Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
wolfking

Critérium du Dauphiné 2014

Publicações recomendadas

palhaço :lol:

wolfking eu não quero dizer que ele tem culpa de ter asma ou assim, mas gostava de saber se não existe mais nada que possa substituir isso e que não lhe de uma perfomance extra...

Era calcular o que isso faz e todas as etapas tirar esse tempo :biggrin:

Mas qual performance extra? E um medicamento autorizado e que e usado normalmente por imensa gente. O contador também é alérgico, de certeza que toma antihistaminicos, qual é o drama?

Editado por SnY

Compartilhar este post

Link para o post

Não consigo entrar no Velogames lol :lol: Mas deve-me estar a correr tudo mal pois hoje que até tinha esperanças que vencesse algum dos meus tipo Gerrans, Van Avermaet ou Vichot, é a vez de a fuga vingar

Compartilhar este post

Link para o post

Ainda na 5a feira passada falei sobre isso em pneumologia. É o limite mais difícil de definir no desporto, que doses são consideráveis como doping ou não desse tipo de medicamentos como o salbutamol. O que a asma provoca é a diminuição do diâmetro das vias que conduzem o ar aos pulmões. Isso é combatido quer com anti-inflamatórios (porque é devido a uma reacção inflamatória que as vias fecham) quer com estes nebulizadores (é assim q se chama o aparelho) de acção rápida, normalmente usados em S.O.S. Uma baforada daquilo aumenta em minutos o diâmetro das vias aéreas e naturalmente chega muito mais oxigénio aos pulmões, permitindo um boost de rendimento. A questão aqui é até que ponto é que num atleta de alta competição se consegue definir a dose como suficiente para chegar ao nível normal dele quando está sem crises. Por um lado, pode fazer sobredosagem, que permite um rendimento superior ao que teria se não tivesse a doença e a medicação e, por outro lado mas não menos importante, se a dose for insuficiente entra em risco de colapso respiratório por encerramento dos brônquios.

Para ajudar a situação, as crises podem ser despoletadas por situações a que os ciclistas estão sempre sujeitos: pelo próprio exercício, por pólens e substâncias da natureza a que são, normalmente, alérgicos, poluição, ar frio...

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, falando de uma perspectiva puramente competitiva, permite que ele tenha uma certa vantagem durante uns minutos (num ataque como o de anteontem, por exemplo) mas não durante uma subida inteira (uns 30/40min, contando com as mais fddas). Correcto?

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei, é complicado. É assim, não vale a pena usar aquilo em doses cavalares pq já se fizeram estudos em que por muito que aumentes a dose inalada, o resultado termina num plateau e a única coisa que aumentas é a facilidade de te caçarem no teste à urina.

O medicamento é sobretudo eficaz quando o brônquio está apertado porque o dilata. Se um tipo saudável inalar aquilo não tem um rendimento muito superior, aliás, segundo aquele estudo até é similar a alguém que não tome nada... Mas o problema é que tens estudos contraditórios e, pela lógica, o funcionamento do medicamento traria benefícios a quem o toma.

Se acho correcto, em termos éticos, que um desportista tome uma substância se não estiver a sentir a sintomatologia (e isso pode não ser fácil de avaliar pelas imagens) para que lhe foi medicada? Obviamente que não.

Editado por Red Prince

Compartilhar este post

Link para o post

Boa explicação Red Prince ;-)

O que é mais curioso no meio disto tudo é que o Froome lançou um livro há pouco tempo (falando da trajetória toda desde a infância em África, etc) e não tem uma única referência de asma. Tendo em conta o imbróglio todo dele com a bilharzia e a nuvem de suspeição que paira sobre ele, esta "descoberta" de que ele tem asma desde criança (e uso do inalador durante a corrida), faz com que a Sky e ele tenham dado um valente tiro no pé.

Compartilhar este post

Link para o post

É assim, eu pessoalmente desconfio da Sky até à 5ª casa como sempre desconfiei do Armstrong e da US Postal. Mas certamente não será com Salbutamol que se transformam dois tipos como o Froome e o Wiggins em dois dos melhores corredores do mundo de um ano para o outro.

Compartilhar este post

Link para o post

Obrigadão pelos esclarecimentos Red :compinchas:

Já se viu que, mesmo entre entendidos, não é uma questão unanime. Eu, como completo ignorante no assunto, acredito que as agências anti-dopagem já tenham abordado este assunto o suficiente e por alguma razão impuseram um valor limite em vez de banir completamente a substancia.

Da mesma forma que nem ponho sequer a hipótese de ele não ter sequer necessidade de usar o medicamento. Não entrou no mundo do ciclismo ontem, nem ele nem o Passaporte Biológico (por exemplo).

Compartilhar este post

Link para o post

Incrível o Porte, tirou 45s ao Contador nesta última parte da subida.

Sorry pelo double post :compinchas:

Editado por John Mayer

Compartilhar este post

Link para o post

já foi alcançado. parece-me que esperou.. para ter ficado com os gajos da fuga

Editado por Wacko_Jacko

Compartilhar este post

Link para o post

Cotnador ataca e a sky mal responde? No tour vai ataar nos paralelos com o arranque vai atirar com um paralelo à cabeça do froome e tá ganho isto :mrgreen:

Foi um ataque num subida, descida ou plano?

Podia ter esperado e deixar tudo para sabado ou domingo.. mas valeu por tentar. pena que o Paulinho não tenha ajudado assim tanto. Mas este só ajuda na boca do PM. é sempre o gajo que mais trabalha :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

obrigado pela resposta :compinchas:

O contador disse que não queria ganahr isto, é para o froome pensar que ele se esforçou minimamente, aposto que na etapa de montanha só chegou aos 103 pulsações 8)

E quanto ao ataque, nao sei onde foi. Quando liguei para ver, ele já ia na ultima montanha. E sorte teve ele na queda que deu na descida. :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

estava a ouvir as musicas do cd do panda, aquele momento era para por a mao na cabeça :mrgreen:

Para a proxima tem certezas no que dizes, ja estava a chorar :cadeirada:

vindo de ti, não esperava outra coisa :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

O Froome já se partiu todo. Todo rasgado do lado esquerdo. Acho que caiu com o Fuglsang.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...