Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
lastdance

Governo decide taxar discos rígidos, telemóveis e tablets

Publicações recomendadas

Ninguem gasta 60gb's de net a ver videos no youtube.

Eu tenho 5gb's de net, vejo videos no youtube, vejo streams de futebol e de series, tenho sistematicamente o Spotify ligado a fazer streaming, e só por uma vez consegui gastar os 5gb's, e isso aconteceu no dia 31 desse mês e por volta das 23h.

Por isso não vejo grandes problemas com isso.

Mete-te la a ver streams em 1080p e depois diz como correu.

Compartilhar este post

Link para o post

Que lei mais parva. Se apoiassem a cultura e os autores a sério é que faziam bem.

Dpitz, o único problema desta lei é que não foi devidamente explicada e criou muitas dúvidas. E agora bem explicada vê-se que beneficia e muito os autores.

Idealmente, o melhor a fazer seria aplicar esta taxa nos cd's, dvd's, etc. Mas o problema é mesmo esse. Ninguém compra mais esse tipo de produtos. Para teres noção entre 2006 e 2013 notou-se uma quebra da receita para os autores de 90%(!!).

Então, se o problema está no uso abusivo da copia e partilha pela internet teve que se ir procurar o dinheiro que é dos autores aí mesmo.

A lei é equitativa "ou seja, todos os utilizadores-compradores contribuem para colmatar a “possibilidade de copiar documentos autorais” e, dessa forma, compensar os autores/artistas..

É injusto? Para alguns talvez. Mas e até então, tem havido alguma justiça para os autores?

O que se pede, em linguagem de leigo, é que todos os cidadãos contribuam nesta matéria. E é bom que o façam, desculpa o tom opressor, porque corremos o sério risco de ter uma quebra de produção artistico-cultural muito significativa. A lei do cinema não é cumprida pelas empresas responsáveis, os autores estão privados dos seus direitos, o teatro sofreu um corte nos orçamentos de quase 50% nos últimos anos (e vem aí mais uma fatia das grandes neste orçamento), as galerias estão vazias. Se bem que ninguém liga muito a isto mas está bem. O que ainda há de bom? É que Portugal tem mais festivais por ano do que leis justas como esta.

e nesses casos em que o autor abdica dos direitos, como é que o consumidor não é prejudicado? Imagina que compras um disco para fazer uma cópia de um autor que abdica dos direitos. Vais sempre levar com essa taxa, certo? Se o autor não recebe nada, para onde é que vai esse dinheiro? e se o autor prescinde dos direitos para que o consumidor não seja "prejudicado", porque é que é aplicada a taxa na mesma?

Conheço músicos que são totalmente a favor da pirataria, prinicpalmente porque foi devido a ela que ficaram mais conhecidos e acredito que haja muitos a prescindir destas tretas.

Sim, pagarias sempre essa taxa. Mas não há nenhum autor que abdique dos direitos de autor. Não faria sentido sequer. Aliás, julgo não ser permitido haver produtos livres de direitos de autor (excepto aqueles que já caíram em domínio público segundo a lei) à venda. Porque se não o lucro iria para as produtoras, distribuidoras e superfícies comerciais e o autor não ganharia nada. Não faz sentido.

A única maneira de o autor lançar um produto livre dos direitos de autor e não prejudicar o consumidor com essa taxa é lançá-la na internet. Que é por esta altura o maior meio de marketing disponível no mercado.

Por exemplo, tu achas que os "Mercenários 3" estão disponíveis na internet porque um malandro qualquer decidiu partilhá-lo com o público antes do tempo com a malta? Claro que não. Mete na internet com má qualidade e o público se por acaso gostar vai ao cinema ver com melhor qualidade e assim aumenta a receita que por si só já se sabia que ia ser fraca. Ou o trailer do próximo filme do Tarantino. Mete as pessoas em frenesim e quando sair vai tudo ao cinema ver. Não será muito gente porque o comodismo da Baía dos Piratas e afins já é bastante grande, mas resulta.

Eu acho a lei sensata.

Compartilhar este post

Link para o post

A lei é ridícula, a única coisa que torna sensato é poder comprar lá fora.

Compartilhar este post

Link para o post

A lei é ridícula, a única coisa que torna sensato é poder comprar lá fora.

Porquê?

Compartilhar este post

Link para o post

Julgo que da mesma maneira que era (e continua a ser de certa forma) em Portugal. A taxa é aplicada às cassetes, CD, DVD e minidiscs.

Compartilhar este post

Link para o post

Porquê?

Porque vives em Portugal. Onde é que há dinheiro no nosso pais? Isto num pais com boas condições financeiras um gajo até se cala, agora aqui? As pessoas recebem uma ninharia, querem comprar as suas coisas e ainda levam com taxas destas? Faz algum sentido? Isto é uma forma de chuchar simplesmente e é mais um passo para trás no pais porque como é óbvio as pessoas vão ter de passar a comprar em Espanha por exemplo.

Compartilhar este post

Link para o post

Porque vives em Portugal. Onde é que há dinheiro no nosso pais? Isto num pais com boas condições financeiras um gajo até se cala, agora aqui? As pessoas recebem uma ninharia, querem comprar as suas coisas e ainda levam com taxas destas? Faz algum sentido? Isto é uma forma de chuchar simplesmente e é mais um passo para trás no pais porque como é óbvio as pessoas vão ter de passar a comprar em Espanha por exemplo.

Pensa no que dizes, sff.

Um passo atrás é termos autores e artistas a oferecer à sociedade o seu trabalho e não serem recompensados por isso.

E a sério, as pessoas compram cartões de memória e Discos Rígidos todos os dias? Quantas vezes, por ano vá, é que tu compras esses dispositivos?

Ir a Espanha, faz sentido.

Exemplos de valores com a aplicação desta taxa:

• Telemóvel com capacidade de memória de 8 GB: 0,96 euros;
  • tablet com capacidade de memória de 16 GB: 1,92 euros;
  • computador ou disco externo com 1 TB de capacidade: 4 euros;
  • cartão de memória ou pen/USB com 16 GB de capacidade: 0,256 euros

Valores absurdos que vão levar o país à miséria.

Exemplos de valores da gasolina em Portugal:

•  
  • JUMBO TORRES VEDRAS:1.448€
  • INTER. T.VEDRAS: 1.448€
  • Intermarché Silveira: 1.449€
  • RECHEIO TORRES VEDRAS: 1.454€
  • INTERMARCHÉ SOBREIRO CURVO: 1.459€

O melhor é metermos 30€ de gasolina e ir ao país vizinho comprar. Onde por acaso até é mais caro porque o nível de vida também o é. Acabamos por gastar muito mais mas faz sentido porque em vez de ajudarmos os autores e artistas do nosso país vamos ajudar a economia do país vizinho :rolleyes:

Editado por Mayday

Compartilhar este post

Link para o post

Ir a Espanha suponho que seja encomendar de lá, até porque muitos dos sites com consumíveis usados pelos portugueses tem a mercadoria por lá.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se continuará a fazer sentido.

É assim tão mais barato? E os portes não serão superiores aos valores desta taxa?

Compartilhar este post

Link para o post

Pensa no que dizes, sff.

Um passo atrás é termos autores e artistas a oferecer à sociedade o seu trabalho e não serem recompensados por isso.

E a sério, as pessoas compram cartões de memória e Discos Rígidos todos os dias? Quantas vezes, por ano vá, é que tu compras esses dispositivos?

Ir a Espanha, faz sentido.

Exemplos de valores com a aplicação desta taxa:

• Telemóvel com capacidade de memória de 8 GB: 0,96 euros;
  • tablet com capacidade de memória de 16 GB: 1,92 euros;
  • computador ou disco externo com 1 TB de capacidade: 4 euros;
  • cartão de memória ou pen/USB com 16 GB de capacidade: 0,256 euros

Valores absurdos que vão levar o país à miséria.

Exemplos de valores da gasolina em Portugal:

•  
  • JUMBO TORRES VEDRAS:1.448€
  • INTER. T.VEDRAS: 1.448€
  • Intermarché Silveira: 1.449€
  • RECHEIO TORRES VEDRAS: 1.454€
  • INTERMARCHÉ SOBREIRO CURVO: 1.459€

O melhor é metermos 30€ de gasolina e ir ao país vizinho comprar. Onde por acaso até é mais caro porque o nível de vida também o é. Acabamos por gastar muito mais mas faz sentido porque em vez de ajudarmos os autores e artistas do nosso país vamos ajudar a economia do país vizinho :rolleyes:

Encomendar de Espanha ou do Ebay ou Amazon. Não, não fica mais caro.

Que artistas estás a falar? Músicos que beneficiam da pirataria? Filmes portugueses que ninguém vê?

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se continuará a fazer sentido.

É assim tão mais barato? E os portes não serão superiores aos valores desta taxa?

Há sítios onde a partir de um certo valor nem pagas portes. E já agora, tanto pode ser Espanha como outro sítio.

Compartilhar este post

Link para o post

Encomendar de Espanha ou do Ebay ou Amazon. Não, não fica mais caro.

Que artistas estás a falar? Músicos que beneficiam da pirataria? Filmes portugueses que ninguém vê?

Sim, dessa m*rda que se faz em Portugal.

Nem sei porquê que ainda se faz cinema e musica em Portugal, é tudo lixo!

Compartilhar este post

Link para o post

o mais ridiculo é taxar as boxes das operadoras :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Sim, dessa m*rda que se faz em Portugal.

Nem sei porquê que ainda se faz cinema e musica em Portugal, é tudo lixo!

Não é tudo lixo, mas se o artista realmente for bom, ganha dinheiro com ou sem pirataria, obviamente que sem ela ganharia mais, ou talvez não!

Houve um estudo qualquer feito nos tempos a seguir ao encerramento do napster em que demonstravam que as grandes empresas de vendas de discos ganharam muito mais dinheiro quando o napster estava a funcionar e a partilhar musicas entre toda a gente do que depois do encerramento dele, e isso acontecia porque as pessoas descobriam grupos dos quais nunca tinham ouvido falar, e acabavam por comprar os albuns deles.

Obviamente que neste momento a forma de comercialização é completamente diferente, as condições do mercado são completamente diferentes, do que eram à uns 10/15 anos, mas o problema aqui é a dificuldade que a industria tem adaptar-se às novas realidades.

A titulo de exemplo recentemente queria ler um livro, e eu prefiro a versão PDF ou Epub para ler no tablet ou no telemovel, contactei a editora, de forma a comprar o livro dessa nesse formato, a resposta foi extremamente seca, voltei a insistir e referi que perferia comprar o livro nesse formato, pagando o mesmo preço que o suporte em papel, do que estar a fazer o download ilegal de um qualquer site da internet, mais uma vez a resposta foi extremamente seca, e ainda em tom de gozo me pediram para lhes enviar links do local onde poderia encontrar o livro em formato epub ou PDF, eu fiz isso, enviei-lhes links do livro nesse formato em varios hosts, e disse-lhe, que mesmo já tendo acesso uma copia pirata do livro, estava disposto a pagar o preço de capa do suporte papel, desde que eles me enviassem uma versão original, e com um nº de serie real. A resposta deles foi de que não o poderiam fazer porque as versões que lhes tinha enviado eram em português do Brasil, e que não era a mesma versão que existia cá.

Obviamente perante tamanha casmurrice, caguei de alto para eles, e optei por ler a versão brasileira, que é de apenas 1 volume, quando a portuguesa, tinha 2 volumes, que custavam cada um deles o mesmo que o 1º livro da serie.

Quanto às taxas, estou de acordo com elas, há situações em que o justo deve pagar pelo pecador, mas neste caso acho que todos somos pecadores, por isso todos devem pagar. O que posso não concordar é forma pouco transparente como o dinheiro será distribuido.

Compartilhar este post

Link para o post

O dinheiro será distribuído da mesma forma que o era antes desta lei. As únicas alterações que esta lei produz é o aumento dos montantes a distribuir e a forma como se obtêm esses montantes.

Se problemas há na forma como os autores e artistas recebem o dinheiro nunca ouvi falar deles.

Compartilhar este post

Link para o post

Isto é tão triste, cum crl.

Compartilhar este post

Link para o post

Ninguém vê aqui que somos muito bons a bajular tudo o que vem do estrangeiro.

O mais engraçado é que o Cinema Português nunca ganhou tanto prémio em festivais estrangeiros como nos últimos 10 anos. De Palmas de Ouro a Urso de Ouro e afins. Mas deve ser porque é mau.

Ainda recentemente (o ultimo dos prémios julgos):

Prémios:

Festival of Nations: Lenzing Award in Silver

Melhor Fotografia para o Director de Fotografia Vasco Viana e Melhor Actor para as actuações de Jaime Freitas e Tiago Aldeia no WILDsound Feedback Toronto Film Festival

Prémio do Júri no Festival Shorts On Tap

Distinção Coup de Coeur no Festival de Cannes

E é só uma curta metragem.

Neste país se existe América e Hollywood nada mais presta.

Compartilhar este post

Link para o post

O dinheiro será distribuído da mesma forma que o era antes desta lei. As únicas alterações que esta lei produz é o aumento dos montantes a distribuir e a forma como se obtêm esses montantes.

Se problemas há na forma como os autores e artistas recebem o dinheiro nunca ouvi falar deles.

O problema é que a forma como antes era distribuido o dinheiro pelos artistas, era praticamente desconhecida para os consumidores, e neste momento continua a ser.

Se em vez de andarem a com tentativas de explicar o porquê da medida e o porquê da necessidade de actualizar e adequar a tabela aos novos tempos, deviam era preocupar-se em explicar como é que iriam as verbas ser entregues, a quem e em que quantias, para que dessa forma os consumidores pudessem sentir que a taxa não serve apenas para alimentar mais uns mamões e uns boys que podem estar colocados em algum lado.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema é que a forma como antes era distribuido o dinheiro pelos artistas, era praticamente desconhecida para os consumidores, e neste momento continua a ser.

Se em vez de andarem a com tentativas de explicar o porquê da medida e o porquê da necessidade de actualizar e adequar a tabela aos novos tempos, deviam era preocupar-se em explicar como é que iriam as verbas ser entregues, a quem e em que quantias, para que dessa forma os consumidores pudessem sentir que a taxa não serve apenas para alimentar mais uns mamões e uns boys que podem estar colocados em algum lado.

Não acho que seja preciso muito mais do que aquilo que já foi dito. De certa forma isso já é entrar um bocado na privacidade de quem recebe o dinheiro. Mas para além disso, é público. Eu próprio meti a directiva onde se prevê isso aqui no tópico.

E garanto-te que se o dinheiro não chegar ás mãos de quem é de direito no dia a seguir logo se saberá.

Compartilhar este post

Link para o post

Fiquei sem perceber uma coisa: Agora que me estão a taxar pela minha suposta pirataria, quer dizer que já a posso fazer? Ou tenho na mesma que continuar a comprar tudo de forma legal?

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que isso já não interessa. Mas pode-se dizer que sim, à excepção das minhas séries que nem passavam em Portugal quando as comecei a ver e que nunca as apanhei à venda se quer...

Mas a questão agora é: Tenho carta branca para fazer pirataria ou não? É coisa que ainda não percebi na realidade.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...