Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
coisito

FIFA proibe fundos de investimento

Publicações recomendadas

"Ninguém tem o direito de impedir que um jogador procure um emprego melhor e é isso que estão a fazer”, declarou Mendes

Este zé..

Compartilhar este post

Link para o post

tem razão, imagina que o ronaldo quer virar pasteleiro? como é?

Compartilhar este post

Link para o post

Que declarações absurdas, nem encontro maneira de comentar isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Na opinião de Jorge Mendes, jogadores como os colombianos James Rodríguez ou Radamel Falcão ou o argentino Angel Di María, três atletas que trouxe para Portugal e que, posteriormente, foram vendidos para o Real Madrid e o Manchester United nunca teriam saído do continente sul-americano se a proibição relativa ao TPO estivesse em vigor.

Claro que não. Ele foi a salvação para os jogadores sul-americanos, antes dele ter aparecido os melhores craques do continente não tinham colocação na Europa e tinham que se contentar com uma carreira por lá. Muito obrigado Jorge pelo teu magnífico contributo para o futebol de ambos os continentes, sem ti nada disto seria possível.

Compartilhar este post

Link para o post

Citação do jornal "O Jogo" online

D3fDN.png

Jorge Mendes não tem dúvidas de que se as decisões que determinaram a proibição dos fundos, assim como a regra do fair play financeiro forem contestadas nos tribunais, serão imediatamente anuladas. "Um tribunal, não sei qual, quando ou onde, acabará com isso. Estou certo", sublinhou o empresário, em entrevista à Reuters. Sobre os fundos, o empresário garantiu que a proibição levará a um declínio do futebol. "Este mecanismo é usado para apoiar os clubes mais pequenos. Benfica e FC Porto não recebem mais do que 18 milhões de euros por época em direitos televisivos, quando em Inglaterra um clube pequeno recebe 80 ou 90 milhões. Eles não têm o direito de melhorar e arranjar maneira de o conseguir?", questionou-se, sublinhando que terido sido impossível, sem fundos, que jogadores como James, Falcao ou Di María tivessem passado por Portugal. "O que é que querem? Só competição entre Real Madrid, Barcelona, Bayern de Munique e Manchester United?" O fair play financeiro - regra que obriga os clubes a terem contas equilibradas, entre receitas e gastos - só beneficia a elite, sustenta Mendes. "Se eu for o dono de um clube e quiser gastar o meu dinheiro a comprar jogadores vão impedir-me? Estão a matar o futebol. Não o podem fazer. É estúpido", vincou.

Compartilhar este post

Link para o post

Não percebi. Afinal o Falcao, o James e o Di Maria ficavam para sempre na América do Sul ou seguiam logo para o Real, Barcelona, Bayern ou Man Utd?

Assim, ficamos sem saber quais as reais vantagens ou desvantagens da existência dos Fundos. Minto. Ficamos a saber uma das vantagens da sua existência: o facto de esses jogadores passarem pela Plataforma Logística em que se tornou Portugal duplica as transferências (e, daí, as comissões).

Compartilhar este post

Link para o post

Muito bom. Pena este tipo de coisas não ser divulgado.

Estava a ver agora isso no noticiário do Sporting.

Excelente na BBC dizem mesmo que o Sporting está a ser visto lá fora como o clube que deu o murro na mesa e o principal impulsionador desta medida da FIFA. Que orgulho.

As coisas que realmente deviam fazer manchetes ninguém dá importância.

Compartilhar este post

Link para o post

O Sporting... principal impulsionador desta medida da FIFA

Eh lá

É exagerado se calhar o termo, mas foi a primeira palavra que me veio à cabeça.

Edit: E o mais engraçado do video é o jornalista da BBC a dar a entender que o Jorge Mendes vai armar uma putaria do crl.

Editado por Pat Riley

Compartilhar este post

Link para o post

Só acho engraçado como o Jorge dá esses exemplos desses jogadores, falando dos fundos/partilha dos passes como única salvação para os clubes portugueses os poderem contratar e não coloca sequer a hipótese de jogadores como esses no futuro simplesmente não custarem tanto. Com a falta de dinheiro que há pelos dias de hoje e havendo menos lapas coladas a chular dinheiro nos negócios os preços no geral podiam (e deviam) descer para valores mais acessíveis.

Compartilhar este post

Link para o post
Portugal, Spain Said to Complain to EU on Soccer Finance Ban

Spain and Portugal’s soccer leagues filed a complaint to the European Commission challenging a FIFA ban on clubs selling the transfer rights of players to investors, three people familiar with the situation said.

The European Commission received a complaint related to FIFA plans to stop so-called third-party ownership, spokesman Ricardo Cardoso said, without identifying who filed the document. Soccer ruling body FIFA will ban TPO starting May 1 amid concerns investors may interfere in the $4 billion player-trading market.

Spanish and Portuguese league officials traveled to Brussels to lodge the complaint, the people said. They asked not to be identified because the leagues still need to complete the submission of other documentation.

Atletico Madrid, the Spanish champion, and Porto, a two-time European title winner, are among teams from the south of the continent that have turned to TPO deals since the financial crisis began in 2008. Banks including Bankia SA have reined in their overdraft facilities to all but the biggest clubs because of tighter credit rules.

In a TPO deal, investors might acquire 50 percent of a player’s transfer rights from a club in return for half of any transfer fee when he is traded. Doyen Sports, part of a closely held London hedge fund, has done more than $100 million of such deals since 2010, according to the unit’s Chief Executive Officer Nelio Lucas.

Atletico Madrid CEO Miguel Angel Gil said in an interview last year that alternative financing had allowed his club to compete with richer rivals including Real Madrid and Barcelona, two of the world’s biggest clubs by sales.

In 2008, the English Premier League, soccer’s richest by sales, banned TPO after West Ham ceded control of Argentina striker Carlos Tevez to investment companies domiciled in the British Virgin Islands.

Bloomberg

Compartilhar este post

Link para o post

O problema do futebol não é o ban dos fundos, é sim que se permita que um magnata qualquer compre clubes do do meio da tabela de Inglaterra, Espanha ou França e que começe a acenar com milhões a jogadores de clubes de média/pequena dimensão. São estes clubes de plástico que desvirtuam o futebol. Os nossos 3 grandes hoje só estão mais longe da elite europeia por causa disso e não por causa do ban dos fundos.

É contra isto que se deve lutar e não contra uma medida acertada ( das poucas) que a FIFA tomou. Por isso estimo bem que o Figo perca estas eleições da FIFA.

Compartilhar este post

Link para o post

O problema do futebol não é o ban dos fundos, é sim que se permita que um magnata qualquer compre clubes do do meio da tabela de Inglaterra, Espanha ou França e que começe a acenar com milhões a jogadores de clubes de média/pequena dimensão. São estes clubes de plástico que desvirtuam o futebol. Os nossos 3 grandes hoje só estão mais longe da elite europeia por causa disso e não por causa do ban dos fundos.

É contra isto que se deve lutar e não contra uma medida acertada ( das poucas) que a FIFA tomou. Por isso estimo bem que o Figo perca estas eleições da FIFA.

ou seja por outras palavras queres que os grandes de hoje sejam sempre os vencedores ao concordares com este ciclo vicioso 8-)

Compartilhar este post

Link para o post

ou seja por outras palavras queres que os grandes de hoje sejam sempre os vencedores ao concordares com este ciclo vicioso 8-)

Se os clubes são grandes é porque mereceram e não porque um magnata chegou lá e depositou umas centenas de milhões nos cofres do clube.

Qualquer dia isto está como o futebol americano onde no superbowl foi o dono dos New England Patriots foi quem foi receber o troféu :lol:

Editado por wrathchild

Compartilhar este post

Link para o post

Se os clubes são grandes é porque mereceram e não porque um magnata chegou lá e depositou umas centenas de milhões nos cofres do clube.

Qualquer dia isto está como o futebol americano onde no superbowl foi o dono dos New England Patriots foi quem foi receber o troféu :lol:

Ora essa... Mas de onde é que tiraste essa história? Conheces as histórias dos clubes? Não houve um grande clube que não tenha começado a ser grande devido ao investimento de um qualquer magnata.

E diz-me lá: se por acaso me saísse o EuroMilhões e eu decidisse estoirar o dinheiro a proporcionar melhores condições e melhores jogadores ao meu Belenenses, onde é que isso iria ser um problema para o futebol? E quem diz "eu", baseado na emoção e no sentimento, diz um qualquer magnata do Extremo Oriente baseado no negócio. Onde é que isso é diferente de ter um Fernando Martins ou um Jorge de Brito a presidente contando com crédito ilimitado de um Fezas Vital radicado nos states? Ou de ter um Visconde a disponibilizar a sua fortuna pessoal para satisfazer um capricho de criar um clube de futebol? Ou um Fllorentino Perez, construtor civil e uma das maiores fortunas espanholas, a aplicar os seus fundos, as benesses governativas e crédito ilimitado dos bancos para fazer do Real Madrid maior do que ele já era?

Compartilhar este post

Link para o post

Ora essa... Mas de onde é que tiraste essa história? Conheces as histórias dos clubes? Não houve um grande clube que não tenha começado a ser grande devido ao investimento de um qualquer magnata.

E diz-me lá: se por acaso me saísse o EuroMilhões e eu decidisse estoirar o dinheiro a proporcionar melhores condições e melhores jogadores ao meu Belenenses, onde é que isso iria ser um problema para o futebol? E quem diz "eu", baseado na emoção e no sentimento, diz um qualquer magnata do Extremo Oriente baseado no negócio. Onde é que isso é diferente de ter um Fernando Martins ou um Jorge de Brito a presidente contando com crédito ilimitado de um Fezas Vital radicado nos states? Ou de ter um Visconde a disponibilizar a sua fortuna pessoal para satisfazer um capricho de criar um clube de futebol? Ou um Fllorentino Perez, construtor civil e uma das maiores fortunas espanholas, a aplicar os seus fundos, as benesses governativas e crédito ilimitado dos bancos para fazer do Real Madrid maior do que ele já era?

Bem, eu acredito que os clubes devem pertencer aos sócios e que devem crescer devido à competência dos seus gestores, não devido a um gajo qualquer que deposite lá dinheiro. Está visto que não estamos de acordo nesse ponto.

Muitos dos clubes grandes são de grandes cidades, é óbvio que como tenham mais adeptos atraiam mais dinheiro, agora estar a comparar uma situação de há mais de 100 anos onde existiam poucos clubes de futebol com a situação actual é ridículo.

Quanto ao Real Madrid, é de facto uma filhadaputisse.

Compartilhar este post

Link para o post

claro que sim, alguns cresceram porque mereceram, por exemplo em ditadura onde ganharam muitos trofeus e consequentemente adeptos, outros com corrupção etc. Mas claro, nada disto que se passou é pior que o diabo do capitalismo !!!1111

Abaixo o capitalismo!! /voz de uma velhota a gritar :mrgreen:

Editado por dafuq

Compartilhar este post

Link para o post

Bem, eu acredito que os clubes devem pertencer aos sócios e que devem crescer devido à competência dos seus gestores, não devido a um gajo qualquer que deposite lá dinheiro. Está visto que não estamos de acordo nesse ponto.

Muitos dos clubes grandes são de grandes cidades, é óbvio que como tenham mais adeptos atraiam mais dinheiro, agora estar a comparar uma situação de há mais de 100 anos onde existiam poucos clubes de futebol com a situação actual é ridículo.

Quanto ao Real Madrid, é de facto uma filhadaputisse.

O que tu ainda não percebeste é que o futebol mudou nos últimos 15 anos. Agora é um negócio. As equipas de futebol já não são dos clubes. São das SAD's, das SDUQ's... Estão cotadas em bolsa. Já não são dos sócios. São dos acionistas.

Eu acho que ainda vives (em termos de futebol) num tempo em que se elegiam os Jorges Gonçalves, os Sousas Cintras ou os Josés Roquettes; os Jorges de Brito, os Manuéis Damásios ou os Vales e Azevedos com a expetativa de que eles fossem magnatas e que metessem dinheiro com fartura no clube conforme prometiam na altura das respetivas campanhas eleitorais. Hoje dizes que achas mal que apareça um gajo qualquer a meter dinheiro nos clubes e que o futebol devia pertencer aos sócios. O problema é que os sócios nunca conseguiram resistir aos magnatas ou pseudo-magnatas.

E eu só falo do Benfica e do Sporting por motivos óbvios. Lá em cima o dinheiro nunca faltou (tendo em consideração o mercado interno). Não porque o Pinto da Costa seja particularmente abastado mas porque tem olho para se encostar às pessoas certas que lhe facilitam o acesso ao capital.

Compartilhar este post

Link para o post

O que tu ainda não percebeste é que o futebol mudou nos últimos 15 anos. Agora é um negócio. As equipas de futebol já não são dos clubes. São das SAD's, das SDUQ's... Estão cotadas em bolsa. Já não são dos sócios. São dos acionistas.

Eu acho que ainda vives (em termos de futebol) num tempo em que se elegiam os Jorges Gonçalves, os Sousas Cintras ou os Josés Roquettes; os Jorges de Brito, os Manuéis Damásios ou os Vales e Azevedos com a expetativa de que eles fossem magnatas e que metessem dinheiro com fartura no clube conforme prometiam na altura das respetivas campanhas eleitorais. Hoje dizes que achas mal que apareça um gajo qualquer a meter dinheiro nos clubes e que o futebol devia pertencer aos sócios. O problema é que os sócios nunca conseguiram resistir aos magnatas ou pseudo-magnatas.

E eu só falo do Benfica e do Sporting por motivos óbvios. Lá em cima o dinheiro nunca faltou (tendo em consideração o mercado interno). Não porque o Pinto da Costa seja particularmente abastado mas porque tem olho para se encostar às pessoas certas que lhe facilitam o acesso ao capital.

Sim, nos últimos anos os clubes passaram a ter SAD, mas salvo algumas excepções, os clubes são os accionistas maioritários dessas SADs o que na prática significa que os clubes ainda pertecem aos sócios...

E não, não acho que um presidente tenha que vir para um clube com uma conta bancária avultada. Por exemplo quero o BdC no Sporting porque acredito no seu projecto e na sua capacidade gerir o clube e torná-lo melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas isso é o modelo nacional (na tua perspectiva, adicione-se). Fora de portas a coisa funciona de forma diferente. Porque é que o Benfica é o 1º ou 2º clube do mundo com mais sócios? Porque este modelo não é muito praticado...

Compartilhar este post

Link para o post

Olhem o exemplo da Bundesliga e como se tornou numa das ligas mais rentáveis da Europa. Dividem os direitos de transmissão entre os clubes mediante o desempenho e impedem que um sheik qualquer compre um clube. Há um excelente controle financeiro e administrativo tanto dos clubes, quanto da própria Bundesliga. Isto permite que clubes médios sejam competitivos e possam lutar por títulos (principalmente na Europa).

Claro que depois cada clube tem os seus patrocinadores que, no final do dia, são os que diferenciam um Bayern de um Leverkusen, por exemplo. Mas o fato é que criaram uma forma sustentável de gerir o campeonato e tem dado frutos.

Compartilhar este post

Link para o post

Para mim o problema não é os sheiks comprarem os clubes, é gastarem-no à balda. E para isso é que devia servir o Fair Play Financeiro, mas só é válido para as competições da UEFA se não estou em erro.

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante

Olhem o exemplo da Bundesliga e como se tornou numa das ligas mais rentáveis da Europa. Dividem os direitos de transmissão entre os clubes mediante o desempenho e impedem que um sheik qualquer compre um clube. Há um excelente controle financeiro e administrativo tanto dos clubes, quanto da própria Bundesliga. Isto permite que clubes médios sejam competitivos e possam lutar por títulos (principalmente na Europa).

Claro que depois cada clube tem os seus patrocinadores que, no final do dia, são os que diferenciam um Bayern de um Leverkusen, por exemplo. Mas o fato é que criaram uma forma sustentável de gerir o campeonato e tem dado frutos.

As equipas da Bundesliga são tipicamente detidas por empresas alemãs, o que acaba por ir dar ao mesmo. ;)

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...