Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Guest Dpitz

Sporting - Futebol

Publicações recomendadas

O problema é que o Adrien ajuda muito no processo defensivo e temos centrais frageis.

Compartilhar este post

Link para o post

Who cares. A tarefa de um central não é marcar golos nem jogar bem com a bola, é cortá-las todas, de qualquer forma.

Compartilhar este post

Link para o post

Só de pensar nas discussões que tive com amigos e colegas de trabalho. "Ah, é muito novo, não tem estaleca". Esteve este menino arrumado no banco por causa do Maurício. Só mais um dos muitos X-Files que o Sporting vai criando ano após ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim?

Eu sempre disse aqui que queria e quero o Sporting a jogar um futebol de ataque, como equipa grande que é. Não quero cá obsessões com equilíbrios, organizações defensivas, cruzamentos ou o diabo a 4. Quero um Sporting de ataque. E num Sporting de ataque, nem me faz sentido nenhum jogar com William-Adrien-João Mário. 3 lançadores. Óptimo. E depois, quem é que aparece no último terço? Quem é que apoia o avançado-centro de forma mais directa? Quem é que joga por dentro do bloco adversário? É que nenhum desses 3 tem características para isso.

Não recorrendo à equipa B (quer dizer, já recorria pelo Gauld), o André e o Gauld são os únicos médios com qualidade e recursos ofensivos que temos actualmente. São os únicos que conseguem aparecer com facilidade no último terço do terreno, que têm capacidade para combinar e tabelar dentro do bloco adversário, que têm qualidade no último passe (mais o Gauld), que têm visão de jogo ou que têm capacidade para pensar e executar em espaços curtos. E o André, além desses recursos (mais forte nuns que noutros), ainda é um bicho defensivamente.

E o André tem?

Para cumprir essa função prefiro o João Mário. O André sempre que sobe ao último terço do terreno fica por lá perdido. Sobre o Gauld não falo porque ainda não vi muito. Mas a verdade é que mesmo que ele fosse muita bom lá na Escócia, ainda não provou que consegue jogar a esse nível cá em Portugal.

Compartilhar este post

Link para o post

E o André tem?

Para cumprir essa função prefiro o João Mário. O André sempre que sobe ao último terço do terreno fica por lá perdido. Sobre o Gauld não falo porque ainda não vi muito. Mas a verdade é que mesmo que ele fosse muita bom lá na Escócia, ainda não provou que consegue jogar a esse nível cá em Portugal.

Tem. Sem dúvida nenhuma.

Compartilhar este post

Link para o post

E o André tem?

E já o deixaram provar?

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser estupidez minha e, pateticamente, só me lembrei disto agora, mas o ensaio que foi feito ontem na 2ª parte com o 4-2-3-1 não pode significar que o William está mesmo de saída e o Marco irá apostar naquela disposição tática porque não temos ninguém para o lugar do William?

E, como já disse, sem William é o melhor que podemos fazer. Ter André Martins, Adrien e João Mário para o duplo pivot é luxuoso. E, não me f*dam, o Adrien não é nenhum portento, mas é dos melhores jogadores do plantel. Tem estado demasiadamente nervoso e a decidir pior do que o normal, mas é falta de sono, a filha não deixa :mrgreen:

Mas eu sou suspeito, não trocava aqueles 3 do meio-campo por ninguém em Portugal e só ficava reticente no caso do Enzo.

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento apenas critico/acuso o Adrien de duas coisas: 1) Demora muito a decidir e quando decide, muitas vezes fa-lo mal. Parece que quer ser tão imprevisível que quando dá por ele tem de meter a bola onde conseguir. 2) Anda com muita agressividade a reagir... demasiado tempestuoso.

De resto, é um jogador super completo e para mim é sem grandes dúvidas o nosso segundo melhor jogador (apenas considerando os de campo).

Compartilhar este post

Link para o post

Neste momento apenas critico/acuso o Adrien de duas coisas: 1) Demora muito a decidir e quando decide, muitas vezes fa-lo mal. Parece que quer ser tão imprevisível que quando dá por ele tem de meter a bola onde conseguir. 2) Anda com muita agressividade a reagir... demasiado tempestuoso.

De resto, é um jogador super completo e para mim é sem grandes dúvidas o nosso segundo melhor jogador (apenas considerando os de campo).

William e Nani?

Pelo menos estes parecem-me evidentes.

Compartilhar este post

Link para o post

Definir o nosso melhor jogador na 2ª jornada é altamente arriscado. No ano passado se alguém dissesse aqui que era o William, fica tudo escandalizado.

Mas, ainda assim, o William, o Nani e o Rui estão um palmo acima dos restantes, parece-me. Depois temos Montero, André Martins, Adrien, (espero) João Mário e Carrillo que se encontram num nível pouco mais abaixo.

Compartilhar este post

Link para o post

William > Nani > Rui Patricio > Montero > Carrillo > João Mário > Adrien

Editado por Pat Riley

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vinha aqui só mesmo fazer uma vénia ao Adrien, sem saber que se estava a falar sobre ele. De longe o melhor ontem, para mim e pelos vistos para aproximadamente 35% das pessoas que viram o jogo. Provavelmente isso faz de mim um adepto de bancada típico e dele um jogador de bancada. Provavelmente não sou muito refinado enquanto adepto de futebol. Provavelmente não percebo nada de bola.

Jogadorzaço. Neste momento é o nosso ativo mais valioso a par do William, mesmo tendo um valor de mercado provavelmente reduzido. Felizmente, o valor de mercado dele é claramente abaixo da valia que ele de facto tem no Sporting, pelo que vaticino que não será vendido nos próximos largos tempos. E adoro.

A forma como lidou ontem com a situação do penalty é de... capitão. A atitude dele em campo é de capitão também.

Como é que este gajo não foi ao mundial... :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

E já o deixaram provar?

Não. Mas o meu ponto não é esse.

É cedo para falar. Tanto para mim que nunca o vi jogar como para quem o viu jogar pelo Dundee.

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, aquela mais agradável à vista :mrgreen:

Confere, então. Vou sempre àquela antes dos jogos. Não te vi, podias ter falado :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Eu vinha aqui só mesmo fazer uma vénia ao Adrien, sem saber que se estava a falar sobre ele. De longe o melhor ontem, para mim e pelos vistos para aproximadamente 35% das pessoas que viram o jogo. Provavelmente isso faz de mim um adepto de bancada típico e dele um jogador de bancada. Provavelmente não sou muito refinado enquanto adepto de futebol. Provavelmente não percebo nada de bola.

Jogadorzaço. Neste momento é o nosso ativo mais valioso a par do William, mesmo tendo um valor de mercado provavelmente reduzido. Felizmente, o valor de mercado dele é claramente abaixo da valia que ele de facto tem no Sporting, pelo que vaticino que não será vendido nos próximos largos tempos. E adoro.

A forma como lidou ontem com a situação do penalty é de... capitão. A atitude dele em campo é de capitão também.

Como é que este gajo não foi ao mundial... :lol:

Por: Grupo Marktest.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca fiquei tão a ler comentários de um jogo aqui no CMPT. Juro.

Esgaio dos melhores(!?), Adrien dos piores, o futebol é m*rda, equipas "ideais" absolutamente utópicas que só pode mesmo servir para um gajo se rir um pouco... não percebo. Mesmo.

Para já, há uma aparente distinção para o adepto "de bancada", que é uma coisa absurda. Quem lê isto, até pensa que é mau ir aos jogos e deixar-se levar pelo entusiasmo (este sim, mágico) que faz do futebol o desporto que é.

Depois, uma coisa é não gostar de jogadores que se destacam pela raça e pouco mais. Outra coisa, é quando se tem um Sportinguista da formação, um jogador acima da média, quer tecnicamente, quer a nível de decisão e visão de jogo, a assumir-se como líder em campo, como puro jogador raçudo que sente aquela treta como muito poucos o fazem... e começar a criticá-lo por isso. Tipo... sim, isto está a acontecer. Aqui, parece que é mau um jogador sentir o jogo daquela forma, parece que preferem o pragmatismo no sub-capitão.

Pois eu, como sou o típico "Sportinguista de primeira" (e se o for, sou-o com muito orgulho), acho que o Adrien Silva nunca, nunca foi o jogador que é actualmente. Este, sim, tem TUDO.

Eu li por aí que não oferece muito ao processo ofensivo da equipa. É falso. Aliás, ontem, como disse, não foi a exibição mais inspirada dele, no que toca a criatividade. Não fez aqueles passes de rotura que costuma fazer. Mas não só foi sempre o melhor a oferecer circulação de bola com qualidade à equipa, como, na segunda parte, mesmo depois da saída do André Martins (que, a 8, melhorou a olhos vistos, algo que felizmente é unânime), DOMINOU o meio-campo.

Estamos a falar de, num jogo já completamente partido, com a equipa sempre vulnerável a contra-ataques rápidos do Arouca (que era basicamente a única forma de criarem real perigo), cujo único parceiro de "meio-campo" era o Mané. Mas faz-se sequer ideia da pressão que o Adrien tinha ali? Do quanto sangue frio é preciso para cumprir aquela função? E não foi só a construir que ele ajudou! Eu contei 2 recuperações de bola do Adrien, já no fim do jogo, depois do Arouca tentar sair em transições rápidas.

O Adrien é um puto de um meio-campista super completo, e que, apesar de ofensivamente não ter estado inspirado, fez, no geral, uma p*ta de uma exibição tremenda.

Eu sei que é mais difícil observar a pressão e nervosismo dos jogadores a pela TV, mas bolas, chegar aqui ao núcleo e ler que o Adrien foi dos piores, é dose.

E vamos lá definir aqui algo muito rudimentar. Ao contrário do que já vi pessoas a fazer noutros lados, eu nunca, nunca ponho um jogador acima do Clube, seja ele qual for. E nunca sou ou serei capaz de desejar que um jogador jogue mal, só porque não gosto dele, ou para "provar" que tenho razão nalguma análise que fiz pelas internetes. A meu ver, houve ali jogadores que se apresentaram a um nível inaceitável, sendo eles Rosell, Montero, AM na primeira parte, e o Esgaio. E é pelo Esgaio que quero prosseguir.

O Ricardo Esgaio é um activo com um excelente potencial, quer desportivo, quer financeiro, do Sporting. O Esgaio é mais um português da nossa espectacular formação, facto que orgulha qualquer Sportinguista. O Esgaio tem qualidade, e já o mostrou vezes sem conta, quer a extremo, quer a DD, ao ponto de ainda ser difícil afirmar-se qual é realmente a posição onde melhor exibe. E este mesmo Ricardo Esgaio, ontem, esteve mal. Ponto.

Agora, não foi uma exibição 100% má, de longe. Até porque um jogador que tem a qualidade dele, não podia fazer uma exibição à João Gonçalves. O Esgaio teve efectivamente algumas combinações algo interessantes com o Carrillo. Fez uns 3 bons cruzamentos (noto que, que só ele, deve ter feito à volta de 8), e fica visivelmente confortável quando a equipa precisa que ele suba no terreno. Mas este jogo foi ingrato para o Esgaio, porque foi um jogo que, dê por onde der, ninguém ali exigia qualquer coisa a não ser uma vitória, ao Sporting.

Só que, como eu gosto de dizer, o contexto é sempre, sempre crucial. Jogámos, sem William, contra uma típica equipa que mete o autocarro e fez de todo o possível antijogo para queimar o máximo de tempo possível. O futebol NÃO é bom neste tipo de jogo. A pressão e o nervosismo aumentam que é uma coisa parva, o que faz os jogadores menos bem preparados mentalmente, cederem. E a pressão, esta sim, negativa, que vinha das bancadas para o Esgaio, estava a afectá-lo. Foi por demais evidente. Especialmente na primeira parte, era de levar as mãos à cabeça quando, todos "exigíamos" o golo, e o Esgaio, com linhas de passe, simplesmente não acreditava e ou dava para o lado, para o AM, ou para trás, para o Maurício. Isto, aliado a um par de maus cruzamentos, e de perdas de bola, foi inaceitável para um DD do Sporting. Só. Isto.

Num outro tipo de jogo, como contra o SLB, em que ambas as equipas procuram a vitória, há muito mais espaço para se jogar, o futebol é completamente diferente. E se o Cédric não jogar, e for o Esgaio a fazer de DD novamente, tenho quase a certeza absoluta de que, a não ser que se deixe afectar outra vez, ele vai fazer muito melhor exibição que a de ontem.

E volto a repetir: quer seja o Esgaio, ou o Montero, ou o AM, ou o Rosell, ou o Maurício - eu quero mais é que lhes corra bem.

Sou da opinião de que, idealmente, nenhum destes era titular no próximo jogo. Era Cédric no seu lugar, João Mário por AM (mas mais recuado. Dou total razão a quem diz que não temos ali nenhum 10 puro, e que seria interessante jogar com dois 8s), William no seu lugar, e deveria ser a estreia do Rabia, no lugar do Maurício (o que, pela hierarquia definida, retirar o Maurício por um jogo menos bem conseguido é mais fácil dito que feito. Mas o Rabia precisa de jogar, e o Sarr tem sido um puto de um tanque de guerra, é impensável retirá-lo agora), e o Tanaka a titular, pelo Montero. E pelo Montero vi umas referências interessantes no ForumSCP. Será que rende mais o habitual Montero, que, apesar de ser perto de 0 como presença de área, contribui muito e com qualidade para o processo ofensivo, ou será que rende mais um Wolfswinkel que, bem ou mal, nos rendeu mais de 20 golos por época? Eu adoro o Montero, mas aqui a resposta é óbvia.

Mas como estava a dizer, eu apoiaria e apoio estas alterações no onze... se o próximo jogo não fosse o que é. O que me leva a repetir-me: dêem tempo a esta equipa. Deixem chegar os jogos "normais", com o melhor onze a jogar, com confiança, e verão se isto funciona ou não.

E, já que vamos entrar na última semana de mercado, há mais um facto dolorosamente evidente: precisamos de um avançado "pinheiro" para resolver estes jogos contra equipas que baixam as linhas daquela forma. Ou pinheiro, ou um portento físico que se consiga impor na área, e ganhar 40% dos lances. É que eu não tenho grandes dúvidas que, com o Slimani ontem, a entrar do intervalo, só teríamos sofrido até aos 70', no máximo. Quer fique ele, ou venha outro, um PL com presença de área é o reforço que falta a este Sporting.

E vou começar a pôr velinhas para a permanência de William Deus Carvalho. Não me esqueço deste senhor nem por nada, e se querem títulos, têm de ter meio-campo. E com este gajo, têm-no.

Compartilhar este post

Link para o post

É que nem há volta a dar. O Adrien até pode nem decidir sempre bem, não é um jogador perfeito, mas, neste momento, é o 8 português que mais justifica a chamada em todo o mundo. Não estou a dizer que é o melhor, simplesmente é o que está a justificar mais a chamada. Mas eu levava William, Veloso, João Moutinho, Ruben Amorim, Adrien e André Martins e o "runner-up" era o Rúben Neves, neste momento, mas às vezes uso olhos para verde perto :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Por: Grupo Marktest.

Não sei qual foi a tua intenção com esse comentário, mas estou a falar da votação oficial do clube para melhor em campo, como era evidente.

Compartilhar este post

Link para o post

Futebol utópico? Viva a mediocridade, gostava de saber que equipa desde 2003 foi campeã portuguesa a jogar á base dos cruzamentos. Sinceramente gostava de saber, também gostava de saber como houve equipas competentes como o Benfica do JJ, o Porto do AVB e o Porto do VP. Já que jogavam um futebol tão utópico.

Felizmente, há distinção entre quem fica no banco e quem fica na bancada.

Outra coisa, o Esgaio jogou mal porque é lento e cruza mal, deve ser o que pensa maior parte dos Sportinguistas.

Editado por marte

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...