Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Major Tom

[TV] Séries III

Publicações recomendadas

Citação de smashing_pumpkin , Em 11/10/2024 at 21:19:

As legendas da Max e Netflix são feitas por IA? É que andam tão más... Como se já não bastasse transformarem frases gigantes em três palavras, também se enganam no significado do que é dito. Ainda ontem no "From" o homem diz o equivalente a "aqueles carros" e foi traduzido para "estes carros". E até tem influência no impacto que o momento pode gerar. Mas o pior mesmo é que pôs-me a reparar se lia ou não as legendas de coisas em inglês e como o fazia e foi difícil de ver o resto do episódio normalmente!

O meu palpite é que as legendas são feitas em inglês e depois cada equipa de legendagem espeta aquilo num deepl da vida e dão ali uns ajustes aqui e ali mas sem nunca olharem para o filme/série em si, as palavras normalmente estão certas, só não estão certas no contexto

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Grillo, há 43 minutos:

O meu palpite é que as legendas são feitas em inglês e depois cada equipa de legendagem espeta aquilo num deepl da vida e dão ali uns ajustes aqui e ali mas sem nunca olharem para o filme/série em si, as palavras normalmente estão certas, só não estão certas no contexto

Mas se fosse em inglês, numa série em inglês, seria para surdos e aí deduzo que seria igual ao que dizem. Mas noto que cada vez mais reduzem o que é dito.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 hora:

Mas se fosse em inglês, numa série em inglês, seria para surdos e aí deduzo que seria igual ao que dizem. Mas noto que cada vez mais reduzem o que é dito.

Certo, mas imagina, apanhas uma expressão idiomática e traduzem aquilo à letra, ou mesmo uma frase normal, se fores traduzir aquilo à letra até está certo e perceptível, mas naquele contexto se calhar adequava-se mais usares outras palavras que na tua linguagem fariam mais sentido e que fariam com que a frase soasse mais verosímil na tua linguagem. Quando tinha mais tempo livre fiz umas quantas legendas e o produto ficava completamente diferente feito a olhar o filme/série do que a fazer só a ler. 

Mas nesse exemplo que usaste nem acho que tenha sido algo feito nestes moldes de meter no deepl, mas deve ter sido sem ver o produto em si, de qualquer maneira. Aponto para que o legendador tenha confundido o these vs those e sem ver o contexto do filme não se apercebeu.

Compartilhar este post

Link para o post

Curiosamente eu uso aparelhos auditivos e vejo tudo com legendas em inglês. Ontem vi o segundo de Foundation e

Spoiler

achei estranho quando no primeiro apareceu legendado que a viagem demorava 800 e tal dias e no segundo dizem que ainda faltam 50 e poucos meses de viagem. Só quando fui ao reddit ver a thread do ep é que tinha lá um comentário de alguém com a mesma dúvida e afinal o que foi dito na série foi 1900 dias. Estas coisas deviam ser tidas em mais atenção.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Grillo, há 25 minutos:

Certo, mas imagina, apanhas uma expressão idiomática e traduzem aquilo à letra, ou mesmo uma frase normal, se fores traduzir aquilo à letra até está certo e perceptível, mas naquele contexto se calhar adequava-se mais usares outras palavras que na tua linguagem fariam mais sentido e que fariam com que a frase soasse mais verosímil na tua linguagem. Quando tinha mais tempo livre fiz umas quantas legendas e o produto ficava completamente diferente feito a olhar o filme/série do que a fazer só a ler. 

Mas nesse exemplo que usaste nem acho que tenha sido algo feito nestes moldes de meter no deepl, mas deve ter sido sem ver o produto em si, de qualquer maneira. Aponto para que o legendador tenha confundido o these vs those e sem ver o contexto do filme não se apercebeu.

Expressões idomáticas eu percebo o porquê, a questão é mesmo quanto a frases normais. Se o escritor do texto deu-se ao trabalho de escrever uma bela frase sobre andar na rua, acho de mau tom a legenda ser apenas "andei na rua". E parece-me que é cada vez mais frequente. Além de problemas como o @Longineu referiu, já apanhei diversas vezes. É ridículo.

Editado por smashing_pumpkin
  • Like 1
  • Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Expressões idomáticas eu percebo o porquê, a questão é mesmo quanto a frases normais. Se o escritor do texto deu-se ao trabalho de escrever uma bela frase sobre andar na rua, acho de mau tom a legenda ser apenas "andei na rua".

Eu não percebo o porquê, é só ver o que estão a fazer. Mas a culpa não é das pessoas que fazem legenda, o problema deve ser o habitual a toda a linha, equipas curtas, mal pagas e com prazos apertados. E deve ser também essa a razão para as legendas serem encurtadas.

Além de problemas como o @Longineu referiu, já apanhei diversas vezes. É ridículo.

Citação de Longineu, há 1 hora:

Curiosamente eu uso aparelhos auditivos e vejo tudo com legendas em inglês. Ontem vi o segundo de Foundation e

Ocultar conteúdo

achei estranho quando no primeiro apareceu legendado que a viagem demorava 800 e tal dias e no segundo dizem que ainda faltam 50 e poucos meses de viagem. Só quando fui ao reddit ver a thread do ep é que tinha lá um comentário de alguém com a mesma dúvida e afinal o que foi dito na série foi 1900 dias. Estas coisas deviam ser tidas em mais atenção.

Do inglês então ainda é menos compreensível

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Grillo, há 42 minutos:

Eu não percebo o porquê, é só ver o que estão a fazer. Mas a culpa não é das pessoas que fazem legenda, o problema deve ser o habitual a toda a linha, equipas curtas, mal pagas e com prazos apertados. E deve ser também essa a razão para as legendas serem encurtadas.

Do inglês então ainda é menos compreensível

O exemplo que dei são duas pessoas em que uma fala por cima da outra, mas pelas respostas nessa thread acho que ficou claro o que é que ambas disseram. Eu não entendo é porque é que quem fez as legendas não fez algo como

Personagem A: XXXX

Personagem B: ...XXX

É que assim um gajo depois vai para o resto da série a pensar que há ali um erro ou um plot hole qualquer.

E concordo com o bold. Até acho que já apanhei uma thread no r/portugal com pessoal que trabalha em legendagem a dizer que era esse o caso.

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de La Flame, há 7 horas:

"Disclaimer", da Apple TV, parece estar muito bom. 

Kate Blanchett ❤️

Compartilhar este post

Link para o post

Alguem daqui vê From? 

Epa comecei a ver ha umas semanas e entretanto papei aquilo tudo e já estou a seguir a ultima temporada. É bastante entretido e é como se fosse uma mistura entre Wayward Pines, Lost e Walking Dead. Vai acabar por ser cancelado mais ano menos ano mas até agora estou a gostar bastante. 

• Concordo! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de johan, há 41 minutos:

Alguem daqui vê From? 

Epa comecei a ver ha umas semanas e entretanto papei aquilo tudo e já estou a seguir a ultima temporada. É bastante entretido e é como se fosse uma mistura entre Wayward Pines, Lost e Walking Dead. Vai acabar por ser cancelado mais ano menos ano mas até agora estou a gostar bastante. 

O @DS7 vê, acho eu.

Eu acho que acabei a primeira temporada e não continuei a ver porque achei o acting e o plot demasiado mau. Melhorou?

Compartilhar este post

Link para o post

Eu papei a primeira temporada toda de Old Man, mas só mesmo porque teve de ser. Começou muito bem mas aí ao 3º/4º episódio descambou para uma novela. Ainda assim a premissa é boa, talvez dê oportunidade à segunda temporada.

• Like 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de johan, há 2 horas:

Alguem daqui vê From? 

Eu comecei a ver há umas semanas e já estou na última tempora. Estou a gostar.

Citação de Longineu, há 2 horas:

O @DS7 vê, acho eu.

Eu acho que acabei a primeira temporada e não continuei a ver porque achei o acting e o plot demasiado mau. Melhorou?

Mau em que sentido? Não é extraordinário mas não vejo onde é que é mau.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 26 minutos:

Eu comecei a ver há umas semanas e já estou na última tempora. Estou a gostar.

Mau em que sentido? Não é extraordinário mas não vejo onde é que é mau.

Citação de Longineu, Em 27/03/2022 at 20:56:

em relação à série, já que acabei agora os 7 eps

Mostrar conteúdo oculto

ou isto tem um payoff enorme ou então vai ser uma das séries mais frustrantes que já vi e tudo culpa da escrita, especialmente em relação à familia. odeio séries em que as personagens não conversam quando há algo importante para ser dito, ou são ignoradas ou etc e isto está a ser frustrantemente comum nas cenas com estas personagens 😅

Citação de Longineu, Em 28/03/2022 at 19:57:

From

Mostrar conteúdo oculto

Por exemplo só no ep7, o puto a tentar falar da Farway Tree e toda a gente o ignorou porque ¯\_(ツ)_/¯ e nessa mesma cena, quando o Jade foi lá e tentou mostrar a foto do Victor ao Jim. Quanto à foto, também acho estranho como é que o Kenny ainda não falou disso ao Boyd 😅 Não é algo importante?

Ja agora, que pareces gostar de séries de terror, já viste 30 monedas?

Estou a ver o primeiro episódio e parece ser muito bom.

Citação de Longineu, Em 30/03/2022 at 01:05:
  Mostrar conteúdo oculto

Concordo com o primeiro parágrafo todo. A cena da mulher dele foi brutal e quero ver se este ep não tipo um "vamos meter o boyd e o elis a fazer as pazes para piorar tudo ainda mais nos próximos episodios" depois do que aconteceu no fim.

" Eu acho que a mulher do Boyd viveu naquela cidadezinha quando era criança e o Victor conhecia-a " porque é que dizes isto? Não fiquei com essa impressão.

Eu acho é que toda a gente devia tirar uns 5 minutos e perguntar ao Victor o que crl se passa, já que eles sabem que ele é o residente mais antigo e agora têm aquela foto. E ya, o buraco tá ominous para crl 😂 ri-me bastante com o quão fundo conseguiram escavar em menos de um dia tho 🤣

O puto faz parte do 4º. O tipo do Victor. A Sara não os vê, certo? Só os ouve.

Citação de Longineu, Em 30/03/2022 at 15:54:

Vou responder por bolds 😂

Ocultar conteúdo

1º e 2º: Lembro-me disso, mas não fiquei a achar que tenha sido por causa disso. E não te sei explicar o porquê mas não acho que faça muito sentido nem consigo arranjar uma explicação plausível para a cena da bracelete, a não ser que seja a cidade/ou wtv a meter a ideia que a bracelete é a do Jim na cabeça da Tabitha, como os demónios fazem com os residentes.

3º: Exacto. Então ela parece-me estar à parte do resto.

4º: True 🤣 Tem tudo para dar mau resultado, especialmente com as cenas que o Jade tem visto. E como já se viu que o Jim também não é o gajo mais paciente do mundo... 😂

5ª: Farway Tree! Ele diz que elas vão dar a vários lugares e viu-se num flashback neste ultimo ep que há vários esconderijos pela cidade. O gajo tem imensos sitios onde pode estar.  Por isso é que era fixe que alguém falasse com ele 😂

Fui buscar os posts antigos só para ti (e porque a minha memória é uma m*rda lol). Mas é isto. Super frustrante de ver.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 21 minutos:

Fui buscar os posts antigos só para ti (e porque a minha memória é uma m*rda lol). Mas é isto. Super frustrante de ver.

Ah, nesse ponto concordo. Mas só acho algo estranho não procurarem mais do Victor. Porque as pessoas não falarem ou não ligarem umas às outras é apenas a realidade.

E pelo meio falas das 30 moedas, gostei muito da parte na cidade e isso, mas depois a temporada seguinte achei ridícula, se não tivesse gostado tanto da primeira parte nem a tinha acabado de ver.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de smashing_pumpkin , há 1 minuto:

Ah, nesse ponto concordo. Mas só acho algo estranho não procurarem mais do Victor. Porque as pessoas não falarem ou não ligarem umas às outras é apenas a realidade.

E pelo meio falas das 30 moedas, gostei muito da parte na cidade e isso, mas depois a temporada seguinte achei ridícula, se não tivesse gostado tanto da primeira parte nem a tinha acabado de ver.

Mas é um dos meus pet-peeves em media. Quer dizer, não falar uma vez por outra tudo bem mas nesse caso eram cenas e cenas a fazer isso. Já não conseguia aguentar mais 😂

Também não acabei 30 moedas. Começou muito bem mas já nem sei em que episódio parei. É um pouco triste para mim porque não há uma série de terror/horror que me cative. Tudo o que vejo acaba por ser tão meh (ou cancelado. rip in peace kingdom).

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, há 3 horas:

O @DS7 vê, acho eu.

Não melhorou assim muito mas é daquelas séries boas para ver uma temporada inteira de seguida. 1 ep a cada semana é uma porcaria. 

Eu tenho gostado do mistério e estou curioso para ver o que sai daqui, é entretida a série. O Boyd carrega a série ás costas tho

Compartilhar este post

Link para o post

Vi snowfall nos últimos meses. Grande grande série. Unc Jerome 🐐 Franklin e teddy. Que trio. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de DS7, há 14 horas:

Não melhorou assim muito mas é daquelas séries boas para ver uma temporada inteira de seguida. 1 ep a cada semana é uma porcaria. 

Eu tenho gostado do mistério e estou curioso para ver o que sai daqui, é entretida a série. O Boyd carrega a série ás costas tho

Exatamente, é isso mesmo. Não é e não vai ser uma masterpiece mas é uma série entretida para ir rodando com as mais pesadas. 

• Concordo! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Phil, há 13 horas:

Vi snowfall nos últimos meses. Grande grande série. Unc Jerome 🐐 Franklin e teddy. Que trio. 

Por acaso vi os 2/3 primeiros episódios e não gostei nada da série.

Compartilhar este post

Link para o post

Vi Seinfeld n vezes.

Nunca calhou de ver o curb your enthusiasm. Começou a dar agora a 12ª temporada na star comedy

Eh pá, dou por mim a dar cada gargalhada, muito bom mesmo

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Banks29, há 16 minutos:

Por acaso vi os 2/3 primeiros episódios e não gostei nada da série.

Não é para todos. Mas a primeira temporada é mais a aquecer 

Compartilhar este post

Link para o post

Vou para o 5º ep de Foundation e o Lee Pace está a ser fenomenal. Os episódios estão a ser muito bons também.

Compartilhar este post

Link para o post
Citação de Longineu, Em 20/10/2024 at 22:17:

Vou para o 5º ep de Foundation e o Lee Pace está a ser fenomenal. Os episódios estão a ser muito bons também.

e8

Amanhã acabo a temporada mas:

• Spoiler

• Demerzel flying too close to the sun. Não sei se esta cena de ter confrontado o Day com a "visão" não foi a gota de agua.
    • Espero que haja payoff com algumas das cenas do Dawn. Especialmente com o segurança que tem cloak e que foi apanhar os três bichos.
    • Curioso para ver se o Lt. evacua as pessoas da zona de Terminus ou se ignora e há desastre.
    • Estou a curtir imenso as cenas com a Phara. Finalmente vejo uma vilã que é mesmo isso.
    • A minha única critica nestes últimos episódios é que gostava que tivessem avançado mais o plot da Gaal/Hari.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...