Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
mike

Vida no estrangeiro

Publicações recomendadas

Vivo à 21 anos na linha de Sintra e nunca foi roubado nem tive qualquer stress. O mesmo para Lisboa.

Editado por SRAlmeno

Compartilhar este post

Link para o post

Por outro lado deve ser natural para quem vive nesse tipo de cidades e nem liga, sempre viveu nessa onda.

verdade

Compartilhar este post

Link para o post

Percebo o Fajo, dificilmente me vejo a viver permanentemente numa cidade maior do que, por exemplo, Coimbra. Ritmo de vida demasiado alto e sempre que vou, por exemplo, a Lisboa, ou quando estive 15 dias em Paris (mesmo na altura que supostamente tem menos azáfama, Agosto) é sempre um receio constante de ser abordado e assaltado na rua, parece que tem de se andar meio desconfiado. Até em Braga ir tomar café na zona dos bares da UM é meio manhoso e não me sinto seguro... Por outro lado deve ser natural para quem vive nesse tipo de cidades e nem liga, sempre viveu nessa onda.

Sabes bem Red ;-)

Do que conheço por cá, adoro Leiria, Castelo Branco e Viseu.

Compartilhar este post

Link para o post

vivo em lisboa há 6 anos e no que toca a segurança não noto nenhuma "onda" diferente. super tranquilo, nunca tive qualquer problema e evitando certas zonas a certas horas, não há que ter medo de nada. há um senso comum sobre quais as zonas mais propícias a confusão, que são cada vez menos...

Compartilhar este post

Link para o post

Vivo há dez anos em Lisboa e acho que só me abordaram uma vez e estava tão bêbado que nem isso posso garantir. :lol:

Ainda hoje fui jantar (ver tópico dos restaurantes) no meio do Intendente, e pior do que isto não há no centro de Lisboa, e senti-me tão seguro como sempre me senti no Algarve, que foi onde vivi mais tempo. Aliás, desde que saí da universidade que nunca conheci ninguém que tivesse sido recentemente assaltado em Lisboa, agora claro que existirão dezenas de casos por dia, não tenho dúvidas. Só não sei de onde é que vem esse vosso receio... Eu também vim da tranquilidade do Algarve, onde durante 10 meses por ano não acontecia nada e nunca tive receio de andar por Lisboa.

Em relação à qualidade de vida não sei onde é que trabalhavas/estudavas para precisares de hora e meia de transportes, eu tenho a sorte de morar a 1,5km do escritório e até a casa vou almoçar. Este ano andei duas vezes de metro e o carro é só para ir ver a família fora de Lisboa. Também tenho a sorte da minha casa não dar para a estrada por isso carros só oiço as ambulâncias, sinceramente, mais calma só se tivesse um rio a passar à porta de casa ou a vista que se tem do alto do Gerês. :mrgreen:

EDIT: Red, comparar Lisboa com Paris é como comparar Baleizão com Lisboa...

Editado por whatever

Compartilhar este post

Link para o post

Se tivesse de ir viver para Lisboa alguns anos seguidos o mais provavel era habituar-me também, mas é uma ideia que me assusta um bocado se se colocar como perspectiva de futuro. Não sei porquê, é mesmo receio intrínseco e achar que aquela vida daquela gente que parece sempre atropelar-se toda para chegar a algum lado não era para mim que gosto de andar nas calmas.

Carro, por exemplo, só de pensar em ter de usar regularmente lá é um pânico. Já estou a imaginar a cáfila dos taxistas doentes dos cornos a colar-me a buzina por tudo e por nada algures no centro da cidade... Evito sempre levar, e das raras vezes que levo é para deixar no Colombo e trazer de volta pela A1. Não é que ache não me safasse, mas ia ser uma f*da atinar com aquilo acho eu.

E eu não quis comparar Paris com Lisboa, apenas dei o exemplo de uma cidade por cá (não conheço o Porto, nunca estive no Porto a não ser de passagem para Braga, portanto o mais que conheço daquilo é da volta do Expresso para ir lá para a central de camionagem...) e de outra em que estive recentemente em que não me imaginava viver por serem maiores do que o que eu gosto. Não comparei entre ambas, são simplesmente as duas maiores do que nos meus padrões é o ideal lol.

Compartilhar este post

Link para o post

A única cena chata que acho em Lisboa, é andar de carro. De resto, acho que seria a minha 1ª escolha parar morar em condições normais.

Editado por Kratosthegod

Compartilhar este post

Link para o post

Isso do pessoal se sentir inseguro acaba por ser normal. Há zonas e pessoas manhosas em todo o lado, é uma questão de evitar essas zonas e ter cuidados redobrados se se sentem assim com receio de ser "assaltado". Vivo há 21 anos (desde que nasci) na Margem Sul (Almada/Monte de Caparica) e só fui assaltado 1x e foi na avenida principal de Almada, a 20m de uma bomba de gasolina às 15/16h :lol: .

Fora isso sempre achei que se faz um filme do crl em relação à Margem Sul ser super perigosa. Sinto-me menos seguro (não que não me sinta seguro, mas vá, tenho mais cuidados) no Porto por exemplo, mas acredito que isso esteja relacionado com o facto de lá ir 2/3x por ano e não me sentir "em casa" como deste lado do Tejo.

Compartilhar este post

Link para o post

Também vivi lá e gostei muito. Vivi cerca de 1 ano em Montréal e 4 anos em Toronto, mas prefiro 1000x Montréal. Então aquela zona antiga da cidade... :heart:

Mas de um modo geral as pessoas são muito mais rudes, as novas gerações não entendem patavina de inglês (muito por culpa do governo do Québec, que faz com que falar inglês seja quase um crime) e é uma cidade mais perigosa e desorganizada do que Toronto. As mentalidades também são um pouco retrógradas. Quando andei lá na escola era totalmente normal um aluno levar no focinho de um professor. Às vezes ouvia-se gritos numa sala durante a aula inteira. Vivi muitos momentos absurdos e caricatos naquela altura, alguns deles já se alteraram porque enventualmente tornavam-se escândalos, outros nem por isso.

Mas mesmo assim penso que nenhuma cidade no Canadá bata Montréal em termos de cultura. É a cidade perfeita para os hipsters.

:lol: ri-me. Foi quando isso? As coisas mudaram e muito por la, aquilo hoje em dia é crime.

De resto vivi em Rimouski, uma pequena cidade de 40 000 pessoas (cerca de 6 horas de carro de Montreal), uma cidade ao estilo de Coimbra, acho eu, pelo menos o ambiente é mais estudantil do que outra coisa. Aquilo era calmo, com muitas actividades culturais, desportivas, varios parques. Canada é um pais mesmo bonito, rios e lagos por todo o lado, montanhas com varias cores de acordo com cada estação do ano, enfim uma maravilha.

Ainda tenho muitos amigos intimos ali. SAUDADES!!! :heart:

Sabes bem, O meu pai viveu lá dois anos, na Ilha do Sal. Nas condições em que ele estava (vivenda, alimentação, tudo pago pela empresa) era impossível estar melhor. Saía do trabalho ia sempre à praia... que inveja. :lol: Agora está há 6 anos em Angola, algo assim, e não pode com aquilo.

é isto, boa vida :mrgreen:

meu rico Cabo Verde :heart:

Compartilhar este post

Link para o post

Se tiverem oportunidade façam como eu, arranjem casa no centro de Lisboa e andem a pé. Apesar de haver muitas horas em que se conduz bem em Lisboa a verdade é que também faço de tudo para não ter de pegar no carro. E também é verdade que não me imaginava outra vez a viver fora de Lisboa e a ter de trazer carro para cá, ninguém merece...

Em relação aos empurrões, eu já não ando de transportes, mas mesmo quando andava, apesar de não ir alegremente pela carruagem fora a escolher o melhor lugar não era nada do género de Tokyo ou NY. :mrgreen:

Fora os taxistas não sei bem que gente é que anda por aqui a atropelar-se, eu vivo e trabalho dentro de Lisboa e o meu dia-a-dia é o seguinte. Se for dia de ir à praça, é acordar às oito e meia, vou à praça que é a cinco minutos, volto da praça, saio de casa lá para as 9:40 e às 10:00 estou no escritório. Tenho hora e meia de almoço e venho a casa e volto para o escritório. Nunca consigo sair a horas por isso lá para as oito, oito e meia estou em casa e às nove e meia a jantar. Isto tudo sem carro ou transportes e sem ter andar aos empurrões a quem quer que seja.

Ainda hoje quando fui jantar e desci a Almirante Reis duvido muito que não houvesse tanta gente no centro de Évora como a que encontrei desde a Portugália até ao Intendente.

Compartilhar este post

Link para o post

Tenciono viver em Lisboa, mas confesso que passar de Vila Real para Lisboa me assusta um bocado. Principalmente porque ando sempre com o portátil atrás, telemovel e ás vezes a máquina, se tiver a fazer alguma cena. A brincar a brincar carregam-se 3 mil euros ás costas que, do nada, podem desaparecer.

Já me organizei mentalmente e a primeira coisa que farei é comprar um portatil xungoso e um 3310 para andar pra frente e pra trás :lol:

E claro, se possivel, quero adotar um estilo de vida onde use o carro poucas vezes no dia-a-dia.

Compartilhar este post

Link para o post

Durante vários anos andei a pé pela Buraca, Barronhos, Marianas, Miradouro, etc... Fazia comboio a altas horas da noite todos os dias, andava na temida 750 da carris a essas mesmas horas, viajei um pouco por todo o país também sozinho, países estrangeiros, margem sul, porque o meu pai vivia lá e nunca tive 1 stress que seja. Apesar de tudo continuo a achar que tanto Portugal, como a maioria dos países europeus mais próximos são do mais seguro e tranquilo que há.

Compartilhar este post

Link para o post

Achas Bruxelas segura? Estive lá há umas semanas e não senti que era muito seguro. Vê-se gente um bocado estranha por lá. Não num sentido depreciativo de etnias e isso, mas por ex., quando caminhava à noite, via gente um bocado com mau aspeto. Via-se muita polícia a andar de dia, mas também pode ser por ter ficado numa área mais turística.

Há zonas MUITO complicadas. No tempo que lá estive não tive problema nenhum mas um amigo meu no primeiro dia em que chegou a Bruxelas foi assaltado :lol: A cidade é super policiada, principalmente na zona das instituições (onde vivia e trabalhava). Todas as esquinas têm polícias. Andei muitas vezes à noite na rua e nunca me aconteceu nada, mas efectivamente existe gente muito estranha Overall sentia-me seguro, apesar de saber que há muitas zonas a evitar.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu também vivi atormentado durante a minha vida toda com a ideia de que viver/trabalhar em Lisboa seria uma m*Rda, porque é uma confusão e não sei quê, mas agora que venho para aqui todos os dias, não vejo a hora de me mudar definitivamente para cá. Só me vejo a viver em Lisboa ou no Algarve.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu devo ser a única pessoa que gosta de conduzir em Lisboa, eu quase que adormeço quando não há transito. Conduzir sempre em frente é uma seca do caraças :lol:

Fazer Lx - Algarve na autoestrada de noite... parava em todas as bombas de serviço para despertar um pouco.

Compartilhar este post

Link para o post
Tenciono viver em Lisboa, mas confesso que passar de Vila Real para Lisboa me assusta um bocado. Principalmente porque ando sempre com o portátil atrás, telemovel e ás vezes a máquina, se tiver a fazer alguma cena. A brincar a brincar carregam-se 3 mil euros ás costas que, do nada, podem desaparecer.

Já me organizei mentalmente e a primeira coisa que farei é comprar um portatil xungoso e um 3310 para andar pra frente e pra trás :lol:

E claro, se possivel, quero adotar um estilo de vida onde use o carro poucas vezes no dia-a-dia.

Há dezenas de milhares de pessoas que andam todos os dias com o portátil por Lisboa, eu inclusivamente andava diariamente e a vir dos arredores de Loures, que aí sim havia gente que metia medo, e nunca ouvi falar de gangs que andassem atrás de pessoal com portáteis. :mrgreen:

Fazer Lx - Algarve na autoestrada de noite... parava em todas as bombas de serviço para despertar um pouco.

Mas a viagem para o Algarve é especialmente aborrecida, acho que até é melhor ir de comboio que de carro.

Compartilhar este post

Link para o post

Na altura em que lá andei também era crime, mas fazia-se na mesma :mrgreen:

Eu assisti duas vezes a cenas dessas, uma com o meu prof de francês que pregou um chapadão a um gajo por nunca fazer os trabalhos de casa (e continuou a malhar nele quando já estava no chão, de joelhos) e uma prof de matemática que torceu o braço a uma aluna no quadro por ela ter feito mal um exercício :lol:

De resto também eram muito picuinhas no que tocava a falar francês, cheguei a cumprir castigo por falar inglês nos corredores com um colega ucraniano que falava pouco francês. Havia posters por toda a escola que diziam em letras garrafais "AQUI FALA-SE FRANCÊS" ou "PROIBIDO LÍNGUAS ESTRANGEIRAS", era ridículo. Isto chegou a ser muito falado uns anos mais tarde e pelo que sei as escolas que adotavam esta postura já a alteraram. Ah, e alunos que falassem inglês era para esquecer...nesse aspeto o Quebec parecia que estava a regredir, só as gerações mais velhas falavam inglês. Querem tanto incentivar o francês que acabam por fazer m*rda.

Nunca fui a Rimouski, mas pela descrição parece brutal.

A única coisa que não gostei no Canadá foi do inverno. No início é sempre muito bonito, mas quando a neve se começa a sujar...:mrgreen:

Mas pqp, no ano passado o primeiro grande nevão em Toronto foi na noite de 23 de Dezembro, acordar na véspera de natal e ir passear o cão e ver tudo branquinho e luzes de natal em todo o lado :heart:

Normalmente nessa altura já costuma estar tudo sujo e molhado e nojento, mas no ano passado calhou bem. :mrgreen:

A cena com o francês tem muito a ver com a historia deles, a verdade é que sofreram durante muito tempo por causa dos ingleses, mas enfim. Mas isto tem mudado, as pessoas falam cada vez mais inglês, as mentalidades têm mudado e muito nesse aspecto.

De facto, o inverno é dificil. Houve um ano em que apanhei um -56°c, pqp, não havia um carro que arrancava naquela m*rda toda :lol:. De resto, como disseste e bem, no inicio com a neve a cair é bem bonito, mas depois quando começa a sujar...

Quanto a bold, do que me foste lembrar :heart: . f*da-se, era tão lindo, de madrugada parecia um conto de fadas de tanto ver a neve brilhar.

Ja agora, jogaste um pouco de hockey nas ruas ou não? Hockey é religião no Canada. Depois do futebol, ainda é o desporto que mais acompanho e como sempre apoio os Montreal Canadiens.

Compartilhar este post

Link para o post

Fds :lol:

Que azar do crl. Onde foi já agora?

Editado por w0

Compartilhar este post

Link para o post

Calma, primeiro uma pergunta, porque todos sabemos como é o Hans:

- Deixaste o carro destrancado?

Compartilhar este post

Link para o post

Ter o caxe "Eu <3 Pinto da Costa" no tablier não ajuda :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Há dezenas de milhares de pessoas que andam todos os dias com o portátil por Lisboa, eu inclusivamente andava diariamente e a vir dos arredores de Loures, que aí sim havia gente que metia medo, e nunca ouvi falar de gangs que andassem atrás de pessoal com portáteis. :mrgreen:

Mas a viagem para o Algarve é especialmente aborrecida, acho que até é melhor ir de comboio que de carro.

Como é óbvio, e até em cidades maiores ou mais perigosas. Simplesmente é um medo irracional. Em Vila Real não sinto isso, mas basta ir para outra cidade qualquer, que se deixar o portatil ou algo de valor no carro, deixo um casaco por cima a esconder.

Eu precisei de chegar a Lisboa ontem, para me assaltarem o carro.

:-| Muito prejuizo?

Compartilhar este post

Link para o post

Fds :lol:

Que azar do crl. Onde foi já agora?

Torres de Lisboa.

Calma, primeiro uma pergunta, porque todos sabemos como é o Hans:

- Deixaste o carro destrancado?

Antes tivesse deixado, que não me partiam o vidro.

Compartilhar este post

Link para o post

Tive esse receio recentemente quando fui a lx em Abril e Agosto (era só com a máquina e tablet porque o telemovel era xungoso e podiam levar :mrgreen:) mas não me apercebi de nenhuma situação que pudesse ter estado 'em perigo'.

Durante o dia e andei em zonas essencialmente turisticas e algumas rotas fora desses roteiros (Restauradores, Rossio, Castelo, Ribeira das Naus, Cais Sodré, S. Bento, Estrela, Largo Camões, Miradouros, Portas do Sol, etc). A entrar, dentro e sair do metro dentro da mochila, mas depois na rua andei quase sempre com a maquina na mão/peito. Não me sinto obviamente tão seguro como quando ando aqui na terrinha :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Torres de Lisboa. Antes tivesse deixado, que não me partiam o vidro.

Caraças, é preciso azar. Deixaste alguma coisa de valor à vista?

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa de ser membro desta comunidade para poder comentar

Criar uma conta

Registe-se na nossa comunidade. É fácil!

Criar nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Autentique-se agora
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...