Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
UnReal

Oficial: Vitor Pereira é o novo treinador do Fenerbahçe

Publicações recomendadas

Repara que eu falei em extremo. O James jogava sobre a direita e procurava sempre o espaço interior. Não dava largura nenhuma.

Mas também não me expressei muito bem. O tal extremo - Varela - não só era fraquinho no capítulo da decisão como não era um gajo desiquilibrador. Desiquilibrava, mas não o suficiente. E ele usava muitas vezes o físico para ultrapassar o adversário e não a velocidade. Não dava grande verticalidade ao jogo do Porto, imo.

E isso de ter matéria-prima ou não é discutível, até porque os 2 campeonatos foram ganhos nas circunstâncias que nós sabemos...

Ou seja, não era um extremo porque, mesmo jogando sobre um corredor lateral, optava por procurar o corredor central quando tinha a bola. Era suposto haver um extremo que desse largura e, ao mesmo tempo, fosse um jogador que definisse bem? Nas ideias do VP deduzo que o James seja o tipo de extremo que ele quer na sua equipa.

O Varela não era desequilibrador porque não desequilibrava o suficiente. Depois, era um tipo que utilizava o físico para ultrapassar o adversário mas não a velocidade... então utilizava o quê? A força bruta?

Já te dei o onze inicial do Porto. Se aquilo não é matéria prima suficiente, porque não tem banco, então podemos chegar à conclusão que o VP, de facto, fez um brilharete. Se calha o JJ ganhar o campeonato, depois de ter perdido Javi e Witsel no fecho do mercado, tendo de adaptar Enzo ao corredor central e apostando definitivamente no Matic, o que seria isto...

Ah! E a questão do banco é subjectiva. Como já disse, cabe aos treinadores criarem soluções. Obviamente nuns casos é mais fácil que noutros, mas neste caso até havia potencial por explorar.

Sobre os melhores jogos do Porto, gostei de um em Guimarães. Lembro-me de dizer que tinha sido uma exibição do cacete e ser fuzilado no SB. :lol:

Compartilhar este post

Link para o post

Foi também das melhores, até o Alex (?) disse que o Porto era o Barcelona do campeonato português. 4-0 com uma facilidade incrível.

E nessa mesma altura tivemos outro grande jogo. Gil Vicente. Salvo erro também foram 4-0 sem resposta. Foram dos jogos que mais entusiasmaram os adeptos por tudo que a equipa conseguiu fazer. Forte pressão, controlo sobre o adversário, criação de várias oportunidades, velocidade, bom futebol e golos. PSG igualmente foi muito bom também. Aquele golo do James :heart:

Barcelona também gostei, mas mais pela postura defensiva, porque ofensivamente não fomos grande espingarda. Dois remates de perigo e pouco mais. Mas estivemos bem e conseguimos controlar muito bem o ataque o Barcelona. Detalhes levaram à perda do jogo. Ofensivamente também era complicado, não só pelo contexto, mas também porque estava em campo o Kléber...Desastroso.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que foram 5, na mesma época que o Benfica também lhes deu cinco, daí até os chamarem de Gil Vicinco.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que foram 5, na mesma época que o Benfica também lhes deu cinco, daí até os chamarem de Gil Vicinco.

Esse tópico foi lindo :lol: sdds

Compartilhar este post

Link para o post

Ou seja, não era um extremo porque, mesmo jogando sobre um corredor lateral, optava por procurar o corredor central quando tinha a bola. Era suposto haver um extremo que desse largura e, ao mesmo tempo, fosse um jogador que definisse bem? Nas ideias do VP deduzo que o James seja o tipo de extremo que ele quer na sua equipa.

O Varela não era desequilibrador porque não desequilibrava o suficiente. Depois, era um tipo que utilizava o físico para ultrapassar o adversário mas não a velocidade... então utilizava o quê? A força bruta?

Já te dei o onze inicial do Porto. Se aquilo não é matéria prima suficiente, porque não tem banco, então podemos chegar à conclusão que o VP, de facto, fez um brilharete. Se calha o JJ ganhar o campeonato, depois de ter perdido Javi e Witsel no fecho do mercado, tendo de adaptar Enzo ao corredor central e apostando definitivamente no Matic, o que seria isto...

Ah! E a questão do banco é subjectiva. Como já disse, cabe aos treinadores criarem soluções. Obviamente nuns casos é mais fácil que noutros, mas neste caso até havia potencial por explorar.

Sobre os melhores jogos do Porto, gostei de um em Guimarães. Lembro-me de dizer que tinha sido uma exibição do cacete e ser fuzilado no SB. :lol:

Tchiiii esse jogo. Não foi nesse em que o Porto chegou ao intervalo com 80% de posse de bola ou algo do género? :lol:

Pergunta a bold: Uuuuuuuuhhhhhhhhhhh siiiiiiiimmm? Queres um extremo que saiba fintar 3 ou 4 adversários de forma consecutiva e que depois não saiba o que fazer à bola? Eu não! E ainda me lembro dos cruzamentos do Varela que iam para a bancada quando se encontrava em boa posição como se fosse ontem. E quando eu disse que o Varela usava o físico para ultrapassar o seu adversário, não disse nenhuma mentira, embora o uso da velocidade não seja descartável. Mas não são duas coisas mutuamente exclusivas. Agora, em grande parte, era o físico que lhe permitia ganhar as situações de 1x1, embora ele não seja um jogador lento.

Depois... James não é extremo. Ponto. Não me lembro de o ver encostado à linha sequer. E só porque ele jogava sobre um dos corredores, não significa que ele seja extremo. Até porque ele nunca o foi.

Quanto ao facto dos treinadores terem que criar soluções, concordo. E já falei nelas. Defour a (falso) extremo, Maicon a lateral-direito, Alex Sandro a extremo-esquerdo. Mas potencial a explorar não havia assim tanto quanto isso.

Compartilhar este post

Link para o post

É verdade, já nem me lembrava.

Foram dois jogos absolutamente brutais.

Compartilhar este post

Link para o post

Tchiiii esse jogo. Não foi nesse em que o Porto chegou ao intervalo com 80% de posse de bola ou algo do género? :lol:

Pergunta a bold: Uuuuuuuuhhhhhhhhhhh siiiiiiiimmm? Queres um extremo que saiba fintar 3 ou 4 adversários de forma consecutiva e que depois não saiba o que fazer à bola? Eu não! E ainda me lembro dos cruzamentos do Varela que iam para a bancada quando se encontrava em boa posição como se fosse ontem. E quando eu disse que o Varela usava o físico para ultrapassar o seu adversário, não disse nenhuma mentira, embora o uso da velocidade não seja descartável. Mas não são duas coisas mutuamente exclusivas. Agora, em grande parte, era o físico que lhe permitia ganhar as situações de 1x1, embora ele não seja um jogador lento.

Depois... James não é extremo. Ponto. Não me lembro de o ver encostado à linha sequer. E só porque ele jogava sobre um dos corredores, não significa que ele seja extremo. Até porque ele nunca o foi.

Quanto ao facto dos treinadores terem que criar soluções, concordo. E já falei nelas. Defour a (falso) extremo, Maicon a lateral-direito, Alex Sandro a extremo-esquerdo. Mas potencial a explorar não havia assim tanto quanto isso.

Aquilo que me parece é que queres um jogador de classe mundial. A largura, juntamente com a verticalidade, como tu falaste, é overrated. Seria mais fácil com o Brahimi no lugar do Varela, seguramente. Da mesma forma que também seria mais fácil tendo um Indi para entrar na equipa, quando não houvesse Mangala e Otamendi. E o Oliver e o Quintero para o meio campo. E, se é preciso isto tudo, muito mal estará qualquer treinador, porque clubes como o Benfica e o Porto raramente se podem dar a este luxo. O cerne da questão é o seguinte: não é por ter o Varela a titular que ficou impedido de jogar melhor.

Confesso que não consigo perceber qual é a valência física que o Varela tinha, que não a velocidade, que lhe permitia ganhar lances de 1x1.

Um extremo não tem de estar encostado à linha. Nem todos os extremos têm de ser como o Capel.

O James, com o VP, partia do corredor. Aliás, era das poucas coisas interessantes que o modelo do VP tinha a nível ofensivo. James a criar superioridade numérica no meio campo, a aparecer entrelinhas. Se colocasses um jogador que desse largura e fosse muito vertical, perdias isto.

Compartilhar este post

Link para o post

E aqueles movimentos verticais do Fernando a aparecer à frente dos dois interiores com e sem bola?

O Porto do VP não era assim tão insonso ofensivamente...

Às vezes faltava era aos indivíduos ver as opções que o VP criava na forma como organizava o caos...

Compartilhar este post

Link para o post

Esses jogos foram em tipo 3 semanas a equipa começou a fazer td bem vitoria fora, gil vicente e malaga em casa, parecia q nao havia muitas equipas capazes de nos parar, atr o Izmailov jogava q era uma coisa parva, depois vieram as lesoes, Moutinho e James, a necessidade de adaptar o Defour a extremo, a eliminaçao da champions num jogo q na primeira parte nao fizemos nada e com menos um fomos pa cima deles e que apesar de td poderiamos passar.

A equipa ressentiu-se mas la recuperamos.

Eu gostava dele mas acho que ele devia ter saido quando saiu.

Precisavamos mais de alguem com o caracter do Lopetegui que se metesse a frente dos senhores das comissoes e montasse a equipa dele e o VP nunc faria isso aqui.

Pode ser que volte mais tarde com outra moral pa fazer isso.

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei da entrevista, nem que seja por ter falado no Porto Lazio de 2003. :prayer: Quem esteve nas Antas, naquele dia, dificilmente se esquece.

Venham mais dez Kelvins a marcar aos 92', aquele jogo nunca me vai sair da cabeça.

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que já falaram e bem do que é o Vitor Pereira enquanto treinador e pessoa. Nota-se, a milhas, que o homem percebe carradas disto, mas ainda tem alguns problemas em operacionalizar momentos de ataque de forma consistente. E já quando estava no Santa Clara e quase os levou à subida, foi assim. Uma equipa fortíssima no momento defensivo, principalmente a jogar em casa, mas insonsa para caraças a atacar. Eram vitórias por 1-0 e empates 0-0 ao sabor do vento. E empates 1-1 porque quando a qualidade da equipa não é a melhor cá atrás.

O negativo, é que ele continua assim. O FC Porto dele não era particularmente espectacular, mas era uma equipa que controlava a maior parte das partidas, do início ao fim. A forma como ele monta e montava os momentos defensivos, a reação imediata à perda da bola, a coesão...aquilo não é um e outro que faz. Não tenho a mínima dúvida que em termos defensivos, é difícil encontrar melhor por cá. Gostava de o ver um campeonato mais competitivo, quem sabe Inglaterra, e a tentar implementar as suas ideias. E gostava que conseguisse deixar um pouco de lado a parte do "controlo" do jogo e procurasse investir nos momentos ofensivos da sua equipa. Continua a ser a sua grande falha.

Ah e já agora, lá atrás falou-se no onze do FC Porto com ele. Sim, é verdade, tinha um onze do crl. Mas nas duas épocas, o banco era simplesmente lastimável. Até o Sporting da altura tinha melhor banco e isso só por si diz muito. Então o banco da segunda época :lol: que crl ele podia fazer para mexer o jogo?

Compartilhar este post

Link para o post

Saber mexer no jogo não é apenas meter jogadores de nivel mundial em campo se o jogo tiver 0-0 aos 65 minutos é verdade que o banco não era ideal mas isso não quer dizer muito, podia ter aproveitado melhor a mão de obra que tinha e acima de tudo no momento certo e o problema era mesmo esse.

Ás vezes a equipa precisa apenas de uma mexida no momento em que tão a levar sufoco, não é precisar de um Messi para resolver mas um jogador novo para os desorganizar e nisso ele falhava.

O melhor exemplo que posso dar disso é o ano passado no Porto, a diferença a gerir o jogo entre o Paulo Fonseca e o outro boy que acabou a época que agora não me lembro o nome era gigante e o plantel era o mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post

Saber mexer no jogo não é apenas meter jogadores de nivel mundial em campo se o jogo tiver 0-0 aos 65 minutos é verdade que o banco não era ideal mas isso não quer dizer muito, podia ter aproveitado melhor a mão de obra que tinha e acima de tudo no momento certo e o problema era mesmo esse.

Ás vezes a equipa precisa apenas de uma mexida no momento em que tão a levar sufoco, não é precisar de um Messi para resolver mas um jogador novo para os desorganizar e nisso ele falhava.

O melhor exemplo que posso dar disso é o ano passado no Porto, a diferença a gerir o jogo entre o Paulo Fonseca e o outro boy que acabou a época que agora não me lembro o nome era gigante e o plantel era o mesmo.

Sr. Luís Castro :biggrin:

Compartilhar este post

Link para o post

O problema do VP é que na Champions falhou, local onde não podia falhar, mas acho que se hoje viesse para o FC Porto com este plantel, estaria a fazer melhor do que o Lopetegui.

Compartilhar este post

Link para o post

esperava mais um bocado, que a continuar assim o Martinez é despedido do Everton. Ainda não é desta que vai para uma liga de jeito.

Compartilhar este post

Link para o post

cheira-me q nao vai durar muito, eles lá são tolos da cabeça, mal virem o estilo de jogo do vitinho vao logo armar a p*ta como fizeram com o jardim

Compartilhar este post

Link para o post

Vitor toutakitoutapolos? :mrgreen:

Essa parte não me interessa. Só aquela em que ele sai da Grécia e volta a Portugal :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Essa parte não me interessa. Só aquela em que ele sai da Grécia e volta a Portugal :mrgreen:

Achas que vai substituir o Lito depois da conquista da taça de Portugal? :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post

Não, que o Lito vai continuar. Mas se o Belenenses ganhar mesmo a Taça, é um fracasso do Sporting, e é motivo para se pôr em causa o trabalho do Marco Silva... :mrgreen:

Compartilhar este post

Link para o post
Visitante
Este tópico está impedido de receber novos posts.
Entre para seguir isso  

• Todo o Mundial 2026 no CMPT
  • Popular Agora

• Outros membros neste tópico

Nenhum utilizador registado está a visualizar esta página.

• Criar Novo...