:

Estive agora a ver e o olheiro que observava os adversários tinha 10 a conhecimento tático :facepalm:

Já estou a procurar um olheiro

Arrebenta com o Wenger :mrgreen:

Editado por Quintero

Compartilhar este post

Link para o post

mas porque é que voces querem ter tanta posse? é algum fetiche? :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

Apenas o mesmo fetiche de quem gosta de transições rápidas :biggrin:

Apenas o mesmo fetiche de quem gosta de transições rápidas :biggrin:

Um qualquer coisa Robson, inglês, tem óptimos atributos para observar jogadores e 15 ou 16 de Conhecimento Táctico... também há um holandês, Spelbos.

Partilhar esta mapa de posicionamento para ilustrar que não é por se definir uma estratégia Atacante, geralmente com uma linha defensiva Muito Mais Subida que a equipa vai efectivamente posicionar-se mais à frente e fazer pressão alta.

A dita estratégia de Contra-Atacar também produz os mesmos efeitos.

FC_Porto_Acad_mica_An_lise_Desempenho_2.png

Compartilhar este post

Link para o post

Hahahaah, eu é mais aquela cena do "se tenho 70 e picos de posse aos 60 / 70 minutos, porque é que de repente baixa para os 60%", isto é que me tolhe o juízo !!! :estrelas:

Bem já abandonei os 3 centrais e subi o DC com bola, para pivô, a "xixa" é logo outra ! :D

Compartilhar este post

Link para o post

Um qualquer coisa Robson, inglês, tem óptimos atributos para observar jogadores e 15 ou 16 de Conhecimento Táctico... também há um holandês, Spelbos.

Já contratei, um tal de Luuk Balkestein

Tem 14 a tática e 15 de conhecimento tático.

Compartilhar este post

Link para o post

Hahahaah, eu é mais aquela cena do "se tenho 70 e picos de posse aos 60 / 70 minutos, porque é que de repente baixa para os 60%", isto é que me tolhe o juízo !!! :estrelas:

Bem já abandonei os 3 centrais e subi o DC com bola, para pivô, a "xixa" é logo outra ! :D

Curiosamente, esse problema não ocorre tanto com o contra-ataque, ainda agora estive atento a isso neste jogo com a Académica :-)

Compartilhar este post

Link para o post

Curiosamente, esse problema não ocorre tanto com o contra-ataque, ainda agora estive atento a isso neste jogo com a Académica :-)

Hmmm vou testar essa situação do contra ataque para ver como corre. :)

Bem, eu sei que o adversário não é dos melhores ( Liga Adelante), mas estivemos a jogar com menos um desde os 25 minutos de jogo, ainda por cima a posição que faz a ligação entre o meio campo e o ataque ( CJA).

FOmWZTF.png

O Carrick se tivesse jogador o jogo todo ( troco a equipa toda ao intervalo) poderia ter chegado a um número de passes incrivel.

4bKVhpo.png

Acredito que se jogasse com a equipa toda, podíamos ter chegado a grandes % de posse, mas agradou-me o caudal ofensivo, foi um massacre autêntico e mesmo com menos 1 !!!

Para já isto vai assim ! :)

gae1GZJ.png

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante o esquema, sobrecarregas o meio obrigando o adversário a procurar a periferia, dás largura com os alas completos, muito bem utilizados uma vez que o pivô faz de terceiro central. Experimenta apenas duas alterações: mudar a tarefa do GR, dado que usas os centrais a bloquear; complementar os dois avançados em vez de terem a mesma função e tarefa.

PS: experimenta sim, mais coesão defensiva, muito mais troca de bola, os jogadores não se desgastam tanto por não terem tanta urgência de chegar à frente e fazer golo, logo não se sente tanto aquela quebra nas segundas partes, o único aspecto a melhorar mesmo é que por vezes a equipa fica um bocadinho curta no ataque.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito interessante o esquema, sobrecarregas o meio obrigando o adversário a procurar a periferia, dás largura com os alas completos, muito bem utilizados uma vez que o pivô faz de terceiro central. Experimenta apenas duas alterações: mudar a tarefa do GR, dado que usas os centrais a bloquear; complementar os dois avançados em vez de terem a mesma função e tarefa.

Hmmm, por acaso tinha pensado nisso, por causa da mobilidade que quero nos avançados, não quis inventar muito e dei a função AC. Qual aconselhavas ? Não quero F9 nem AVR, quero jogadores lá na frente a criar superioridade, exactamente com os ALAS a dar a largura ou a entrar para o meio, caso os AC, se movam da posição.

No GR realmente também tinha ficado na dúvida entre a tarefa apoiar ou defender, o que achas o Apoiar é o mais indicado ?

Compartilhar este post

Link para o post

alavanja 1.4 ultimate

Obrigado :compinchas:

Compartilhar este post

Link para o post

Hmmm, por acaso tinha pensado nisso, por causa da mobilidade que quero nos avançados, não quis inventar muito e dei a função AC. Qual aconselhavas ? Não quero F9 nem AVR, quero jogadores lá na frente a criar superioridade, exactamente com os ALAS a dar a largura ou a entrar para o meio, caso os AC, se movam da posição.

No GR realmente também tinha ficado na dúvida entre a tarefa apoiar ou defender, o que achas o Apoiar é o mais indicado ?

Podes sempre testar PL e Jogador Alvo, aliás este tem mesmo com missão abrir espaços para o PL.

Apoiar ou mesmo atacar, é só questão de observar se o gajo não desata a correr com a bola pelo campo fora :-) a ideia é o GR reduzir o espaço para os centrais e funcionar não como GR mas como um jogador de equipa.

30 já cá cantam, a ver se chego aos 150 até sair o fm15 :biggrin:

Primeira_Liga_Portuguesa_Vista_Geral_Fases_8.png

Compartilhar este post

Link para o post

Podes sempre testar PL e Jogador Alvo, aliás este tem mesmo com missão abrir espaços para o PL.

Apoiar ou mesmo atacar, é só questão de observar se o gajo não desata a correr com a bola pelo campo fora :-) a ideia é o GR reduzir o espaço para os centrais e funcionar não como GR mas como um jogador de equipa.

30 já cá cantam, a ver se chego aos 150 até sair o fm15 :biggrin:

Heheeh o Sporting está forte nessa liga ! :D

Bem, primeiro jogo da época, logo contra o City e gostei muito da prestação da equipa, aos 60 minutos tinhamos 68% de posse, mas com algumas lesões e quebras físicas baixou para os 61%.

Rematamos pouco é verdade, mas o adversário também é forte e como disse ainda é o primeiro jogo, a equipa ainda está a encaixar as ideias e alguns movimentos preferidos que implementei ou retirei ( tipo passes longos).

TZ2D076.png

Como podem ver, e como disse o Michael, a minha ideia é mesmo essa aglomerar jogadores no meio campo asfixiando o adversário, aproveitando depois os ALAS que funcionam como médios.

O que tento sempre é não haver espaço entre linhas, contra equipas com jogadores de qualidade, pode ser a morte do artista!

JSXfFMz.png

Fiz algumas mudanças e para já está assim, o sistema pode ser diferente do meu 4-3-3 ou 4-1-2-2-1, mas a filosofia é a mesma e as dinâmicas são muito parecidas.

emJVA4M.png

Editado por Lokito

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de criar uma tática, em que os princípios são semelhantes à tua Lokito, ou seja, muita gente no meio campo.

Tenho duas vertentes:

1.

Gr

2DC

2Alas Completos

2 MCs ( CJrecuado DEF / CJ Apoiar)

3MOC

1AC

2. Igual à primeira só que em jogo só com 2 MOC e uso um pivot defensivo.

Quero muita gente no meio....

Vamos ver no que isto dá.

Compartilhar este post

Link para o post

Acabei de criar uma tática, em que os princípios são semelhantes à tua Lokito, ou seja, muita gente no meio campo.

Tenho duas vertentes:

1.

Gr

2DC

2Alas Completos

2 MCs ( CJrecuado DEF / CJ Apoiar)

3MOC

1AC

2. Igual à primeira só que em jogo só com 2 MOC e uso um pivot defensivo.

Quero muita gente no meio....

Vamos ver no que isto dá.

Hmmmm, depois de ter lido o teu post, experimentei uma coisa e posso dizer que gostei bastante !

NrPXHvP.png

kA43TmJ.png

O Palace mal conseguiu jogar, aos 70 minutos tinha 76% de posse de bola, mas baixou para os 72 % nos últimos minutos e 70 / 69 % nos 90 minutos.

5ZZmNZj.jpg

6x0qhsV.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Vou criar uma terceira vertente igual a essa :mrgreen:

Ando na pré época a experimentar e para já estou a gostar.

Grande jogo que fizeste, acho esse esquema muito interessante

Com que mentalidade e fluidez jogas?

Editado por Quintero

Compartilhar este post

Link para o post

Vou criar uma terceira vertente igual a essa :mrgreen:

Ando na pré época a experimentar e para já estou a gostar.

Grande jogo que fizeste, acho esse esquema muito interessante

Sim também acho engraçado, :biggrin: a quantidade de jogadores aglomerados no meio com os Alas a dar largura e passei do Muito Rígido para o Rígido.

Bem fiz um amigável contra o Bayern, para testar este "novo" sistema e...

6NH7RIf.jpg

Cheguei a ter 68% de posse de bola na primeira parte e 65 % em grande parte da 2ª !!!

Muitos passes dos meus CJR.

Acho que tenho aqui algo engraçado para explorar, vamos ver !! :)

cB45aVX.jpg

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bem :handclap:

Massacrar o Bayern não é nada fácil!!

E com o acumular de jogos ainda vais jogar melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu no meu Sevilha é que poderia criar uma táctica sem PL visto que os que tenho não rendem, é um caso a pensar :wink:

Compartilhar este post

Link para o post

tambem ja me tinha apercebido que neste motor de jogo jogar sem PL resulta muito bem faz a defesa adversario subir mais para vir fazer as marcaçoes abre muitos espaços nas costas, grande resultado lokito :handclap:

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...