bug Publicado 7 Agosto 2018 Bashir, obrigado pelo feedback. Neste caso antes de me meter nisto, estava apostado em tirar um curso. Porque tenho noção que não sei cortar. É um trabalho em que se evolui sobretudo com a prática. É necessário estar em constante evolução, ter formações, etc. Tendo em conta que trabalhas na área, que conselhos tens para partilhar? Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 7 Agosto 2018 Tens de perceber o que queres. Se vais cortar sozinho ou se vais contratar alguem para te ajudar. É que tirar o curso assim do nada não significa que vás ser um bom barbeiro. Eu, pessoalmente, nem ao fim de 2~3 cursos acho que conseguiria encarar a responsabilidade de cortar o cabelo a alguém. Eu aconselho a contratar consultoria. Como é que tencionas gerir o teu negócio, cortar cabelo o dia todo e gerir o marketing? Se começas logo à sucateiro é meio caminho andado para não dar em nada. Atenção, PODE DAR, mas as odds não serão as melhores, até porque não és (podes vir a ser) acima da média no serviço. Vais fazer o marketing baseado em quê? Flyers bonitos? Cartazes e passatempos no facebook? Do que sei, tenho 4~5 pessoas aqui a gerir isso aos clientes, suportadas com estatisticas reais dos clientes e mesmo assim não há uma formula mágica para aproveitar o marketing ao máximo. Ao mesmo tempo, temos clientes que são mesmo bons no que fazem e praticamente vivem do boca-a-boca. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 7 Agosto 2018 Numa primeira fase acho que é arriscado estar a contratar alguém. Só se for através daqueles programas do IEFP. O marketing estava apostado num público-alvo, que são as crianças e jovens. Encontrar um local perto de uma escola. Fazer uma parceria com um clube de futebol de modo a angariar mais clientes dessa faixa etária. Os miúdos são bons no boca-a-boca e acredito que se o serviço for bom (cortes com qualidade), vão acabar por surgir clientes. Eu pretendo criar um espaço pequeno numa primeira fase, não é nenhuma clínica de estética com imensas soluções. Acho que todos os negócios têm que crescer sustentadamente. Compartilhar este post Link para o post
Sumudica by Night Publicado 7 Agosto 2018 BackStage ImageLab. Sò não curti foi o arrumador daquela rua :lol: Nunca ouvi falar. Ali não falta estacionamento, mais acima ou mais abaixo. Eu cortava no Saint Karl, depois mudou para Jean Louis David, mas aquilo estava cada vez mais mal organizado. Ora era necessário marcação, ora não era. Ora havia cartão de fidelização, depois já não era preciso. Os preços estavam sempre a variar, pagava 10€, depois 11€, cheguei a pagar 13€. A organização do espaço também estava sempre a mudar, ora era misto, ora já não era, ora cortava um cabeleireiro homem, ora cortava uma mulher. O limite chegou quando me estavam sempre a impingir produtos, e quando perguntaram se queria fazer as sobrancelhas. :lol: Agora pago 7€ numa cabeleireira onde a minha mãe vai. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 7 Agosto 2018 Numa primeira fase acho que é arriscado estar a contratar alguém. Só se for através daqueles programas do IEFP. O marketing estava apostado num público-alvo, que são as crianças e jovens. Encontrar um local perto de uma escola. Fazer uma parceria com um clube de futebol de modo a angariar mais clientes dessa faixa etária. Os miúdos são bons no boca-a-boca e acredito que se o serviço for bom (cortes com qualidade), vão acabar por surgir clientes. Eu pretendo criar um espaço pequeno numa primeira fase, não é nenhuma clínica de estética com imensas soluções. Acho que todos os negócios têm que crescer sustentadamente. Pois, contratar alguém ninguém quer, percebo isso. Pode ser que resulte :compinchas: Outra coisa que podes tentar é alugar uma cadeira num espaço que o faça. Existem espaços já abertos que te alugam uma cadeira para cortares cabelo. Funciona melhor se já tiveres uma carteira de clientes mas pode servir para ganhares alguma estaleca. Nunca ouvi falar. Ali não falta estacionamento, mais acima ou mais abaixo. Eu cortava no Saint Karl, depois mudou para Jean Louis David, mas aquilo estava cada vez mais mal organizado. Ora era necessário marcação, ora não era. Ora havia cartão de fidelização, depois já não era preciso. Os preços estavam sempre a variar, pagava 10€, depois 11€, cheguei a pagar 13€. A organização do espaço também estava sempre a mudar, ora era misto, ora já não era, ora cortava um cabeleireiro homem, ora cortava uma mulher. O limite chegou quando me estavam sempre a impingir produtos, e quando perguntaram se queria fazer as sobrancelhas. :lol: Agora pago 7€ numa cabeleireira onde a minha mãe vai. Pois, a maior parte acha que está a melhorar e não percebe que o pessoal detesta esse tipo de mudanças. Podias fazer as sobrancelhas, acho que te ia ficar bem :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 7 Agosto 2018 Bashir, tens de ir aos Los Barbeiros na Maia e vê o que achas. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 7 Agosto 2018 Bashir, tens de ir aos Los Barbeiros na Maia e vê o que achas. É onde vai o Mundo dos dealema. Mas ele é careca :lol: Já tive bom feedback, qualquer dia experimento. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 7 Agosto 2018 Pois, contratar alguém ninguém quer, percebo isso. Pode ser que resulte :compinchas: Outra coisa que podes tentar é alugar uma cadeira num espaço que o faça. Existem espaços já abertos que te alugam uma cadeira para cortares cabelo. Funciona melhor se já tiveres uma carteira de clientes mas pode servir para ganhares alguma estaleca. Não tem nada a ver com o não querer contratar ninguém. Era suposto abrir uma barbearia e contratar um profissional para depois não ter dinheiro para lhe pagar? Acho que as coisas têm que crescer ao seu ritmo. Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 7 Agosto 2018 (editado) É onde vai o Mundo dos dealema. Mas ele é careca :lol: Já tive bom feedback, qualquer dia experimento. Olha, exactamente! O Mundo vai lá ajeitar a barba :mrgreen: São dois "donos", são os dois Ricardo, conheço um deles já de há uns anos e vou lá cortar. Vai, vais gostar. Editado 7 Agosto 2018 por pedritsh Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 7 Agosto 2018 Referia-me a contratar gente que te ajude com o negócio, não me referia a outro barbeiro. Mas mesmo o barbeiro, ainda não fui a nenhum onde fosse só uma pessoa. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 7 Agosto 2018 Olha, exactamente! O Mundo vai lá ajeitar a barba :mrgreen: São dois "donos", são os dois Ricardo, conheço um deles já de há uns anos e vou lá cortar. Vai, vais gostar. Vou lá qualquer dia :compinchas: Digo que vou da parte do gajo que tem posters do Kaka no quarto. Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 7 Agosto 2018 Referia-me a contratar gente que te ajude com o negócio, não me referia a outro barbeiro. Mas mesmo o barbeiro, ainda não fui a nenhum onde fosse só uma pessoa. Ah nesse aspecto sim. Onde poderia encontrar esse tipo de consultoria? Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 7 Agosto 2018 Vou lá qualquer dia :compinchas: Digo que vou da parte do gajo que tem posters do Kaka no quarto. Não sabe disso :mrgreen: Antes de ires diz, porque eu só corto com o que já conheço há uns anos e se quiseres experimentar com ele, depois digo qual deles é. É um espaço bacano, pequeno, 12 euros. Compartilhar este post Link para o post
pedritsh Publicado 7 Agosto 2018 Ah nesse aspecto sim. Onde poderia encontrar esse tipo de consultoria? Mete uma máquina de solário também. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 7 Agosto 2018 Ah nesse aspecto sim. Onde poderia encontrar esse tipo de consultoria? Tens de procurar uma empresa que faça isso. A minha, por exemplo, faz. Quando tiveres o curso é uma questão de entrares em contacto com alguma empresa que faça. Não sabe disso :mrgreen: Antes de ires diz, porque eu só corto com o que já conheço há uns anos e se quiseres experimentar com ele, depois digo qual deles é. É um espaço bacano, pequeno, 12 euros. :compinchas: Thanks Compartilhar este post Link para o post
Fajo Publicado 7 Agosto 2018 Bug como é perto da tua zona, vai até Tomar. Está cá um excelente caso de sucesso, mas se quiseres manda MP. Compartilhar este post Link para o post
Bashir Publicado 7 Agosto 2018 E se não me engano o Lewa tirou/ia tirar o curso. Podes tentar ver com ele. Compartilhar este post Link para o post
Visitante Publicado 7 Agosto 2018 Tirei sim senhor. Não cheguei a abrir Barbearia porque estavam a abrir 2/3 todos os meses na Margem Sul. bug, estando ligado ao Marketing vi um problema com o que disseste. Não queiras fazer um espaço para todos, isso é uma receita para o desastre, escolhe um nicho e trabalha esse nicho. Um punk, ou um empresário não pensam da mesma forma, não gostam do mesmo e não reagem aos mesmo estímulos pelo que tentares agradar aos dois o mais provável é não agradares a nenhum. Compartilhar este post Link para o post
UnReal Publicado 7 Agosto 2018 Nunca entrei numa m*rda dessas, sempre achei grande azeiteirada :mrgreen: Sempre cortei o cabelo no mesmo sítio, que é na cabeleireira à qual a minha mãe vai, deve ir para mais de 20 anos, nem sequer me lembro de cortar o cabelo noutro sítio :lol: Ainda por cima entro lá quando me apetece e saio sempre a dizer: "Depois a minha mãe acerta contas consigo, Dona Alice, obrigado e até daqui a 2 meses" :lol: Compartilhar este post Link para o post
Bumba Publicado 8 Agosto 2018 Primeiro, tens de acreditar em algo, e gostar disso, senão é meio caminho para andares mais 4 anos sem postar aqui, :smilie_cmpt: Nunca pensei em ser barbeiro mas é uma profissão nobre e tem mais vantagens que desvantagens. Como qualquer negócio, é um risco e pode dar para o torto. Mas: O cabelo cresce sempre; Não tenho que ter grande stock de produtos; É basicamente uma prestação de serviços; Qual a vossa opinião? Precisava, para quem estivesse dentro do assunto, que me sugerissem campanhas de apoios que existam, fundos comunitários, etc. Obrigado. Tenho muitos amigos metidos nisso, um deles tirou não sei quantos cursos, montes de workshops, e quando começou, foi a alugar uma cadeira num salão perto da casa dele. Começou a ter uma carteira de clientes boa, já lá está quase à 2 anos, ele diz que só para o ano que vem é que consegue alugar um espaço para ele sem ter prejuízo, tendo em conta que só com os clientes que tem não faz uma renda :mrgreen: Outro, sempre teve dinheiro, abriu uma tattoo shop / barbearia / manicure / solário , um espaço enorme 4 cadeiras de barbeiro, mais 4 mesas para as gajas fazerem as unhas, e 2 macas para tatuar. Aquilo está sempre cheio, vais cortar o cabelo, levas a Maria ela faz as unhas, e ainda saem de lá com uma tatuagem para a eternidade :mrgreen: Tenho ainda outro/a que ainda está a tirar o curso pelo IEFP e Deus me livre de por o meu cabelo naquelas mãozinhas :lol: O meu cabeleireiro tem n sei quantos cursos, faz workshops semana sim semana não, teve naquela cena dos noivos de st antónio a fazer os penteados dos noivos. 1º vais ter que tirar um curso, e durante esse curso, perceberes se tens jeito e se gostas, ou consegues vir a gostar de o fazer, já estás a pensar em marketing e se for preciso contratar alguém, e consultorias. epá e noção? Já disseram aí atrás, não é só saber cortar, é preciso ter atenção à cabeça aonde o cabelo está agarrado. Eu por exemplo tenho sinais que se fosse a um Bug da vida provavelmente ficava sem eles :lol: Quando estava de férias, lá teve que ser e cortei num gajo que me ia arrancando um bife do tamanho de uma moeda de 2 € :medinho: É um trabalho muito nobre, mas se tiveres clientes das 9 à 13 e das 15 às 20 fazes montes de dinheiro mas as tuas perninhas vão ceder, porque são muitas horas em pé, todos os barbeiros que conheço se queixam disso mesmo. Já fizeste as contas a quantas cabeças precisas de cortar para conseguir pagar a renda do espaço, produtos, cadeira de barbeiro? tens ? Mas se tirares o curso eles devem explicar.te isso tudo :compinchas: Compartilhar este post Link para o post
bug Publicado 8 Agosto 2018 Obrigado por me desencorajares :mrgreen: Compartilhar este post Link para o post
Kendrick Lmao Publicado 8 Agosto 2018 (editado) se tiveres no sitio certo é um negócio porreiro, aqui na régua abriu uma (é a unica do genero) e está a ter um sucesso do catano apesar da qualidade do corte ser um nojo mas prontos aqui aprecia-se a xungaria :lol: eu nao largo o meu barbeiro primeiro pq essa barber shop nao me inspira confiança, depois pq entro lá sou atendido em 20, 25 mins maximo (menos se for num horario certo) e 5 minutos depois estou a sair por 6,5€ :lol: o face da tal barbearia para verem algumas pérolas https://www.facebook.com/Bruninhos-Barber-Shop-368586010213619/ Bruninho's Barber Shop 21 de Julho às 21:58 · @barbeariavieira2016 a melhor barbearia old school de gaia a visitar pessoal e das melhores pessoas que tive a oportunidade de conhecer e aprender algumas das suas tequenicas ate breve barbeiro :lol: Editado 8 Agosto 2018 por Kendrick Lmao Compartilhar este post Link para o post
Brahimi Publicado 8 Agosto 2018 se tiveres no sitio certo é um negócio porreiro, aqui na régua abriu uma (é a unica do genero) e está a ter um sucesso do catano apesar da qualidade do corte ser um nojo mas prontos aqui aprecia-se a xungaria :lol: eu nao largo o meu barbeiro primeiro pq essa barber shop nao me inspira confiança, depois pq entro lá sou atendido em 20, 25 mins maximo (menos se for num horario certo) e 5 minutos depois estou a sair por 6,5€ :lol: o face da tal barbearia para verem algumas pérolas https://www.facebook.com/Bruninhos-Barber-Shop-368586010213619/ Bruninho's Barber Shop 21 de Julho às 21:58 · @barbeariavieira2016 a melhor barbearia old school de gaia a visitar pessoal �� e das melhores pessoas que tive a oportunidade de conhecer e aprender algumas das suas tequenicas �� ����������ate breve barbeiro �� :lol: os quadros LOL Compartilhar este post Link para o post
jean-luc godard Publicado 8 Agosto 2018 Bruninho's :lol: :prayer: Compartilhar este post Link para o post
w0 Publicado 30 Setembro 2018 (editado) Passaram-se quase 11 meses desde o último update. Mas finalmente chegou O UPDATE. Disclaimer: não posso ainda revelar detalhes sobre o que vamos fazer, não vou avançar com a data do lançamento beta, posso adiantar que, antes do final do mês de Outubro posso responder a essas questões todas. Vou tentar resumir os últimos 11 meses em alguns parágrafos. Foi uma longa jornada mas a viagem está longe de ter acabado. Aliás, só agora é que vai mesmo começar. Portanto, apertem os cintos e vamos a isso. 1. O primeiro axioma do empreendedorismo: encontra um problema e resolve-o Há 11 meses atrás isto já estava tratado. Tínhamos descoberto um falha/problema num determinado mercado e tínhamos pensado na solução para resolver esse problema. É certo que algumas empresas já o resolvem parcialmente, mas a forma como o fazem não é totalmente satisfatória. Acabam por oferecer um serviço incompleto e cujo modelo de negócio é exclusivamente B2B. O nosso é B2B e B2C. Mas não é só isso que nos distingue dos restantes. A nossa tool é apenas a ponta do icebergue de serviços que queremos oferecer. 2. Brainstorm: o bom, o mau e o vilão Há por ai um post onde eu referia que, sempre que nos juntavamos, acabavamos com 200 ideias novas e diferentes. Brainstorming é excelente. Muito daquilo que a nossa app vai ser é fruto de horas de brainstorming e de recolha de feedback junto de amigos. Essa é a parte boa. A parte má é que cada ideia nova significa uma alteração. Isto é como estar a fazer uma estrada em linha recta e, cada ideia nova, é uma rotunda, daquelas com 4 saídas. Só que essas 4 saídas também precisam de ser alimentadas por outras estradas. E nós éramos 3. E só 2 programavam. E ambos tinham trabalhos, porque ninguém vive de ideias e projectos que ainda não estão financiados. Esta é a parte má. Depois de construídas as primeiras rotundas e as primeiras estradas, convém não perder de vista que temos de ir do ponto A para o B. É certo que todos os caminhos vão dar a Roma. Mas também é certo que uns permitem-nos chegar mais rápido que outros. Turns out que, entre os 3, não éramos grande coisas com mapas ou gps. E perder, ainda que temporariamente, o norte, significou desperdiçar quase 3 meses. Apresento-vos o vilão. 3. Os perigos do MVP Desde sempre que estabelecemos que apenas iríamos falar com potenciais investidores quando tivéssemos o nosso MVP pronto. Isto é daquelas coisas que muito se ouve. O problema era perceber o que significava ter o MVP pronto. Na nossa reunião semanal concluíamos que para a semana o MVP ia estar pronto. Porém, entre copos, jantaradas e sessões de trabalho até às 3h e 4h da manhã de sextas ou sábados, acabávamos por ter muito tempo para a nossa actividade favorita: brainstorming. Lembro-me da primeira vez que o Pedro disse as palavras mágicas acho que temos o MVP pronto para, logo depois, com a mesma mão que deu tirar. Mas se conseguirmos acabar *inserir_features_Brainstorm* fica ainda melhor. Claro que ficaria melhor. Tanto é que chegamos à data de hoje e nunca tivemos um MVP, mas temos uma app pronta a ser lançada. O problema é nós nunca entendemos que o M e o V de MVP significavam Minimum e Viable, respetivamente. E foi assim que, não obstante termos reuniões agendadas, acabamos nunca conseguir mostrar um MVP nessas reuniões. Ainda assim, conseguimos muitas reuniões. After all, it is all about networking. 4. A importância do networking Há poucos investidores em Portugal. Há muita gente com dinheiro e que gosta de ver o Shark Tank, mas há pouco investidores. Eu acho que podia escrever um livro sobre a experiência de procurar investimento em Portugal. Seria algo entre o cómico e o trágico. Há muitos empresários que acham que são o Mark Cubban ou o Mr. Wondefurl. As primeiras reuniões que marcamos foram com pessoas da nossa rede de contactos. Literalmente. Lembro-me de ser sexta-feira e estarmos a jantar em Lisboa. Tiramos os telefones do bolso e começamos a percorrer a lista de contactos. Depois de uma primeira ronda, cada um tinha anotado X nomes de pessoas que (i) poderiam investir ou (ii) poderiam abrir portas para nos sentarmos com algum investidor. No final desse jantar tínhamos cerca de 10 nomes. No dia seguinte, novo jantar. Mas desta feita a mesa era para 12 pessoas. Entre amigos fizemos disto um 'jogo'. Cada nome daria, em teoria, um shot. Tive de abandonar rapidamente este ideia sob pena de ficar ali estendido. Na segunda-feira tínhamos um sheet no google drive com bastantes nomes. O sheet tinha o nome da pessoa, os contactos, quem nos tinha dado o contacto e um ice-breaker. Este último ponto era o mais importante e foi o que nos tomou mais tempo a definir. Basicamente, depois de ficarmos com a lista de nomes e contactos, fomos para o google para estudarmos os nossos interlocutores. Queríamos saber qual foi a última empresa onde investiu, a última entrevista que deu onde poderia ter dado alguma pista sobre o que o leva a investir, etc. Queríamos, de alguma forma, ter uns quantos trunfos na manga. Não conseguimos reunir com todos, é certo. Uns nunca nos responderam aos e-mails, telefonemas ou chamadas. Outros não mostraram interesse e para outros éramos simplesmente demasiado pequenos. Mas nunca parámos e ainda hoje tento falar com algumas das pessoas da lista, pois devido ao seu peso poderão aportar algo (ainda que não seja financeiro) à empresa. Curiosamente, o nosso investidor foi a primeira pessoa com quem falámos. Demorou foi quase 8 meses... 5. Paciência de Jó (ou Job) Depois da primeira reunião com o investidor, o tempo parecia que não andava. Questões para cá, respostas para lá, calls de follow-up com o Diretor Financeiro, com o Diretor Jurídico, com o Investor. Novas reuniões presenciais. As mesmas questões, as mesmas respostas. Confirma-se pela 99.ª vez o YoY Growth. Discutem-se os pressupostos. Ajustam-se as previsões. Tudo parece encaminhado e depois lá vinha o: O X fica em contacto convosco para esclarecer mais umas questões. A espera era interminável. Para nós este era O PROJECTO. Para estas pessoas era apenas mais um negócio. São pessoas ocupadas que, ao contrário de nós, não podem, nem querem, perder o sábado a rever os cálculos todos. As semanas passavam, os meses passavam e nós sempre à espera que o telefone tocasse. Foram noites sem dormir. Foram dias a acordar e a dizer à minha namorada, não sei se vai dar certo, será que faz sentido continuar a viver nesta ilusão? Ela dizia-me sempre que tinha a certeza que ele ia investir. Eu perguntava-lhe como é que tinha a certeza e ela dizia-me que era porque nos conhecia. Mais do que investir no negócio, na cabeça dela ele ia investir em nós. Nestes meses aprendi a meditar. Habituei-me a levantar cedo e a ir correr. Acordei muitas vezes frustrado, deitei-me muitas vezes descrente. Mas a vida não podia parar e tínhamos de continuar a trabalhar na app. Porém, mais do que uma vez pensei que isto não passaria de um sonho ou de uma ilusão que eu tinha criado na minha cabeça...até que, finalmente, o telefone tocou. 6. Quando o telefone toca Lembro-me perfeitamente do dia, da hora e do sítio onde estava. Na reunião anterior ao telefonema tinha ficado estabelecido que o investidor ia, efetivamente, investir. Tinha ficado fechado o valor e estava-se a fechar as participações de cada. A reunião seguinte, chamemos-lhe a reunião de fecho, tinha sido agendada para uma terça-feira. Porém, à última da hora, foi adiada para sexta. O problema é que eu na sexta ia estar o dia todo fora com o Secretário de Estado X. Pelo que, não pude estar na reunião de fecho. Mas estava quase com o telefone enfiado na boca para receber a chamada. Tinha acabado de entrar numa reunião quando o telefone tocou. Do outro lado a primeira coisa que ouvi foi "f*da-se". Silêncio. E depois, "já está!". Nunca mais vou esquecer aquelas três palavras, pois a partir daquele momento tudo mudou. Voltei para a minha reunião. Quer dizer, o meu corpo voltou. Não conseguia controlar a excitação de querer ligar às pessoas que tinham estado comigo nesta longa viagem. Assim que sai da reunião liguei a todos. A minha namorada, aos meus pais, aos meus irmãos, e aos meus 5 amigos de toda uma vida. Quanto estamos tão envolvidos em algo, acabamos por envolver as pessoas todas. E assim que liguei, sentia a emoção na voz de cada um. São momentos únicos que guardarei para sempre. 7. E agora? E agora é que começa o trabalho a sério. Amanhã é o dia 0. Pela primeira vez a trabalhar para mim próprio, a 100%. O dia de amanhã marca, pela primeira vez, o dia em que decido o meu horário. Quando acordo. O que faço. Com quem faço. Quando saio do escritório. Se almoço em 4 horas ou em 10 minutos. O que é prioritário, etc.. Este sentimento de liberdade é único. Estou certo que não terei nenhum dia igual ao anterior e isso é o que mais me entusiasma. Entusiasma-me, ainda, saber que estou, também, a tentar mudar a vida daqueles que acreditaram no projecto e trocaram grandes empresas para vir para uma startup. É uma responsabilidade, mas um grande orgulho, também. A estreia pomposa no escritório está adiada por umas semanas. Tínhamos um fechado, mas talvez acabemos por ficar nas Torres das Amoreiras ou Av. Liberdade instead. Amanhã vou ver 4 escritórios e escolher. O equipamento todo está encomendado e a caminho. As pessoas estão escolhidas e contratadas. É tempo de rodar a chave e arrancar! -- Conforme disse no início do post, espero conseguir dar bastantes mais detalhes nas próximas semanas. Mentiria se não dissesse que sinto enorme orgulho a escrever esta história. Mas não o faço por vaidade. Faço-o porque é um tema que me interessa e porque sei que há mais pessoas neste fórum que querem enveredar por este caminho. Muitos outros já andam nesta vida e têm me enviado mensagens e temos partilhados ideias. E é isso que pretendo. Fomentar a discussão, a troca de ideias, o networking, etc. É disto que nós, empreendedores, precisamos. Espero que isto inspire alguns outros a partilhar as suas experiências. E mesmo para acabar, obrigado a todos que foram team w0 nos últimos tempos Editado 30 Setembro 2018 por w0 27 Compartilhar este post Link para o post